Torcicolo: Saiba o que é e quais são os remédios indicados

outubro 2023

Leitura: 15 min.

O torcicolo é um tipo de espasmo muscular que ocorre na região do pescoço e pode gerar dor intensa e desconforto principalmente para realizar as atividades cotidianas. 

A dor pode ser tão intensa a ponto de limitar os movimentos, principalmente na região da cabeça por um período de tempo.

Por isso é importante conhecer as causas e também quais são as principais opções de tratamento para resolver esse problema.

Foi pensando nisso que elaboramos um conteúdo completo para que você possa eliminar as suas principais dúvidas sobre torcicolo.

O que é torcicolo? 

O torcicolo, também conhecido como cervicalgia, é uma condição que pode afetar pessoas de qualquer idade, embora seja muito mais frequente em adultos.

Essa condição se origina de uma contração muscular forte que tem como objetivo proteger a cabeça e a coluna cervical.

Entretanto essa contração resulta em rigidez muscular na região do pescoço, limitação de movimentos e dor.

Por isso, ela acaba reduzindo a qualidade de vida de quem é acometido por essa condição e é importante procurar o auxílio de um profissional de saúde. 

O que causa torcicolo?

A causa principal do torcicolo no pescoço é a contração muscular forte, onde as fibras musculares ficam comprimidas e podem até mesmo desencadear problemas de circulação do sangue na região.

Existem diversos fatores que podem contribuir para a contração das fibras musculares, dentre eles podemos destacar: 

  • Movimentos bruscos: Ao movimentar-se podemos lesionar os músculos que causam tensão nas fibras musculares.
  • Estresse emocional: Tende a causar tensão muscular, principalmente na região do pescoço.
  • Postura incorreta: Permanecer na mesma posição por um período longo ou então não manter uma postura correta tende a tensionar a musculatura.
  • Lesões: Pancadas, contraturas ou hérnias de disco podem facilitar o aparecimento de torcicolo.
  • Problemas congênitos: Também conhecido como torcicolo em bebê, ou torcicolo congênito, geralmente causado pela posição na qual o feto se encontrava na barriga da mãe.
  • Queimaduras: Podem ocasionar retração muscular durante o processo de recuperação das queimaduras. 
  • Tumor no pescoço: A presença de nódulos podem contrair as fibras musculares e gerar tensão muscular.

Por isso, é importante buscar orientação médica, principalmente quando o torcicolo surge sem motivo aparente. 

Uma mulher com torcicolo

Sintomas de torcicolo

Existem alguns sintomas que podem indicar torcicolo, e é importante que você esteja atento para a manifestação.

Os sintomas mais comuns de quem tem torcicolo são:

  • Dificuldade de movimentar a cabeça
  • Rigidez muscular aparente
  • Dor intensa na lateral do pescoço
  • Cabeça inclinada para apenas um dos lados
  • Inchaço muscular próximo a cervical
  • Um ombro mais alto do que o outro
  • Tremores na cabeça
  • Dor que irradia para os ombros e os braços

O torcicolo ainda pode vir acompanhado de outros sintomas como formigamento, perda de força no braço, se tiver dificuldade para respirar ou engolir, febre ou se não conseguir controlar a urina ou as fezes.

Nesses casos, é importante procurar ajuda médica e profissional o mais rápido possível para avaliação médica.

O torcicolo dura quantos dias?

O tempo de duração de um torcicolo é bastante variável e vai depender de acordo com a causa e também gravidade do problema.

É normal que o torcicolo demore alguns dias para passar e semanas para desaparecer completamente, mas de uma maneira geral ele tende a apresentar melhoras após 24 horas.

A estimativa é que a melhora aconteça de 3 a 5 dias após o início da condição. Caso não apresente melhora significativa, procure um médico. 

Quais são os tratamentos para torcicolo?

O diagnóstico do torcicolo agudo é feito a partir dos sintomas típicos e por um exame físico realizado pelo médico. 

Casos mais graves pode haver a necessidade de exames adicionais que deverão ser avaliados pelo ortopedista. 

De uma maneira geral, quando não envolve outras condições e trata-se de um torcicolo comum, o tratamento para torcicolo inclui:

  • Uso de medicamentos
  • Intervenções cirúrgicas
  • Uso de colar cervical
  • Fisioterapia
  • Descanso

Em casos mais sérios pode haver a necessidade de uso de medicamentos controlados e ainda injeções de toxina botulínica. 

Remédio para torcicolo

Como você já sabe o uso de medicamento para torcicolo é uma das principais maneiras de como aliviar o torcicolo. 

Por isso preparamos uma lista para que você conheça as principais classes de medicamentos e quais são os mais utilizados.

Anti-inflamatórios e analgésicos

Embora não pertençam à mesma classe farmacológica, existem muitos medicamentos que são anti-inflamatórios e analgésicos. 

Eles são comumente indicados para tratar os sintomas de torcicolo como a dor intensa, pois agem reduzindo a inflamação e também no alívio da dor.

É possível encontrá-los no formato de comprimido oral, ou então em pomadas ou spray para aplicação tópica.

Alguns dos nomes mais conhecidos pertencentes a essas classes são:

  • Naproxeno: Da classe dos anti-inflamatórios, encontra-se na forma de comprimidos com os nomes de Flanax, Naxotec, Naprox ou Nexflen.
  • Ibuprofeno: Anti-inflamatório não esteroide indicado para o torcicolo promove alívio da dor e encontra-se no formato de comprimido, suspensão oral ou gotas.
  • Dipirona: É um analgésico que ajuda a aliviar os sintomas de dor e por isso pode ser utilizado como remédio para torcicolo
  • Diclofenaco dietilamônio:  É uma pomada que tem ação anti-inflamatória local, age no alívio da dor, encontra-se com o nome de Biofenac ou Cataflan.
  • Salicilato de metila:  É um tipo de adesivo que pode ser colado sobre o músculo para aliviar a dor, pois possui ação anti-inflamatória, o nome comercial é Dorflex.
  • Flurbiprofeno: É um tipo de medicamento com ação anti-inflamatória que pode ser aplicada diretamente no músculo.
Mulher precisando de remédio de torcicolo

Relaxantes musculares

Relaxantes musculares são os maiores utilizados, principalmente para torcicolos mais intensos e que não há melhora com o passar dos dias.

Eles agem diretamente nas fibras musculares para reduzir as contrações musculares do torcicolo e assim aliviar a tensão local.

Após o uso de relaxantes musculares é bem provável que o torcicolo melhore em algumas horas ou minutos. 

Os relaxantes musculares mais utilizados são:

  • Ciclobenzaprina: Bloqueia os impulsos nervosos ou as sensações de dor que são enviadas ao cérebro que causam contrações, espasmos ou dor muscular. Encontra-se com os nomes de Miosan, Mitrul, Mirtax ou Musculare. 
  • Carisoprodol: Geralmente é um medicamento associado ao paracetamol para promover alívio da dor. Encontra-se pelos nomes de: Torsilax, Infralax, Tandrilax ou Mioflex A.
  • Tiocolchicosídeo: Reduz o espasmo ou contração muscular de torcicolo. Encontra-se com o nome de Coltrax

Corticóides

Não são as primeiras alternativas de tratamento e são utilizados em casos mais graves e persistentes.

Esses medicamentos geralmente são administrados em forma de injeção, por isso não se encontram em farmácias ou drogarias. 

O medicamento mais utilizado para torcicolo é o Dipropionato de betametasona + fosfato dissódico de betametasona ou Diprospan.

É um corticóide com potente ação anti-inflamatória e que ajuda a aliviar a dor muscular. 

Como aliviar torcicolo em casa?

Depois de conhecer os principais tratamentos de como curar torcicolo e aliviar a dor, separamos algumas dicas que você pode seguir em casa para se recuperar mais rapidamente. 

Chás com propriedades anti-inflamatórias e analgésicas

Embora não façam parte do tratamento médico, os chás podem ser importantes aliados para que você possa se recuperar do torcicolo com mais rapidez.

Isso porque alguns chás possuem propriedades calmantes e anti-inflamatórias que irão agir no seu organismo e contribuir com a melhora.

Destacamos, principalmente o Chá de camomila, que já é muito conhecido por conta de suas propriedades medicinais, e por ser uma opção que também é relaxante muscular.

chá de camomila

Algumas substâncias presentes na camomila diminui as contrações musculares involuntárias, como espasmos intestinais e uterinos, e aumentam a produção corporal de glicina, aminoácido com capacidade de relaxar os músculos.

Use um colar cervical

O uso do colar cervical poderá ser indicado pelo médico, e ele é uma ótima opção para evitar a movimentação da região afetada.

A principal função do colar cervical é proteger a coluna de compressão e imobilizar a cabeça  e o pescoço impedindo movimentos bruscos e que possam trazer prejuízos para a musculatura da região.

Colar cervical

Compressa de água morna

Para aliviar a tensão muscular, você pode tomar um banho quente e deixar a água cair sobre a região afetada, ou então fazer compressas com água morna.

Sabe-se que a água morna ajuda a desfazer os nós musculares, uma vez que, dilatando os vasos sanguíneos e otimizando a circulação, suavizam a tensão corporal e reduzem a fadiga muscular.

Bolsa de água quente

Repouso

Fundamental para que você não crie novas tensões musculares é seguir a orientação médica e repousar pelo tempo indicado.

Assim o seu corpo poderá se recuperar mais rapidamente e você não sentirá desconforto ao ter de executar atividades mesmo estando com torcicolo.

É importante que ao repousar você escolha uma posição confortável e que não force a musculatura da região do pescoço, portanto evite dormir de bruços ou em sofás.

Agora você já sabe tudo sobre torcicolo

Através desse conteúdo, buscamos apresentar quais são as causas do torcicolo e quais são as melhores formas de tratar e curar um torcicolo.

É importante consultar um profissional de saúde caso você sinta dores muito intensas, não apresente melhora, ou então tenha sentido torcicolo após realizar esforço físico.

E, lembre-se, esse conteúdo é apenas um conteúdo informativo e não deve ser utilizado para fins de autodiagnóstico ou automedicação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Copy link
Powered by Social Snap