Remédio para gripe: 9 opções para tratar sintomas

janeiro 2025

Leitura: 11 min.

Encontrar uma boa opção de remédio para gripe pode ser a solução para aliviar alguns dos principais sintomas dessa condição.

A gripe é um tipo de infecção viral que pode causar diversas reações no nosso organismo como um resultado da multiplicação viral e do processo inflamatório.

O problema é que essas reações, ou sintomas, podem ser bastante debilitantes reduzindo a nossa disposição para realizar as principais atividades do dia a dia.

A maioria dos remédios para gripe vai agir nesses sintomas reduzindo-os e fazendo com que você tenha mais disposição em meio à gripe. 

Portanto, para você que está em busca de alívio dos principais sintomas da gripe, preparamos um conteúdo completo sobre esse assunto.

Por que tomar um remédio para gripe?

A gripe é um tipo de infecção viral aguda que pode atingir o sistema respiratório e desencadear uma série de sintomas intensos que podem evoluir para condições mais severas, como pneumonia e doença pulmonar obstrutiva. 

Apesar de, na maioria das vezes, ser uma condição que é autolimitada, ela desencadeia uma série de sintomas que podem te impedir de realizar algumas tarefas simples do dia a dia e inclusive atrapalhar o seu desempenho no trabalho.

De fato, a gripe pode ser um problema para quem precisa se manter produtivo, por isso existem algumas opções de remédios que ajudam a aliviar esses sintomas.

Embora tomar um remédio para gripe, a não ser que ele seja um anti-viral, não trate a condição, eles ajudam a aliviar sintomas, como: 

  • Febre alta, acima de 38 ºC;
  • Fadiga e cansaço excessivo;
  • Dor de cabeça;
  • Garganta inflamada;
  • Coriza;
  • Congestão nasal;
  • Dor no corpo;
  • Tosses e espirros.

Portanto, tomar um remédio para gripe é importante, pois pode ajudar você a se sentir melhor mais rapidamente.

Pessoa com várias opções de remédio para gripe

Qual o melhor remédio para gripe?

Conheça agora opções de remédio bom para gripe e para contribuir com o alívio dos principais sintomas:

Antivirais

Embora o uso do antiviral como remédio para gripe seja realizado, na maioria das vezes, nos casos em os sintomas são muito intensos, ou que o paciente não apresenta melhora, ele é um dos medicamentos mais eficazes para eliminar os vírus.

No Brasil, o antiviral mais utilizado para tratar a gripe é o Oseltamivir, que é mais conhecido pelo nome comercial de Tamiflu.

Ou seja, esse medicamento age impedindo a multiplicação e bloqueando as ações dos vírus da gripe influenza A e B, H1N1 e H3N2.

Desse modo, ele ajuda a promover alívio dos sintomas mais rapidamente e prevenir complicações.

Antitussígeno

O antitussígeno é um remédio para gripe forte e tosse, pois ajuda a reduzir esse sintoma reduzindo também a incidência de crises.

Apesar da tosse ser um sintoma que ajude a limpar o trato respiratório, em condições em que ela se faz muito presente ela pode ser incômoda e dolorosa. 

Portanto são utilizados medicamentos antitussígenos para reduzir a frequência das tosses, ele pode ser encontrado pelo nome de Dextrometorfano.

Expectorante

Ao contrário dos medicamentos antitussígenos, o expectorante ajuda a aliviar a tosse uma vez que facilita a eliminação do catarro, portanto é um remédio para gripe para tosse produtiva. 

Eles ajudam a expandir as vias aéreas e fluidificam o escarro, para que a secreção seja eliminada do corpo ou absorvida sem dificuldade. 

Existem diversas opções de xaropes expectorantes, como o Bisolvon (Cloridrato de bromexina), Mucosolvan (Cloridrato de ambroxol) e fluimucil (Acetilcisteína).

Antialérgicos

O antialérgico é um remédio para gripe que ajuda a aliviar sintomas de irritações e alergias, aliviando também a congestão nasal e a inflamação da garganta.

Alguns dos antialérgicos mais utilizados para tratar a gripe são a desloratadina, a loratadina e a fexofenadina. 

Entretanto, cabe o alerta para quem pretende utilizar antialérgicos, pois alguns deles podem causar sonolência, portanto seu uso não é indicado durante um período em que você necessite permanecer ativo. 

Anti-inflamatórios

São remédios para gripe forte e tosse que atuam para controlar as inflamações decorrentes da gripe. 

Ou seja, são muito indicados para diminuir a inflamação da garganta, dores no corpo e até mesmo a sensação de nariz entupido.

Um dos anti-inflamatórios mais utilizados como remédio para gripe é o Ibuprofeno, entretanto, também pode-se utilizar o diclofenaco e a nimesulida. 

Analgésicos

Os analgésicos são remédios para gripe indicados para reduzir a percepção da dor e bloquear os receptores que captam esses sinais no sistema nervoso.  

Desse modo, ele contribui para aliviar sintomas como a dor de garganta, dor de cabeça e a dor de ouvido.

Paracetamol e dipirona são os remédios para gripe da classe dos analgésicos que são mais utilizados.

Descongestionantes

Descongestionante nasal é um remédio para gripe utilizado para desobstruir as vias respiratórias superiores.

Portanto, a maior parte dos descongestionantes contém a pseudoefedrina ou fenilefrina como principal ativo, eles agem comprimindo os vasos sanguíneos da mucosa nasal, que estão dilatados por conta da inflamação. 

No mercado você pode pode encontrá-los através dos nomes Neosoro, Sorine, Sorinam, Rinosoro e outros. 

Antitérmicos

Um antitérmico é um remédio para gripe que serve para combater a febre, sua ação ocorre no hipotálamo, que é responsável por regular a temperatura.

Desse modo, se você está com gripe e febre, saiba que utilizar um antitérmico pode fazer a temperatura voltar ao normal, abaixo dos 37,5 ºC. 

Tanto Ibuprofeno, quanto Paracetamol e a Neosaldina são os medicamentos antitérmicos mais utilizados. 

Antigripais

Os antigripais são medicamentos compostos por diversas propriedades que em ação conjunta combatem todos os sintomas conhecidos da gripe. 

Eles podem conter os analgésicos, anti-inflamatórios, o descongestionante nasal, o anti-histamínico em sua composição.

Os mais conhecidos são Multigrip e o Benegrip multi, mas existem outras opções similares no mercado.

Pessoa segurando uma cartela

Qual remédio para gripe grávida pode tomar?

Gestantes que estejam em busca de um remédio para gripe deverão consultar com o seu obstetra ou com um clínico geral antes de utilizar qualquer tipo de medicamento.

Isso porque alguns medicamentos podem afetar a gestação e também o desenvolvimento neonatal.

Qual remédio para Remédio para gripe infantil?

Se você está com uma criança gripada em casa, saiba que não é recomendado utilizar um remédio para sem a orientação do pediatra.

Na maioria dos casos são utilizados medicamentos próprios para o público infantil na versão em gotas.

Agora você já sabe qual remédio para gripe tomar

Através desse conteúdo buscamos apresentar qual é a importância de tomar um remédio para gripe e quais são os principais medicamentos para ajudar a aliviar os sintomas.

Lembre-se de evitar utilizar medicamentos sem receber a orientação médica adequada, pois apenas o profissional de saúde poderá indicar os medicamentos adequados com base no seu histórico de saúde.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Copy link
Powered by Social Snap