dezembro 2023
Leitura: 18 min.
Usar um xarope para tosse com catarro é indicado para quem deseja eliminar a secreção acumulada nas vias respiratórias.
A tosse com catarro é um sintoma muito comum de condições como gripes, resfriados, bronquite, rinite e sinusite.
Geralmente está acompanhada de outros sintomas como febre, tosse, cansaço, falta de ar, nariz congestionado e outros.
A tosse com catarro geralmente surge com o objetivo de eliminar e liberar algum tipo de secreção causada por algum tipo de agente infeccioso que possa ter invadido as vias aéreas, como gripes causadas por vírus, doenças bacterianas e alergias.
E, embora seja uma resposta natural do organismo, ela pode causar certo desconforto principalmente quando dura semanas.
Por isso, preparamos um conteúdo completo para que você possa conhecer as melhores opções de xarope para tosse com catarro.
Sumário
Como um xarope para tosse com catarro age?
A tosse persistente com catarro é um tipo de tosse que se origina a partir de um processo natural do organismo, pois o muco e a secreção objetivam eliminar os agentes infecciosos das vias aéreas.
Embora seja algo positivo, a tosse com catarro pode perdurar por dias e inclusive semanas após o término da infecção, e por isso é importante encontrar um xarope para tosse com catarro.
Xaropes para eliminar catarro geralmente contêm ingredientes destinados a aliviar os sintomas e ajudar a expelir o muco.
Eles podem agir de diferentes maneira no organismo:
- Expectorantes: Essas substâncias ajudam a liberar o muco, tornando mais fácil a sua expulsão. Guaifenesina é um exemplo comum de um expectorante.
- Mucolíticos: Mecanismo de ação: Os mucolíticos atuam quebrando as ligações químicas no muco, tornando-o menos viscoso e mais fácil de ser eliminado.
- Supressores da tosse: Alguns xaropes podem conter ingredientes para suprimir a tosse, proporcionando alívio temporário.
- Analgésicos ou anti-inflamatórios: Para aliviar a dor de garganta ou outros desconfortos associados à tosse.
- Antibióticos (em alguns casos): Se a causa do excesso de catarro for uma infecção bacteriana, o médico pode prescrever um xarope contendo um antibiótico.
Por isso, além de usar um xarope, é importante passar pela avaliação médica para que ele compreenda qual é o tipo de xarope mais indicado para acabar com a sua tosse com catarro.
Qual o melhor xarope para tosse com catarro?
O melhor xarope para tosse com catarro vai depender muito da origem da infecção, por exemplo, se for uma infecção bacteriana, é possível que você tenha que utilizar medicamentos com ação antibiótica.
Na grande maioria dos casos, trata-se apenas de uma infecção viral, e nesses casos, é possível utilizar xaropes que contenham uma combinação de expectorantes, mucolíticos e outros ingredientes destinados a aliviar vários sintomas, como irritação na garganta.
Separamos uma lista com algumas das principais opções para quem quer saber como parar de tossir:
Ambroxol
É um xarope bom para tosse com catarro uma vez que possui ação expectorante, cujo uso é indicado principalmente para tratar os quadros de bronquite (inflamação nos brônquios).
No organismo, promove a viscosidade e aumenta a secreção do catarro, deixando o catarro menos grosso por conta das atividades ciliares e produção de surfactantes no pulmão.
Com isso a eliminação do muco é facilitada e é mais fácil de expelir o muco para fora do pulmão.
É possível encontrar o Cloridrato de Ambroxol pelos nomes comerciais de Mucossolvan, Bronxol, Sedavan ou Ambroxmel.
Ele também é uma opção de xarope infantil para tosse com catarro, pois é possível encontrá-lo na concentração de 6 mg/mL para adultos ou 3 mg/mL para crianças a partir dos 2 anos de idade.
Entretanto, é recomendável seguir as orientações do pediatra para saber a dosagem correta desse xarope expectorante.
Guaifenesina
Esse xarope para tosse com catarro possui ação expectorante, e recomenda-se seu uso principalmente para tratar gripes e resfriados.
A Guaifenesina age como um expectorante e fluidificante, que diminui a viscosidade e promove a saída da secreção do organismo.
Encontra-se os xaropes com os nomes comerciais Xarope Vick, Transpulmin, Cimetosse ou Expectovic.
Ele também é uma opção de xarope para tosse com catarro infantil para crianças a partir dos 2 anos de idade.
Acetilcisteína
Acetilcisteína é um xarope bom para tosse com catarro, uma vez que possui ação mucolítica que age fluidificando as secreções produzidas nos pulmões, facilitando a sua eliminação das vias respiratórias.
Normalmente, indica-se o uso da acetilcisteína para tratar episódios de bronquite, pneumonia e enfisema pulmonar.
Esse medicamento também é uma entre as opções de melhor xarope para tosse com catarro infantil, e encontra-se com os nomes comerciais de Fluimucil, flucetil ou genérico.
Bromexina
É conhecida por sua ação mucolítica que ajuda a dissolver o catarro e também ativa os cílios dos brônquios facilitando a movimentação e permitindo que seja eliminado mais facilmente.
Além disso, é muito utilizada para o tratamento de doenças broncopulmonares agudas e crônicas.
É um medicamento para uso adulto e infantil, podendo ser indicado para crianças acima dos 2 anos de idade, conforme a orientação médica.
Encontra-se a Bromexina com os nomes comerciais de Bisolvon, Aliv V ou genérico;
Bromidrato de Dextrometorfano
É um xarope para tosse seca e com catarro que reduz a irritação na garganta e também nos brônquios, conhecido principalmente por sua ação antitussiva.
Geralmente, indica-se o uso desse medicamento para tosses que são originadas de quadros de gripes ou de resfriados.
Essa opção de medicamento também é uma xarope para tosse infantil, podendo ser recomendado o uso por crianças a partir dos 2 anos.
É possível encontrá-lo com os nomes comerciais de Trimedal Tosse, Benalet, Bisoltussin e TSC.
Carbocisteína
A carbocisteína é um xarope para tosse com catarro indicado para o tratamento de bronquite crônica, fibrose cística, enfisema pulmonar ou outras doenças obstrutivas das vias respiratórias.
Ela possui ação mucolítica que fluidifica o muco deixando-o menos espesso, e assim facilita a sua eliminação.
Embora possa tratar crianças e adultos, não recomenda-se o seu uso para crianças menores de 2 anos de idade.
Esse xarope pode ser encontrado na sua forma genérica ou com os nomes Mucofan ou Mucotoss.
Acebrofilina
É um xarope para tosse com catarro cuja indicação é para tratar e prevenir o aparecimento de doenças relacionadas ao aparelho respiratório.
Podemos citar, o broncoespasmo, aumento da produção de catarro, bronquite e asma brônquica.
Este medicamento possui ação expectorante e também mucolítica que fluidifica o muco facilitando a sua eliminação.
Além disso, ele é um broncodilatador que promove uma melhora geral na respiração deixando mais leve e fácil.
Esse xarope pode fazer parte do tratamento de adultos e crianças a partir dos 2 anos de idade.
Os nomes comerciais na qual a acebrofilina pode ser encontrada são Brondilat e Filinar.
Ácido épsilon aminocapróico
O ácido épsilon aminocapróico, benzoato de sódio, guaifenesina, cloreto de amônio, é uma medicação que age fluidificando o catarro e aumentando a expectoração, indicado para inflamações das vias respiratórias.
Recomenda-se utilizá-lo para compor o tratamento de adultos e crianças a partir dos 2 anos de idade, de acordo com a recomendação médica.
Esse é um xarope o qual é possível encontrá-lo com o nome comercial de Eaca Balsâmico
Hedera helix
É um xarope para tosse com catarro feito a partir do extrato seco das folhas de Herdera helix, esse é um xarope fitoterápico indicado para tosse com catarro, pois tem ação expectorante e fluidificante do catarro.
Também é um xarope infantil devendo seguir as orientações médicas para uso, e é possível encontrá-lo com os nomes de Benetosse, o Respiratus, Abrilar ou Phitóss,.
Eucalyptus globulus
É um xarope para tosse com catarro natural, e recomenda-se seu uso como um expectorante antitussígeno, que também ajuda a fortalecer o sistema imunológico tratando gripes e resfriados.
É possível encontrar esse xarope nas farmácias com o nome de Bronquivita, entretanto o seu uso deve ser restrito uma vez que possui álcool na sua composição.
Desse modo, ele deve ser utilizado apenas com a orientação de profissionais de saúde, uma vez que pode não ser recomendado o uso para certas pessoas.
Conheça as opções de xarope para tosse com catarro caseiro
Ainda que você esteja fazendo uso de alguns medicamentos, ou tenha que esperar o dia seguinte para consultar com um médico, algumas opções de receitas que você pode fazer em casa e que irão ajudar a reduzir a tosse e o muco
Chá de própolis com camomila
O própolis possui muitos benefícios para a saúde, pois tem atividade antiviral, antibacteriana, antifúngica, antioxidante e imunomoduladora, podendo ser útil em várias situações onde há irritação na garganta.
Nesse sentido, o própolis pode ser um importante aliado e uma ótima opção de xarope para tosse com catarro caseiro, proporcionando alívio também nos sintomas de gripes e resfriados.
Ingredientes:
- 1 xícara de água filtrada (200 ml);
- 1 colher de sopa de camomila desidratada;
- 10 gotas de própolis de mel (extrato de própolis).
Modo de preparo:
- Leve a água ao fogo alto e deixe até quase ferver;
- Separe 1 sachê de chá de camomila e coloque na água ainda na panela, mas fora do fogo.
- Tampe e deixe por 10 minutos;
- Depois coloque numa xícara.
- Adicione as 10 gotinhas de extrato de própolis e mexa. Beba enquanto estiver quente ou morno, de preferência ao final do dia, antes de dormir.
Chá de mel com limão
É um chá e um remédio para tosse com muito potencial, pois o mel possui ação anti-inflamatória e antibacteriana.
O limão, por outro lado, é uma fonte rica em vitamina C, ajudando o sistema imune a combater gripes e resfriados.
Ingredientes:
- 1 xícara (chá) de água;
- suco de 1 limão;
- 1 colher (chá) de mel.
Modo de preparo:
- Em uma chaleira, coloque a água e leve ao fogo até ferver;
- Após ferver, desligue o fogo e espere 1 minuto;
- Em uma xícara, coloque o suco de limão, o mel e a água quente;
- Tampe a xícara por um pires por cerca de 2 minutos e sirva;
Guaco
O guaco é um xarope fitoterápico para tosse com catarro preparado com as folhas da planta medicinal Mikania glomerata Spreng, indicado como expectorante pois facilita a eliminação do catarro.
Além disso, esse xarope tem um efeito broncodilatador, promovendo o relaxamento da musculatura dos brônquios, facilitando a respiração e auxiliando no combate à tosse.
Ingredientes
- 1 xícara de açúcar;
- 1 litro de água fervendo;
- 9 folhas de guaco lavadas e higienizadas;
- 1 xícara de mel;
Modo de preparo:
- Caramelize o açúcar levando a uma panela em fogo baixo;
- Depois de dourar o açúcar, coloque o litro de água fervendo;
- Adicione as folhas de guaco e mexa bem até desmanchar o açúcar;.
- Tampe a panela e deixe ferver por uns 20 minutos as folhas do guaco tem que ficar amolecidas.
- Deixe esfriar e após passe no coador.
- Depois de frio acrescente o mel e misture até ficar homogêneo.
Você pode tomar 1 a 2 colheres de sopa antes de deitar.
Agora você já sabe qual é a melhor xarope para tosse com catarro
Através desse conteúdo buscamos apresentar as principais opções de xarope para tosse com catarro naturais e também de farmácia.
Lembre-se que é imprescindível consultar com um profissional de saúde para que ele possa avaliar a sua condição de saúde, e indicar os medicamentos mais adequados para o seu tratamento.
Esse conteúdo é apenas um conteúdo informativo e não recomenda utilizá-lo para fins de autodiagnóstico ou automedicação.
Continue lendo mais
Remédio para dor no joelho: 11 opções para aliviar a dor
Voz rouca: O que pode ser e como recuperar?
Olho de peixe: Entenda o que é e qual o tratamento
Treino para antebraço: Como treinar em casa
Remédio caseiro para picada de marimbondo
Intolerância a glúten: Os 10 sintomas principais