Caroço no saco escrotal: 9 possíveis causas e soluções

fevereiro 2024

Leitura: 13 min.

O aparecimento de um caroço no saco escrotal pode assustar num primeiro momento e levar o indivíduo a procurar um atendimento médico.

Apesar de nem sempre se tratar de um problema grave de saúde, é importante que você consulte com um médico para que ele possa fazer o diagnóstico.

E, para que você possa conhecer quais são as principais causas de caroço no saco escrotal antes da sua consulta, elaboramos um conteúdo cheio de informações sobre esse assunto.

A importância da detecção precoce de caroços no saco escrotal

O caroço no saco escrotal, ou um nódulo escrotal, é um tipo de protuberância que pode surgir ou não de maneira espontânea.

Ele é um sintoma comum de diferentes condições de saúde e a primeira vista pode ela pode assustar, no entanto nem sempre são sinais de doenças graves.

Sua presença é relativamente comum podendo acometer pessoas de diversas idades, desde crianças até idosos.

O fato é que independentemente da causa, é importante procurar um atendimento médico para uma avaliação diagnóstica e realização de exames. Quanto antes você buscar atendimento, melhor principalmente no caso do caroço no saco escrotal ser câncer.

O tratamento em estágios iniciais é fundamental para elevar a possibilidade de cura, entretanto, sabe-se que os homens costumam a ter uma resistência maior em procurar o atendimento médico quando comparado com as mulheres. 

Os números do Sistema único de saúde mostram que foram registrados mais de 1,2 milhões de atendimentos femininos por médicos ginecologistas contra apenas 200 mil atendimentos realizados por urologistas, em 2022.

Isso mostra que muitos homens deixam de procurar a assistência médica adequada e consequentemente tendem a buscar tratamento tardio.

Homem com caroço no saco escrotal usando uma lupa

O que pode ser caroço no saco escrotal? 

Um caroço no saco escrotal pode ter origem em diferentes condições, por isso é importante conhecer cada uma delas e entender quais são os riscos associados para a saúde. 

Hidrocele

Caracterizada pela presença de um caroço no saco escrotal que é cheio de líquido e portanto de consistência macia.

A hidrocele se caracteriza pelo acúmulo de líquido nas túnicas de revestimento do testículo que pode estar associado a traumas locais, processos inflamatórios e tumores. 

Essa condição também pode acometer recém nascidos e é bem comum que ela regrida espontaneamente.

Geralmente esse nódulo é indolor, e se não tratado pode aumentar de tamanho e causar algum desconforto.

O tratamento para a hidrocele testicular vai depender de alguns fatores como o tempo que ela se instalou, além de seu tamanho e o desconforto gerado no paciente. 

Em alguns casos pode ser recomendada a remoção cirúrgica das membranas que circundam o escroto. 

Basicamente, ela é tratada com uma cirurgia escrotal simples, onde são retiradas e invertidas algumas membranas que circundam o escroto.

Varicocele

A varicocele é uma condição similar a hidrocele, entretanto o caroço no saco escrotal que surge da varicocele é causado pelo aumento de veias testiculares.

Essas veias se dilatam e geram um acúmulo excessivo de sangue que contribuem com a formação do caroço.

Caso a varicocele cause dor, alterações no espermograma, ou atrofia testicular recomenda-se realizar o tratamento cirúrgico.

Cistos

O cistos pode ser definido com uma pequena bolsa cheia de líquido no epidídimo (canais que armazenam os espermatozóides) ou no cordão espermático.

Eles costumam ser inofensivos para a saúde masculina, entretanto o aumento de tamanho pode causar desconforto.

Não requer tratamento, caso não venha a causar desconforto, entretanto é possível realizar a intervenção cirúrgica para remoção.

Espermatocele

É um tipo de caroço no saco escrotal que surge na região do epidídimo devido a obstrução dos túbulos que transportam os espermatozóides.

Quando isso ocorre é possível que se formem pequenos cistos assintomáticos que podem variar de milímetros a vários centímetros. 

A grande maioria dos homens não irão apresentar qualquer tipo de complicação ou desconforto, entretanto caso apresentem é possível utilizar medicamentos anti-inflamatórios para reduzir o desconforto.

Além disso, é possível que o urologista recomende a marcação de consultas recorrentes para avaliar o tamanho do cisto, bem como a necessidade de remoção cirúrgica.

Epididimite

Se você notou a presença de um caroço no saco escrotal que dói pode ser um sinal de epididimite.

A epididimite trata-se de uma inflamação no epidídimo, um microtúbulo responsável pelo transporte de espermatozoides.

Os principais sintomas são a presença de nódulos doloridos e em alguns casos o indivíduo pode manifestar febre

Esse processo ocorre na maioria das vezes por conta de infecções sexualmente transmissíveis e necessita de tratamento com antibióticos.

Câncer no testículo

Apesar de não ser tão comum e apresentar baixo índice de mortalidade quando tratado nos estágios iniciais, a presença de um caroço no saco escrotal pode ser câncer no testículo.

Na grande maioria dos casos ele se manifesta de maneira indolor, com crescimento lento e sem motivo aparente.

O tratamento precisa ser iniciado rapidamente, pois ele pode influenciar na fertilidade masculina, ele pode incluir cirurgias Treatments radiação e quimioterapia. 

Homem segurando um laço azul de prevenção ao câncer de próstata.

Hérnia inguinal

A hérnia inguinal ocorre quando uma porção de conteúdo intra-abdominal penetra no canal inguinal até a bolsa do saco escrotal.

Ela pode ocorrer em homens de qualquer idade e é caracterizada pelo inchaço do saco escrotal. 

Quando a hérnia aumenta de tamanho ela pode causar dor e desconforto e nesse caso a cirurgia é a única forma de tratamento para as hérnias. 

Lesões

Lesões na região dos testículos não são incomuns, principalmente durante a prática de atividade física ou esportes.

Além da dor e do desconforto elas podem originar um caroço no saco escrotal e inchaço local, a lesão deve melhorar dentro de alguns dias e a dor também deve diminuir gradualmente.

Nesses casos é recomendado aplicar uma bolsa de gelo, por no máximo 5 minutos, para ajudar a aliviar a dor.

Entretanto, se você notar que o escroto ainda está inchado ou verificar a presença de sangue na urina é importante que você consulte na urgência. 

HPV

O HPV é a sigla que define o papilomavírus humano, que é um vírus sexualmente transmissível caracterizado pela presença de caroço no saco escrotal. 

O principal sintoma dessa infecção é o aparecimento de verrugas ou feridas que podem  trazer complicações futuras, isso porque o HPV tem grandes chances de evoluir para um câncer.

Essas verrugas se caracterizam pelo aspecto verrugas de couve-flor e surgem de tamanhos variados.

Embora grande parte dos homens sejam assintomáticos por HPV é importante realizar os exames e prevenir-se a cada relação sexual para evitar a disseminação do vírus.

O tratamento de HPV consiste na remoção da verruga O HPV é tratado com a retirada da lesão que pode ser químico, ou cirúrgico. 

Como realizar o autoexame para identificar caroço no saco escrotal?

Agora que você já conhece as possíveis causas do caroço no saco escrotal é importante saber como identificar o aparecimento de um caroço por meio de um autoexame, principalmente em caso de câncer.

Para fazer o autoexame no saco escrotal você pode seguir o passo a passo:

  1. Primeiramente tome um banho morno para relaxar a região e facilitar a identificação do nódulo; 
  2. Fique de pé em frente a um espelho, ou coloque um espelho em frente a região genital;
  3.  Faça uma avaliação minuciosa se a pele do escroto está homogênea, sem relevos atípicos ou coloração anormal.
  4. Use as duas mãos para examinar cada testículo, movimentando-os com delicadeza entre os dedos médio, indicador e polegar.
  5. Com um dos dedos, explore a parte de trás do testículo até encontrar um pequeno canal: o epidídimo. É por essa estrutura que o esperma passa. 

Ou seja, Caso você note as seguintes características, é importante buscar por um atendimento médico profissional:

  • um dos testículos ligeiramente maior que o outro.
  • Aumento atípico no volume do saco escrotal;
  • Nódulo duro, áreas com rigidez ou doloridas;
  • “Peso” incomum no escroto;
  • Líquido saindo do escroto;
  • Dor na parte baixa do abdômen ou virilha.

Agora você já sabe qual é a causa de um caroço no saco escrotal

Através desse conteúdo buscamos apresentar as principais causas do aparecimento de um caroço no saco escrotal.

É importante visitar um urologista para que ele possa fazer uma avaliação completa e então posteriormente realizar um diagnóstico.

Além disso, consultas de rotinas são fundamentais para quem deseja cuidar da sua saúde e prevenir o desenvolvimento de doenças.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Copy link
Powered by Social Snap