Leitura: 12 min.
O pulmão é um órgão vital e essencial para o nosso organismo uma vez que faz parte do nossa sistema respiratório. Sem ele é impossível realizar as trocas gasosas que o nosso organismo necessita para sobreviver.
E para mantê-lo saudável é preciso saber o que evitar e quais são as principais doenças que podem prejudicar seu funcionamento
Desse modo, escrevemos um conteúdo completo sobre pulmão e tudo que você precisa saber sobre ele.
Sumário
Qual a função do pulmão?
O pulmão é o principal órgão do nosso sistema respiratório e ele é responsável essencialmente por oxigenar o sangue e eliminar o dióxido de carbono, permitindo que o ar que respiramos entre em contato com o sangue que circula no corpo.
Esse contato possibilita uma troca gasosa essencial para a vida e consiste, basicamente, na absorção do oxigênio pelo sangue a fim de, ligado à hemoglobina, ser transportado para todas as células do organismo, e na eliminação do gás carbônico, que as células produziram para gerar energia.
Ou seja, ele é o órgão responsável por efetuar a troca gasosa, oxigenar o sangue e eliminar o dióxido de carbono.
Quantos pulmão o ser humano tem?
Uma dúvida bastante comum da maioria das pessoas é saber quantos pulmões temos e de uma maneira geral é preciso esclarecer que o corpo humano possui dois pulmões, o pulmão esquerdo e o direito.
Esses pulmões estão divididos em segmentos chamados de lobos, cada lado possui suas próprias características anatômicas.
O pulmão esquerdo tem dois lobos e o direito, três. O direito é mais espesso e mais largo que o esquerdo e também um pouco mais curto.
Qual é a anatomia do pulmão?
O pulmão é um órgão com forma piramidal, de consistência esponjosa, cor-de-rosa, localizado na caixa torácica e é recoberto por uma membrana protetora chamada pleura.
Eles são compostos essencialmente de brônquios que se dividem em bronquíolos e alvéolos pulmonares. São os bronquíolos que são os responsáveis pelo transporte de ar da traqueia para os alvéolos.
Já os alvéolos formam o tecido pulmonar e são pequenas bolsas compostas por uma membrana muito fina que é cercada de vasos sanguíneos.
O diafragma, por sua vez, é um músculo que também está envolvido no processo de respiração, anatomicamente, ele separa os pulmões da cavidade abdominal.
Quais são as doenças que podem acometer o pulmão?
Existem muitas condições que podem causar danos ao tecido e as células pulmonares, e por esse órgão apresentar uma função tão importante é preciso conhecê-las e saber como evitá-las.
As principais doenças pulmonares incluem:
Pulmão com pneumonia
A pneumonia é um tipo de infecção que pode ser causada tanto por vírus ou bactérias que resulta em uma inflamação crônica dos sacos de ar fazendo com que fiquem cheios de líquido.
Na pneumonia, os sacos aéreos podem ficar cheios de líquido ou pus. Essa infecção pode ser fatal para qualquer pessoa, mas particularmente para bebês, crianças e pessoas com mais de 65 anos.
Os sintomas comuns de pneumonia são a tosse produtiva (com a presença de muco), febre, dificuldade de respirar.
Edema agudo de pulmão
É uma doença que causa a água no pulmão, ou seja, o excesso de líquido nos pulmões, geralmente é resulta-se de um edema pulmonar.
Entretanto existem outras causas como a pneumonia, exposição a determinadas toxinas e substâncias e estar em altitudes elevadas.
Os sintomas do edema agudo de pulmão podem surgir de acordo com as causas porque se desenvolvem ao longo do tempo.
Dentre os principais sintomas destacam-se a dificuldade respiratória leve ou extrema, além de tosse, dor no peito, fadiga e outros sintomas.
Embolia pulmonar
A embolia pulmonar é um dos principais problemas de pulmão que se caracteriza pela obstrução de uma artéria do pulmão (artéria pulmonar).
Isso ocorre principalmente devido ao acúmulo de material sólido trazido através da corrente sanguínea, geralmente um coágulo de sangue ou, raramente, outro material.
Os sintomas de embolia pulmonar podem incluir:
- Falta de ar;
- Dor torácica;
- Sensação de desmaio iminente ou desmaio;
Asma
Asma é uma condição pulmonar que é caracterizada por uma inflamação nas vias aéreas que podem ficar estreitas e inchadas, além de apresentarem uma acentuada produção de muco.
A asma pode ser causada por diversos fatores genéticos e ambientais, podendo interferir ou não nas atividades diárias.
Quando muito grave pode sim colocar a vida em risco, por isso é fundamental tratar a condição e evitar que ela se agrave.
Os casos graves podem exigir inaladores de ação prolongada que mantêm as vias aéreas abertas, bem como esteróides orais.
DPOC (Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica)
É um grupo de doenças de pulmão que bloqueiam o fluxo e também são capazes de dificultar a respiração.
O enfisema e a bronquite crônica são doenças que estão presentes sendo doenças que podem causar lesões irreversíveis ao tecido pulmonar.
Tuberculose
A tuberculose é uma doença infecciosa e transmissível, causada pela bactéria Mycobacterium tuberculosis, ou bacilo de Koch como também é conhecida.
A transmissão se dá principalmente pelo contato com gotículas ou secreções de uma pessoa contaminada.
A doença afeta prioritariamente os pulmões, embora possa acometer outros órgãos e/ou sistemas.
A maioria das pessoas infectadas com a bactéria que causa a tuberculose não apresenta sintomas.
Quando ocorrem, os sintomas geralmente incluem tosse (às vezes, com sangue), perda de peso, sudorese noturna e febre.
Câncer de pulmão
O câncer de pulmão geralmente é uma doença mais prevalente em pessoas que fumam, mas pode surgir em decorrência de outros tipos de cânceres ou a outros fatores.
Os sintomas incluem tosse com ou sem sangue, dor no peito, sibilo e perda de peso. Geralmente, esses sintomas aparecem apenas nas fases mais avançadas do câncer.
Os tratamentos variam, mas podem incluir cirurgia, quimioterapia, radioterapia, terapia com drogas direcionadas e imunoterapia.
É possível fazer um transplante de pulmão?
Algumas doenças que acometem os pulmões podem afetar os tecidos de uma maneira que eles não fiquem mais funcionais.
Nesses casos é possível realizar um transplante de pulmão, entretanto devida a complexidade da cirurgia e a delicadeza do órgão só quando o órgão está em falência.
Como cuidar bem dos pulmões?
Agora você já sabe qual é a importância dos pulmões para o nosso corpo e qual é o papel que eles desempenham.
Portanto, evite prejudicar esse órgão e mantenha-os saudáveis sempre que possível seguindo essas dicas:
- Não fume: Fumar é principal causa do câncer de pulmão;
- Faça atividade física: A atividade e o exercício físico é capaz de fortalecer os pulmões, além de fornecer mais oxigênio para o coração e os músculos.
- Mantenha-se hidrate-se: A água ajuda a manter os pulmões limpos.
- Mantenha hábitos alimentares saudáveis: Vitaminas e nutrientes são fundamentais para o bom funcionamento do seu organismo como um todo.
Além disso, se você estiver com suspeita de problemas pulmonares, notando a presença de sintomas como dor no peito constante, falta de ar, fadiga, padrão respiratório anormal, perda de peso e falta de apetite são sintomas de deficiência na função pulmonar consulte com um pneumologista.
Agora você já sabe a importância do pulmão
Através desse conteúdo buscamos esclarecer algumas das principais dúvidas sobre o pulmão, um órgão muito importante para o nosso corpo.
Entretanto, algumas doenças podem afetá-lo permanentemente, e para evitar que isso aconteça é necessário estar com os seus exames em dia e procurar atendimento médico sempre que sentir algum sintoma suspeito
Continue lendo mais
Cãibra: O que é e como evitar
Edamame: O que é e como fazer?
Colágeno: O que é e para que serve?
O que é anticoncepcional injetável e como funciona?
Enjoo na gravidez: O que fazer e como aliviar?
Ômega 3: Quais são os benefícios?