setembro 2025
Leitura: 10 min.
Saber se a maquiagem faz mal pra pele e quais são os seus efeitos em potencial pode ajudar você a redobrar os cuidados e criar uma rotina de skin care.
Principalmente se você utiliza a maquiagem diariamente, é fundamental estar atento a alguns cuidados essenciais com a sua pele.
Nesse conteúdo, estaremos apresentando tudo que você precisa saber sobre o uso de maquiagem e seus cuidados.
Sumário
Usar maquiagem faz mal pra pele?
A maquiagem é um dos itens mais básicos de toda mulher, e até mesmo alguns homens utilizam do seu poder para realçar traços e destacar a beleza.
Mas principalmente entre o público feminino ela é extremamente popular, pois essa é a narrativa que a indústria da beleza criou e perpetuou ao longo dos anos.
Tanto que, muitas mulheres não conseguem ficar um dia sem utilizar maquiagem e inclusive estranham ao ver seu rosto natural.
Um exemplo disso, é a cantora brasileira Sandy, que recentemente deu uma entrevista relatando a sua dificuldade em se ver sem maquiagem.
Nem todas são assim, mas o fato é que a maquiagem é muito utilizada, tanto que cada vez mais as pesquisas focam no desenvolvimento de produtos menos agressivos e que possam até mesmo fornecer algum tipo de benefício para a pele.
Dito isso, é possível esclarecer que a maquiagem em si não faz mal para a pele, entretanto existem ressalvas para essa afirmação, pois é um fato que o uso inadequado da maquiagem é prejudicial.
Portanto, é fundamental saber como usar a maquiagem da maneira correta evitando que ela possa trazer prejuízos para a sua saúde e a sua pele.
Dormir com maquiagem faz mal?
Essa também é uma dúvida bastante comum, isso porque há algum tempo atrás não se sabia quais eram os efeitos da maquiagem a longo prazo.
Hoje em dia com o apoio de outros estudos sabe-se que dormir com maquiagem e ficar muito tempo com ela no rosto pode sim causar prejuízos à pele.
Por isso, a regra é clara, se você colocou maquiagem, mesmo que seja algo básico, é importante removê-la mesmo antes de dormir. Ou seja, é importante escolher um bom removedor de maquiagem antes de dormir.
Quais são os problemas comuns que a maquiagem pode causar?
Além de não dormir com maquiagem, é preciso compreender que utilizar produtos que não condizem com o seu tipo de pele pode causar uma série de problemas como:
- Obstrução dos poros;
- Mudança na qualidade da pele e no pH;
- Espinhas e cravos;
- Alergias;
- Aumento da oleosidade;
- Lesões de acne;
- Doenças de pele.
Portanto, se você quer evitar que o uso de maquiagem faça mal para a sua pele, é importante que você pesquise bem sobre a qualidade da maquiagem antes de comprá-la.
Além disso, conhecer o seu tipo de pele e se a maquiagem é adequada para ele é muito importante para evitar danos e prejuízos.
A maquiagem vencida faz mal?
Uma dúvida bastante comum é se usar maquiagem fora da data de validade pode trazer riscos à saúde.
A resposta é sim! Não se deve utilizar maquiagem vencida. Isso porque, após o prazo de validade, os conservantes e estabilizadores do produto deixam de agir de forma eficaz.
Com isso, a maquiagem pode sofrer alterações químicas, perdendo sua eficácia e aumentando a chance de contaminação por microrganismos. O resultado pode ser irritações na pele, alergias, infecções e até agravamento de problemas dermatológicos.
Por isso, em hipótese alguma utilize maquiagem vencida, e descarte o produto, principalmente se você tem algum problema de pele.
Como usar maquiagem sem fazer mal para a pele?
Agora que você já sabe em quais situações o uso de maquiagem faz mal pra pele, separamos alguns cuidados para que você possa utilizar a maquiagem com segurança.
Remova a maquiagem antes de dormir
Como já comentamos anteriormente, não se deve dormir com maquiagem, Isso porque ao dormir com a maquiagem ou permanecer com ela por muito tempo, ela pode obstruir os poros.
Além disso, também pode ser responsável pelo envelhecimento precoce, pois causa estresse oxidativo, degradação do colágeno, e resulta no surgimento de cravos, espinhas e perda do viço da pele.

Escolha produtos adequados
A escolha dos produtos é fundamental, pois produtos não adequados podem agravar problemas cutâneos e até mesmo desencadear alergias.
Separamos algumas dicas para os principais tipos de pele:
- Oleosas: são aquelas mais propensas a ter cravos e espinhas, portanto indica-se o uso de cosméticos não comedogênicos.
- Secas: Visar produtos que possam hidratar a pele, como cosméticos cremosos ou líquidos e evitar produtos que tenham álcool.
- Peles sensíveis: Evitar produtos com fragrância e com conservantes, pois podem causar irritação.
Produtos vencidos ou de má qualidade
Lembre-se que produtos vencidos devem ser descartados, pois podem conter bactérias e fungos que se proliferam e causam problemas de pele, como alergias e irritações.
Além disso, produtos de baixa qualidade, podem sim ter um efeito nocivo na pele, portanto é importante evitar.
Higienize seus produtos de maneira adequada
Os pincéis e esponjas de maquiagem precisam ser higienizados da maneira correta, pois podem acumular células mortas e até resíduos de maquiagem. Ou seja, podem ser responsáveis por causar infecções bacterianas.
Por isso você deve ou comprar um produto próprio para higienização, ou então limpá-los com água corrente e também sabonete antibacteriano neutro.
Prepare a pele antes da aplicação da maquiagem
Antes de aplicar a maquiagem, é importante preparar a pele da maneira adequada e deixá-la protegida criando uma barreira.
Por isso, invista em hidratantes faciais ou creme para o rosto, e também utilize protetor solar para evitar preparar a pele de maneira adequada.
E, quando você deseja saber o passo a passo para fazer uma boa maquiagem e como proteger a pele sem precisar lidar com complicações, é fundamental contar com um curso, como o Segredo da Beleza.
Um curso profissional para quem deseja fazer maquiagens estilosas e saber o passo a passo de cada técnica.
Agora você já sabe se a maquiagem faz mal pra pele
Através desse conteúdo buscamos esclarecer algumas das principais dúvidas sobre o uso da maquiagem e os malefícios que ela pode causar.
Caso você tenha uma reação alérgica, é importante que você busque um atendimento com o dermatologista para que ele faça uma avaliação.
Continue lendo mais
Ômega 3: Quais são os benefícios?
ADHD o que é: Significado e sintomas
Pompoarismo: O que é e como praticar?
Minoxidil: Para que serve e quando fazer seu uso?
6 Receitas de Chá Caseiro para Infecção Urinária
Como hidratar a pele: 13 dicas para você