abril 2023
Leitura: 14 min.
A maca peruana é uma espécie de planta cujo consumo pode trazer diversos benefícios para a saúde, o que faz com que ela seja considerada um superalimento.
Ela é uma fonte rica em diferentes tipos de nutrientes que ajudam a fornecer energia para o seu corpo e tem efeitos importantes para o seu metabolismo.
Por isso, é muito utilizado para quem deseja ganhar massa muscular e alcançar a hipertrofia.
E para que você conheça mais sobre os benefícios desse tipo de alimento, preparamos um conteúdo completo com tudo que você precisa saber.
Sumário
O que é maca peruana?
A maca peruana é uma planta nativa da região dos Andes, chamada de Lepidium meyenii, também popularmente conhecida pelos nomes de Ginseng-dos-Andes ou Viagra-dos-Incas.
O uso dessa planta se tornou bastante popular por conta das suas propriedades medicinais e também por proporcionar diversos benefícios à saúde.
Pois, sua composição é rica em aminoácidos, fibras, hidratos de carbono e minerais essenciais, como cálcio, fósforo, ferro, zinco, magnésio, vitaminas do complexo B, vitamina C e vitamina E.
Para que serve maca peruana?
O uso da maca peruana pode servir para diversas finalidades, pois ela é um suplemento bastante nutritivo e energético.
Além disso, ela pode ter um efeito benéfico para o desenvolvimento diferentes tipos de funções no organismo que vão desde o combate ao estresse,o cansaço, promove a libido, aumenta a fertilidade e o desempenho sexual.
Também é comumente utilizada como um auxílio em potencial para dietas de emagrecimento e combate a osteoporose e a anemia.
E é conhecida pelo seu importante papel na regulagem hormonal, que contribui tanto com o sistema endócrino quanto o metabolismo de uma maneira geral.
Conheça os benefícios da maca peruana
Agora que você já está por dentro dos diferentes usos e funções desse superalimento, também é importante conhecer maca peruana benefícios para saúde e para que serve.
Por isso, separamos uma lista com alguns dos principais:
Reduz os sintomas da menopausa
Para mulheres que queiram saber quais os benefícios da maca peruana, citamos a sua importância como controladora dos níveis hormonais, que é muito importante para a menopausa.
Pois, é nesse período em que as mulheres estão mais propensas a sofrer alterações hormonais e ter de lidar com as consequências dessas alterações por meio de diferentes sintomas.
Dentre os sintomas mais comuns presentes na menopausa, e que podem ser atenuados com o uso da maca peruana, estão as ondas de calor, secura vaginal, alterações de humor, problemas de sono e irritabilidade.
Por isso, ela pode ser uma opção interessante para aquelas mulheres que estão passando por esse período ou que ainda irão passar.
Contribui para melhorar o humor
Principalmente em mulheres na menopausa, a maca peruana ajuda a reduzir os sintomas de ansiedade e de depressão.
Pois, ela é rica em flavonoides que contribuem para melhorar o ânimo e a disposição, as propriedades regulatórias de hormônios também contribuem para o equilíbrio hormonal que pode ter influência direta no humor.
Regula o colesterol
A maca peruana é muito importante para a saúde do coração, pois ela pode regular o colesterol ruim (LDL) e aumentar as taxas de colesterol bom.
Ela também age como um vasodilatador que pode contribuir para reduzir a hipertensão arterial.
Ou seja, muito importante para manter o seu coração saudável.
Funciona como estimulante sexual
Estudos já mostraram que a maca peruana pode melhorar o desejo sexual e inclusive aumentar a líbido em homens e mulheres, que tenham disfunção sexual causadas por medicamentos como antidepressivos.
Pois sua composição rica em substâncias como macaridina, macamidas, glucosinolatos e alcalóides, com propriedades estimulantes, tônicas e antidepressivas são consideradas um poderoso estimulante sexual.
Entretanto, são necessários mais estudos para comprovar a eficácia desse tratamento.
Melhorar a disfunção erétil
Para homens os benefícios da maca peruana podem ajudar a reduzir e melhorar problemas de disfunção erétil.
Desse modo, é possível ter uma melhora na autoestima, no bem estar geral e também no desejo sexual.
Pode atuar no controle glicêmico
Estudos realizados em ratos de laboratório já se mostraram positivos quanto ao consumo de maca peruana, e seu papel no controle da glicemia, devido a presença de flavonóides e fenóis.
Ela ainda pode atuar melhorando a produção e/ou a ação da insulina, podendo ser um interessante aliado natural no tratamento da diabetes.
Entretanto, ainda são necessários estudos em humanos para validar os resultados efetivos.
Reduzir a sensação de cansaço e a fadiga
Como um dos benefícios mais conhecidos da maca peruana, sabe-se que ela possui um grande potencial para ajudar a aumentar a energia e o rendimento físico e mental.
Com isso, ela ajuda a reduzir os sintomas de cansaço e fadiga, e por isso ela é um alimento muito utilizado por atletas ou pessoas que praticam atividade física diariamente.
Além disso, ela também pode contribuir para reduzir a dor e a fadiga muscular causada pelo exercício físico.
Contribuí com o funcionamento do cérebro
O extrato de óleo da maca peruana é rico em ácidos graxos e possui um efeito antioxidante que ajuda a reduzir o dano causado por radicais livres.
Com isso ele é capaz de proteger os neurônios, além de ajudar a aumentar o rendimento mental melhorando o raciocínio, a concentração e também a memória.
A maca peruana emagrece
Por sua composição rica em vitaminas e nutrientes, a maca peruana, pode ser utilizada como suplemento durante o processo de emagrecimento.
Pois, ela ajuda a melhorar os níveis de energia e também a disposição, portanto você pode se sentir muito mais propenso em realizar atividade física.
Entretanto, seu consumo só deve ser realizado com o auxílio de um profissional de saúde e seguindo uma dieta balanceada.
Como tomar maca peruana?
A maca peruana é um produto que e encontra facilmente online, e em diferentes marcas para você incluir no seu consumo diário de alimentos, é possível encontrar a maca peruana em cápsulas quanto em pó.
E, se você gostou dos benefícios apresentados sobre o uso desse alimento, deve estar se perguntando “como tomar maca peruana”.
De acordo com profissionais da área da saúde, a dose diária recomendada é de aproximadamente 3000 mg.
Pode-se dividir essa quantidade em 3 porções ao dia, ou seja, durante as refeições, por um período de no máximo de 4 meses.
Entretanto, um profissional de saúde como o nutricionista pode alterar esses valores de acordo com a dieta indicada e o tipo de condição a ser tratada.
O uso em doses menores como doses que variam de 400 a 1000 mg por dia também poderá ter indicação de um profissional da saúde.
Como tomar maca peruana em pó para emagrecer?
A vantagem é que a versão em pó confere maior versatilidade, pois é possível adicioná-la a uma gama maior de alimentos.
E, com isso, aumentar a sensação de saciedade durante o consumo, por isso para emagrecer a maca peruana pode se agregar a alimentos como:
- Líquidos: como suco, água, vitaminas e até mesmo shakes e suplementos para atividade física, como Whey Protein.
- Smoothie e iogurtes: você pode consumir a maca peruana em um smoothie matinal e outros ingredientes de sua preferência, como banana, leite de amêndoa ou couve;
- Cereais: acrescentar o pó nos cereais matinais é uma forma de introduzir o alimento nas refeições;
- Farinhas: é possível adicionar em farinhas para preparos de bolos e panquecas e pães;
Você pode começar introduzindo na sua alimentação adicionando cerca de 2 a 3 colheres de chá.
Maca peruana malefícios
Apesar do consumo de maca peruana estar envolvido em diversos benefícios para saúde, é importante também conhecer os malefícios.
Embora, não se comprove nenhum efeito negativo direto associado ao consumo de maca peruana, gestantes e pessoas que possuem distúrbios gastrointestinais podem desenvolver algum efeito colateral ao consumirem o alimento.
Ela é segura para a maioria das pessoas em idade adulta, desde você respeite as doses de consumo, não excedendo a dose diária de 3000 mg por dia, no máximo até 4 meses de tratamento.
Pois, quantidades excessivas podem causar alergia, e por isso é importante seguir as orientações de um nutricionista para consumir a maca peruana com a orientação de um profissional de saúde.
Quem deve evitar o consumo de maca peruana?
Especialistas não recomendam o uso de maca peruana por mulheres grávidas, lactantes, pois não há registros que comprovem a segurança do consumo para essas pessoas.
Além disso, por influenciar na regulação hormonal, as pessoas que tenham problemas hormonais, estejam em tratamento contra o câncer de mama, útero, ovário e endometriose devem evitar o consumo ou seguir a orientação médica.
Inclusive, pacientes com doenças pré-existentes também devem seguir a orientação médica antes do consumo.
Agora você já pode fazer uso da maca peruana
Com tantos benefícios associados à saúde, é difícil não querer fazer o uso de maca peruano, não é mesmo?
Por isso, por meio desse conteúdo buscamos apresentar algumas informações relevantes para que você possa eliminar algumas das principais dúvidas.
E, assim saber como incluí-las no seu cardápio diário de alimentação.
Não esqueça de consultar um nutricionista para avaliar as suas necessidades nutricionais e o quanto de maca peruana você pode consumir diariamente.
Continue lendo mais
People pleaser: A necessidade de agradar os outros
Teste de gravidez: conheça as melhores opções
Benefícios do chá de camomila e 7 formas de fazer
Plano de saúde pet : 13 opções para escolher
Óleo de coco: Benefícios e como usar
Carteirinha do idoso: Saiba como fazer a sua!