julho 2023
Leitura: 15 min.
Você já conhece óleo de melaleuca para que serve? Saiba que ele é muito utilizado para tratar uma série de condições devido a suas propriedades medicinais.
Diversos estudos científicos já comprovaram alguns dos usos e benefícios do óleo de melaleuca, e por isso é muito fácil de encontrar ele para venda em produtos específicos.
Se você quer conhecer mais sobre os usos e benefícios no óleo de melaleuca continue a leitura desse conteúdo, pois apresentaremos os diferentes usos para o óleo.
Sumário
O que é óleo de melaleuca?
Antes de compreender o óleo de melaleuca para que serve, vamos conhecer qual é a sua origem.
O óleo de melaleuca é extraído de uma planta chamada de Melaleuca alternifolia, também conhecida como árvore do chá.
Ele é um óleo rico em compostos que conferem a ele diversas propriedades para o tratamento de algumas condições de saúde.
A maioria desses compostos são terpenos, como o terpinen-4-ol; gama-terpineno; alfa-terpineno; cineole; terpinoleno.
Esses terpenos são substâncias produzidas naturalmente por vegetais e que podem ser classificados com propriedades anticancerígenas, anti-inflamatórias, bactericidas, fungicidas, antinecróticas e muito mais.
No óleo de melaleuca são encontrados mais de 100 componentes, e é a partir deles que obtemos todos os benefícios da melaleuca.
Óleo de melaleuca para que serve?
Neste tópico iremos abordar alguns dos principais usos para que você possa compreender para que serve o óleo de melaleuca.
Seu óleo essencial é tão rico em propriedades que ele pode ser utilizado para uso cosmético ou até mesmo para fins medicinais.
Antimicrobiano para infecções de pele
Uma das propriedades mais conhecidas do óleo de melaleuca para que serve, é a sua ação antimicrobiana de amplo espectro.
Pois, alguns estudos já comprovaram que a atividade antimicrobiana se dá devido ao composto o terpinen-4-ol, encontrado em sua composição.
Isso faz ele ser considerado um antimicrobiano de amplo espectro capaz de agir na eliminação de algumas bactérias como E. coli, S. pneumoniae, H. influenzae, S. aureus.
Desse modo, o óleo de melaleuca para pele pode ser eficaz tanto para eliminar infecções quanto por conta de suas propriedades anti-inflamatórias.
Para tratar ferimentos basta aplicar o óleo de melaleuca na área afetada duas vezes por dia até que a sua cicatrização esteja completa.
Auxilia o tratamento contra a acne
Uma outra ação importante do óleo de melaleuca para que serve é o auxiliar o combate a acne.
Pois, ele possui propriedade anti-inflamatórias, além de ser um antimicrobiano que inibe o desenvolvimento da bactéria causadora da acne, a Propionibacterium acnes.
Ou seja, o óleo de melaleuca para pele também auxilia no combate da acne, e inclusive, é possível encontrá-lo em alguns produtos próprios para limpeza de pele e controle da acne.
Caso opte por utilizar o óleo de melaleuca puro, basta misturar 1 mL de óleo de melaleuca em 9 mL de água e aplicar a mistura nas regiões afetadas, 1 a 2 vezes ao dia.
Antifúngico para unhas
O óleo de melaleuca para que serve pode auxiliar no tratamento de infecções causadas por fungos, pois possui propriedades fungicidas.
Desse modo, ao aplicar o óleo de melaleuca para unhas você muito provavelmente notará a diferença entre o antes e depois.
Mas lembre-se que ele deve ser utilizado apenas como um tratamento auxiliar e você deve contatar um profissional de saúde.
Você pode misturar 2 ou 3 gotas do óleo de melaleuca em um outro óleo vegetal como o óleo de amêndoas e aplicar nas unhas afetadas.
Previne a descamação do couro cabeludo
O óleo melaleuca também é eficaz no tratamento da caspa prevenindo a descamação do couro cabelo e minimizando a coceira.
Também contribui com a limpeza e hidratação dos fios capilares deixando-os com aspecto mais limpo e saudáveis.
É possível encontrar shampoos que já contenham o óleo de melaleuca para cabelo em sua composição nas concentrações recomendadas para o uso, aumentando a eficácia de uso do produto.
Controla a oleosidade da pele
O óleo de mameluca para que serve para controlar a oleosidade da pele graças a sua ação antisséptica.
É fácil de encontrar diferentes aplicações do óleo melaleuca para pele em alguns produtos cosméticos que auxiliam na limpeza e também no controle de oleosidade.
Repelente de insetos
O óleo essencial de melaleuca também age como um repelente natural de insetos, principalmente com produtos que possuem DEET, em sua composição.
Desse modo, ele pode ser eficaz para impedir infestações de piolhos, auxiliando na eliminação e aliviando a coceira causada por esses parasitas.
Pode ser um ótimo tratamento contra pulgas de animais domésticos e também no ambiente, para o caso de infestações.
Saiba como aplicar o uso do óleo de melaleuca:
- Pulgas: Misture 10 gotas do óleo essencial melaleuca em óleo de coco e espalhe na pelagem do animal.
- Piolhos: Misture de 10 a 15 gotas em 60 ml de xampu infantil é o suficiente.
- No ambiente: Coloque 15 gotas de óleo essencial de melaleuca e 250 ml de água em um borrifador. Espirre no ambiente várias vezes ao dia.
- Controle de carrapatos: Aplique diretamente no inseto e aguarde de 20 a 25 minutos, se ele não desgrudar retire com cuidado para que nenhuma parte fique na pele.
Tratamento complementar para micose nos pés
A frieira, ou pé de atleta, é uma condição de difícil tratamento, e a aplicação do óleo de melaleuca na pele pode auxiliar na recuperação e também melhorar o resultado.
Pois ele age reduzindo os sintomas e também eliminando a infecção fúngica além de reduzir a coceira e a inflamação.
Para obter o benefício do óleo de melaleuca para que serve como tratamento para frieira basta misturar meia xícara de chá com pó de araruta e meia xícara de chá de bicarbonato de sódio e adicionar cerca de 50 gotas de óleo de melaleuca.
Previne o mau hálito
O óleo de melaleuca também ajudam na saúde e higiene bucal ao combater micro-organismos que são responsáveis pelas cáries e pelo mau hálito.
Suas propriedades antissépticas e antibacterianas eliminam os microrganismos e previne contra inflamações na gengiva e nos dentes.
Alguns produtos dentários podem conter o óleo de melaleuca em sua composição, como pastas de dentes naturais e enxaguantes bucais.
Mas você também pode experimentar fazer um elixir caseiro utilizando uma gota de óleo de melaleuca em uma xícara de água morna, misturar e bochechar por cerca de 30 segundos.
Trata infecções genitais
O óleo de melaleuca para que serve também pode auxiliar no tratamento de infecções genitais como a candidíase, vaginose e outras infecções.
Além de aliviar os sintomas, ele também pode ser utilizado para acelerar a recuperação, mas compreenda que o uso do óleo não deve substituir a orientação de um profissional de saúde.
Óleo de melaleuca para partes íntimas como usar: Faça a diluição do óleo de melaleuca com outro óleo, como o de amêndoas, por exemplo, e aplique sobre a região genital.
Cicatrização de queimaduras de pele
O óleo de melaleuca para que serve também pode ajudar na cicatrização de queimaduras, pois ele possui propriedades antissépticas, antibióticas e antifúngicas que auxilia no tratamento de feridas e queimaduras.
Principalmente em queimaduras de sol ajudando a hidratar e evitar o descamamento da pele.
Para utilizar o óleo de melaleuca na pele basta diluir uma parte do óleo essencial de melaleuca para dez partes de óleo de coco e espalhar em abundância na área afetada.
Contenção de mau odor
O óleo de melaleuca para que serve no combate ao mau odor, pois contém propriedades antimicrobianas.
Também é possível encontrar desodorantes que já contenham o óleo de melaleuca na concentração pronta para uso.
Mas você pode fazer a sua própria composição em casa pingando duas gotas em 100 ml de água e misturar com a mesma quantidade de leite de magnésia.
Contraindicações de uso
Agora que você já conhece os benefícios do óleo de melaleuca e também do óleo de melaleuca para que serve, é preciso estar atento às contra indicações de uso.
Esse óleo só deve ser usado externamente, e em hipótese alguma deve ser ingerido por se tratar de um óleo tóxico por via oral.
Quando ingerido ele pode causar confusão mental, dificuldade de controlar os músculos e na realização de movimentos.
Apesar de existirem poucos efeitos adversos reportados, e óleo seja bem tolerado (em baixas concentrações), quando aplicado na pele, alguns usuários podem desenvolver irritações de pele e alergias.
Portanto, não recomenda-se o uso do óleo de melaleuca em regiões sensíveis do rosto como perto das mucosas.
Além disso, recomenda-se diluir o óleo antes da aplicação na pele em 1 gota de óleo essencial de melaleuca para cada ml de óleo vegetal.
Embora o uso de óleo de melaleuca traga diversos benefícios, indica-se que os pacientes procurem a orientação de um médico especialista para tratar condições de saúde.
Agora você já sabe a óleo de melaleuca para que serve
Através desse conteúdo buscamos apresentar o que é o óleo de melaleuca, para que serve e como você pode utilizá-lo.
Apesar do óleo de melaleuca ser uma opção de tratamento natural para diversas condições é preciso estar atento ao seu uso, pois ele pode desencadear reações alérgicas.
No caso de alergias, interrompa imediatamente o uso do produto e procure por um profissional de saúde, o dermatologista, para que ele possa te auxiliar.
Continue lendo mais
Removedor de tinta de cabelo: Como usar?
Quais são os 20 alimentos que mais engordam?
Creme de Nutrição Capilar: Para que serve e como escolher?
Crise existencial: O que é e o que fazer?
Sintomas de gravidez: Conheça os 21 principais
Dor no umbigo: 12 principais causas