agosto 2023
Leitura: 18 min.
Sentir coceira no corpo pode estar associado a diversas causas que vão desde a pele seca, alergias e até mesmo outros problemas de saúde.
Dependendo da causa, ela ainda pode vir acompanhada de outros sintomas que podem gerar desconforto e causar ainda mais irritação da pele.
Portanto, é preciso conhecer quais são as prováveis causas da coceira no corpo e como você pode fazer para eliminá-la.
Foi pensando nisso que elaboramos um conteúdo completo para você saber tudo sobre esse assunto.
Sumário
O que tomar para coceira no corpo?
Se você está sofrendo de coceira no corpo e ainda não encontrou uma solução para acabar com esse sintoma e desconforto é importante que busque ajuda profissional.
Existem diversos tipos de coceira no corpo, pois ela pode ser um coceira no corpo inteiro, em apenas uma região, ou seja uma coceira localizada e ainda vir acompanhada de alguns sintomas.
Quando acompanhada de lesões na pele como bolhas, ou feridas, tendem a ser originárias de infecções causadas por microorganismos.
Por isso, antes mesmo de decidir o que tomar para coceira no corpo é importante entender a causa e a origem dela para receber um diagnóstico médico adequado.
Além disso, a coceira de pele pode não estar relacionada a um problema de saúde sério e sim com a falta de hidratação.
Pois a pele seca forma pequenas rachaduras na pele que podem provocar coceira, nesses casos tenha um bom hidratante de pele em mãos.
E, lembre-se, caso a coceira não cessar por conta própria ou não diminuir é importante evitar a automedicação, pois ela pode agravar o seu estado de saúde.
Apenas a avaliação médica poderá definir o que é bom para coceira no corpo depois de um diagnóstico.
O que pode ser coceira no corpo?
Para ajudar você a buscar um tratamento com um profissional de saúde, separamos algumas das principais causas de coceira no corpo.
Alergia
Uma das causas mais comuns de coceira no corpo todo, ou em regiões localizadas, é a alergia.
A alergia é uma resposta exagerada do sistema imunológico a substâncias que geralmente são consideradas inofensivas, mas que dependendo do organismo podem desencadear a liberação de substâncias químicas que resultam em muita coceira no corpo.
Nesse caso, a coceira também pode vir acompanhada de outros sintomas como bolhas vermelhas ou brancas, crostas e feridas na pele.
A urticária é um tipo de reação bastante comum e pode ser desencadeada por diversos tipos de alérgenos, como:
- Suor em excesso;
- Picada de insetos;
- Contato com pelo ou saliva de animais;
- Alimentos;
- Medicamentos;
- Contato com pó e ácaros.
Ela é mais comum em pessoas que já possuem tendência a ter alergia, e nesses casos é importante evitar o contato com o alérgeno em potencial.
Além disso, é indicado lavar a região com água fria e de preferência sabão neutro, posteriormente consultar com um imunoalergista ou dermatologista para que ele possa receitar medicamentos para o uso.
Dermatite
As dermatites se apresentam como condições onde há uma inflamação da pele que pode ocorrer por diversos motivos.
Geralmente estão associadas a causas genéticas ou a doenças auto-imunes, e podem se apresentar como coceiras no corpo do nada de leves a moderadas.
Além da coceira, as dermatites podem vir acompanhadas de outros sintomas e alterações na pele.
As principais dermatites que podem desencadear coceira como sintomas são:
- Dermatite de Contato: Geralmente desencadeada pelo contato da pele com substâncias irritantes, como produtos químicos em cosméticos, detergentes ou metais em jóias e até mesmo tecidos.
- Dermatite Atópica: É uma forma crônica de dermatite que geralmente surge associada a pessoas com histórico familiar de condições alérgicas, como asma e a rinite. Geralmente causa coceira local, nas dobras dos braços e joelhos, bochechas, pescoço, mãos e pés.
- Dermatite Seborreica: Ocorre principalmente pela produção excessiva de sebo, podendo se localizar no couro cabeludo, em outras regiões mais oleosas da pele.
- Psoríase: É uma inflamação crônica que causa intensa multiplicação de células nas camadas mais superficiais, provoca coceira e manchas vermelhas ressecadas.
É importante consultar um dermatologista para que ele possa avaliar as lesões e assim fornecer um diagnóstico e tratamento que pode incluir o uso de cremes hidratantes, remédios corticoides e anti-alérgicos.
Infecções de pele
Infecções de pele, ou doenças de pele, podem desencadear coceira e vermelhidão no corpo.
Geralmente são causadas por microorganismos como fungos, bactérias e até mesmo parasitas.
Ocorrem em diferentes áreas do corpo e os outros sintomas dependem do tipo de microorganismo que causou a infecção.
Portanto conheça, algumas das infecções mais comuns são:
- Micoses de pele: Geralmente se caracterizam por lesões arredondadas, avermelhadas, ou esbranquiçadas,as mais comuns são infecções como Tinha, Onicomicose, Intertrigo e Pitiríase Versicolor;
- Candidíase cutânea: Infecção causada por uma levedura chamada cadândida cujos sintomas são coceira na pele, lesões avermelhadas e podendo de manifestar nas dobras do corpo como nos seios, virilhas, axilas, unhas e entre os dedos.
- Escabiose: É uma infecção causada pelo Sarcoptes scabiei, que causa uma coceira intensa e caroços avermelhados, e é bastante contagiosa;
- Herpes: a infecção pelo vírus da herpes causa vermelhidão e pequenas bolhas, que podem causar coceira ou ser dolorosas, sendo comuns nos lábios e na região genital;
- Impetigo: infecção na pele causada por bactérias que provocam o surgimento de pequenas feridas que contém pus e formam crostas.
Geralmente são infecções que podem ser transmitidas de uma pessoa para a outra, e precisam de tratamento médico específico podendo envolver o uso de antifúngicos, antibióticos e antivirais.
Pele ressecada
A pele ressecada é uma das causas mais comuns de coceira no corpo, pois quando ressecada ela enfraquece a barreira natural do corpo, e assim a pele fica mais fina, perdendo a capacidade de produzir óleo e reter a hidratação natural.
Com isso é possível que você sinta coceira constante e também a irritação da pele, pois ela estará mais sensível e vulnerável a substâncias externas.
Geralmente a pele seca é causada por excesso de banhos quentes, uso de medicamentos ou contato com o frio.
Por isso, se você está com coceira no corpo por conta da pele ressecada é importante evitar tomar banhos muito quentes, usar hidratantes para pele seca, que contenham ceramidas, vitamina E e uréia.
Além disso, é importante não deixar de consultar um dermatologista uma vez que a pele seca também pode estar associada a outras doenças.
Doenças sistêmicas
Algumas doenças sistemas podem ser a principal causa de coceira no corpo, além da pele elas podem acometer órgãos de diferentes regiões do corpo.
Algumas doenças que podem causar coceira no corpo são:
- Infecções virais (Dengue, COVID-19 e Zika ou catapora);
- Doenças nos rins
- Neuropatias;
- Doenças endócrinas;
- Diabetes;
- HIV;
- Doenças hematológicas;
- Câncer;
São doenças que estão acompanhadas de outros sintomas, e por isso é importante estar atento a esses sintomas para saber qual médico procurar.
O tratamento para essas condições deverá ser individualizado e de acordo com o diagnóstico.
Lúpus
O lúpus é uma doença autoimune que pode ser caracterizada pela produção de anti-corpos em excesso.
Com isso, ele pode desencadear reações inflamatórias na pele e causar sintomas de irritação, vermelhidão e coceira no corpo.
Em casos mais graves, pode atingir outros órgãos provocando falta de ar e dor, existem outros sintomas comuns no lúpus.
Apesar de não apresentar cura, é possível controlar e estabilizar a doença com o auxílio de medicamentos e pomada para coceira.
Portanto, para investigar a doença, é preciso consultar com um profissional de saúde que seja reumatologista.
Problemas no fígado e na vesícula
Algumas complicações de doenças do fígado ou na vesícula biliar podem causar um aumento de bilirrubina, que é um componente presente da bile.
Como resultado desse aumento e acúmulo de bilirrubina é comum se observar sintomas como pele e olhos amarelados, além de coceira na pele que pode ser mais intensa à noite e principalmente nas extremidades do corpo como a palma das mãos e dos pés.
Já a colestase gravídica é uma doença hepática que pode surgir durante a gravidez que também pode desencadear coceira no corpo na gravidez.
Por isso, é importante consultar com um hepatologista para que ele possa avaliar o seu histórico de saúde.
Doenças psicológicas
Conhecida também como coceira no corpo emocional, ou prurido psicogênico, surge quando o acometido possui histórico de depressão, transtorno bipolar, ansiedade, distúrbio obsessivo-compulsivo.
Assim, podemos dizer que em alguns casos esse tipo de coceira se manifesta com tamanha intensidade que pode causar lesões na pele.
Para tratar esse tipo de coceira no corpo é importante consultar primeiramente com um médico dermatologista para que ele possa avaliar que não se trata de nenhuma doença dermatológica.
Além disso, posteriormente é importante passar por avaliação psicológica, para que o profissional possa avaliar o quadro e indicar tratamentos com psicoterapeuta ou uso de medicamentos.
Pomada para coceira no corpo
Se você quer conhecer algumas das principais pomadas para minimizar a coceira no corpo e que podem ser indicadas pelo seu médico.
- Pomadas com calamina: Para tratamento de alergias, picadas de insetos e até mesmo queimaduras solares. Encontradas com nome comercial de Ducilamina, Calamyn, Solardri e Caladryl.
- Pomadas antialérgicas:Substâncias anti-histamínicas que podem ser utilizadas principalmente para tratar alergias na pele como dermatites, ou picadas de alergia de inseto. Encontra-se com o nome comercial de Profergan, Fenergan Prometazina, Polaramine e Dexclorfeniramina.
- Pomadas corticoides: São associados a o tratamento de micoses, psoríase, eczemas e dermatite atópica. Mas só deve ser usado quando recomendados pelo médico. É possível encontrá-las com os nomes de Berlison ou Hidrocorte, com hidrocortisona, Cortidex, com dexametasona, ou Esperson.
- Pomadas hidratantes: São opções que ajudam a manter a pele hidratada e reduzir o desconforto causado pela coceira, existem diversas opções no mercado. Xeracalm Bálsamo Relipidizante da Avéne, Fisiogel AI ou o Lipikar Baume AP+ de La Roche Posay.
Remédio caseiro para coceira no corpo
Não existe uma solução caseira para coceira no corpo uma vez que a solução do problema depende da causa, mas existem algumas medidas que podem ajudar a aliviar.
- Primeiramente evite coçar ou esfregar as áreas que já estão coçando, e mantenha as unhas curtas para evitar coçar.
- Use roupas leves, que não irritem a pele, e fique longe de tecidos mais ásperos como poliéster e lã.
- Ao tomar banho de preferência utilize um sabonete neutro e utilize água morna.
- Aplique compressas frias onde você está com coceira;
- Evite sentir calor ou se expor ao sol
Com essas medidas fica mais fácil evitar a coceira e portanto até a sua consulta com um profissional de saúde.
Agora você já sabe tudo sobre coceira no corpo
Através desse conteúdo buscamos apresentar as principais causas de coceira no corpo e o que você deve fazer para buscar tratamento.
Ressaltamos a importância de procurar um profissional especializado para avaliar o seu histórico de saúde e verificar a possibilidade de tratamento a fim de determinar um remédio eficaz.
Ou seja, esse conteúdo não substitui a avaliação de um especialista e não deve ser seguido com propósito de obter autodiagnóstico ou automedicação.
Continue lendo mais
Candidíase: Sintomas e tratamento
Exercício glúteo: 20 opções para treinar em casa
Pé amarelo: 8 possíveis causas
Quem amamenta pode tomar pílula do dia seguinte?
Bulking: O que é? Como fazer?
Teste de discalculia: Faça agora!