Como desentupir o nariz: dicas e produtos

outubro 2022

Leitura: 15 min.

Aprender como desentupir o nariz e saber como se livrar da sensação de desconforto é muito importante para quem está passando por um processo alérgico, uma gripe ou resfriado.

Pois, o nariz entupido normalmente é resultado da inflamação dos vasos sanguíneos presentes na mucosa nasal, e também do excesso de produção de muco.

Ele pode ser bastante incômodo, uma vez que pode afetar a qualidade do sono, bem como a qualidade da respiração.

Apesar da desobstrução nasal acontecer naturalmente em poucos dias, na maioria dos casos, é importante encontrar formas de aliviá-la. 

Por isso, separamos as principais dicas de como desentupir o nariz e alguns produtos que podem ajudar você a ter melhores resultados. 

Descubra porque o nariz entope e como desentupir o nariz

Um nariz entupido normalmente é uma das consequências de alergias, rinites, sinusites, gripes ou resfriados, tempo seco e poluição atmosférica.

Ao entrar em contato com um agente externo, o corpo produz uma reação imunológica para a criar uma proteção contra a invasão desse agente.

Essa proteção nada mais é do que a produção de muco, que é produzido na concha nasal. Quando a concha nasal inflama e incha, com o aumento na produção de muco as narinas acabam ficando obstruídas.

Principalmente, à noite, que é período onde o corpo tem maior dificuldade em fazer a limpeza das vias e remover o muco nota-se uma piora no entupimento do nariz.

Existem várias técnicas que você pode aprender de como desentupir nariz e elas vão desde a realização lavagem do nariz, inalação do vapor, fazer massagem nas maçãs do rosto  e outras possibilidades.

Elas são fundamentais para aliviar a sensação de desconforto e permitir que você possa respirar tranquilamente. 

10  dicas de como desentupir o nariz

Nesse tópico, iremos apresentar dicas de como desentupir o nariz, entretanto é fundamental que você busque acompanhamento médico com o otorrinolaringologista ou um clínico geral.

Pois eles são profissionais especializados na sua área de atuação e que tem capacidade para avaliar o quadro clínico do paciente.

Apenas esses profissionais da saúde podem indicar o tratamento mais adequado e também incluir a adoção de medidas caseiras para aliviar o nariz entupido.

Lavagem nasal

A lavagem nasal é uma das maneiras de como desentupir nariz com soro  que pode ser realizado em casa. 

É possível utilizar o soro fisiológico ou outras soluções medicamentosas preparadas exclusivamente para esse procedimento.

Normalmente esse tipo de lavagem é feita com soro 0,9%, que ajuda na remoção de bactérias e alivia a falta de ar.

Mas também é possível fazer uma solução salina, dissolvendo 1 colher de sopa de sal em 1 xícara de chá de água fervida.

Para fazer a lavagem é preciso ter uma seringa sem agulha, ou um irrigador nasal, e então seguir o passo a passo: 

  • Primeiramente pegue uma seringa sem agulha, ou o irrigador nasal, coloque de 15 a 20 ml do soro fisiológico;
  • Coloque a seringa, ou o irrigador, em uma das narinas;
  • inserir a água com sal, deixando o líquido sair pela outra narina;
  • Repita o processo na outra narina.

O soro fisiológico é facilmente encontrado em farmácias, já o irrigador nasal pode ser encontrado na amazon.

como desentupir o nariz com irrigador nasal

Essa maneira de como desentupir o nariz com seringa também ser realizada em crianças e bebês a partir de 6 meses  e é bastante eficaz para desentupir o nariz rapidamente. 

Umidificador de ambientes

O ar seco pode contribuir para a congestão nasal, pois há um ressecamento das vias respiratórias.

E umidificar o ambiente é uma das formas de como desentupir nariz, pois hidratar as vias aéreas deixando elas menos irritadas e aliviando a sensação de desconforto e também facilitando as congestões causadas pelo excesso de muco.

Para umidificar o ar você pode utilizar baldes, bacias com água quente, tomar banho com água quente , colocar uma toalha molhada na cabeceira da cama ou adquirir um umidificador de ar elétrico.

A vantagem é que você pode colocar o umidificador de ar elétrico próximo a sua cama para melhorar a sua qualidade do sono e evitar sentir sono excessivo no dia seguinte.

É importante que o vapor se espalhe e umidifique todo ambiente  para ajudar você a aliviar o desconforto. 

como desentupir o nariz com umidificador de ar

Use mais travesseiros 

É bem comum notar que à noite as nossas narinas parecem mais obstruídas do que ao longo do dia, e a posição pode contribuir com esse fator.

Dessa forma, é indicado deitar-se em um encosto elevado, utilizando mais travesseiros ou então comprando uma almofada para que o seu corpo não fique tão posicionado na horizontal.

 Essa mudança facilita a remoção do muco e consequentemente é uma maneira de como desentupir o nariz na hora de dormir.

Atualmente, no mercado, já existem travesseiros com regulagem de altura que facilitam muito situações de congestionamento nasal. 

como desentupir nariz antes de dormir

Use descongestionantes nasais

Para algumas pessoas a melhor estratégia de como desentupir o nariz rápido é através do uso de descongestionantes nasais, quando recomendados por um médico. 

Alguns remédios possuem substâncias como anti-histamínicos, como bronfeniramina e clorfeniramina; e descongestionantes, como fenilefrina, oximetazolina e pseudoefedrina, que podem ser usados por via nasal.

Eles contribuem com o alívio da congestão nasal, facilitando a respiração. E sua utilização  vai depender do quadro clínico do paciente. 

Existem diversas marcas de descongestionantes nasais no mercado, e eles atuam principalmente removendo as impurezas de dentro das narinas e no processo de contração dos vasos e isso melhora a congestão nasal.

Para quem busca uma forma de como desentupir o nariz em 3 segundos saiba que normalmente o efeito destes medicamentos acontece de forma muito rápida.

Tomar um banho quente

O banho quente funciona seguindo a mesma lógica da umidificação do ambiente, pois o vapor vai deixar o ambiente úmido promovendo a hidratação das mucosas e contribuindo para que o muco escorra de maneira natural.

Além de ser uma ótima maneira de como desentupir o nariz em casa e de aliviar o desconforto do nariz entupido, ele também ajuda a relaxar o corpo.

Compressas mornas sobre o rosto

Da mesma forma, que o banho quente também é possível fazer compressas mornas sobre o rosto, aproveitando-se do vapor e da umidade para desobstruir o nariz.

Você pode optar pelo uso de água durante a realização das compressas ou até mesmo um chá para contribuir com melhores resultados.

No caso, o chá de hortelã possui propriedades expectorantes, ajudando a liberar o muco e a secreção e consequentemente sendo uma forma eficaz de como desentupir o nariz.

Para fazer compressas:

  • Basta escolher uma fralda de pano ou toalha
  • Umedeça a toalha em água quente, ou no chá;
  • Em seguida coloque sobre o rosto na região do nariz
  • Permaneça com a toalha no rosto até ela esfriar

Cuidado!! Na hora de colocar a toalha no rosto esteja atento a temperatura e evite queimaduras, apenas faça a compressa em uma temperatura suportável. o importante é umedecer as vias respiratórias. 

Beba sucos processados

Se você estiver passando por uma gripe ou resfriado saiba que uma das formas de como desentupir o nariz é  aumentar o consumo de vitamina C. 

A vitamina C ajuda a fortalecer e estimular o sistema imunológico atuando na prevenção de infecção e bactérias por vírus.

Por isso, você pode incluir na sua alimentação a ingestão de fruta como  laranja, abacaxi, tangerina, limão, acerola e caju que são ricas na vitamina C.

Para facilitar a ingestão de que não é muito fã desses alimentos é possível fazer sucos através do uso de liquidificadores ou o uso de uma centrífuga para alimentos. 

Inclui-los na sua alimentação diária pode contribuir para que você pegue gripes ou resfriados com menos frequência.

Tenha sempre água na sua garrafinha

A ingestão de líquidos é muito importante, pois o muco se torna mais fluido e dessa forma ele é mais facilmente liberado, por isso hidrate-se.

Além de sucos ricos em vitamina C, você deve aumentar a ingestão de água e de líquidos em geral.

E beber pelo menos 2 litros de água diariamente e até 3 litros em dias mais quentes ou quando quiser utilizar esse método de como desentupir o nariz. 

Você também pode incluir alguns chás na ingestão de líquidos, pois alguns contribuem para restabelecer a saúde do organismo.

Como por exemplo o chá de limão com mel que além de ser rico em vitamina C também possui propriedades anti-inflamatórias. 

Use um nebulizador

Você já sabe que a umidade é uma das principais maneiras de desentupir o nariz, mas ainda existe uma outra técnica que você pode utilizar para inalar vapor.

Basta esquentar água quente em uma bacia e ficar respirando o vapor da água, você também pode utilizar ervas que contribuem e promovam um melhor alívio dos sintomas

Se você tem problemas recorrentes com nariz congestionado, existe a possibilidade de adquirir um aparelho para fazer nebulização, o nebulizador.

Através dele é possível fazer nebulização com soro fisiológico e basta colocar a máscara no rosto e inalar o vapor de 15 a 20 minutos. 

nebulizador

Massageie o seio nasal

Massagear a região do nariz ajuda a dissolver as secreções, promovendo maior eficácia da lavagem nasal. 

Dessa forma, o muco é mais facilmente removido e os vasos sanguíneos da região são estimulados com uma massagem feita com os dedos.

Você pode fazer a aplicação de algum tipo de óleo sobre a pele para facilitar a massagem.

Agora você já sabe como desentupir o nariz

Apresentamos diversas maneiras para você aprender como desentupir o nariz e melhorar a sua saúde, principalmente se você estiver passando por um resfriado ou gripe.

Não esqueça de consultar o seu médico, em suspeita de alergias ou dificuldades respiratórias recorrentes.

Para que ele possa avaliar o seu quadro clínico, e para que você possa melhorar a sua condição de saúde e bem-estar. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Copy link
Powered by Social Snap