fevereiro 2024
Leitura: 11 min.
O termo narcisismo tem ganhado popularidade em um mundo cada vez mais preocupado com a própria imagem e pela busca por validação externa, no entanto, o conceito vai além de uma simples vaidade superficial.
Por isso, através deste conteúdo vamos te mostrar como o narcisismo se manifesta em diversos contextos sociais, influenciando desde os ambientes de trabalho, até as dinâmicas familiares.
Sumário
O que é Narcisismo?
Primeiramente, o transtorno de narcisismo teve origem com o mito de Narciso, que era um jovem caçador muito bonito e vaidoso, que após negar várias pretendentes, se apaixonou pelo próprio reflexo. Com isso, Narciso morreu de fome e sede à beira da fonte de água onde via a sua imagem refletida.
Por isso, o transtorno de personalidade narcisista é uma condição psiquiátrica em que a pessoa tem comportamentos de exibicionismo, grandiosidade, sente indiferença em relação ao outro, não possuem empatia e são incapazes de se relacionar.
Quais são as características de uma pessoa Narcisista?
Algumas das principais características de uma pessoa narcisista são:
- Autoestima elevada: A pessoa tem uma visão excessivamente positiva de si mesmo, sendo frequentemente acompanhada de um senso de superioridade em relação aos outros.
- Desejo de admiração: A pessoa deseja constantemente admiração, elogios e reconhecimento por suas realizações, muitas vezes buscando ativamente atenção e validação externa.
- Falta de empatia: Possui dificuldade em compreender, reconhecer e responder adequadamente às emoções, perspectivas e as necessidades dos outros.
- Exploração interpessoal: Utiliza seus relacionamentos e as interações sociais para favorecer as próprias necessidades e objetivos, sem ligar para o impacto nos outros.
- Fantasias de grandeza: Tendência a exagerar suas conquistas e habilidades, muitas vezes criando uma narrativa grandiosa sobre si mesmo para aumentar a autoestima.
- Manipulação: É uma pessoa que utiliza a manipulação para controlar e influenciar os outros em benefício próprio.
- Não aceita críticas: Quando criticada ou rejeitada, muitas vezes reage com raiva, na defensiva ou desvalorizando os outros para proteger sua autoimagem.
- Falta de responsabilidade: Tem dificuldade em assumir responsabilidade por erros ou fracassos, com uma tendência a colocar a culpa nos outros ou a circunstâncias externas.
Quem tem traços narcisistas tem o transtorno de narcisismo?
Primeiramente, ter traços narcisistas não quer dizer que você tenha um transtorno narcisista da personalidade. Muitas pessoas podem ter alguns traços narcisistas em determinadas situações ou em certos aspectos de suas personalidades sem que isso seja um transtorno. Além disso, os traços narcisistas podem ser parte normal do ser humano e podem surgir em vários momentos da sua vida, principalmente em momentos de estresse, desafio ou quando há a necessidade de se destacar.
Por isso, é importante saber diferenciar entre ter traços narcisistas e ter um transtorno narcisista da personalidade. No transtorno narcisista da personalidade, os traços narcisistas se tornam tão pronunciados e persistentes que afetam significativamente a vida da pessoa e suas relações pessoais. No entanto, ter alguns traços narcisistas não é, por si só, suficiente para diagnosticar alguém com um transtorno narcisista da personalidade.
Como é feito o diagnóstico do transtorno de narcisismo?
O diagnóstico do transtorno de narcisismo deve ser feito por profissionais de saúde, como os psicólogos ou psiquiatras, através de uma avaliação detalhada. O profissional vai realizar uma entrevista detalhada com o paciente para entender seus sintomas, histórico pessoal e familiar, e o impacto que esses sintomas causam em sua vida diária e relacionamentos.
O profissional vai avaliar se o paciente atende aos diagnósticos estabelecidos pelo Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais (DSM-5), que é um sistema amplamente utilizado para diagnosticar os transtornos mentais.
O psicólogo ou psiquiatra analisa os padrões de comportamento do paciente ao longo do tempo, incluindo a sua forma de lidar com críticas, de interagir com os outros, expressar emoções e buscar reconhecimento ou admiração. Além disso, o profissional deve descartar outras condições médicas ou psiquiátricas que possam estar contribuindo para os sintomas do paciente, garantindo que o diagnóstico seja preciso.
Tipos de Narcisismo:
No espectro do narcisismo existem diferentes tipos ou subtipos que podem se manifestar de maneiras variadas, são eles:
- Narcisismo grandioso: Primeiramente, o narcisismo grandioso é caracterizado por um senso inflado de autoimportância, busca por admiração e falta de empatia. Por isso, pessoas com esse tipo de narcisismo exibem comportamentos dominantes, arrogantes e a necessidade constante de serem admirados.
- Narcisismo vulnerável ou sensível: Esse tipo envolve uma máscara de autoestima frágil e vulnerável por baixo de uma fachada de arrogância. As pessoas com esse tipo de narcisismo podem se comportar de maneira defensiva, serem altamente sensíveis à crítica e terem dificuldade em lidar com a rejeição ou a falta de atenção.
- Narcisismo Maligno: Considerado o extremo do espectro narcisista, o narcisismo maligno envolve traços de personalidade como manipulação, crueldade, sadismo e uma total falta de empatia. As pessoas com esse tipo de narcisismo podem ser altamente destrutivas em seus relacionamentos e podem causar danos significativos aos outros sem remorso.
Como tratar esse transtorno?
É comum que pessoas com o transtorno de personalidade narcisista procurem tratamento por outros motivos, geralmente por depressão, ansiedade, insônia, solidão e também pelo uso de álcool e outras substâncias. O tratamento geralmente envolve terapia psicológica, como a terapia cognitivo-comportamental (TCC) ou a psicoterapia de apoio.
No entanto, ele pode ser difícil de tratar, pois a maioria das pessoas com esse transtorno não reconhecem que têm um problema, e podem resistir ao tratamento. O transtorno de personalidade narcisista geralmente requer um compromisso longo com a terapia e pode ser um processo lento e desafiador.
Além disso, embora o tratamento possa reduzir os sintomas, não há uma “cura” definitiva para o transtorno. No entanto, você pode aprender a gerenciar seus sintomas e desenvolver relacionamentos mais saudáveis com a ajuda e o apoio contínuo.
Agora que você já sabe o que é narcisismo
Sobretudo, esperamos que este conteúdo tenha te ajudado a entender o que é o narcisismo e o que fazer. Portanto, se você identificar vários desses sinais e sintomas em seu comportamento e isso estiver causando dificuldades significativas em sua vida pessoal, profissional ou social, é importante procurar a ajuda de um profissional de saúde mental para uma avaliação e possível tratamento.
Além disso, somente um profissional qualificado pode diagnosticar um transtorno narcisista da personalidade com precisão.
Continue lendo mais
Colesterol HDL: o que é e para que serve?
Sintomas de infarto: Os 13 principais
Afta na língua: sintomas, causas e tratamento
Placa de bruxismo: o que é e quando utilizar?
6 Receitas de Chá Caseiro para Infecção Urinária
Caroço no peito: 8 possíveis causas