outubro 2024
Leitura: 18 min.
Descobrir formigamento nos pés o que pode ser é uma maneira de cuidar da sua saúde, pois esse é um sintoma comum de diversas condições.
Embora não seja possível afirmar com certeza do que se trata, sem consultar um médico, é possível compreender quais outros sintomas podem estar associados com o formigamento nós pés e deduzir a causa.
Assim, quando chegar na consulta médica é mais fácil explicar o que você está sentindo e assim facilitar o atendimento.
Pensando nisso, preparamos um conteúdo completo sobre o que pode ser formigamento nos pés e suas principais causas.
Sumário
O que é formigamento nos pés?
Antes de conhecer o que pode ser formigamento nos pés, é importante saber identificar o que é um formigamento.
O formigamento é um sintoma que pode ser descrito como uma sensação de picadas, alfinetadas, queimação ou até mesmo dormência na região.
Na maioria das vezes ele acomete o pé inteiro, mas pode acometer apenas em um dos pés ou então nos dedos dos pés, por exemplo.
Ela pode ser temporária, ou pode permanecer por longos períodos, vindo acompanhada de outros sintomas como fraqueza muscular, dor ou se estender para outros membros.
As causas do formigamento nos pés podem ser diversas, e é preciso consultar um médico e passar por uma avaliação para obter um diagnóstico e tratamento adequados.
O que pode ser formigamento nos pés?
Agora que você já sabe o que é formigamento nos pés, preparamos uma lista com algumas das causas mais comuns e os sintomas associados:
Permanecer na mesma postura por longos períodos
Uma das causas mais comuns de o que pode ser formigamento nos pés é permanecer na mesma posição por muito tempo.
Seja sentado, deitado ou parado em pé, isso pode interromper e atrapalhar a circulação sanguínea, pois pode haver compressão dos nervos e vasos sanguíneos que levam sangue até os pés.
Geralmente esse tipo de situação não gera muita preocupação e se resolve após o momento que o corpo volta a se movimentar.
Entretanto, é importante que você realize alongamento diários, pelo menos uma vez ao dia, ou então troque de posição para que seus pés não sejam afetados.
Usar um massageador de pés também é uma boa opção para estimular a volta da circulação na região.
Quem trabalha a pé ou sentado, deve ter cuidado redobrado com a circulação, pois ela pode causar problemas como o aparecimento de varizes nas pernas.
Desordens psicológicas
A ansiedade e o estresse excessivo são condições que podem provocar formigamento nos pés como sintoma.
Outros sintomas podem estar presentes, além do formigamento, como suor, palpitações, coração acelerado, tremores, falta de ar.
Uma pessoa com esse nível de sintomatologia, deve procurar um atendimento profissional para uma avaliação, pois pode se tratar de uma crise.
Algumas pessoas podem até acreditar que estejam sofrendo um infarto, embora os exames cardíacos não mostram alterações.
É bem provável que essa pessoa precise realizar um acompanhamento psicológico ou psiquiátrico.
Além disso, também é possível encontrar outras maneiras de lidar com o estresse e incluir práticas de rotina mais saudável também é importante para quem tem formigamento no corpo por conta da ansiedade.
Má circulação dos membros inferiores
Problemas de circulação nos membros inferiores são uma das principais causas de formigamento nos pés o que é.
Ela se caracteriza principalmente pela dificuldade do sangue de passar pelas veias e artérias, e pode estar relacionada a algumas condições como hipertensão, hipotensão, uso de medicamentos, genética e até mesmo gravidez.
Não é incomum que pessoas formigamento oriundo de má circulação frequentemente sentem as pernas inchadas e também dor local.
Para tratar é preciso descobrir a causa da má circulação, portanto é importante procurar por um cirurgião vascular ou um clínico geral.
Acidente vascular cerebral
O acidente vascular cerebral é uma das possíveis causas de o que pode ser formigamento nas mãos e nos pés em apenas um dos lado dos corpo.
Caracterizado pelo entupimento, ou rompimento, de um dos vasos sanguíneos que levam sangue até o cérebro.
O AVC é considerado uma emergência médica, e portanto é importante procurar o serviço de emergência o mais rápido possível.
Além de colocar a vida em risco, ele também pode trazer sequelas irreversíveis como consequência.
Outros sintomas que podem estar associados ao AVC são:
- Dificuldade de andar;
- Dificuldade de falar;
- Dificuldade de compreender;
- Paralisia ou dormência da face;
- Formigamento nas extremidades;
Inflamação do nervo ciático
O nervo ciático é o maior nervo presente no nosso corpo, sua extensão compreende a coluna, glúteos até o tornozelo.
Ele pode ficar inflamado dependendo do nível de atividade do indivíduo, pessoas sedentárias ou que passam muito tempo sentadas são mais propensas a esse tipo de inflamação.
A inflamação no nervo ciático pode causar não só dor nas costas, glúteos ou pernas, mas também formigamento na planta dos pés, dificuldade para caminhar, dor nos glúteos.
Geralmente o ortopedista costuma indicar o uso de medicamentos anti-inflamatórios e analgésicos, além da aplicação de compressas mornas.
Além disso, é importante que haja mudança na rotina, incluindo assim a prática de esportes e exercícios físicos.
Hérnia de disco
A hérnia de disco também pode ser uma das causas de o que pode ser o formigamento nos pés, pois ela é uma condição que afeta os discos presentes entre as vértebras da coluna.
Esses discos podem mudar de forma e pressionar as raízes dos nervos, causando formigamento e dormência que podem acometer as pernas e os pés.
Além disso, quem sofre de hérnia de disco pode apresentar uma dificuldade elevada na movimentação.
O ortopedista é o médico indicado para diagnosticar problemas de hérnia de disco e também indicar o tratamento mais adequado que pode envolver o uso de medicamentos, e também sessões de fisioterapia.
Esclerose múltipla
É uma condição onde o sistema imunológico ataca a estrutura responsável por revestir os neurônios.
Desse modo, ela pode ser responsável por causar formigamento nos pés, nas mãos e em outras regiões do corpo.
Outros sintomas comuns da esclerose múltipla incluem o movimento involuntário dos olhos, rigidez corporal e a falta de força muscular.
Embora não haja cura, o tratamento visa melhorar a qualidade de vida e reduzir a progressão da doença e é feito a partir do uso de medicamentos.
Doença arterial periférica
A doença arterial periférica é uma condição que se caracteriza pela redução do fluxo sanguíneo nas artérias.
Desse modo, ela pode afetar a circulação sanguínea causando o formigamento nos pés ou nas pernas, além de cãibras e formação de feridas.
O tratamento pode ser realizado pelo profissional de saúde especializado em cirurgia vascular, o cirurgião vascular.
Neuropatia periférica
A neuropatia periférica também é uma possível causa de formigamento nos pés o que pode ser, essa condição se caracteriza pela degeneração dos nervos do corpo.
Além do formigamento nos pés ela também pode causar dor, cansaço e falta de força ou ausência de sensibilidade em algumas regiões específicas do corpo.
Essa é uma condição mais comum de quem está em tratamento para o câncer, como um efeito colateral ao uso do medicamento.
O tratamento pode ser feito com o uso de medicamentos analgésicos.
Neuropatia diabética
É uma neuropatia diabética é uma condição semelhante a neuropatia periférica, entretanto a principal causa é o excesso de açúcar presente na corrente sanguínea.
Quando o controle da diabetes não é adequado, ela pode resultar na neuropatia diabética, pois o excesso de açúcar danifica os nervos periféricos causados pelo excesso de glicose no sangue.
Para evitar a neuropatia diabética é importante que o paciente faça o monitoramento da glicose no sangue.
Deficiências vitaminas do complexo B
A deficiência de vitaminas também pode ser uma das causas principais de formigamento nos pés, em especial as vitaminas do complexo B.
Elas participam de processos no organismo que facilitam a regeneração dos nervos, portanto podem causar neuropatia periférica.
É importante visitar um endocrinologista para que ele possa avaliar os seus níveis vitamínicos e então iniciar a suplementação das vitaminas em deficiência.
Neuroma de Morton
Neuroma de Morton é o nome de um caroço que pode surgir na planta do pé e é uma possível causa de formigamento nos pés o que pode ser.
Pois ele causa a compressão dos nervos na região gerando desconforto a andar além da queimação persistente e dor aguda.
Calçados específicos podem ser indicados como tratamento para aliviar a pressão, bem como o uso de injeções corticoides e medicamentos anti-inflamatórios.
Síndrome de Guillain–Barré
A síndrome de Guillain–Barré é uma condição autoimune que se caracteriza pela inflamação nos nervos e também fraqueza muscular.
Como consequência ela pode gerar formigamento nos pés, nas pernas, nos braços e também no rosto, além da dificuldade de se movimentar.
Geralmente o tratamento inclui a filtragem sanguínea, assim é possível fazer a remoção dos anticorpos que atacam o sistema nervoso, ou então realiza-se uma injeção de anticorpos.
Mordida de animais
A mordida, ou picada, de alguns animais como insetos, cobras, aranhas ou escorpiões podem causar formigamento nos pés.
Geralmente esse formigamento é acompanhado de outros sintomas como inchaço local, ardência, queimação, vermelhidão.
Alguns animais podem causar necrose dos tecidos, portanto é importante ser encaminhado para um atendimento de emergência.
Se possível identificar o animal que causou os ferimentos para que os médicos possam seguir com o tratamento adequado.
Cisto sinovial
O cisto sinovial também é uma possível causa de formigamento nos pés o que pode ser, pois ele é um nódulo que pode aparecer na articulação.
Quando o cisto é grande, além do formigamento ele pode causar dor ao se movimentar e sensibilidade local.
O médico poderá recomendar o uso de medicamentos anti-inflamatórios, ou então a aspiração do líquido do cisto.
Hipotireoidismo
O hipotireodismo é uma condição que afeta o funcionamento da tireoide uma glândula responsável por produzir alguns hormônios essenciais para o bom funcionamento do organismo.
Quando há um desequilíbrio desser hormônios é possível que o indivíduo apresente alguns sintomas como formigamento nas extremidades e sensação constante de frio, além da queda de cabelo aumento de peso.
O tratamento para o hipotireoidismo consiste no uso de medicamentos para controlar e regular os hormônios.
Síndrome de Raynaud
É uma condição onde apenas o dedo da mão, ou dos pés, não recebem oxigenação adequada e tendem a ficar na cor azul.
Isso pode resultar em dormência, formigamento, sensação de alfinetadas e queimação são comuns nos dedos das mãos ou dos pés.
Não existe cura, mas recomenda-se manter as extremidades aquecidas.
Quando procurar um médico para saber formigamento nos pés o que pode ser?
O formigamento nos pés pode ser preocupante quando vem acompanhado de sintomas como, inchaço, confusão mental, dificuldade de fala.
Nesses casos é preciso procurar um atendimento de emergência, pois pode se tratar de um problema sério como AVC.
Nas demais ocasiões, é importante visitar um profissional de saúde para que ele possa analisar os sintomas diagnosticados e iniciar um tratamento.
Formigamento nos pés não deve ser tratada como uma condição normal, por isso procure um médico.
Agora você já sabe o que pode ser formigamento nos pés
Através desse conteúdo buscamos apresentar o que pode ser formigamento nos pés e quais são os outros sintomas que podem estar associados.
Não esqueça de cuidar da sua saúde e procurar atendimento médico sempre que possível para realizar exames e obter um diagnóstico adequado.
Continue lendo mais
Como calcular período fértil?
Sintomas de câncer de mama: Saiba identificar
Strap musculação: Saiba o que é e como escolher
Óleo de copaíba: para que serve?
Remédio para dor no corpo: 10 alternativas
Plano odontológico: 12 opções para escolher