maio 2024
Leitura: 14 min.
A solidão emocional é um tipo de sentimento que tem se tornado cada vez mais comum nos dias atuais e na sociedade em que vivemos.
Ela não está relacionada a solidão física, mas pode servir de gatilho para algumas condições psicológicas bem como afetar a nossa qualidade de vida.
Por isso é importante estar atento a ela e saber que além de realizar mudanças na sua rotina você também pode encontrar apoio psicológico.
Para que você possa conhecer mais sobre a solidão emocional e os seus riscos, elaboramos um conteúdo completo sobre esse assunto.
Sumário
O que é solidão emocional?
A solidão é um tipo de sentimento que percebemos principalmente quando estamos sozinhos, mais comumente associada ao isolamento físico de outros indivíduos que pode acabar gerando uma falta de pertencimento do mundo ao nosso redor.
A solidão emocional, por outro lado, é capaz de fazer com que você se sentir sozinho mesmo rodeado de pessoas que são importantes para você.
Ela está muito além do isolamento físico, embora ele frequentemente possa acontecer, essa emoção está mais associada a sentimentos de incompatibilidade com as pessoas que nos cercam e também com a falta de compreensão.
Além disso, pode ser caracterizada como um mecanismo de defesa que surge principalmente quando sentimos que ninguém pode nos entender e que não é possível conectar-se com as pessoas.
Qualquer pessoa pode ser afetada pela solidão emocional, independente da idade e gênero, entretanto diversos estudos apontam que indivíduos com 18 a 22 anos de idade são os que mais sofrem com a solidão.
Embora pareça inofensiva, pode trazer muitos prejuízos à qualidade de vida de quem está à mercê desse sentimento, por isso é importante estar atento aos sintomas e saber quando procurar ajuda.
Quais são as causas da solidão emocional?
Não é possível dizer quais são os fatores que levam uma pessoa a desenvolver a solidão emocional, uma vez que ela pode estar associada a diversos.
Entretanto, podemos destacar alguns dos fatores que podem potencializá-la e algumas vezes servem como gatilho para uma pessoa que já se sente sozinha.
Mudanças na rotina
É muito comum que mudanças de rotina possam desencadear sentimentos de solidão emocional.
Quando falamos de mudanças na rotina, estamos falando de grandes mudanças como, a saída de um emprego, mudança de emprego, mudança de cidade, estado e até mesmo de país.
Embora seja importante nos adaptarmos à mudança, nem sempre estamos preparados para vivenciá-las.
Muitas vezes essas mudanças também acabam excluindo pessoas importantes na nossa rotina, podendo promover a sensação de isolamento.
Traumas
Nem sempre o convívio em sociedade é fácil, principalmente quando você faz parte de um grupo composto por minorias.
Algumas dessas minorias são constantemente vítimas de traumas no âmbito social por conta de preconceitos e outros fatores são:
- Deficientes físicos e intelectuais;
- Afrodescendentes e índios;
- Comunidade LGBTQIA+;
- Mulheres negras e periféricas;
- Mães solteiras;
Esses traumas muitas vezes podem vir até mesmo de pessoas que amamos e que um dia tiveram o nosso respeito.
Essa decepção com as pessoas, muitas vezes pode desencadear problemas psicológicos que facilitam a sensação de solidão emocional.
Convívio social
A maioria das pessoas em algum momento da vida vai sentir dificuldade de se encaixar na sociedade.
E, isso não quer dizer que elas estão isoladas do convívio social, muito pelo contrário, o convívio social também pode provocar solidão emocional e introspecção.
Isso ocorre principalmente, pois nenhum ser humano é igual e a maneira do outro agir pode estar fora das nossas expectativas e gerar frustrações.
Essa frustração pode causar introspecção, dificuldades de se encaixar e sentimento de incompreensão constante que dão origem a solidão emocional.
Problemas de saúde
Quando passamos por um momento difícil, como algum problema de saúde, temos uma maior tendência a se auto isolar, e achar que não nossa condição não será bem aceita.
Muitas mulheres que passam pelo câncer de mama costumam enfrentar a solidão emocional, por terem medo do tratamento e de um futuro incerto.
O emocional também pode ficar abalado, o que pode servir como um gatilho para que você se sinta sozinho.
Alguns problemas de saúde podem afetar hormônios que são importantes para o funcionamento do nosso psicológico e podem causar algumas desordens psicológicas.
Desordens psicológicas
Problemas como a ansiedade, depressão, fobia social e outras desordens psicológicas podem afetar a maneira como vemos o mundo, e por isso podem causar solidão emocional.
Na depressão, por exemplo, é muito comum que haja um maior distanciamento das pessoas que se evite falar dos problemas.
Já em casos de ansiedade e fobia social, a solidão pode ser consequência do medo de ser julgado.
É importante consultar com um psicólogo e muitas vezes até mesmo com um psiquiatra para que você possa observar uma melhora no seu estado de saúde.
Quais são os perigos da solidão emocional a longo prazo?
É natural se sentir sozinha, ou sentir solidão emocional, em alguns momentos, pois os seres humanos são seres sociais.
Entretanto, quando essa solidão emocional perdura por um longo período e vem acompanhada com a sensação de desesperança e isolamento pode indicar que há um problema ainda maior em curso.
Quando uma pessoa sofre de solidão emocional, ela pode sentir diversos sintomas como:
- Sensação de vazio;
- Tristeza persistente;
- Dificuldade de concentração;
- Falta de motivação;
- Pensamentos negativos sobre si mesmo.
Podendo evoluir para condições como:
- Ansiedade;
- Depressão;
- Baixa autoestima;
- Redução da imunidade;
- Falta de higiene;
- Redução de apetite.
Assim, é importante estar atento a suas emoções e saber principalmente quando você deve procurar auxílio profissional.
É normal se sentir sozinho no relacionamento?
Como comentamos anteriormente, a solidão emocional não está apenas relacionado ao fato de você estar sozinho. Você pode estar rodeado de pessoas e continuar com esse sentimento de solidão.
Por isso é preciso saber avaliar dentro do seu próprio relacionamento se a solidão é porque você e seu parceiro não possuem uma comunicação adequada.
Ou seja, é uma questão mais pessoal associada a sua perda de identidade dentro do relacionamento.
Muitas pessoas acabam perdendo sua “essência” e deixando para priorizar aquilo que é bom para ambos, mas é importante que também priorizar a nossa individualidade.
Nutrir seus próprios e fazer as coisas que você gosta sozinho é importante e faz bem até mesmo para a sua saúde mental.
Qual a diferença entre solidão e solitude?
Para que possamos compreender a solidão emocional como um todo, é preciso também saber diferenciá-la de solitude.
Como você já sabe, a solidão emocional é o sentimento de se sentir sozinho pela falta de conexão com as pessoas ao seu redor.
Já a solidão compreende a sensação de plenitude ao estar só e conseguir aproveitar a sua própria companhia de fato sem carregar consigo o sentimento de solidão.
Cada pessoa tem a sua maneira de se relacionar com o mundo ao seu redor e interagir com os outros, é possível encontrar maneiras de minimizar a solidão emocional e potencializar a solitude.
Mas é preciso respeitar o momento em que você está vivendo, entender se não há outros distúrbios psicológicos envolvidos na solidão, como a depressão e a fobia social.
É possível aprender a ser sozinha e alcançar a solitude, mas é importante fazer isso com apoio de um psicólogo profissional.
O que fazer quando se sentir sozinho?
A melhor maneira de entender o porquê você está sentido a solidão emocional é através de um atendimento com um profissional, como o psicólogo.
Pois ele irá ajudar você na sua jornada de autoconhecimento para que você possa compreender esse e outros aspectos da sua vida que podem estar impactando no seu emocional.
Alguns livros também ajudam a melhorar o nosso autoconhecimento e compreender algumas dificuldades que encontramos ao longo da nossa vida e de nossos relacionamentos.
Além disso, é importante que você faça mudanças positivas na sua rotina, faça academia, ou algum outro esporte é fundamental para melhorar a sua qualidade de física e secretar hormônios que estão associados a sensação de bem estar.
Você também pode procurar por outros hobbies e também atividades que sejam interessantes para você, que propiciem o convívio com pessoas que tenham interesses semelhantes aos seus.
Aprender a ser sozinho ou a viver sozinho é importante, mas a solidão emocional vai muito além do estar sozinho.
Por isso, ela não deve ser menosprezada, ainda é importante entender que cada indivíduo é diferente e carrega a sua própria história, por isso o que funciona pra uma pessoa dificilmente vai funcionar para outra.
Agora você já sabe o que é solidão emocional
Através desse conteúdo, buscamos apresentar o que é a solidão emocional, quais são seus possíveis gatilhos e o que fazer quando se sente sozinho.
Portanto, dê o primeiro passo para sair dessa condição e melhorar o seu bem-estar emocional agendando uma consulta com um psicólogo.
Continue lendo mais
Nome de Bebês: Os 350 melhores para 2024
Nebulizador portátil: 8 Melhores para comprar
Creatina: Para que serve e como tomar
Coceira no corpo: 8 Causas principais e como eliminar
Melhor emagrecedor: Saiba qual escolher
Ibuprofeno para que serve? Saiba mais!