agosto 2024
Leitura: 16 min.
Conhecer os benefícios do gengibre é uma ótima maneira de melhorar a sua saúde de uma maneira geral.
Pois, o gengibre é uma raiz popularmente conhecida pelo seu potencial medicinal, e que é capaz de conferir diversos benefícios para a sua saúde.
Além disso, o gengibre possui uma grande versatilidade de consumo, podendo ser consumido cru, com frutas ou em pó com chás.
E, para que você possa conhecer os benefícios do gengibre, preparamos uma lista com os principais.
Sumário
Qual a origem dos benefícios do gengibre?
O gengibre é uma raiz conhecida e muito utilizada na culinária como tempero, ou para consumo direto por conta das suas propriedades medicinais.
Isso se deve ao fato dele conter uma gama de propriedades e nutrientes, a mais popular é o gingerol que confere um dos principais benefícios do gengibre para saúde, pois ele possui ação antioxidante, antimicrobiana e anti-inflamatória.
Além disso, outras propriedades do gengibre também são conhecidas por suas ações vasodilatadoras, antieméticas, antipiréticas, anticoagulantes, analgésicas, e antiespasmódicas.
O gengibre também é uma fonte rica em de potássio, magnésio, cobre e vitamina B6, todas essas substâncias contribuem para que os benefícios do gengibre possam ser aproveitados para promover uma melhor saúde e bem estar.
Conheça os 20 benefícios do gengibre
Depois de conhecer algumas das substâncias presentes no gengibre, agora conheça a quais os benefícios do gengibre estão associadas.
Auxilia na perda de peso
Um dos benefícios do gengibre é conter as substâncias 6-gingerol e 8-gingerol que são conhecidas por suas propriedades termogênicas.
Com isso, elas aceleram o metabolismo, o que contribui para a queima de gorduras e ajuda no emagrecimento.
Desse modo, o consumo regular de gengibre pode auxiliar na perda de peso, aumentando a energia e estimulando a produção de calor.
Ajuda a desinchar
Além de auxiliar na perda de peso, o gengibre também é conhecido por conter compostos bioativos que estimulam o excesso de líquido e ajudam o corpo a desinchar.
Dessa maneira, ele é uma ótima maneira de eliminar as toxinas presentes no corpo através da eliminação de líquidos.
Mas lembre-se é preciso estar atento para manter o corpo hidratado após eliminar os líquidos por conta do consumo de gengibre.
Combate a azia
Um dos benefícios do gengibre sem dúvidas é a sua composição rica em compostos bioativos como o chogaol, gingerol e zingerona.
Esses compostos são responsáveis por conceder as propriedades anti-inflamatórias, carminativas e antieméticas que contribuem para o relaxamento da musculatura do estômago.
Com isso, ele pode reduzir a sensação de desconforto no estômago, e combater a azia.
Melhora a digestão
Um dos principais benefícios do gengibre é seu auxílio ao pâncreas na produção de enzimas que auxiliam na absorção de nutrientes e que consequentemente facilitam a digestão.
Desse modo, ele também é capaz de auxiliar o esvaziamento do estômago, de pessoas que possuem problemas digestivos, prevenindo, assim, o refluxo e a má digestão.
Promove o equilíbrio intestinal
Com a melhora da digestão um dos benefícios do gengibre também ajuda a promover o funcionamento intestinal.
Por conta disso, ele pode ser uma boa opção para combater a azia e gases intestinais. Conheça outros remédios caseiros para combater a azia e os gases.
Ajuda a prevenir diabetes
Um dos benefícios do gengibre é promover um equilíbrio de açúcar no sangue, e com isso colaborar com o equilíbrio da glicose na corrente sanguínea.
Além disso, compostos como o zingibereno e gingerol, possuem ação antioxidante que protege as células do pâncreas e dos radicais livres.
Desse modo, são capazes de evitar a resistência à insulina e consequentemente a diabetes.
Outro componente nutricional presente no gengibre é o magnésio, que equilibra a quantidade de glicose no sangue
Reduz enjoos e vômitos
O uso do gengibre pode ajudar a reduzir enjoos que acontecem durante a gravidez e também durante tratamentos quimioterápicos.
As propriedades antieméticas, aumentam o esvaziamento do estômago e melhoram as náuseas e vômitos.
Entretanto, grávidas devem estar atentas, pois o consumo máximo recomendado de gengibre é de 1g durante a gravidez.
Tratar e prevenir gastrite
Um dos benefícios do gengibre é a ação de proteção do estômago que ajuda a prevenir e neutralizar as úlceras gástricas.
Além disso, o gengibre é um importante antioxidante que ajuda a combater o processo inflamatório ajudando na redução de dores.
Equilibrar a pressão arterial
Um dos benefícios do chá de gengibre é as propriedades relaxantes, anti-inflamatórias e anti-antioxidantes presentes no chá.
Elas também são vasodilatadoras e anticoagulantes que ajudam a melhorar a elasticidade e relaxar as artérias, facilitando a circulação sanguínea e equilibrando a pressão alta.
Além da pressão arterial, o uso do gengibre pode ser benéfico, pois ele possui um importante papel na redução do colesterol ruim, e dos triglicerídeos.
É um anti-inflamatório natural
Uma das propriedades mais conhecidas do gengibre para a saúde é a sua ação anti-inflamatória que é amplamente utilizada como uma opção natural para reduzir a inflamação.
Principalmente pessoas que possuem doenças e inflamações crônicas, como a osteoartrite, artrite, reumatismo e artrose, podem se beneficiar da ação do gengibre.
Combate infecções
O gengibre também contém em sua composição compostos bactericidas e antimicrobianos, que é uma ótima opção para auxiliar no combate a doenças respiratórias, como gripe, resfriados, asma e bronquite.
Além disso, as propriedades anti-inflamatórias já citadas, ajudam a auxiliar o tratamento de infecções na boca e na garganta, como dor de garganta causada por faringite ou amigdalite e dor de dente causadas por periodontite ou gengivite.
Aliviar dores musculares
O cineol e o borneal são responsáveis por um dos mais conhecidos benefícios do gengibre que é a sua ação analgésica.
Eles atuam, principalmente, ajudando a aliviar dores musculares, o que é excelente para quem é adepto à prática de esportes e atividade física.
Prevenir doenças cardiovasculares
Os compostos anti-inflamatórios presentes no gengibre, ajudam a prevenir e inibem a formação de placas de gordura nos vasos sanguíneos.
Desse modo, eles ajudam a melhorar a circulação sanguínea, e previnem doenças como o infarto e o derrame.
O gengibre ajuda a evitar a oxidação celular que auxilia no controle dos níveis de colesterol e triglicerídeos no sangue.
Melhora a imunidade
A maioria dos componentes presentes no gengibre contribuem para uma melhora geral na sua saúde e bem-estar, pois contribuem com o fortalecimento do seu sistema imunológico.
Com isso, o consumo de gengibre pode ajudar a melhorar a imunidade contra doenças e infecções.
Alivia sintomas de problemas respiratórios
Um dos benefícios do gengibre também é ser um poderoso descongestionante que ajuda a limpar as vias respiratórias.
Desse modo, ele reduz a quantidade de muco acumulados em quadros de de gripes, resfriados e até bronquite.
Também possui ação expectorante ajudando a combater a tosse, e diminuir a contração dos brônquios.
Prevenir câncer
Alguns estudos demonstram a ação positiva do efeito do gingerol encontrado no gengibre para tratar alguns tipos de câncer, como o câncer de mama.
Outros compostos como zingibereno, curcumeno, farneseno e gingerol, compostos bioativos que possuem atividades antioxidantes, o gengibre ajuda a combater o excesso de radicais livres no organismo, impedindo o desenvolvimento e a multiplicação de células cancerígenas.
Alivia cólicas menstruais e sintomas de TPM
Um dos benefícios do gengibre para a saúde da mulher são os compostos cineol e bornal que possuem efeito analgésico, que alivia as cólicas menstruais.
Além disso, os fatores anti-espasmódicos também podem ajudar a relaxar os músculos nesse período.
A vitamina B6 pode fornecer energia ao organismo e aliviar os sintomas da TPM.
Possui efeito analgésico
De uma maneira geral o gengibre possui caráter analgésico, que pode auxiliar no alívio de dores medianas.
Por exemplo, um dos benefícios do gengibre com limão é aliviar os sintomas de gripes e resfriados como as dores de garganta.
Realça o sabor dos alimentos
O gengibre pode ser utilizado como tempero para realçar o sabor de alimentos e conferir diversos benefícios para a saúde.
Ele é capaz de deixar os alimentos mais apetitosos e pode ser incluído em sopas, cremes e muito mais.
Melhora a memória
O potássio presente no gengibre atua regulando o sistema hídrico no corpo e também no funcionamento do sistema nervoso tendo um impacto também na função cerebral.
Pois ele auxilia a sinalização entre as células nervosas, que são fundamentais para a memória.
O magnésio presente também possui sua importância para evitar o estresse e a depressão.
Como desfrutar dos benefícios do gengibre e consumi-lo?
Agora que você já conhece os benefícios do gengibre é bem provável que queira saber como incluí-lo na sua alimentação.
Há diversas formas de incluí-lo na sua rotina diária de alimentos, e ele é uma raiz que pode ser encontrada na sua forma fresca, desidratada, em pó e ainda em soluções para chá.
Desse modo, pode ser adicionado em outros alimentos para incrementar o sabor, entretanto conheça algumas opções de como incluir o gengibre na sua alimentação:
- Chá: talvez a maneira clássica de consumir o gengibre seja fazer um chá de gengibre, que pode ser preparado com gengibre em pó ou então cortado em rodelas.
- Na salada: É possível adicionar na salada adicionando gengibre ralado ou então incluir na salada de frutas.
- Sucos: Uma ótima opção é adicionar o gengibre em pó a suco de frutas naturais, pois ele garante um frescor maior a esses alimentos.
- Sopas: Quem mora nas regiões mais frias do Brasil pode se beneficiar do uso do gengibre em sopras e também em cremes.
Existem ainda outras opções onde o gengibre pode ser incluído, portanto basta ter criatividade para incluí-lo no seu cardápio diário.
Agora você já conhece os benefícios do gengibre
Através desse conteúdo buscamos apresentar os principais benefícios do gengibre para saúde para que você possa conhecê-los e desfrutar deles.
Mas esteja atento, pois como qualquer outro alimento, o consumo de gengibre em excesso pode incluir alguns efeitos colaterais como dor estômago, alteração dos batimentos do coração, diarréia, e sonolência.
Além disso, algumas pessoas devem evitar seu consumo se tiverem pedra da vesícula, doenças hemorrágicas ou que utilizam medicamentos anticoagulantes, porque o gengibre pode aumentar o risco de hemorragias nestes casos.
Continue lendo mais
Chá de hortelã: Conheça os seus benefícios
Antena Digital: 10 Melhores de 2024
Chá de graviola: Folhas verdes ou secas? Descubra!
8 Alimentos que Baixam a Pressão Arterial
Fonoaudiólogo online: 10 opções de sites
Como desentupir o nariz: dicas e produtos