julho 2024
Leitura: 17 min.
Acordar com o coração acelerado pode ser motivo de preocupação uma vez que esse sintoma pode estar associado a doenças cardíacas.
Embora nem sempre esse sintoma signifique um problema de saúde grave, ele pode servir como um sinal de alerta para que você esteja atento a sua saúde, pois muitas doenças cardíacas são silenciosas e os sintomas começam a surgir com o seu agravamento.
Portanto é importante investigar as causas e realizar exames de check-up para obter o diagnóstico, e posteriormente iniciar o tratamento, caso necessário.
E para que você possa conhecer as possíveis causas de acordar com o coração acelerado, elaboramos um conteúdo completo sobre o assunto.
Sumário
É normal acordar com o coração acelerado?
Se você já passou pela situação de acordar com o coração acelerado sem motivo aparente, saiba que isso pode ser um indício de alguma condição relacionada à saúde cardíaca.
Principalmente quando não é um evento isolado, ou seja quando passa a ocorrer com certa frequência, podendo se manifestar ao longo do dia e vir acompanhada de outros sintomas como dor no peito, falta de ar, sensação de desmaio e outros.
Pessoas que já possuem problemas cardíacos, como aqueles que já sofreram infarto ou passaram por alterações crônicas no órgão, devem ficar em alerta.
Existem muitas doenças cardíacas que são silenciosas, mas que ao se agravarem começam a apresentar sintomas leves e que vão aumentando de intensidade com o passar do tempo.
Além disso, outras condições de saúde também podem aumentar o ritmo cardíaco e com isso aumentar o risco de infartos e outros problemas.
Por isso, se você já possui o histórico de doenças cardíacas na família é importante que você investigue e tenha sempre um medidor de batimentos para verificar eventuais alterações.
De um modo geral, podemos dizer que quando esse sintoma aparece logo após a pessoa sair do repouso não pode ser considerado algo “normal”, e é importante agendar uma consulta com um cardiologista.
O que pode ser acordar com o coração acelerado?
Para que você possa conhecer algumas das principais causas de você acordar com o coração acelerado. Confira:
Ataque de pânico
O ataque de pânico é uma condição onde uma pessoa experimenta extremos de sentimentos de angústia que são acompanhados tanto por sintomas físicos quanto emocionais.
Dentre os sintomas podemos citar:
- Vertigens e enjoo
- Medo de morrer
- Medo de enlouquecer ou de perder o controle
- Sensações de irrealidade
- Agitação ou arrepios
- Sensação de dormência ou formigamento
- Palpitações ou frequência cardíaca acelerada
- Falta de ar ou sensação de asfixia
Entre eles, está a elevação do ritmo cardíaco que pode chegar a até 200 batimentos por minuto em resposta ao estresse emocional sofrido.
Quando muito frequentes, ou quando não resolvidos, os ataques de pânicos podem originar a síndrome do pânico que é uma condição mais grave e que a longo prazo pode causar danos irreparáveis à qualidade de vida e ao coração.
O ataque de pânico pode se originar a partir de causas diversas, desde situações extremas de estresse, como crises financeiras, brigas, separações ou mortes na família, experiências traumáticas na infância ou depois de assaltos e sequestros.
Quando diagnosticado pelo psiquiatra busca-se realizar seu controle através do uso de medicamentos controlados e também da psicoterapia.
Ansiedade
Caso você esteja passando por uma situação que anda te tirando o sono, ou então causando algum nível de ansiedade saiba que ela pode ser o motivo de você acordar com o coração acelerado.
A ansiedade é uma reação normal do nosso corpo e nem sempre deve ser considerada perigosa. Ela se caracteriza por um medo exacerbado em relação ao futuro que acaba distorcendo o cenário real e alimentando pensamentos negativos.
É uma maneira de nosso corpo nos deixar em sinal de alerta, entretanto, quando ela ultrapassa os limites da normalidade pode causar transtornos e prejudicar a qualidade de vida.
Além disso, ela pode provocar diversos sintomas, desde tremores, angústia, suor excessivo, tensão muscular e coração acelerado.
Portanto, se você tiver um compromisso importante é bem provável que esse compromisso esteja te deixando ansioso e que você sinta seu coração acelerar.
Para lidar com a ansiedade, você pode procurar um psiquiatra e um psicólogo, pois esses profissionais irão atuar em conjunto para minimizar os danos.
Hipertensão
A hipertensão, também conhecida como pressão alta, é uma condição que se caracteriza pela sobrecarga do coração, fazendo com que ele precise trabalhar mais para bombear o sangue a outros órgãos.
Ou seja, ela pode ser um dos motivos de você acordar com o coração acelerado, ela também pode causar sintomas como palpitações, dores de cabeça e dor no peito.
Essa condição é bastante perigosa, uma vez que a sobrecarga no miocárdio pode causar insuficiência cardíaca e até mesmo aumentar o risco de infarto.
Geralmente está associada a um padrão de vida sedentário, consumo de comidas gordurosas e com sal ou então fatores genéticos.
É importante visitar o cardiologista, pois o aumento na pressão arterial pode ser controlado com mudanças no estilo de vida e com o auxílio de medicamentos.
Quem já possui problema de pressão, é importante fazer o controle diariamente, pois alguns medicamentos podem parar de fazer efeito ou ter efeitos reduzidos ao longo do tempo.
Insuficiência cardíaca
A insuficiência cardíaca é caracterizada por ser um problema de saúde crônico, onde ocorre o enfraquecimento do coração.
Desse modo, o órgão se torna incapaz de bombear a quantidade de sangue adequada para o outros órgãos do corpo.
Para a maioria das pessoas com insuficiência cardíaca ela é uma doença grave que exige atenção e cuidados.
Além do coração acelerado, ela pode causar sintomas como inchaço nos membros inferiores, cansaço, falta de ar, tosse, perda de apetite e ganho de peso.
Problemas de tireóide
O hipertireoidismo é uma condição onde a tireoide, uma glândula que secreta hormônios que ajudam a regular o metabolismo, passa a produzir hormônios em excesso.
Esses hormônios atuam em diversas funções, sendo uma delas o bom funcionamento do coração e por isso você pode acordar com o coração acelerado.
Caso persista por muito tempo, pode gerar as disfunções cardíacas, tornando a musculatura do coração mais espessa e também ocasionando insuficiência cardíaca.
Embora não tenha cura, o hipertireoidismo pode ser controlado através do uso de medicamentos receitados pelo endocrinologista.
Gravidez
Futuras mamães podem ter seu ritmo cardíaco aumentado e acordar com coração acelerado por conta das mudanças fisiológicas no período gestacional.
Além de fornecer oxigênio para o próprio corpo, ela também precisa fornecer oxigênio para o bebê, e por isso é natural algumas alterações.
Na maioria das vezes, é uma condição benigna que não precisa de tratamento, entretanto é importante consultar com ginecologista obstetra para avaliações periódicas.
Se você desconfia de que possa estar grávida, faça o teste para eliminar as suas dúvidas e saber de quantas semanas você está.
Apnéia do sono
A apnéia do sono, ou apneia noturna, é um distúrbio do sono que se caracteriza pela parada respiratória durante a noite.
Essa parada pode durar alguns segundos ou alguns minutos, e se repetir por mais de uma vez durante a noite.
Pessoas com apnéia do sono podem ter arritmia cardíaca pois a respiração fica mais intensa por causa da obstrução nas vias respiratórias durante o sono.
Normalmente esse quadro está acompanhado da redução da saturação de oxigênio no sangue, seguida de um breve despertar para respirar, ou seja, podem acordar com o coração acelerado e falta de ar.
Alguns dos fatores de risco para o desenvolvimento da apnéia do sono são a idade e a obesidade, sendo uma condição mais comum em homens.
O tratamento costuma incluir mudanças no estilo de vida, e também acesso a um aparelho de pressão positiva.
Uso de medicamentos
O uso de alguns medicamentos podem afetar o funcionamento do coração, principalmente de medicamentos da classe dos antidepressivos, anti-inflamatório e anticoncepcionais.
Se você tomou algum desses medicamentos e percebeu que acordou com o coração acelerado, leia bula.
Muitos medicamentos possuem uma descrição dos seus possíveis efeitos colaterais, e nesse sentido é importante entender quais são os riscos.
Caso não esteja descrito o sintoma é importante consultar com o médico que recomendou o uso de medicamento para que ele possa realizar uma avaliação.
Exercício físico
Exercício físico em excesso também pode ser um dos responsáveis de você acordar com o coração acelerado, principalmente para aquelas pessoas que possuem hábitos noturnos.
Portanto, se você faz academia à noite, pode ser que esteja “pegando” pesado demais no esforço físico.
Revise sua rotina de exercícios físicos e faça check-ups regulares com o cardiologista para evitar problemas.
Problemas pulmonares
Pessoas com problemas respiratórios possuem uma tendência maior a acordar com coração acelerado, pois o coração precisa bater mais vezes para garantir a oxigenação correta dos tecidos.
Uma condição responsável por causar problemas respiratórios é a embolia pulmonar, que ocorre quando há obstrução de um vaso sanguíneo nos pulmões decorrente de um coágulo.
Ela pode surgir em decorrência de várias condições, como doenças cardíacas, câncer, problemas de coagulação e COVID-19.
O que fazer: a embolia pulmonar é sempre um risco à vida, portanto deve-se procurar o pronto-socorro mais próximo imediatamente, se surgirem os sintomas.
Como monitorar o coração acelerado ao acordar?
Se você está preocupado ou tem acordado com o coração acelerado com frequência, não hesite em procurar um médico.
Lembre-se que frequências cardíacas abaixo de 50bpm ou acima de 100bpm em repouso sugerem um comportamento anormal do coração, mas isso não necessariamente indica uma doença.
O ritmo cardíaco acima de 100bpm em repouso não é algo habitual, portanto é preciso investigar a possível causa.
Para isso você pode utilizar um monitor cardíaco, existem muitos aparelhos que contribuem com o monitoramento do sono, oxigênio e também batimentos cardíacos.
Uma smartwatch como a Amazifit que é um dispositivo multifuncional e que pode ajudar você a cuidar da sua saúde mesmo para quem não pratica esportes.
Com ela você pode medir a sua frequência cardíaca, saturação de oxigênio no sangue e também o seu nível de estresse, além de outros recursos, descubra como utilizá-la para cuidar da sua saúde acessando o link.
Agora você já sabe o que pode ser acordar com coração acelerado
Através desse conteúdo buscamos apresentar algumas das principais causas de acordar com coração acelerado.
Agora você já sabe quando deve procurar um profissional de saúde para investigar esse tipo de condição.
Continue lendo mais
Dieta do carboidrato: O que é? Como fazer?
Corda de Pular: 8 melhores de 2024
Remédio para emagrecer: 18 opções
Remédio para dor na lombar: 26 opções
Conheça mais de 18 benefícios do inhame
Hérnia de disco: Sintomas & tratamentos