julho 2024
Leitura: 16 min.
Saber medir a pressão arterial é fundamental para aquelas pessoas que foram diagnosticadas com hipertensão, ou também hipotensão.
Pois, é esse controle diário que irá ajudar você e o seu médico, a avaliar a eficácia dos medicamentos que estão em uso.
E, para que você possa medir a pressão arterial com precisão, existem diversos modelos de aparelhos disponíveis no mercado que você pode adquirir e ter em casa.
Portanto, se você pretende comprar, ou já possui algum modelo de aparelho, mas não sabe utilizar, não se preocupe, pois preparamos um conteúdo completo sobre a medição da pressão arterial para eliminar todas as suas dúvidas.
Sumário
O que é importante saber ao medir a pressão?
Para entender como medir a pressão arterial em casa, é preciso saber que existem dois valores de pressão arterial que devem ser levados em consideração na hora da aferição.
A pressão arterial é a pressão que o sangue exerce sobre as paredes das artérias, e podemos categorizá-la como: a pressão sistólica e a pressão diastólica.
A pressão sistólica, por sua vez, é a pressão observada quando o coração se contrai durante a sístole ventricular, ou seja, diz respeito ao movimento de contração do coração, ao medir a pressão ela é o valor mais alto exibido na aferição.
Já a pressão diastólica, diz respeito a pressão observada no momento de diástole, ou seja, o momento de relaxamento do coração, e por isso tende a exibir valores menores.
Ambos os valores são importantes durante a medição de pressão arterial, pois uma pressão arterial pode ser definida como normal, alta ou baixa.
Tanto a pressão alta (hipertensão) quanto a pressão baixa (hipotensão) são consideradas alterações e quando surgem com frequência, podem estar associadas a problemas de saúde, principalmente a problemas cardiovasculares que podem aumentar o risco de infarto.
Por isso, quem foi diagnosticado com alguma dessas condições deve fazer um controle e medir a pressão em casa, pois apesar de não ter cura, elas podem ser tratadas com medicamento.
Nesse sentido, é importante conhecer como medir a pressão arterial e quais são os seus valores de normalidade.
Quais são os valores normais ao medir a pressão arterial?
Consideramos um valor de pressão arterial normal quando o resultado no aparelho alcança os valores de 12 para pressão arterial sistólica e 8 para pressão arterial diastólica.
Geralmente, ao medir a pressão os aparelhos exibirão três dígitos. Nesse caso, você pode anotar o número assim mesmo ou colocar uma vírgula antes do último número: 116 por 90 mmHg, por exemplo, ou 11,6 por 9.
Se você estiver medindo a pressão arterial e o resultado exibido no aparelho for acima de 129 x 80 mmHg, é importante procurar um médico, pois esse valor é considerado o estágio 1 da hipertensão.
Como chama o aparelho de medir pressão?
O aparelho de medir pressão se acha esfigmomanômetro, geralmente é utilizado pelos profissionais de saúde, mas nada impede que você tenha o seu em casa para um controle mais eficaz da medição da pressão.
Existem 3 tipos de esfigmomanômetro:
- Aneróide: esse modelo também conhecido, como medidor de pressão manual, é leve e portátil, geralmente são utilizados por profissionais de saúde a domicílio, e necessitam de um estetoscópio para uso.
- De mercúrio: são mais pesados, geralmente utilizados em hospitais, também é um modelo mais antigo e que possui mercúrio e atualmente está sendo substituído pelos modelos aneróides.
- Digitais: são modelos portáteis e os mais fáceis de utilizar, não precisando de estetoscópio para obter o valor da pressão arterial..
Qual o melhor aparelho para medir pressão?
Se você deseja adquirir um modelo para medir pressão em casa, o mais indicado são os modelos digitais, pois são mais práticos e fáceis de utilizar.
Alguns modelos ainda podem fornecer informações extras durante a medição, como a frequência de batimentos cardíacos, média de leituras, entre outros, proporcionando assim uma experiência mais agradável para quem precisa fazer registros de pressão.
No quesito preço, é possível encontrar modelos de aparelho de medir pressão digitais a partir de R$ 60,00, os modelos mais simples, enquanto os mais robustos podem chegar a custar mais de R$ 200,00.
Para considerar a escolha é preciso levar em consideração a necessidade de cada pessoa, por exemplo, o modelo Omron.
É um dos aparelhos com melhor custo-benefício do mercado, pois a marca é conhecida e recomendada por profissionais de saúde.
Esse aparelho possui uma braçadeira universal com tecnologia Intellisense: tecnologia exclusiva OMRON que infla o manguito de acordo com cada pessoa, proporcionando muito mais conforto e precisão nos resultados.
Conta com 60 memórias capazes de armazenar o horário e a data das últimas medições, garantindo mais praticidade na hora de registrar seus dados e acompanhar os resultados. Além disso, também é capaz de calcular a média entre as três últimas leituras de pressão arterial.
Como medir pressão arterial?
Agora que você já conhece, os modelos disponíveis de aparelhos de medir pressão, elaboramos um pequeno tutorial para que você possa saber como medir pressão arterial com esfigmomanômetro. Confira:
Aparelho digital
Esses são os modelos mais indicados para se ter em casa, pois são mais fáceis de manusear e de interpretar os resultados. Para medir a pressão basta seguir o passo a passo:
- Primeiramente, sente-se em uma cadeira com a coluna ereta;
- Em seguida, coloque a braçadeira no braço esquerdo, sem folgas, de dois a três dedos acima da articulação do cotovelo (verifique as informações disponibilizadas pelo fabricante).
- Depois disso, basta manter o braço relaxado, apoiado em uma superfície e elevado na altura do coração, e virar a palma da mão para cima;
- Ligue o aparelho, e logo você sentirá a braçadeira começar a inflar, então é importante manter-se relaxado, não fale nem movimente o braço.
- Após alguns segundos, a braçadeira começa a desinflar e aparece uma sequência de números no visor do aparelho.
A interpretação dos números que aparecerão no visor é simples, o primeiro, que normalmente fica em cima, corresponde à pressão sistólica ou máxima, o “12” do conhecido “12 por 8”. Enquanto o número que aparece em baixo é a pressão diastólica o famoso “8”.
Pronto, de acordo com os seus resultados você já é capaz de interpretar qual categoria o nível de pressão se enquadra.
Esfigmomanômetro aneroide ou de mercúrio
Se você optou pelo modelo mais tradicional para medir pressão, saiba que além do aparelho você também irá precisar de um estetoscópio. Para medir a pressão com esse aparelho basta seguir o passo a passo:
- Primeiramente, sente-se de maneira confortável;
- Em seguida, é preciso ter um apoio para o braço, posicionando-o sob um móvel, por exemplo.
- Apoie um dos braços com a palma da mão virada para cima e de forma a não fazer pressão sobre o braço;
- Identificar o pulso na dobra do braço, na região por onde passa a artéria braquial;
- Coloque a braçadeira 2 a 3 cm acima da dobra do braço, apertando-a ligeiramente de forma a que o fio de borracha fique na parte de cima;
- Em seguida, coloque a cabeça do estetoscópio sobre o pulso da dobra do braço, e segurar no local com uma das mãos;
- Feche a válvula da bomba do esfigmomanômetro, com a outra mão, e encher a braçadeira até atingir cerca de 180 mmHg;
- Abra a válvula para esvaziar a braçadeira lentamente, até que se comecem a escutar pequenos sons no estetoscópio;
- Registre o valor que é indicado no manômetro do esfigmomanômetro, pois esse é o valor da pressão arterial máxima, ou sistólica;
- Continue esvaziando lentamente a braçadeira, até que deixe de se escutar sons no estetoscópio;
- Registre o valor indicado no manômetro novamente, pois esse é o valor de pressão arterial mínima, ou diastólica;
- Por último, esvazie completamente a braçadeira do esfigmomanômetro e retirar do braço.
O uso desse aparelho de medir pressão é mais fácil quando você está acompanhado de outra pessoa. Por isso, se tiver oportunidade de comprar a versão digital, ao invés dessa, é recomendado para não prejudicar as leituras.
Como medir pressão arterial manualmente?
Se você está considerando aprender como medir a pressão sem o uso do aparelho, saiba que não é possível.
Além de imprecisa, não é um tipo de medição confiável, principalmente se você já estiver enfrentando problemas de hipertensão.
Por isso, não é recomendável utilizar qualquer dado referente a medição de pressão arterial manual.
O que você pode fazer para substituir o aparelho, é utilizar um smartwatch, pois alguns modelos possuem medidor de pressão, e são mais fáceis de realizar um monitoramento.
Entretanto, isso não substitui o uso dos dispositivos criados especificamente para medir pressão, mas pode ser útil quando você estiver fora de casa e quiser verificar alterações.
Alguns desses Smartwatch utilizam aplicativos para medir pressão arterial pelo celular, entretanto, podem não ser tão precisos.
Evite erros ao medir pressão arterial
Como você já deve ter percebido, medir pressão é uma tarefa relativamente simples, principalmente quando se utiliza um medidor digital.
É importante estar atento a alguns fatores para que eles não prejudiquem ou influenciam negativamente a leitura da pressão:
- Antes de medir a pressão, retirar peças de roupa que possam apertar o braço ou que sejam muito grossas, se possível faça com o braço despido;
- Evite fazer exercício físico, esforços ou consumir bebidas estimulantes, como café ou bebidas alcoólicas, nos 30 minutos anteriores à medição;
- Não aferir a pressão arterial em membros que estejam sendo utilizados para administrar remédios intravenosos, ou que tenham sofrido algum tipo de traumatismo ou malformação;
- Evitar colocar a braçadeira no braço do lado de mama ou axila submetida a algum tipo de cirurgia, principalmente pacientes oncológicas;
Quando devo medir pressão?
Agora você já sabe todos os detalhes sobre medir pressão, também é importante ficar em alerta, pois alguns sintomas podem indicar a necessidade realizar uma nova medição.
Sintomas de pressão alta:
- Dores no peito;
- Dor de cabeça;
- Tonturas;
- Zumbido no ouvido;
- Fraqueza;
- Visão embaçada;
- Sangramento nasal.
Já os sintomas de pressão baixa são:
- Tontura;
- Taquicardia;
- Visão embaçada;
- Náuseas e/ou vômitos;
- Sensação de desmaio;
- Cansaço e fadiga;
- Sonolência;
Ao medir pressão arterial e encontrar alterações é importante que você consulte com um cardiologista.
Agora você já sabe como aferir pressão
Através desse conteúdo buscamos apresentar algumas informações sobre medir pressão, para que você possa realizar o controle em casa.
Aquelas pessoas que já receberam diagnóstico de hipertensão deverão fazer um acompanhamento e também um controle regular.
Continue lendo mais
Frases de bem estar: 100 opções para a leitura
Intolerância à lactose: Conheça os sintomas
Alergia a gato ou a pelo de gato? Saiba o que fazer
Quantas calorias tem uma laranja?
Miojo saudável: 3 receita imperdíveis
Garganta inflamada: Como tratar? Causas?