setembro 2024
Leitura: 16 min.
Existe uma gama de alimentos que diabéticos não podem comer, pois muitos deles possuem açúcares, ou carboidratos, que podem aumentar a concentração de glicose no sangue, e assim causar prejuízos para a saúde.
Alguns desses alimentos até podem ser consumidos, mas em uma pequena quantidade, e mediante ao controle da glicemia (quantidade de glicose no sangue).
Ou seja, a alimentação de quem tem diabetes deve ser seletiva e controlada para que seja possível evitar o consumo de alimentos que sejam ricos em açúcar, principalmente.
Portanto, se você foi diagnosticado com diabetes e ainda não sabe quais alimentos diabéticos não podem comer, preparamos um conteúdo especial para você eliminar suas principais dúvidas.
Sumário
Por que existem alimentos que diabéticos não podem comer?
Para responder essa pergunta é preciso, primeiramente, compreender o que é a diabetes e como ela pode afetar o nosso organismo.
A diabetes é uma condição caracterizada pela perda de função do organismo processar o açúcar, ou a glicose, que consumimos a partir da alimentação.
As moléculas de glicose são fundamentais para produzir a energia no nosso organismo, portanto elas precisam ser retiradas da corrente sanguínea e posteriormente metabolizadas e isso ocorre através da sinalização celular por uma molécula chamada de insulina.
A insulina é uma molécula produzida pelo nosso pâncreas cuja função é controlar a quantidade de glicose no sangue após a alimentação, é ela informa as células de que a glicose deve ser absorvida.
Existem duas situações onde o organismo falha em regular a glicose presente na corrente sanguínea:
- Resistência à insulina: Ocorre quando as células do corpo não respondem adequadamente à insulina, e se caracteriza como diabetes do tipo 2;
- Falta produção de insulina: Quando o pâncreas falha em produzir insulina suficiente para atender às necessidades do corpo, caracterizada como diabetes tipo 1.
Apesar da diabetes ser uma doença que não há cura, o tratamento consiste em utilizar medicamentos, realizar mudanças na rotina e principalmente fazer um controle da alimentação.
Isso porque o consumo dos alimentos impactam diretamente nos níveis de glicose presentes na corrente sanguínea.
Alguns alimentos podem inclusive gerar picos de glicose muito rápidos e que podem ser prejudiciais à saúde, por isso existem alimentos que diabéticos não podem comer e devem evitar de incluir em sua alimentação.
Além disso, para controlar a diabetes é preciso monitorar os níveis de glicose através de um medidor de glicose, diariamente.
Quais alimentos que diabéticos não podem comer?
Existem mais de 20 alimentos que os diabéticos não podem comer, e preparamos uma lista para que saiba quais alimentos deve evitar.
É importante entender que a dieta para o diabético vai ajudar a manter controle dos níveis de glicose no organismo, evitando o excesso ou a queda exagerada de açúcar no sangue.
O desequilíbrio do açúcar no sangue do diabético pode gerar sintomas como tontura, fraqueza, dor de cabeça e, em casos mais graves, pode causar cegueira, doenças renais ou cardíacas.
Por isso, é importante monitorar a diabetes diariamente, fazer mudanças no seu estilo de vida e seguir as orientações médica.
Açúcar e doces em geral
A maioria dos alimentos doces contém doses de açúcar em alta concentração e consumi-los certamente irá elevar a quantidade de glicose presente na corrente sanguínea.
Por conta disso, o consumo desses alimentos não é indicado para quem tem diabetes, e deve-se reduzir ao máximo a presença deles no seu cardápio diário.
Além disso, é importante ressaltar que uma pessoa com diabetes pode utilizar, desde que tenha orientação médica, adoçantes naturais, como a stevia, para adoçar o café e outros alimentos.
Confira alguns alimentos doces, ou com açúcar, para evitar:
- Bolos;
- Chocolate ao leite;
- Chocolate branco;
- Balas;
- Guloseimas;
- Geleias;
- Refrigerantes;
- Sorvete;
- Mel;
- Açúcar;
- Biscoitos;
- Bolacha;
- E etc..
Carnes embutidas
Também são conhecidas como alimentos ultra processados, as carnes e os alimentos embutidos, pois levam como adição substâncias como açúcares, corantes e conservantes para aumentar a sua durabilidade e modificar o sabor.
Esses alimentos podem aumentar os níveis de glicose presentes na corrente sanguínea, não fornecem nutrientes adequados para nosso organismo e ainda podem causar aumento de peso.
Por isso, são alimentos que diabéticos não podem comer e também não são indicados para pessoas sem diabetes.
Dentro desse grupo podemos citar:
- Salame;
- Linguiça;
- Salsicha;
- Presunto;
- Mortadela;
- Nuggets;
- Bacon;
- E etc…
Uma maneira de substituir esse grupo de alimento é utilizar as carnes magras, como peixe, frango ou também as proteínas vegetais como a soja, feijão e o grão de bico.
Bebidas açucaradas
As bebidas vendidas em mercados são muito prejudiciais para quem possui diabetes, pois elas costumam ter um alto teor de açúcar em sua composição.
Como são bastante agradáveis ao paladar, é normal que sejam consumidas excessivamente e consequentemente aumentem a glicose na corrente sanguínea.
Algumas bebidas que você deve estar atento e evitar são:
- Sucos artificiais;
- Refrigerantes;
- Isotônicos;
- Energéticos;
- Bebidas alcoólicas;
- Chás de lata;
- Iogurtes;
- E etc…
É possível substituí-las por opções mais saudáveis, como água, chás e, se desejar, sucos naturais, sem o uso de adoçantes e açúcares.
Alimentos ricos em gordura
Embora os alimentos ricos em gordura trans não estejam relacionados diretamente com os níveis de glicose, eles podem contribuir para o ganho de peso.
Para que você possa ter uma melhor qualidade de vida e melhor controle da sua glicemia é importante que você evite o ganho de peso excessivo, pois ele pode causar um de um desequilíbrio hormonal e também vir acompanhado de comorbidades.
Portanto, saiba que é fundamental realizar a manutenção do peso para uma melhor qualidade já que alimentos com gorduras são alimentos que diabéticos não podem comer.
Exemplos desses alimento são:
- Massas folhadas;
- Salgados em geral;
- Biscoito de polvilho;
- Batata frita;
- Donuts;
- Pizza congelada;
- Bolinhos fritos;
- Pastel;
- E etc…
Sempre que você for fazer um alimento frito, evite utilizar óleo e utilize fritadeira elétrica para preparar um alimento mais saudável.
Carboidratos refinados
Os carboidratos de uma maneira geral são alimentos que os diabéticos não podem comer, pois aumentam a glicose presente na corrente sanguínea.
Os carboidratos refinados, por sua vez, são aqueles alimentos que passam por um processo de refinamento, ou seja, tem o seu potencial nutritivo reduzido.
Dentro desse grupo estão presentes:
- Arroz
- Farinha
- Pão
- Açúcar refinado
- Torradas;
- Panquecas;
- Bolo;
- Cookie;
- E etc;
A maioria dos alimentos que contém farinha de trigo devem ser evitados, entretanto você pode criar receitas utilizando a farinha de grãos e cereais integrais e combiná-los com fibras e proteínas.
Esses são considerados carboidratos complexos que são mais demorados para serem digeridos e absorvidos pelo corpo, e portanto favorecem o controle da glicemia.
Frutas com alto teor de açúcar
Algumas frutas possuem um alto teor de açúcar, e por isso são consideradas alimentos que os diabéticos não podem comer.
Embora sejam saudáveis e possuam açúcar natural, elas podem aumentar os níveis de glicose, principalmente se consumidas em grandes quantidades.
Além disso, as frutas em calda também podem representar um risco maior de desequilíbrio glicêmico.
As frutas que você deve evitar são:
- Manga;
- Banana madura;
- Uvas;
- Tâmaras;
- Figos;
- Damasco;
- Uva passa;
- Ameixa;
- Frutas em calda, (como ameixa, pêssegos e abacaxi);
- E etc…
Bebidas alcoólicas
Vinhos e coquetéis são mais adocicados, e por isso também são considerados alimentos que os diabéticos não podem beber.
Eles podem interferir nos níveis de glicose no sangue, além de que o álcool é rico em calorias e pode contribuir com o ganho de peso.
Como já mencionamos anteriormente, é importante evitar o ganho de peso em excesso para ter uma melhor qualidade de vida enquanto diabético.
Molhos e condimentos açucarados
Embora pareçam ser inofensivos, os alimentos chamados condimentos, possuem um alto teor de açúcar adicionados e carboidratos que podem afetar o nível de glicose no sangue.
É sugestivo eliminar esses alimentos da sua dieta, uma vez que não adicionam quaisquer benefícios a sua saúde.
Dentre os principais condimentos que você deve evitar podemos citar:
- Molho barbecue;
- Ketchup;
- Maionese adoçada;
- Molhos para salada industrializados;
- E etc…
Quais alimentos que diabéticos podem comer?
Com tantas restrições e alimentos que diabéticos não podem comer, você provavelmente está se perguntando o que deve incluir na sua alimentação.
Lembre-se, primeiramente, que cada indivíduo é único, e como cada alimento afeta a glicose na corrente sanguínea pode variar de indivíduo para indivíduo, por isso é importante fazer acompanhamento médico e com um nutricionista.
Apesar de ser importante remover alguns alimentos da sua dieta, com um bom controle e também consumo em poucas quantidades é possível criar um cardápio adaptável.
De antemão, saiba que os alimentos abaixo possuem um baixo índice glicêmico, e por isso você pode incluí-los na sua alimentação:
- Cereais integrais: como pão integral, arroz integral, macarrão integral, milho, aveia e quinoa;
- Leguminosas: como feijão, soja, grão-de-bico, lentilha e ervilha;
- Legumes: como alface, tomate, rúcula, agrião, acelga, abóbora, vagem e cebola;
- Proteínas: com pouca gordura, como peixe branco, frango, tofu; ovos e carne bovina magra, como músculo e patinho;
- Frutas: De preferência as frescas com casca e inteiras em pequena porção e preferencialmente as de baixo índice glicêmico, como morango, maçã, pera, ameixa, mirtilo, limão e tangerina;
- Gorduras saudáveis: como óleo de abacate ou de semente de uva e azeite extra virgem;
- Oleaginosas: como castanha, amendoim, avelã, nozes, castanha-do-pará e amêndoas;
- Sementes: como chia, linhaça, gergelim ou abóbora;
- Laticínios (com pouca gordura): como leite desnatado, iogurte natural desnatado e queijos brancos como ricota, queijo Minas e cottage.
- Bebidas vegetais: como leite de soja, de aveia, de arroz, de amêndoa e de avelã.
O importante é consumi-las moderadamente e adaptar a sua dieta conforme os seus gostos e também a sua capacidade de investimento, uma vez que ela passará a fazer parte da sua rotina.
Agora você já sabe que alimentos diabéticos não podem comer
Através desse conteúdo buscamos esclarecer quais alimentos diabéticos não podem comer e por que eles podem ser prejudiciais à sua saúde.
Agora você poderá evitá-los da sua dieta e investir em uma alimentação mais saudável e equilibrada.
Continue lendo mais
Treino para ombro em casa
Tremor nas mãos: O que pode ser?
Frases de meditação: 144 opções para leitura
Sertralina dá sono? Conheça os efeitos
Alisante de cabelo: 12 melhores opções
Biotipo: O que é e como identificar o seu!