outubro 2024
Leitura: 15 min.
Entender quando a tosse é preocupante é fundamental para que você possa entender quando deve procurar um médico para uma avaliação.
Embora, na maioria das vezes, a tosse é um sintoma simples de ser resolvido, em casos muito específicos ela pode perdurar por mais tempo do que o normal.
Portanto, é fundamental entender quando ela pode ser considerada fora da normalidade e quais são os principais indícios de que você precisa começar a se preocupar.
Sumário
Por que é importante saber quando a tosse é preocupante?
Antes de tudo é importante entender que a tosse é um sintoma comum de diversas condições de saúde, e por isso a sua persistência e duração podem ser variáveis dependendo da sua origem e causa.
Ela ocorre como um mecanismo de defesa do nosso corpo contra agentes externos e que possam provocar irritação local.
Existem vários tipos que podem variar de acordo com a causa:
- Paroxística: Se caracteriza como uma tosse súbita incontrolável, com tossidas rápidas e curtas (cinco a dez);
- Produtiva: Se caracteriza pela presença de muco (conhecido popularmente como catarro), bem frequente no resfriado;
- Tosse seca: Sem a presença de muco;
Como a tosse é um sintoma comum, muitas pessoas tendem a não procurar orientação médica para tratá-la de maneira individual, pois geralmente está associada a problemas de saúde mais simples, como:
- Infecções respiratórias;
- Gripes;
- Resfriados;
- Alergias;
- Refluxo;
A verdadeira preocupação surge quando a tosse se torna um sintoma persistente e ocorre um problema mais grave e que pode colocar a sua saúde em risco.
Por isso, é fundamental que você aprenda a reconhecer quando a tosse é preocupante e quais são os sinais que devem causar essa preocupação.
Quando a tosse é preocupante?
A tosse é preocupante, independentemente do tipo, principalmente quando ela se torna uma tosse persistente, que é aquele tipo de tosse de duração prolongada, também conhecida como tosse crônica.
Esse tipo de tosse tende a se prolongar por mais de 3 a 6 semanas onde não há melhora, e pode haver piora do quadro mesmo que você esteja fazendo algum tratamento.
Um outro sinal de que a tosse é preocupante é quando há a presença de muco sanguinolento, exibindo uma coloração marrom ou avermelhada.
Pois pode ser um indício de complicações relacionadas ao pulmão, por isso é importante não ignorar caso note a presença desse sintoma.
Já a tosse seca, pode ser considerada preocupante sempre que ela surge, mesmo que nem sempre ela esteja associada a um problema sério de saúde.
Além disso, a tosse pode ser dita como preocupante quando apresenta os seguintes sintomas:
- Presença de sangue ao tossir;
- Dificuldade respiratória;
- Tosse profunda e dores no peito;
- Presença de ínguas e inchaço na lateral do pescoço;
- Sintoma se torna mais frequente com o passar do tempo;
- Duração superior a três semanas;
- Febre alta;
- Piora dos sintomas mesmo com tratamento;
- Acompanhada de cansaço físico;
- Se manifesta combinada ao chiado;
Nesses casos, o mais indicado é procurar um pronto-socorro para atendimento médico, o que permite uma avaliação de risco adequada.
A tosse preocupante está associada a quais agravantes?
Conheça algumas das principais causas que podem originar a tosse persistente e que podem evoluir para um problema sério de saúde.
Pneumonia
As pneumonias são doenças infecciosas provocadas pela penetração de um agente infeccioso, podendo ser eles vírus, bactérias ou até mesmo fungos, no espaço alveolar.
Podem causar uma inflamação que resulta em secreção na cavidade pulmonar, que é uma região onde ocorre as trocas gasosas e a oxigenação sanguínea.
Essa região deve sempre estar limpa e livre de substâncias que possam impedir o contato do ar com o sangue.
Os sintomas mais comuns de pneumonia são:
- Tosse com secreção (pode conter sangue);
- Febre alta (pode passar dos 39ºC)
- Calafrios;
- Falta de ar;
- Dor no peito;
Como os sintomas são similares aos de uma gripe, geralmente a tosse não é preocupante inicialmente, entretanto com a piora do quadro pode ser que apareça sangue na secreção.
Nesse caso, a tosse é preocupante e pode indicar complicações referentes a propagação da infecção, como a sepsis, o abscesso pulmonar, cavitação pulmonar e inflamação.
Caso suspeite de pneumonia, procure um médico pneumologista para uma avaliação e posterior tratamento que poderá ser realizado com o uso de antibiótico.
Tuberculose
A tuberculose é uma das principais doenças respiratórias que a tosse é preocupante, pois a sua persistência é um dos principais sintomas.
Ela é uma doença infecciosa e transmissível, causada pela bactéria Mycobacterium tuberculosis.
A doença afeta os pulmões, apesar de poder acometer outros órgãos e sistemas, os seus principais sintomas são:
- Tosse por 3 semanas ou mais;
- Febre vespertina;
- Sudorese noturna;
- Emagrecimento.
Na tuberculose, a tosse pode se manifestar com ou sem a presença de catarro, e ela é o sintoma clássico de tuberculose.
Quando não tratada da maneira correta, a tuberculose poderá danificar os pulmões e também evoluir para quadro de sepse colocando a vida em risco.
Todas as pessoas com sintomas respiratórios, ou seja, que apresentem tosse por três semanas ou mais, devem ser investigadas para tuberculose. O tratamento é feito mediante a administração de antibióticos.
Câncer de pulmão
A tosse é preocupante se for resultante de câncer de pulmão, que é o primeiro tipo de câncer mais comum entre os homens e o terceiro mais comum entre as mulheres.
Embora tenha uma alta taxa de mortalidade, ela é evitável uma vez que esse tipo de câncer está associado ao hábito de fumar.
Muitas vezes, ele passa despercebido, pois fumantes tossem com mais frequência uma vez que acabam inalando a própria fumaça do cigarro.
Entretanto, é preciso realizar uma avaliação completa principalmente aquelas pessoas que possuem tosse persistente ou expectorar sangue.
Os tumores podem crescer, ocupar um espaço volumoso, causar a obstrução de veias e a formação de coágulos.
Embolia pulmonar
A embolia pulmonar é uma condição que pode causar tosse preocupante, pois ela bloqueia uma ou mais artérias pulmonares.
Geralmente origina-se através de coágulos sanguíneos, originarios das pernas ou de outras partes do corpo.
Os principais sintomas são a falta de ar, a dor no peito e a tosse que nesse caso é preocupante, pois a embolia pode colocar a vida e a saúde em risco.
Desse modo, uma das consequências da embolia pulmonar é a parada cardio respiratória e a hipotensão arterial.
O tratamento ideal é romper o coágulo que ajuda a reduzir significativamente o risco de morte, podendo ser realizado com o uso de anticoagulantes e medicamentos ou procedimentos., dor no peito e tosse.
Covid-19
A tosse é preocupante em COVID-19 principalmente quando está associada a sintomas, como falta de ar e a febre intensa.
A COVID-19 é uma infecção causada por um vírus que causa sintomas similares aos de uma gripe ou resfriado.
Embora a COVID possa se resolver sozinha, em alguns casos ela pode se manifestar de uma maneira mais intensa causando síndromes respiratórias.
Estudos apontam que metade dos infectados desenvolve algum tipo de complicação da chamada covid longa 4, entre as quais, podemos destacar o impulso de tossir continuamente.
Portanto, mesmo após quadros de COVID algumas pessoas podem apresentar sintomas de tosse persistente.
Bronquite
A bronquite é um tipo de inflamação aguda que acomete a traqueia e as vias aéreas que se ramificam nos brônquios.
Geralmente ela é causada por infecções virais, e seus principais sintomas incluem tosse com ou sem muco.
A tosse é preocupante, na bronquite, pois ao perdurar mais de 3 semanas pode ser que o tecido pulmonar tenha sido afetado e você pode ter desenvolvido pneumonia.
Bronquiolite
A bronquiolite é uma infecção inflamatória que é comum causar tosse preocupante em crianças pequenas e bebês.
Geralmente é causada por um vírus e também costuma ocorrer nos meses de inverno, a tosse de bronquiolite frequentemente progride para um chiado e pode causar dificuldade respiratória.
Embora a infecção seja autolimitada, ela pode evoluir para pneumonia, síndrome de Reye, miosite, convulsão febril e encefalopatia aguda.
Sinusite
A tosse é preocupante quando a causa é sinusite e ela não melhora após 7 dias da infecção, nesses casos é preciso fazer uso de antibióticos específicos.
A sinusite é uma infecção que é causada pela proliferação de bactérias e acúmulo de secreção que se acumula nos seios da face.
Geralmente a tosse relacionada a sinusite apresenta uma piora no período noturno, uma vez que parte da secreção escorre pelas fossas nasais e irrita as vias aéreas.
A sinusite quando não tratada de maneira adequada pode trazer complicações como meningite, disseminação da infecção, e abcessos.
Como reduzir tosse?
Existem algumas medidas que podem contribuir para que você minimize os efeitos da tosse:
- Beba líquidos, incluindo sucos, assim como o de laranja que fortalecem o sistema imune:
- Mantenha o seu ambiente arejado, para evitar a irritação nas vias respiratórias;
- Aposte no poder dos chás para fortalecer o seu sistema imunológico;
- Faça inalação com nebulizador e soro fisiológico para diminuir o desconforto;
- Consulte com o seu médico;
O uso de alguns remédios para tosse podem facilitar a eliminação do catarro no entanto, é fundamental que eles sejam usados apenas sob orientação e com recomendação médica.
Agora você já sabe definir quando a tosse é preocupante
Através desse conteúdo, buscamos esclarecer quando a tosse é preocupante e quando você deve buscar ajuda médica.
Lembre-se de que apesar de ser um sintoma relativamente comum, a tosse pode indicar problemas de saúdes mais sérios e que precisam de tratamento adequado.
Continue lendo mais
Creme de Nutrição Capilar: Para que serve e como escolher?
Manchas roxas no corpo: 12 causas principais
Pé de galinha rosto: O que é e como tirar?
Purificador de ar para que serve?
Monócitos baixos: Saiba o que significa esse resultado
Antialérgico para rinite: as melhores opções