Remédio para tosse: As melhores opções

agosto 2023

Leitura: 16 min.

O remédio para tosse pode ser um grande aliado para aliviar a tosse decorrente de resfriados, alergias ou irritações na garganta. 

Pois, na maioria das vezes, esse sintoma costuma ser um incômodo quando muito frequente e persistente principalmente para quem precisa permanecer em lugares fechados.

E, em alguns casos, ela pode até mesmo interferir na qualidade do sono e piorando durante a noite, fazendo com que você se sinta mais cansado.

O mais indicado para acabar com a tosse, é buscar o auxílio de um profissional de saúde que fornecerá um diagnóstico, para que você possa descobrir a causa da sua tosse e também tratá-la com o melhor remédio para tosse.

E, por isso, elaboramos um conteúdo para que você conheça as principais opções de medicamentos para acabar com a tosse.

Qual melhor remédio para tosse?

Se você está em busca de um remédio para tosse é porque provavelmente você tem sofrido com tosse intensa e frequente. 

Nesses casos, para ter alívio imediato é indicado escolher um remédio para tosse, pois esses medicamentos têm como objetivo aliviar a tosse, auxiliar na eliminação de catarro, reduzir a frequência, intensidade, sintomas de alergia ou irritação na garganta. 

Sua atuação se dá diretamente nos sintomas da tosse, ou seja eles tratam a tosse, mas não a causa da tosse e, por isso, é fundamental obter um diagnóstico para eliminar a tosse de vez.

As tosses podem estar relacionadas com diversas diversas doenças, mas nem sempre estão relacionadas com elas.


Dentre as causas mais comuns das tosses podemos citar: rinite, poluição, baixa umidade, tabagismo e, o mais comum, infecções por vírus e bactérias.

Para obter um diagnóstico adequado é fundamental procurar um médico, pois apenas esse profissional de saúde poderá avaliar o seu quadro clínico e os sintomas adjacentes para então indicar o melhor remédio para tosse. 

Se estiver procurando um remédio para tosse infantil, o indicado é consultar um pediatra para que ele possa receitar o medicamento de acordo com a idade e o peso da criança. 

Remédio para tosse seca

A tosse seca é um dos tipos de tosse mais comuns entre os pacientes e é caracterizada pela ausência de muco (catarro) ao tossir.

Em grande parte das vezes, ela é reflexo de uma infecção respiratória, que causa irritação na garganta, também pode estar associada com gripe ou alergia, asma, sinusite, refluxo.

Mas também podem estar relacionadas a problemas mais graves como tuberculose pulmonar, enfisema câncer de pulmão e COVID-19.

E,  por isso, é importante estar atento se ela estiver ou não acompanhada de outros sintomas como febre, mal-estar geral e dor de cabeça.

Os remédios para tosse seca podem ser tomados xarope, gotas ou comprimidos, e atuam diretamente no cérebro permitindo que controlem a frequência e a intensidade da tosse.

Também podem contribuir para aliviar outros sintomas associados à tosse como irritação na garganta e mal estar.

Alguns remédios para tosse seca, remédio para tosse alérgica ou persistente são:

  • Dextrometorfano: encontrado na forma de xarope, e reconhecidos pelos nomes de Bisoltussin, Benalet, Vick 44E ou medicamentos genéricos;
  • Levodropropizina: um antitussígeno encontrado na forma de solução em gotas ou xarope, é um remédio para coceira na garganta e tosse, encontrado pelos nomes de Antux e Percof.
  • Dropropizina: É  um xarope ou solução em gotas com o nome de  Vibral, Notuss, Neotoss  e Ecus.
  • Clobutinol + Doxilamina: É um xarope ou solução oral em gotas encontrado como Hytós Plus ou genérico.

É preciso ter cuidado ao administrar esse tipo de medicamento, pois eles podem reduzir os sintomas e dar a falsa sensação de que você está curado da tosse sem descobrir a causa desse sintoma. 

Podendo induzir a um diagnóstico tardio com piora do seu quadro clínico.

Remédio para tosse com catarro

A tosse com catarro geralmente surge com o objetivo de eliminar e liberar algum tipo de secreção causada por algum tipo de agente infeccioso que possa ter invadido as vias aéreas, como gripes causadas por vírus, doenças bacterianas e alergias. 

É bastante comum, quando buscamos um remédio bom para tosse com catarro, remédio para gripe ou remédio de farmácia para rouquidão e tosse, escolher entre os dois tipos de medicamentos: Os mucolíticos e os expectorantes. 

Os expectorantes atuam diretamente na broncodilatação aumentando o calibre dos brônquios, enquanto os mucolíticos atuam fluidificando a secreção e facilitando a sua eliminação. 

Para indicar o melhor remédio para tosse, o médico irá avaliar as condições do paciente, se o muco é muito espesso ou se há contração dos brônquios. 

Alguns remédios para tosse com catarro que podem ser indicados pelo médico são:

  • Ambroxol: tem efeito expectorante e pode ser encontrado na forma de xarope ou solução oral com os nomes de Mucosolvan, Bronqta ou genérico;
  • Guaifenesina: com ação expectorante e pode ser encontrado na forma de xarope com os nomes de Dimetapp, Transpulmin, Expectoflui, Vick 44E ou genérico;
  • Acetilcisteína: tem ação mucolítica e pode ser encontrado na forma de comprimido efervescente, granulado ou xarope de, podendo ser indicado para uso adulto, com os nomes de Fluimucil, flucetil ou genérico; 
  • Bromexina: possui ação mucolítica encontrado em xarope com nome Bisolvon, Aliv V ou genérico;
  • Benzamina cloridrato: indicado para tosse e dor de garganta encontrado em spray para garganta ou pastilhas com o nome de Flugoral.

Remédio para tosse infantil

Várias das opções de remédios citados acima também podem ser para uso pediátrico, a diferença são as dosagens dos medicamentos.

Pois geralmente para uso infantil as dosagem se refletem na idade e no peso da criança.  

O ideal é sempre levar a criança para consulta com um pediatra para que ele possa avaliar o quadro clínico em que ela se encontra.

E, não esqueça de consultar a bula para saber a idade indicativa do medicamento. 

Dentre os principais remédio infantil para tosse podemos citar: 

  • Dextrometorfano: encontrado na forma de xarope para a tosse seca, Bisoltussin, Benalet ou genérico;
  • Levodropropizina: solução em gotas ou xarope, que ajuda a combater a tosse seca crianças encontrado em nomes como Antux e Percof;
  • Dropropizina: para tosse seca, xarope pediátrico de 1,5 mg/mL ou solução em gotas de 30 mg/mL, crianças acima de 2 anos encontrado em nomes como Vibral, Notuss ou Neotoss Ecus;
  • Clobutinol + Doxilamina: Para tosse seca, pode ser tomado na forma de xarope ou solução oral em gotas por adultos e crianças acima de 2 anos, com o nome de Hytós Plus;
  • Ambroxol: tem efeito expectorante e pode ser encontrado na forma de xarope pediátrico de 15mg/5mL ou solução oral de 7,5 mg/mL para crianças a partir dos 2 anos com o nome de Mucosolvan;
  • Guaifenesina: possui ação expectorante xarope infantil de 100mg/15mL para crianças acima de 2 anos para tosse com catarro com o nome de Dimetapp, Transpulmin ou genérico;
  • Acetilcisteína: tem ação mucolítica e pode ser encontrado na forma de comprimido efervescente, granulado ou xarope, com o nome de Fluimucil, flucetil ou genérico;
  • Bromexina: possui ação mucolítica e pode ser encontrado na forma, xarope pediátrico de 4mg/5mL ou solução em gotas de 2mg/mL, para crianças a partir dos 2 anos com o nome de Bisolvon, Aliv V ou genérico;
salmoura para afta na garganta

Remédio caseiro para tosse

Ainda que você esteja fazendo uso de alguns medicamentos, ou tenha que esperar o dia seguinte para consultar com um médico, existem algumas medidas que você pode fazer sem precisar sair de casa.

Chá de própolis com camomila

O própolis possui muitos benefícios para a saúde, pois tem atividade antiviral, antibacteriana, antifúngica, antioxidante e imunomoduladora, podendo ser útil em várias situações onde há irritação na garganta.

Nesse sentido, o própolis pode ser um importante aliado e remédio para tosse, proporcionando alívio também nos sintomas de gripes e resfriados. 

ingredientes:

  • 1 xícara de água filtrada (200 ml);
  •  1 colher de sopa de camomila desidratada ou 1 sachê de chá de camomila;
  •  10 gotas de própolis de mel (extrato de própolis).

Modo de preparo: 

  • Leve a água ao fogo alto e deixe até quase ferver;
  • Separe 1 sachê de chá de camomila e coloque na água ainda na panela, mas fora do fogo. 
  • Tampe e deixe por 10 minutos;
  • Depois coloque numa xícara. 
  • Adicione as 10 gotinhas de extrato de própolis e mexa. Beba enquanto estiver quente ou morno, de preferência ao final do dia, antes de dormir.

Chá de mel com limão

É um chá e um remédio para tosse com muito potencial, pois o mel é reconhecido mundialmente por sua ação anti-inflamatória e antibacteriana.

O limão, por outro lado, é uma fonte rica em vitamina C, ajudando o sistema imune a combater gripes e resfriados. 

Ingredientes:

  • 1 xícara (chá) de água;
  • suco de 1 limão;
  • 1 colher (chá) de mel.

Modo de preparo: 

  • Em uma chaleira, coloque a água e leve ao fogo até ferver;
  •  Após ferver, desligue o fogo e espere 1 minuto;
  • Em uma xícara, coloque o suco de limão, o mel e a água quente;
  • Tampe a xícara por um pires por cerca de 2 minutos e sirva;

Gargarejo com água e sal 

Apesar de não ser comprovado cientificamente que realmente funciona, a alta concentração de sódio pode ter ação antisséptica, ajudando muito como remédio para tosse com catarro. 

Ingredientes;

  • 1 colher de sopa de sal
  • 1 copo de água morna

Modo de preparo:

Misture o sal na água morna até dissolver, depois coloque um bom gole da água na boca e gargarejar pelo máximo de tempo que conseguir.

Repetir o procedimento mais 2 vezes seguidas.

Mantenha-se hidratado

Manter as vias aéreas hidratadas é fundamental, tanto para quem busca remédio para tosse seca quanto para tosse com catarro.
Assim, você será capaz de diminuir a irritação na garganta e também expectorar as secreções que estão presas. 

Você pode optar por aumentar a ingestão de água, ingerir chás ou até mesmo sucos como suco de laranja e limão que são fontes ricas de vitamina C.

Lavagem nasal

Uma outra dica para quem procura um remédio para tosse com catarro é realizar a lavagem na nasal, com o auxílio de uma seringa sem agulha e soro fisiológico.

A lavagem nasal ajuda a remover o acúmulo de muco e secreções podendo aliviar a tosse e desentupir o nariz

Agora você conhece diferentes opções de remédio para tosse

Neste conteúdo, apresentamos os principais remédios para tosse seca ou com catarro. 

Também apresentamos algumas soluções rápidas para você preparar em casa para contribuir com o afastamento da tosse, e também de outros sintomas.

Ressaltamos a importância de buscar auxílio de um profissional de saúde, pois a tosse costuma ser indicativo de alguma doença, e os remédios irão atuar apenas nos sintomas.

Dessa forma, é indispensável obter um diagnóstico e descobrir qual é a causa da sua tosse.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Copy link
Powered by Social Snap