Pontada na parte íntima: O que pode ser?

novembro 2023

Leitura: 20 min.

A pontada na parte íntima é um sintoma que pode indicar algum problema de saúde nessa região que é considerada uma das mais sensíveis.

Tanto para o homem quanto para a mulher, é importante prestar atenção nos detalhes e demais sintomas que possam surgir para identificar a origem e a causa.

Embora na maioria das vezes esteja relacionado a infecções sexualmente transmissíveis, não quer dizer que não possam resultar de outros tipos de condições.

E, para que você possa identificar com uma maior facilidade a causa da pontada na parte íntima, preparamos um conteúdo completo sobre o tema. 

Como é a pontada na parte íntima?

A pontada na parte íntima normalmente é utilizada para descrever uma sensação de dor ou desconforto que pode ser aguda ou frequentemente acometendo alguma área específica da região genital ou pélvica.

A intensidade da pontada, ou da dor que a acompanha pode variar de leve a intensa,  podendo ser breves ou mais persistentes.

O que determina essas características são, de fato, a origem da pontada, embora nem sempre estejam associadas a problemas de saúde, veremos que a pontada na parte íntima pode ser um sintoma associado a diversas condições.

E, o que vai ajudar a entender sua origem são os sintomas associados a esse tipo de desconforto. 

Entretanto, lembre-se de que é fundamental consultar com um médico especialista, ele pode ser um urologista ou então um ginecologista para obter um diagnóstico com base nos exames médicos.

Mulher com pontada na parte íntima

Pontada na parte íntima em mulheres

Para que você possa identificar com mais facilidade os sintomas de pontada na parte íntima feminina, separamos uma lista com as principais causas. 

Nas mulheres, a pontada pode se manifestar na região externa do órgão sexual, na região interna que compreende ao útero, trompas e ovários ou até mesmo na pélvis e no abdome. 

Confira algumas das principais causas:

Gravidez

A pontada na parte íntima pode ser gravidez, embora seja um sintoma inicial quando localizada na região uterina, ela também é um sintoma comum da gravidez em estágios mais avançados.

No início da gravidez, ele ocorre principalmente por conta das mudanças hormonais, mas também por conta da expansão uterina. 

Já, quando ocorre em estágios mais avançados, deve-se ao ganho de peso do bebê que aumenta a pressão e reduz o fluxo sanguíneo na região vaginal.

Nesses casos é comum sentir pontadas, inchaço e até mesmo uma certa sensibilidade nas partes íntimas, por isso em caso de suspeita de gravidez, não esqueça de fazer um teste de gravidez.

Teste de gravidez

Entretanto, todo cuidado é pouco, principalmente quando estamos falando de gravidez e é importante consultar com o obstetra e ginecologista para se assegurar de que tudo vai bem.

Principalmente se em algum momento a pontada estiver associada a algum tipo de sangramento.

Menstruação

A pontada na parte íntima antes da menstruação, é um sintoma muito comum principalmente quando localizada na região uterina.

Não é incomum que algumas mulheres também sintam a pontada na parte íntima na menstruação. 

Essa pontada pode ocorrer principalmente por conta das alterações hormonais durante o período pré-menstrual, menstrual e até mesmo o pós (ainda que menos frequente).

Além disso, a dor no útero e as famosas pontadas podem ser cólicas menstruais que tendem a se manifestar nos primeiros dias da menstruação. 

Elas surgem principalmente no início do período menstrual e tendem a desaparecer ao longo dos dias.

Entretanto, existem medicamentos que ajudam a aliviar a pontada de cólica, como o Buscopan, e opções caseiras como o chá de camomila e a compressa de água quente.

Bolsa de água quente

Portanto, se você estiver próximo ao seu período menstrual não se assuste, pois pode acontecer de sentir uma pontada na parte íntima. 

Endometriose

A endometriose é uma condição que ocorre quando o endométrio, revestimento uterino, cresce para fora do útero.

Principalmente durante o período menstrual, essa condição pode causar uma série de sintomas como pontada na parte íntima, dor na pelve, dor na vagina ou na vulva, menstruação irregular.

Além disso, ela também pode causar ciclos menstruais irregulares, intensos e dolorosos, constipação intestinal, náuseas e dor ao urinar.

A endometriose ainda pode ser uma das causas de infertilidade e também aumenta o risco do desenvolvimento de câncer no ovário.

Por isso, é importante consultar periodicamente com um ginecologista para que ele possa avaliar.

Infelizmente, a endometriose é uma condição que não é levada a sério por alguns profissionais, muitas mulheres sofrem com essa condição.

Atrofia vaginal

Para aquelas mulheres que já estão entrando na menopausa e sofrem com dor nos ovários, e até mesmo sentem um desconforto ou uma ardência durante a relação sexual saiba que pode ser oriunda da atrofia vaginal.

Após a menopausa, ocorre atrofia dos ovários e um afinamento da mucosa vaginal que pode causar fissuras na região, e consequentemente machucados.

A pontada na parte íntima pode ocorrer principalmente por conta da região ficar mais sensível, por isso requer atenção.

Em alguns casos o tratamento pode envolver o uso de hormônios ou lasers que estimulam o colágeno da região.  

 Vulvodínia

A vulvodínia é uma condição que causa pontada na parte íntima, dor e também desconforto crônico na região vulvar.

Esse desconforto dura pelo menos três meses e pode vir acompanhado de outros sintomas como ardência na vagina, coceira, vermelhidão e até mesmo queimação nas partes íntimas.

A região fia bastante sensibilizada, principalmente durante as relações sexuais e também durante a inserção de absorventes internos.

O mais indicado é buscar por um ginecologista para que ele possa diagnosticar e então iniciar tratamento que pode envolver o acompanhamento com uma equipe multidisciplinar. 

Vaginismo

É uma condição bastante particular onde a mulher sofre contrações involuntárias dos músculos da região pélvica e da vagina.

Essa condição além de causar pontada na parte íntima também pode causar dor intensa na região pélvica e no canal vaginal durante o ato sexual.

O vaginismo está relacionado principalmente a problemas psicológicos, como aversão sexual, traumas, como abuso, durante o parto e até mesmo doenças como fibromialgia. 

É ideal buscar um ginecologista para obter um diagnóstico, o tratamento pode envolver o uso de medicamentos, dilatadores e até mesmo a psicoterapia. 

Varizes na vulva

As varizes na vulva também são conhecidas por varicosidade vulvar, que se caracteriza pela presença de veias dilatadas nas regiões que acometem os grandes e os pequenos lábios.

Essa condição pode surgir tanto durante a gravidez quanto durante a trombose venosa de outras partes do corpo.

Apesar de nem sempre causarem sintomas, podem se manifestar como pontadas na vagina ou dor pelvica próxima a parte interna da coxa que pode piorar durante a menstruação ou após a relação íntima.

Não é incomum que mulheres que tenham varizes na vulvar apresentem outros problemas de saúde como endometriose, miomas, prolapso uterino ou incontinência urinária, por isso o diagnóstico deve ser feito por um ginecologista após a realização de exames.

É fundamental procurar um ginecologista para diagnóstico e tratamento que pode envolver o uso de medicamentos e até mesmo cirurgia.  

Cisto de Bartholin

A glândula de Bartholin é responsável pela lubrificação do canal da vagina durante o contato íntimo.

Podem surgir cistos que obstruem a glândula fazendo com que a lubrificação na vagina fique prejudicada. 

E isso pode causar pontada na parte íntima feminina principalmente durante as relações sexuais.

Apesar de serem tumores benignos, eles também podem levar ao aparecimento de abscessos, que são caroços com pus.

Por isso é fundamental seguir o tratamento ginecológico, pois o médico poderá recomendar o uso de antibióticos, cauterização, drenagem e até mesmo remoção cirúrgica do cisto. 

Homem com pontada na parte íntima

Pontada na parte íntima em homens

Embora com menos frequência que as mulheres, homens também podem ser acometidos pela pontada na parte íntima.

Geralmente, ela ocorre na região da uretra, testículos,  no saco escrotal, ou região pélvica dependendo da condição.

Confira agora algumas das principais causas:

Doença de Peyronie

A Doença de Peyronie é uma inflamação que pode acometer as diferentes estruturas da região íntima masculina.

É importante dizer que ocorre uma inflamação dentro do pênis, o que causa a formação de tecido cicatricial.

Esse tecido, que não se expande durante a ereção, faz o pênis ereto ficar curvado, dificultando a relação sexual.  

Ele pode causar disfunção erétil, e isso pode originar pontada na parte íntima, acompanhada ou não de uma ereção, é um dos principais sintomas dessa condição.

Se você acha que pode ter a doença de Peyronie, você deve consultar um urologista para que ele possa diagnosticar e então obter um tratamento adequado. 

Parafimose

A Parafimose é uma condição que acomete a pele do prepúcio causando retração, e com isso o prepúcio não consegue cobrir a glande do pênis. 

Como resultado a glande inchada fica pressionada, que pode ser a principal causa da pontada na parte íntima e também de dor, uma vez que a circulação sanguínea fica prejudicada.

É preciso atentar-se, pois para desenvolver uma parafimose você precisa ter uma fimose antes.

Portanto, se você tem algum tipo de dificuldade de a cabeça do pênis precisa procurar um urologista para resolver a fimose e evitar o risco de ter a parafimose, que é uma urgência na urologia.

Prostatite

A prostatite é uma inflamação que ocorre na próstata em decorrência de uma possível infecção bacteriana. 

A prostatite pode aparecer subitamente, ou permanecer dormente antes de causar os sintomas.

Como resultado ela pode causar pontada na parte íntima, dor local, aumento da frequência ao urinar, ardência e desconforto. 

Em caso de suspeita de infecção como a uretrite é importante consultar com um urologista para que ele possa diagnosticar. 

Epididimite

A Epididimite é uma inflamação que ocorre nos testículos, é causada principalmente por algumas bactérias sexualmente transmissíveis e também por trauma.

Essa condição pode causar pontada na parte íntima, dor e desconforto geralmente unilateral. 

Urologista é o profissional indicado para fornecer um diagnóstico, e um tratamento que pode envolver o uso de antibióticos, analgésicos e suporte escrotal. 

Pontada na parte íntima em ambos os gêneros

Além de todas as condições que já apontamos para os gêneros de maneira individualizada, algumas delas podem ser similares para ambos. 

Infecções e DSTs

A pontada na parte íntima pode ser o indicativo principalmente de algumas infecções também conhecidas como infecções sexualmente transmissíveis. 

Elas podem ser causadas por fungos, bactérias e também vírus e algumas das mais comuns são a gonorreia, clamídia e tricomoníase.

São transmitidas através das relações sexuais com um parceiro contaminado e sem o uso devido de preservativos, podendo acometer a região íntima, sistema reprodutor e urinário.

Além de pontada na parte íntima, também podem causar dor, coceira, queimação, aparecimento de manchas e mal cheiro.

Em caso de suspeitas, é imprescindível procurar um profissional de saúde para avaliar a sua condição. 

Candidíase

É uma infecção causada por uma levedura oportunista que está presente na nossa microbiota natural.

Entretanto, quando há uma redução da imunidade essa levedura pode se multiplicar mais rapidamente.

Embora não seja considerada uma IST, ao entrar em contato e manter relações sexuais com alguem que está com candidíase você pode contrair a condição.

Em mulheres, além da pontada na parte íntima, ela também causa dor na hora da relação sexual, corrimento e ardência na região íntima.

No homem, a candidíase também é responsável por causar bolhas na região genital, vermelhidão, coceira, e placas brancas.

O ideal é procurar um profissional de saúde como o urologista ou o ginecologista para obter o diagnóstico. 

Exercícios físicos

Os exercícios físicos também podem causar pontada na região íntima, pois estão associados com os esforços realizados nos músculos pélvicos. 

Nesses casos, é completamente normal sentir um pouco de dor principalmente nas primeiras 48 horas, pós treino.

Se a dor persistir ou não diminuir, é importante consultar um médico para verificar, mas de uma maneira geral a dor tende a diminuir com repouso e aplicação de compressas frias. 

Bolsa de gelo

Quando ir ao médico por conta da pontada na parte íntima?

De uma maneira geral, a pontada na parte íntima pode ser bastante preocupante dependendo da sua origem.

A pontada na parte íntima pode se tratar de uma condição urgente principalmente vier acompanhada dos seguintes sintomas;

  • Dor e ardência para urinar;
  • Sangramento;
  • Febre;
  • Dor aguda da virilha;
  • Corrimento esverdeado ou amarelado;
  • Obstrução de fezes e gazes;
  • Náusea;
  • Vômito;
  • Incapacidade de suportar peso nos quadris; 
  • Incapacidade de executar uma atividade física específica;
  • Coceira;
  • Dor intensa na região íntima;

Agora você já sabe o que pode ser a pontada na parte íntima

Através desse conteúdo, buscamos apresentar as principais causas de pontada na parte íntima.

Portanto não se esqueça de é importante visitar um profissional de saúde para obter um diagnóstico adequado e individualizado. 

Esse conteúdo é apenas informativo e não recomenda utilizá-lo para fins de autodiagnóstico ou automedicação. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Copy link
Powered by Social Snap