fevereiro 2023
Leitura: 18 min.
O chá de hortelã é reconhecido pelos seus componentes naturais trazem muitos benéficos para a saúde, e fazem com que a hortelã seja considerada uma planta muito importante do ponto de vista clínico.
Pois, além do seu importante papel no fortalecimento do sistema imune, suas propriedades também potencializar e tratar algumas doenças.
Portanto, preparamos um conteúdo completo com os principais benefícios do chá de hortelã, para que você possa conhecê-los e passar a utilizá-lo no seu dia a dia.
Afinal, ele é uma opção deliciosa levemente adocicado e livre de cafeína, uma ótima escolha e saudável escolha para você incluir na sua dieta.
Sumário
Afinal, chá de hortelã é bom para que?
O chá de hortelã tem origem em dois tipos de plantas diferentes: a planta que possui o nome científico de Mentha spicata, e outra conhecida como hortelã-pimenta, ou Mentha piperita.
Ambas as plantas são reconhecidas por conter uma infinidade de compostos que possuem propriedades medicinais e aromáticas.
Pois, as folhas da hortelã são conhecidas por conter óleos essenciais como mentol, mentona e limoneno que possuem propriedades analgésicas e anti-inflamatórias.
Além disso, também são conhecidas por serem fontes ricas em antioxidantes, riboflavina, ácido fólico e vitaminas A, B6, C, K e E.
Com uma grande versatilidade promovem uma melhora na saúde e no bem-estar através das suas propriedades descongestionante nasal, antigripal, vermífuga, digestiva e analgésica.
Ou seja, saber como fazer chá de hortelã pode trazer inúmeros benefícios para o seu organismo e a sua saúde.
Principais benefícios do chá de hortelã
Neste tópico iremos aprofundar para que serve o chá de hortelã e quais são os seus principais benefícios para a saúde.
Melhora enjoos e a indigestão
Conhecido por estimular a secreção da bile, e por preservar o bom funcionamento do fígado, o chá de hortelã é considerado ajuda a combater os sintomas da indigestão.
Além de aliviar as cólicas intestinais, por atuar como relaxante muscular, com isso ele promove uma melhor eliminação de gases reduzindo a sensação de inchaço, o acúmulo de toxinas, a dor e o desconforto.
E os benefícios para a digestão não param por aí, pois o chá também promove alívio em sintomas de refluxo e azia, enjoos e náuseas.
Promove a redução dos sintomas gripais
O chá de hortelã contém diversos compostos que ajudam a fortalecer o sistema imunológico.
Além disso, a hortelã também possui ação antibacteriana, antiviral e anti-inflamatórias.
Desse modo, a hortelã contribui muito para reduzir os sintomas decorrentes de processos inflamatórios como dores, e também a sensação de nariz entupido.
Os principais componentes responsáveis por diminuir esses sintomas é a composição de ascórbico, mentol e tino, que são expectorantes e descongestionantes.
Por isso, é indicado, durante o tratamento de gripes, resfriados e até mesmo asma, rinite ou sinusite, utilizar o chá para inalar o vapor, promovendo a hidratação das narinas, e facilitando a respiração.
Alívio da dor de cabeça
As propriedades anti-inflamatórias e analgésicas do chá ajudam a aliviar as dores de uma maneira geral, inclusive as enxaquecas e dores de cabeça.
A composição de mentol também ajuda a relaxar os músculos tensionados que são os principais causadores das dores de cabeça.
Além disso, ele possui ação vasodilatadora promovendo uma melhor circulação sanguínea que também pode reduzir o aparecimento de enxaquecas.
Alívio dos sintomas menstruais
As cólicas são os grandes vilões das mulheres em períodos menstruais e o chá de hortelã pode reduzir a dor causada pelas cólicas através das suas propriedades relaxantes e analgésicas.
Inclusive, são ótimos aliados para potencializar o uso dos medicamentos que controlam e reduzem os sintomas menstruais.
Alivia o estresse e diminui a ansiedade
Saber para que serve o chá de hortelã pode trazer benefícios para a sua saúde mental, pois a presença do mentol, como componente, ajuda a aumentar o fluxo sanguíneo.
Um maior fluxo sanguíneo também promove uma maior sensação de relaxamento e pode ser um excelente calmante natural para diminuir o estresse e a ansiedade.
Portanto, o chá pode trazer diversos benefícios para quem está passando por uma situação difícil e estressante, ou estudando para uma prova.
Previne o envelhecimento e o aparecimento câncer
A ação antioxidante do chá pode prevenir o envelhecimento, uma vez que o estresse oxidativo das células é causado pelos radicais livres.
Os radicais livres também estão relacionados ao aparecimento de células cancerígenas, e as propriedades antioxidantes da hortelã ajudam a proteger a célula.
Deste modo, um dos benefícios do chá de hortelã é diminuir também o risco do aparecimento de tipos de câncer, como de cólon, de mama, de pulmão e leucemia.
Diminui cansaço mental
O chá de hortelã ajuda a melhorar a disposição, reduzindo a fadiga e aumentando os níveis de energia quando consumido ao longo do dia.
Pois, o mentol e a mentona, presentes na sua composição, atuam como estimulantes no sistema nervoso central.
Com isso, você melhora os seus níveis de concentração, bem como tem uma redução nos níveis de cansaço mental.
Ele é um ótimo aliado para quem quer melhorar a concentração e a produtividade nos estudos.
Combate infecções
O chá de hortelã também é reconhecido por possuir ação anti parasitária, por sua composição de óxido de piperitona, que atua como um complemento no tratamento de algumas infecções parasitárias.
Também são importantes para combater infecções bacterianas, na boca e no trato digestivo, podendo contribuir até mesmo com o tratamento para a candidíase oral e o mau hálito.
Ajuda no emagrecimento
O chá de hortelã pode ser um ótimo substituto para quem deseja reduzir a quantidade consumida de açúcar.
Por exemplo, ele pode substituir o consumo de refrigerantes, sucos e outras bebidas calóricas contribuindo com emagrecimento, além de ser uma alternativa mais refrescante.
Apesar de não conter nenhum tipo de composto estritamente relacionado com a perda de peso, ela pode ajudar a acelerar o metabolismo e promover também uma melhor absorção intestinal.
Fora todos os benefícios já citados para a digestão, que podem ter sua contribuição para aumentar a perda de peso.
Melhora a qualidade do sono
O chá de hortelã é naturalmente livre de cafeína, portanto ele é uma ótima opção para você ingerir antes de dormir.
Sua propriedade relaxante muscular provavelmente vai contribuir para que você tenha uma boa noite de sono.
Como fazer chá de hortelã
Agora que você já sabe para que serve o chá de hortelã, separamos algumas dicas de como fazer as principais receitas para desfrutar de todos os benefícios do chá de hortelã.
Para quem busca uma recomendação de um dos melhores chás de hortelã orgânicos, confira o chá de hortelã do Grupo Rocha Saúde, você pode comprá-lo com facilidade online.
Os chás podem ser preparados com a hortelã comum ou com a hortelã-pimenta. O Grupo Rocha Saúde também oferece a variação com hortelã-pimenta, denominada Menta Piperita. Confira abaixo como prepará-los com facilidade:
Chá de hortelã tradicional
O chá de hortelã sozinho carrega todos os benefícios e nutrientes que citamos acima, embora seja possível ingerir o chá de hortelã com outros acompanhantes.
Ingredientes:
- 150 ml de água
- 1 colher de sopa de folhas de hortelã
Modo de preparo
- Ferva a água, e depois a água ferver apague o fogo.
- Adicione a colher de sopa de folhas de hortelã a água e aguarde de 5 a 10 minutos;
- Coe o chá e beba.
Chá de hortelã com limão (ou laranja)
O chá de folhas de hortelã, quando combinado com limão (ou laranja), é um tratamento em potencial para gripes e resfriados, pois além de todos os benefícios do chá de hortelã, eles também são ricos
Ingredientes:
- 15 g de folhas de hortelã;
- ⅛ de limão ou laranja;
- 150 ml de água.
Modo de preparo:
- Adicione a colher de sopa da mistura de folhas de hortelã com a porção de laranja ou limão na água fervente.
- Deixe repousar por 10 minutos e coe.
Se o gosto do chá ficar muito amargo é possível adotá-lo com mel, para facilitar a sua ingestão.
Chá de hortelã para o estômago
O chá de hortelã com raiz de alcaçuz esmagada e flores de camomila, pode ajudar a diminuir problemas gastrointestinais como estômago como, gastrite e úlcera gástrica.
A raiz de alcaçuz é uma planta medicinal que possui propriedades que ajudam a melhorar a digestão e também o trânsito intestinal.
Enquanto isso, a camomila possui propriedades calmantes, ajudando a aliviar os sintomas e ajudando a promover a sensação de bem estar.
Ingredientes:
- 1 colher de chá de folhas de hortelã;
- 1 colher de chá de raiz de alcaçuz esmagada;
- ½ colher de chá de flores de camomila.
- 150mL de água fervente
Modo de preparo:
- Coloque as plantas, na sua xícara de chá com água fervente.
- Tampe e deixe repousar por 5 a 10 minutos.
- Coe e aproveite a sua bebida
Este chá pode ser tomado de 3 a 4 vezes por dia.
Chá de hortelã para melhorar a digestão
Se você quer uma dica de chá de hortelã para melhorar a sua digestão, experimente provar o chá com sementes de funcho ou erva-doce e folhas de erva cidreira.
Esse chá possui propriedades que ajudam a melhorar o processo digestivo, acalmar e promover a sensação de bem estar.
Ingredientes:
- 2 colheres de chá de folhas secas de hortelã-pimenta;
- 2 colheres de chá de sementes de funcho ou erva-doce;
- 2 colheres de chá de folha de erva-cidreira.
- 150ml de água fervente
Modo de preparo:
- Coloque 1 colher de sopa da mistura de ervas em uma xícara de chá
- Encha com 150 ml de água fervente
- Deixar em infusão durante 10 minutos e coar.
É importante fazer a ingestão deste chá ainda quente.
Chá de hortelã com gengibre e mel para gripes
Esse chá tem muito potencial para ajudar você a melhorar da gripe, pois o conjunto desses três ingredientes tornam o chá um anti-inflamatório em potencial.
Além disso, eles ajudam a combater infecções respiratórias e a diminuir a irritação na garganta.
Ingredientes:
- 6 folhas picadas de hortelã;
- 1 col. de sobremesa de mel;
- Uma rodela de gengibre
- 150 ml de água fervente.
Modo de preparo:
- Corte o gengibre em uma rodela e rale com o ralador;
- Aqueça a água do chá até que ela ferva;
- Em uma xícara adicione as folhas de hortelã picadas ou amassadas e o gengibre e cubra com água;
- Adoce com mel.
Chá de hortelã para dormir
A passiflora, ou a flor-de-maracujá, possui propriedades calmantes e relaxantes, por isso o chá é indicado para aquelas pessoas que querem saber como fazer chá de hortelã para dormir
Ingredientes:
- 2 colheres de sopa de folhas frescas de hortelã;
- 2 colheres de sopa de folhas secas de passiflora;
- 150 ml de água fervente.
Modo de preparo:
- Adicione 1 colher da mistura das ervas a hortelã em uma xícara
- Coloque a água fervente.
- Tampe e deixe repousar durante 10 minutos.
Contraindicações para a ingestão de Chá de hortelã
Apesar do chá de hortelã oferecer diversos benefícios, algumas pessoas devem evitar fazer a sua ingestão.
Pessoas com hérnia de hiato, refluxo grave, mulheres grávidas ou em amamentação, crianças menores do que cinco anos.
Pronto para aproveitar os benefícios do chá de hortelã?
Neste artigo buscamos apresentar todos os benefícios envolvidos no consumo de chá de hortelã para que você possa conhecê-lo e melhorar a sua saúde e qualidade de vida.
Não esqueça de pesquisar por outras combinações de chá de hortelã para aproveitar e potencializar os benefícios desse chá ao máximo.
Continue lendo mais
Luz noturna: 9 Melhores para comprar
Creatina: Para que serve e como tomar
Astigmatismo o que é? Conheça as causas e os sintomas
Olhos amarelos: O que pode ser?
81 opções de alimentos ricos em vitamina B
Ardência ao urinar: 14 principais causas