agosto 2025
Leitura: 13 min.
Beber um chá para dor de barriga é uma maneira de aliviar o desconforto causado pela indigestão ou por outros possíveis problemas digestivos.
Os chás possuem uma série de benefícios para a saúde por conta das suas propriedades que vão desde a sua ação anti-inflamatória a até ações antiespasmódicas, por isso frequentemente podem ser utilizados para promover o alívio de dores abdominais.
Se você está com dor de barriga ou dor de estômago e quer saber qual chá pode tomar para promover alívio dos sintomas, preparamos um conteúdo completo sobre esse assunto.
Sumário
O que pode causar dor de barriga?
Se você está em busca de um chá para dor de barriga, é porque muito provavelmente está enfrentando um desconforto na região abdominal.
A dor de barriga, ou a dor no estômago, é um tipo sintoma comum de uma série de condições de saúde, por isso é muito importante antes de tomar um chá, entender a sua origem.
Principalmente quando acompanhada de outros sintomas, como perda de peso sem causa aparente, tontura ou desmaio, náuseas e inchaço abdominal, pode indicar uma doença ou algum problema de saúde mais grave.
Ao investigar a causa como o auxílio de um profissional de saúde você estará evitando que ela possa evoluir para um problema de saúde mais sério.
Portanto, é importante considerar visitar um gastroenterologista para que ele possa fornecer um diagnóstico com base no resultado dos seus exames e sintomas.
Após a avaliação, o médico pode concluir se a causa da sua dor de estômago está relacionada a condições, como:
- Gastrite;
- Infecções alimentares;
- Refluxo;
- Úlcera no estômago;
- Gastroenterite;
- Uso prolongado de medicação;
- Síndrome do intestino irritável;
- Intolerância a alimentos;
- Alergia a alimentos;
- Câncer;
- E outros problemas digestivos…
Quando a dor de barriga surge na ausência de outros sintomas, e ocorre esporadicamente, geralmente ela está associada ao consumo excessivo de alimentos, ou até mesmo casos de constipação.
Conheça opções de chá para dor de barriga:
Chá de Espinheira-Santa
O chá de espinheira-santa é um dos mais recomendados para dor de barriga causada por má digestão, gastrite e queimação no estômago.
Ele possui propriedades anti-inflamatórias, antiulcerosas e digestivas, que ajudam a proteger a mucosa gástrica, reduzir a produção excessiva de ácido no estômago e melhorar a digestão lenta, aliviando desconfortos como azia, gases e dores abdominais.
Deve ser evitado por crianças menores de 12 anos, gestantes, mulheres em fase de amamentação (pode reduzir a produção de leite) e pessoas alérgicas à planta.

Ingredientes:
- 1 xícara de água
- 1 colher de sopa de folhas de espinheira-santa
Modo de preparo:
- Primeiramente, ferva a água e adicione a espinheira-santa.
- Deixe repousar por 5 a 10 minutos.
- Por fim, coe e tome sem adoçar.
Chá de Funcho
O chá de funcho para dor de barriga é um poderoso aliado contra cólicas intestinais e dores de estômago. Ele contém anetol, estragol e alcânfora, compostos com ação antiespasmódica, anti-inflamatória, analgésica e digestiva, que ajudam a reduzir gases, azia, inflamações e desconfortos intestinais.
Além disso, facilita o esvaziamento do estômago, diminuindo a sensação de estufamento. Também é útil para aliviar cólicas menstruais, mas não deve ser consumido por gestantes.

Ingredientes:
- 1 colher de sopa de sementes de funcho (ou 1 saquinho de chá)
- 1 xícara de água fervente
Modo de preparo:
- Primeiramente, adicione as sementes de funcho na água fervente;
- Deixe repousar de 10 a 15 minutos;
- Por fim, coe e beba morno.
Chá de Boldo
O chá de boldo para dor de barriga é conhecido por suas propriedades anti-inflamatórias, antioxidantes e digestivas. Ele atua como um antiespasmódico natural, ajudando a aliviar cólicas intestinais e dores de estômago relacionadas à má digestão, excesso de gordura ou azia.
Não deve ser consumido por crianças, gestantes, lactantes, pessoas com pressão alta, problemas renais, cálculos na vesícula ou hepatite.

Ingredientes:
- 1 colher de chá de folhas de boldo picada;
- 150 ml de água
Modo de preparo:
- Primeiramente, ferva a água e adicione o boldo por 3 minutos.
- Tampe e deixe descansar por 5 a 10 minutos.
- Por fim, coe e beba. Pode ser consumido até 3 vezes ao dia, preferencialmente antes das refeições.
Chá de Artemísia
O chá de artemísia é um chá para dor de barriga que ajuda a combater má digestão, cólicas e gases. Possui ação digestiva, antibacteriana e calmante, sendo uma ótima opção para aliviar desconfortos estomacais de forma natural e rápida.
Contraindicado para gestantes, lactantes e menores de 18 anos.

Ingredientes:
- 2 colheres de sopa de folhas de artemísia
- 1 litro de água
Modo de preparo:
- Primeiramente, coloque as folhas na água fervente.
- Deixe repousar por 10 minutos.
- Por fim, coe e beba de 2 a 3 xícaras ao dia.
Chá de Dente-de-Leão
O chá de dente-de-leão ajuda a aliviar a dor de barriga causada por gases, má digestão e distensão abdominal. Ele é anti-inflamatório, diurético e digestivo, contribuindo para a eliminação de toxinas e a regulação do intestino.
Contraindicado para gestantes, lactantes, hipertensos, pessoas com problemas na vesícula ou tendência à formação de cálculos renais.

Ingredientes:
- 1 colher de sopa de folhas secas e raiz de dente-de-leão
- 200 ml de água
Modo de preparo:
- Primeiramente, adicione os ingredientes na água fervente.
- Deixe descansar por 10 minutos.
- Por fim, coe e beba morno.
Chá de Louro
O chá de louro para dor de barriga é um excelente remédio caseiro contra cólicas intestinais e diarreia. O louro possui ação anti-inflamatória, antiespasmódica e adstringente, que ajuda a reduzir dores no abdômen e regular o funcionamento intestinal.
Ingredientes:
- 1 folha de louro seca
- 1 xícara de água
Modo de preparo:
- Primeiramente, ferva a água, desligue o fogo e adicione a folha de louro;
- Tampe e deixe descansar por 10 minutos;
- Por fim, coe e beba até 4 xícaras por dia;
Chá de Hortelã-Pimenta
O chá de hortelã-pimenta é uma das opções mais eficazes de chá para dor de barriga. Ele possui propriedades antissépticas, calmantes e analgésicas, que ajudam a aliviar dores no estômago, cólicas, náuseas e vômitos.
Ingredientes:
- 1 xícara de água
- 1 colher de sopa de folhas de hortelã-pimenta cortadas
Modo de preparo:
- Primeiramente, ferva a água e acrescente as folhas.
- Tampe e deixe repousar por 10 minutos.
- Por fim, coe e beba até 3 vezes ao dia, após as refeições.
Chá de Mutamba
O chá de mutamba é especialmente indicado para cólicas intestinais e dores abdominais. Ele possui ação antiespasmódica, que relaxa a musculatura lisa do intestino e da bexiga, proporcionando alívio rápido da dor.
Não recomendado para crianças, gestantes e lactantes.
Ingredientes:
- 2 a 3 colheres de sopa de casca seca de mutamba
- 1 litro de água fervente
Modo de preparo:
- Primeiramente, ferva a casca de mutamba na água por 10 a 15 minutos.
- Tampe e deixe descansar por mais 10 minutos.
- Por fim, coe e beba de 2 a 3 vezes ao dia
Como aliviar a dor de barriga em casa?
Além do uso de chá para dor de barriga existem algumas medidas que você pode realizar em casa e que ajudam a aliviar a dor de barriga e outros sintomas, como:
- Massagem abdominal: Para aliviar a dor de barriga, principalmente se ela for oriunda de gases, você pode fazer massagens circulares no sentido horário, do lado direito para o lado esquerdo, pode ajudar a liberar gases e melhorar o trânsito intestinal.
- Compressa quente: Uma bolsa com água quente ou um pano aquecido pode relaxar a musculatura abdominal e proporcionar alívio na região, aliviando a dor e o desconforto. .
- Cuide alimentação: Em caso de dor de barriga evite consumir alimentos processados ou ultraprocessados, consuma também apenas alimentos leves e que não provoquem mais gases.
Agora você já sabe qual chá para dor de barriga tomar
Através desse conteúdo buscamos apresentar as opções de chá para dor de barriga e como eles podem aliviar os sintomas e o desconforto abdominal.
Procure um médico em caso de dúvida e caso suspeite que a dor no estômago pode parecer algo mais grave.
Continue lendo mais
Alergia a camarão: conheça os sintomas
Ferritina: Entenda os resultados do seu exame
Pílula do dia seguinte: É eficaz? Como funciona?
Dor no estômago: 9 causas e como aliviar
Olhos vermelhos: O que pode ser?
Nebulizador portátil: 8 Melhores para comprar