maio 2024
Leitura: 13 min.
O umbigo fedido pode surgir de algumas situações que na maioria das vezes são simples de resolver e não necessitam de uma atenção maior.
Apesar de ser uma experiência não muito agradável, na maioria das vezes se refere a uma inflamação simples na região que pode ser tratável.
Entretanto, quando surge acompanhada de outros sintomas é importante marcar uma consulta para que um médico possa avaliar e indicar o tratamento mais adequado.
Para que você possa conhecer as principais causas do mau cheiro no umbigo, elaboramos um conteúdo completo sobre esse assunto.
Sumário
É normal ter o umbigo fedido?
O umbigo é um tipo de depressão cutânea localizada no centro do abdome, formada a partir da cicatriz do corte do cordão umbilical.
Durante a gestação, ele é o ponto de acesso para vasos sanguíneos que transportam sangue para o feto.
Esses órgãos saem da placenta e passam pelo cordão umbilical, essa troca de circulação é necessária apenas até o nascimento do bebê.
Depois do nascimento, os vasos umbilicais se fecham naturalmente e após a cicatrização ele dá origem ao nosso conhecido umbigo.
Portanto o umbigo não é um órgão, ao contrário do que muitos podem pensar, e sim uma cicatriz e é muito difícil de que ele apresente algum problema principalmente na idade adulta.
Bebês estão mais propensos a problemas de infecção uma vez que após o nascimento o umbigo pode levar alguns dias até cicatrizar.
O mau cheiro no umbigo geralmente está associado a problemas fáceis de serem eliminados, entretanto é preciso estar atento, principalmente se ele vier acompanhado de outros sintomas, como inchaço, inflamação, dor, febre e vermelhidão local.
O que pode ser umbigo fedido?
Separamos as causas mais comuns do aparecimento de mau cheiro no umbigo para que você possa conhecer as possíveis causas.
Inflamação
A inflamação no umbigo, pode ocorrer principalmente se você tem o costume de higienizar a fundo a região.
Machucados após a limpeza no umbigo não são raros, e qualquer tipo de machucado, ou até mesmo cirurgias locais podem infeccionar quando expostos a microrganismos, como as bactérias.
Nesse caso, é bem comum que além do mau cheiro você notar sintomas como umbigo saindo líquido fedido, ou uma secreção amarelada, dor intensa, inchaço e vermelhidão.
É importante procurar um médico, pois inflamações oriundas de micro-organismos só podem ser curadas mediante ao uso de pomadas antibióticas, como é o caso da Nebacetin.
Dependendo da gravidade da inflamação, o médico poderá recomendar o uso de medicamentos orais.
Falta de higiene
Uma das causas mais comuns de umbigo fedido e sujo, geralmente ocorre, pois as pessoas esquecem que o umbigo é uma cavidade que precisa ser limpa.
A região acumula células mortas, suor e também gordura, além disso pode estar propensa a multiplicação de bactérias e fungos na região que contribuem com o mal cheiro.
Por isso, é importante aprender a limpar o umbigo da maneira correta e evitar passar por essa situação desconfortável.
O recomendável para aqueles que desejam saber como limpar umbigo fedido é fazer uso de um cotonete com água e sabão neutro nas partes internas do umbigo.
Faça a higienização do umbigo pelo menos uma vez por semana para evitar o mau cheiro.
Onfalite
É um tipo de infecção e inflamação comum no umbigo de recém-nascidos, e de toda a área ao seu redor.
Geralmente é causada por bactérias que infectam o tecido umbilical, pode ser causada devido às práticas inadequadas de cuidados com o cordão umbilical, exposição a ambientes sujos ou falta de higiene durante a limpeza do umbigo.
Além de ser uma das causas de umbigo fedido, a onfalite também causa sintomas como vermelhidão, inchaço, sensibilidade na região e secreção com líquido de mau cheiro.
Em caso de suspeita é importante consultar com um pediatra, pois a onfalite geralmente é tratada com o uso de medicamentos antibióticos.
Se não for tratada de maneira adequada ela pode trazer complicações para a saúde da criança, como peritonite, abscesso, trombose e fascite necrosante, o médico pode recomendar a realização de cirurgia.
Por isso, todo o cuidado é pouco com o umbigo do seu recém-nascido, por exemplo, se precisar aprender como limpar, o indicado é molhar o algodão ou a toalha com o álcool 70% e passar por toda a região em volta do umbigo.
Você pode levantar o coto para limpar por todas as partes e secar o umbigo muito bem, não realize esse tipo de limpeza em caso de suspeita de onfalite.
Hérnia umbilical
A hérnia umbilical é um tipo de deslocamento do tecido pela parede abdominal atrás do umbigo, muitas crianças nascem com hérnia umbilical.
Entretanto, as hérnias umbilicais também podem ser adquiridas na idade adulta, principalmente por indivíduos do sexo feminino.
Um dos sintomas principais da hérnia umbilical é um umbigo saliente, que aparece principalmente quando crianças choram.
Algumas hérnias se fecham sozinha, até mais ou menos os cinco primeiros anos de vida, entretanto pessoas com hérnias grandes podem precisar de reparação cirúrgica.
O umbigo fedido por causa da hérnia umbilical ocorre principalmente pela falta de higienização correta na protuberância formada.
Além disso, a hérnia umbilical também é bastante comum em adultos que apresentam excesso de peso (obesidade), líquido, que pode decorrer de uma doença hepática (ascite), e prática de esportes que exigem esforço.
Piercing no umbigo inflamado
Se você colocou piercing recentemente, ou recebeu uma batida na região do abdômen, saiba que isso pode ter resultado em inflamação e infecção.
Como já comentamos anteriormente, uma das principais causas de umbigo fedido é pela a infecção por microrganismos.
Furos, como o buraco de piercings, são bastante suscetíveis principalmente quando não se seguem as orientações de limpeza e higienização.
Para que você possa ter uma boa cicatrização do seu piercing é importante limpá-lo todos os dias com sabão neutro.
Em caso de infecções é importante consultar com um dermatologista para que ele possa avaliar a necessidade de remoção da jóia.
Permanência de úraco
O uráco é uma estrutura que liga a bexiga ao umbigo, quando ele permanece, mesmo após o nascimento, dá origem a uma condição chamada neoplasia de úraco.
Essa condição pode causar uma inflamação persistente cujo um dos sintomas é o umbigo fedido, devido a secreção que saí dele.
Quando ocorrem infecções recorrentes o tratamento é realizar uma cirurgia para remover o úraco, ou então o uso de antibióticos após a drenagem.
Cisto
É um tipo de caroço que se forma sobre a pele e origina-se a partir da obstrução da glândula sebácea ou do folículo piloso.
Desse modo, ele pode afetar qualquer região do corpo, inclusive o umbigo, provocando sintomas além de umbigo fedido, como dor, vermelhidão e secreção branco-acinzentada.
Em caso de inflamação ou infecção o médico poderá prescrever o uso de antibióticos, bem como realizar uma drenagem do cisto.
O cisto, quando muito grande, e também causar desconforto, pode-se fazer sua remoção através da cirurgia.
Endometriose
Endometriose é uma condição que atinge muitas mulheres, caracteriza-se principalmente pelo crescimento do tecido endometrial em outras regiões além do útero.
Esse crescimento pode alcançar a região umbilical e causar inflamação, além de muita dor, cólica e inchaço.
É importante que a mulher consulte regularmente com o ginecologista e realize o tratamento adequado, que geralmente inclui o uso de anticoncepcionais.
Diabetes
Portadores de diabetes possuem uma maior tendência a desenvolver infecções fúngicas, e isso ocorre principalmente porque esses microrganismos utilizam o açúcar como fonte de energia.
Por isso, feridas, machucados ou regiões como umbigo que podem permanecer úmidas por algum tempo necessitam de uma atenção redobrada e precisam ser constantemente secos.
Em caso de umbigo fedido, com a presença de dor, coceira ou secreção, é importante consultar com o seu endocrinologista.
Agora você já sabe o que pode ser umbigo fedido
Através desse conteúdo buscamos apresentar algumas das principais causas do umbigo fedido, ou do mau cheiro no umbigo.
A higienização dessa região é fundamental para evitar a proliferação de microorganismos que podem causar infecção.
Continue lendo mais
Dor de garganta: conheça as causas e como tratar!
Fixador de dentadura: O que é e qual a importância?
Creme de Reconstrução Capilar: Como escolher?
Ora-pro-nóbis: 10 benefícios e como consumir
Plano odontológico: 12 opções para escolher
Dolamin Flex: o que é e para que serve?