Quiropraxia: O que é e para que serve?

julho 2024

Leitura: 13 min.

A Quiropraxia é uma técnica que ganhou muita notoriedade ao longo dos anos por conta dos seus benefícios para o corpo.

Essa técnica emprega o uso das mãos para manipular a coluna e também as articulações e objetiva-se a melhorar o funcionamento do corpo.

Entretanto, apesar de toda a sua popularidade, a técnica também já enfrentou algumas polêmicas que faz com que algumas pessoas tenham dúvidas sobre seus usos e aplicações.

E, para que você possa conhecer mais informações sobre a quiropraxia, elaboramos um conteúdo completo sobre esse assunto.

O que é quiropraxia?

A quiropraxia emprega um conjunto de técnicas que utilizam as mãos para manipular as vértebras da coluna e também das articulações.

Ou seja, ela utiliza-se de ajustes biomecânicos com a finalidade de restaurar a função articular por meio de técnicas desenvolvidas e sistematizadas para tal finalidade.

A quiropraxia pode ser feita de forma isolada, ou então como uma maneira de complementar outros tipos de tratamentos médicos. 

Entretanto, antes de realizar a técnica, é importante que você consulte com um ortopedista ou com um clínico geral para saber se a quiropraxia pode ajudar a resolver o seu problema de saúde. 

Homem em sessão de quiropraxia

Para que serve quiropraxia?

A quiropraxia pode ser utilizada tanto como um tratamento quanto para a prevenção de algumas condições que podem acometer diversas estruturas do nosso corpo, como as articulações, nervos, músculos, vértebras e tendões.

Desse modo, a quiropraxia pode servir para aliviar alguns tipos de desconfortos causadas por alterações nessas estruturas, como: 

  • Dor lombar ou no pescoço;
  • Distensões musculares;
  • Alguns tipos de dor de cabeça;
  • Dor causada pela osteoartrite;
  • Limitações de movimento.
  • Alívio de tensões musculares;
  • Recuperação de lesões esportivas e acidentes;
  • Auxílio em problemas de locomoção;
  • Redução de problemas respiratórios e menstruais;
  • Diminuição das dores da fibromialgia;
  • Ajuda na reeducação da postura;
  • Bem estar físico e mental.

Além de tentar evitar a necessidade do uso de medicamentos, e quando possível a realização de procedimentos cirúrgicos, a prática também leva em conta os impactos que podem ocorrer no seu organismo. 

Quiropraxia é pseudociência? 

Embora seja muito popular, a quiropraxia trata-se de uma pseudociência, ou uma forma de medicina alternativa.

Em 2005, a quiropraxia foi reconhecida pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como uma vertente da medicina alternativa. Os profissionais da área, chamados de quiropraxistas, utilizam os movimentos com as mãos como ferramentas para restaurar o alinhamento correto da coluna e também de outros locais do corpo.

Enquanto já existem alguns estudos que mostram que a aplicação da técnica como um tratamento auxiliar pode causar uma melhora nas dores causadas por problemas nas articulações e coluna, outros estudos questionam eficácia e a aplicação da técnica.

Muitos estudos que visam avaliar a eficácia da quiropraxia, em sua maioria apresentam problemas de qualidade e acabam sendo considerados não conclusivos.

Existem ainda estudos que visam avaliar se a aplicação da técnica pode apresentar riscos para a saúde, ou trazer prejuízos tardios. 

Quais são os benefícios da quiropraxia?

Apesar de toda a polêmica acerca do uso da quiropraxia, muitas pessoas são adeptas da técnica por conta dos benefícios que ela é capaz de conferir à saúde, que vão muito além do alívio da dor. Conheça alguns dos benefícios: 

Promove o alívio das dores

As abordagens quiropráticas visam reduzir o comprometimento de diversas estruturas que podem se encontrar alteradas, e por isso ajudam a promover o alívio da dor.

Geralmente relacionadas a alterações na coluna vertebral contribuindo para recuperar o movimento adequado da coluna e de outras partes do corpo. 

Melhora a qualidade de vida

Com o aparecimento de dores e incômodos, é bem provável que você tenha notado uma redução da sua qualidade de vida. 

Principalmente o lado profissional tende a ser prejudicado, como a quiropraxia busca promover o alívio das dores, conforme for realizando as sessões você vai sentir uma melhora gradual no seu desempenho.

Redução do uso do medicamentos

Com a melhora promovida pela quiropraxia é bem provável que você não precise mais utilizar alguns medicamentos para alívio das dores.

Mas lembre-se que é importante consultar o seu médico antes de interromper um tratamento e seguir as orientações. 

Resultados rápidos

Problemas mais leves poderão apresentar resultados quase que instantâneos, ou então em poucas sessões. 

Alguns casos requerem um tempo mais longo de acompanhamento e vão precisar de mais sessões, mas em geral promovem alívio das dores rapidamente.

Promove o relaxamento e melhora a saúde mental 

A quiropraxia contribui para reduzir a tensão muscular, uma vez que ela aumenta o fluxo sanguíneo e causa uma sensação de relaxamento e de bem-estar.

Além disso, você estará eliminando dores que podem ser um agente estressor, e também um dos principais causadores de tensão.

Mulher recebendo atendimento

Quanto custa uma Quiropraxia?

O preço da Quiropraxia é bastante variável podendo custar de R$100,00 cada sessão a até R$450,00, depende muito das qualificações do profissional que você irá realizar o agendamento.

Além disso, a primeira sessão tende a ter um valor superior, pois nessa sessão o profissional irá realizar uma avaliação e entender quais são as suas necessidades.

As consultas seguintes poderão variar de valor de acordo com a abordagem utilizada pelo especialista. 

Como funciona a sessão de Quiropraxia?

Primeiramente, se você quiser realizar sessões de quiropraxia é importante que você busque profissionais que já sejam conhecidos na área e que tenham uma formação.

Atualmente no Brasil, existem cursos de graduação de quiropraxia, que formam quiropraxistas, ou seja, os profissionais habilitados a trabalhar na área.

Na primeira sessão, o profissional irá realizar uma avaliação completa do seu caso, levando em consideração as suas queixas, seu histórico de saúde para criar um plano de tratamento personalizado.

Após a avaliação, ele irá definir o número de sessões que irá depender de diversos fatores, como a idade, o objetivo, e quais são as condições a serem tratadas.

Ou seja, cada tratamento pode ter uma duração diferente, e tudo depende do objetivo e do diagnóstico, enquanto algumas pessoas podem precisar de 6 sessões, algumas podem precisar de 15 ou mais sessões. 

As sessões de quiropraxia costumam durar entre 15 a 30 minutos, mas podem variar dependendo de cada caso. De modo geral, os efeitos dos tratamentos começam a ser sentidos entre 2 e 3 semanas.

Quiropraxia é perigoso?

Embora a Quiropraxia  possa apresentar diversos benefícios para a saúde, ela também pode apresentar riscos, principalmente quando praticada por profissionais que não possuem uma formação adequada ou realizada de forma incorreta.

Como efeitos colaterais da quiropraxia podemos destacar, algumas complicações, como:

  • Danos permanentes nas artérias que correm junto à espinha;
  • Sangramentos internos  que podem resultar em trombose, embolia ou espasmo arterial;
  • Ocorrer obstruções parciais ou completas das artérias vertebrais;
  • Problemas cervicais;
  • Problemas neurológicos;
  • Complicações torácicas;
  • Complicações lombares;

Por isso, ressaltamos a importância de procurar um profissional conceituado, pois problemas geralmente estão relacionados a uma má avaliação do profissional. 

Quem não deve fazer quiropraxia?

Além disso, alguns problemas que surgem na realização da quiropraxia podem estar associados a uma avaliação errônea e admissão de um paciente contraindicado para um tratamento.

Existem algumas pessoas que não estão aptas a realizar tratamento com quiropraxia, veja as restrições:

  • Existência de câncer;
  • Pessoas com distúrbios articulares (artrite reumatoide, deslocamentos ósseos);
  • Pessoas que já possuem a ocorrência de fraturas;
  • Presença de osteoporose severa;
  • Pessoas que possuem infecções ósseas;
  • Pessoas com distúrbios circulatórios;
  • Histórico de cirurgia na coluna;
  • Distúrbios neurológicos (mielopatia aguda, hipertensão intracraniana)
  • Hérnia de disco grave, causando sintomas como formigamento ou perda de força;
  • Uso de medicamentos anticoagulantes; 
  • Risco elevado de acidente vascular cerebral.

Agora você já sabe o que é a quiropraxia

Através desse conteúdo, buscamos apresentar algumas informações sobre a quiropraxia e qual a importância de procurar um profissional capacitado para realizá-la.

Além disso, considere procurar também profissionais de fisioterapia e traumatologia para que eles possam realizar uma avaliação completa antes de iniciar as sessões de quiropraxia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Copy link
Powered by Social Snap