Antibiótico faz mal pro fígado e saiba o que ele afeta

abril 2024

Leitura: 12 min.

Saber se o uso de antibiótico faz mal pro fígado é muito importante principalmente se você irá realizar um tratamento longo utilizando essa medicação.

Além disso, é importante saber também que o uso de antibióticos faz mal pro rim, e outros órgãos também podem ser afetados durante o tratamento.

Para que você possa entender quais são os riscos do uso prolongado desse medicamento que é tão importante para tratar infecções diversas, preparamos um conteúdo completo sobre esse assunto.

Antibiótico faz mal para  a saúde?

Os antibióticos são medicamentos muito importantes, pois são utilizados para combater infecções bacterianas causadas por diferentes tipos de bactérias.

A sua descoberta foi um grande avanço para a medicina, uma vez que contribuem com a recuperação do paciente. 

Entretanto, como qualquer tipo de fármaco, eles também podem representar riscos para a saúde e causar reações adversas por conta da sua composição química.

Dentre os principais danos causados por antibióticos para a saúde podemos citar: 

  • Antibiótico pode causar distúrbios gástricos
  • Antibiótico faz mal pro fígado e aos rins
  • Infecção sanguínea
  • Reações alérgicas

Por isso, é importante fazer uso deste medicamento de maneira responsável e consciente, pois ele ajuda a evitar alguns desses problemas descritos. 

Na maioria das vezes esses problemas surgem devido ao uso inadequado dos medicamentos, ou banalização ao uso.

Assim, sempre que for necessário fazer uso de um medicamento antibiótico é importante seguir as orientações do seu médico, como tomar na hora indicada, as quantidades corretas e não interromper o tratamento. 

Mulher sabendo que antibiótico faz mal pro fígado

Por que o antibiótico faz mal pro fígado? 

O fígado é um dos órgãos cuja a principal função é eliminar as toxinas do organismo e também realizar a filtragem de impurezas no sangue. 

Ou seja, a maioria dos medicamentos que utilizamos passam pelo fígado, que é a principal rota de metabolismo.

As enzimas presentes no fígado são capazes de converter as formas inativadas de medicamentos em formas ativas.

Entretanto, o fígado possui uma capacidade limitada de metabolização de medicamentos, e por isso ele pode ficar sobrecarregado principalmente em tratamentos mais longos.

Essa sobrecarga pode causar danos ao órgão ou resultar em inflamações que impedem o seu funcionamento correto. 

Em um estudo, divulgado pela Associação Médica Canadense, mostrou que idosos que idosos que não apresentavam lesões no fígado ao serem hospitalizados e usar antibióticos passaram a ter algum problema no órgão.

Conheça os perigos da hepatite medicamentosa

Dentre os problemas comuns causados pelo uso de fármacos, está a hepatite medicamentosa, que é uma condição que se caracteriza pela inflamação das células no fígado e que pode se manifestar de forma aguda ou crônica.

Ela pode resultar não só pelo uso de antibióticos, mas também pelo uso de medicamentos anti-inflamatórios, anticonvulsivantes e esteroides anabolizantes. 

Não existe um limiar seguro que seja possível estabelecer para não desenvolver a condição, entretanto os médicos costumam indicar o uso da menor dose segura para evitar problemas.

Ela pode se desenvolver em horas, ou dias após o uso de medicamentos, ou pode levar meses até o aparecimento dos primeiros sintomas.

Dentre os principais sintomas de fígado inflamado, ou de hepatite medicamentosa, podemos citar: 

  • Febre baixa;
  • Cor amarelada na pele e na parte branca dos olhos;
  • Dor abdominal no lado direito;
  • Coceiras pelo corpo;
  • Náuseas;
  • Vômitos;
  • Mal-estar e fraqueza;
  • Inchaço no corpo;
  • Urina escura;
  • Fezes de cor clara;
  • Confusão mental.

Entretanto, saiba que inicialmente, a hepatite medicamentosa tende a ser uma condição assintomática, ou seja, não exibe nenhum sintoma.

Os sintomas tendem a surgir quando a lesão no órgão progride e já está em um estágio avançado.

Por isso, é importante identificar os sintomas o quanto antes e iniciar o tratamento. O tratamento consiste em interromper o uso do antibiótico que faz mal pro fígado.

Entretanto, ele só deve ser feito mediante a orientação de um profissional de saúde, pois ele deverá avaliar o que é mais benéfico considerando a sua saúde individual.

Quando a interrupção do uso de medicamento não é suficiente, o médico poderá prescrever o uso de corticoides até observar a normalização dos exames no fígado.

A hepatite medicamentosa pode se tornar grave e evoluir para falência hepática, condição na qual se faz necessário a realização de um transplante de órgão.

Médica mostrando o fígado

Antibiótico faz mal para quais órgãos?

Além de saber que o antibiótico faz mal pro fígado também é importante saber que o uso de antibiótico faz mal para o rim, um outro órgão muito importante para o funcionamento do nosso organismo.  

O rim cuja função principal é filtrar o sangue no intuito de eliminar eventuais substâncias tóxicas da corrente sanguínea também pode ser prejudicado.

Pois a atividade renal pode provocar alguns efeitos colaterais, principalmente quando purifica o organismo de algumas toxinas presentes nos medicamentos.

Ou seja, mesmo que o paciente seja saudável o uso de antibiótico pode colocar o paciente em risco, pois alguns medicamentos podem também apresentar componentes nefrotóxicos.

Alguns fatores de risco para o desenvolvimento de problemas renais  são as propriedades do medicamento, fatores como idade, sexo,  presença de doenças crônicas, incluindo do sistema renal, cardiovascular, intestinal ou metabólicas, como o diabetes.

Por isso, é fundamental fazer o uso adequado dos medicamentos e realizar acompanhamento médico regular.

Quando causam danos ao rim, o uso de antibióticos, pode provocar inchaço no tecido renal e também levar a inflamação nos túbulos renais, o que pode causar a nefrite intersticial. 

Alguns exemplos de antibióticos que podem causar prejuízos à saúde renal são:

  • Penicilina;
  • Rifamicina;
  • Ciprofloxacino;
  • Sulfametoxazol + Trimetoprima;
  • Tobramicina (entre outros aminoglicosídeos);
  • Anfotericina B;
  • Pentamidina.

Além dos antibióticos, outros medicamentos como os anti-inflamatórios, analgésicos, contraste para exames radiológicos e inibidores da bomba de sódio-potássio podem causar problemas renais.

Como evitar prejudicar a sua saúde com o uso de medicamentos?

Dito isso e sabendo que o uso de antibiótico faz mal pro fígado, rim e pode também trazer danos a outros órgãos é importante saber como utilizar esse medicamento de uma maneira segura.

Portanto, separamos algumas dicas para você que cause menos prejuízos à saúde:

  • Evite a automedicação: Se você está se sentindo mal e não sabe o motivo, visite um médico e evite a automedicação, além de causar danos para a sua saúde ela pode piorar o seu estado.
  • Use antibióticos apenas quando tiver prescrição médica: Não aceite antibióticos doados de terceiros, pois deve-se utilizar esse medicamento apenas sob prescrição médica.
  • Jamais interrompa o tratamento com antibiótico: Não interrompa o tratamento com antibiótico sem orientação do seu médico, mesmo que os sintomas já tenham melhorado.
  • Respeite as doses e intervalos: Faça a leitura da bula do medicamento e respeite a posologia indicada pelo médico, os intervalos são calculados para manter a dosagem necessária no sangue.

Ou seja, faça o uso consciente sempre desses medicamentos e respeite a dosagem indicada de uso. 

Agora você já sabe que antibiótico faz mal pro fígado

Através desse conteúdo, buscamos esclarecer se o uso de antibiótico faz mal pro fígado e também pros rins.

Agora que você já conhece os riscos, converse com o seu médico antes de iniciar o seu tratamento e elimine as suas principais dúvidas sobre esse assunto.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Copy link
Powered by Social Snap