Azitromicina: O que é e para que serve?

fevereiro 2023

Leitura: 16 min.

A azitromicina é um medicamento muito importante, pois contém propriedades que ajudam principalmente no tratamento de infecções.

Por ser um medicamento de amplo espectro, é preciso ter recomendação do profissional de saúde para adquiri-lo em farmácias.

Portanto, se você vai iniciar o seu tratamento com esse medicamento é preciso conhecer mais sobre esse medicamento e como o seu uso pode tratar infecções.

E foi pensando nisso que elaboramos um conteúdo completo para que você esteja por dentro das principais informações sobre a azitromicina. 

O que é Azitromicina?

A azitromicina é um medicamento que faz parte do grupo dos antibióticos, com efeito antibacteriano e utilizado para eliminar infecções causadas por bactérias.

Também é possível encontrá-lo com o nome de azitromicina di-hidratada, sendo definido por um macrólido de amplo espectro.

Ou seja, ele não é um medicamento específico para uso em apenas um tipo de infecção, pois sua ação é eficiente para eliminar uma gama bastante ampla de micro-organismos, como veremos a seguir.

Azitromicina para que serve?

As principais dúvidas sobre o uso de azitromicina geralmente estão relacionadas a quais infecções podem ter tratamento com ele.

Por isso, é bastante comum surjam questionamentos se a azitromicina serve para infecção urinária, a eficácia da azitromicina para dor de garganta, e até mesmo a eficácia de azitromicina para sinusite.

De acordo com a azitromicina bula, esse é um medicamento indicado em infecções causadas por organismos suscetíveis, em infecções do trato respiratório inferior incluindo bronquite e pneumonia.

Também pode-se fazer o uso no tratamento em infecções da pele e tecidos moles, em otite média aguda e infecções do trato respiratório superior incluindo sinusite e faringite/tonsilite.

Além disso, também têm indicação para tratamento de infecções genitais não complicadas devido à Chlamydia trachomatis.

É também indicado no tratamento de cancro devido à Haemophilus ducreyi, e em infecções genitais não complicadas devido à Neisseria gonorrhoeae sem resistência múltipla. Infecções concomitantes com Treponema pallidum devem ser excluídas.

Pacientes com infecção urinária não possuem indicação de uso. 

Azitromicina covid

Embora o medicamento possa ser um aliado ao tratamento de infecções respiratórias por bactérias oportunistas, resultante principalmente da baixa imunidade durante o enfrentamento da doença, não há recomendação do uso de azitromicina como tratamento para COVID-19.

Desse modo, ela também não deve ser utilizada como medicamento de prevenção ao vírus Sars-CoV-2. 

Azitrophar para que serve?

Azitrophar é um dos nomes comerciais para medicamentos à base de azitromicina, o diferencial desse medicamento é que ele é azitromicina de dose única e diária.

Ele serve como tratamento para as mesmas infecções que já citamos acima, sendo que o seu pico de ação se dá após 2 a 3 horas da administração por via oral.

Azitromicina precisa de receita?

Se você quer iniciar o tratamento com Azitromicina, será necessário obter um receituário médico, pois as farmácias só vendem o medicamento sob prescrição.

Você pode consultar com um clínico geral, dessa forma ele será capaz de dar encaminhamento aos exames necessários para identificar a sua infecção e dizer se esse é o medicamento ideal.

Além do clínico geral, você também pode passar por um infectologista para obter um diagnóstico.

Como a azitromicina é um medicamento de amplo espectro é possível que pessoas tenham necessidades de uso diferentes e por isso é importante consultar um médico.

Azitromicina 500 ou 1000 mg?

Encontra-se esse antibiótico em farmácias ou drogarias na forma de comprimido de 500 mg ou 1000 mg, ou suspensão oral de 600 mg, 900 mg ou 1500 mg.

A indicação da dosagem e concentração do medicamento deverá ser indicada pelo profissional de saúde com base nos seus exames clínicos. 

Neste caso, o próprio médico fará a indicação dosagem do medicamento, quanto tempo ele deverá ser administrado e principalmente a indicação se comprimido ou suspensão oral.

Medicamento azitromicina

Azitromicina como tomar?

A indicação de como tomar a Azitromicina deverá seguir a orientação médica, principalmente quem quer saber “Azitromicina de quantas em quantas horas” ou “Posso tomar azitromicina por 7 dias?”.

O tratamento deve seguir a orientação do profissional de saúde tanto na forma de comprimidos ou suspensão oral.

Portanto, ao fazer uso desse medicamento deve ser tomado por via oral, antes ou após uma refeição, nos horários estabelecidos pelo médico. 

Infecções em adultos

Para o tratamento de infecções em adultos, as doses recomendadas de Azitromicina devem seguir: 

  • Tratamento de infecções sexualmente transmissíveis em adultos: a dose normalmente recomendada é de 1000 mg, em dose única;
  • Tratamento de outras infecções em adultos: 1 comprimido de 500 mg, por dia, tomado sempre no mesmo horário, durante 3 dias, o que corresponde a uma dose total de 1500 mg em 3 dias de tratamento, ou 1500mg totais pode ser administrados durante 5 dias, em dose única de 500 mg no 1º dia e 250 mg, 1 vez ao dia, do 2º ao 5º dia.

Azitromicina infantil

A azitromicina também pode ser um medicamento indicado para uso infantil, entretanto a dose deverá seguir a orientação do pediatra, que fará um cálculo de acordo com o peso corporal da criança.

Diferentemente da medicação em adultos, a dosagem total para a administração em crianças é de 30 mg/kg, administrada em dose única diária de 10 mg/kg, durante 3 dias, ou a mesma dose total pode ser administrada durante 5 dias, em dose única de 10 mg/kg no 1º dia e 5 mg/kg, 1 vez ao dia, do 2º ao 5º dia. 

Preparo da azitromicina suspensão oral

A azitromicina suspensão oral pode ser encontrada na forma de pó para diluição antes do uso. 

Para o preparo, basta adicionar o diluente fornecido na embalagem e agitar vigorosamente durante pelo menos 1 minuto.

Após a diluição você deve medir a dose com o auxílio da seringa dosadora que acompanha o produto. 

Depois do preparo, a suspensão de azitromicina deve ser armazenada em temperatura ambiente, por no máximo 5 dias.

Azitromicina efeitos colaterais

afirma que a azitromicina apresenta baixa incidência de efeitos adversos, especialmente em relação aos distúrbios gastrointestinais.

Dentre os efeitos colaterais mais comuns da administração de Azitromicina estão: 

  • Dor de cabeça 
  • Náusea 
  • Vômito 
  • Diarreia 
  • Fezes amolecidas 
  • Desconforto abdominal 
  • Icterícia 
  • Perda de audição 
  • Diminuição de Imunidade
  • Redução da contagem de plaquetas
  • Alterações no batimento cardíaco 
  • Baixa da pressão arterial 
  • Tontura 
  • Sono excessivo (Azitromicina dá sono) 
  • Perda de apetite

Algumas pessoas perguntam se a azitromicina causa falta de ar, embora não seja um efeito comum.

Caso você tome azitromicina e tenha falta de ar, é preciso saber que ele pode estar mais relacionado com uma crise alérgica ao medicamento.

Em caso de falta de ar, obstruções das vias respiratórias, dor no peito, sensação de garganta fechada, inchaço na boca, língua ou rosto, formação de bolhas ou descamação na pele ou urticária é indicado suspender o uso do medicamento e encaminhar a pessoa para uma emergência.

A alergia a medicamentos é perigosa e pode evoluir para um quadro de anafilaxia, colocando em risco a vida do paciente. 

Remédio para dor

Quais são as contraindicações? 

Entender quem pode ou não tomar o antibiótico é fundamental para qualquer pessoa que vai iniciar o tratamento com esse medicamento.

Gravidez

Uma outra pergunta comum de quem vai iniciar o tratamento com esse medicamento é se grávida pode tomar azitromicina, ou mulheres em fase de amamentação. 

Embora não seja recomendado, o médico deverá avaliar o estado de saúde do feto e também a relação custo benefício.

Ou seja, desde que tenha orientação médica, é possível utilizar a azitromicina. 

Quadros clínicos

Além disso, o medicamento não é, de fato, recomendado para pessoas com doenças hepáticas, renais e com alterações do sistema cardiovascular devido aos possíveis efeitos colaterais e processo de absorção e metabolização do medicamento.

Desse modo, você não deve usar azitromicina se for alérgico a ela ou se:

  • Você já teve icterícia ou problemas hepáticos causados ​​por tomar azitromicina;
  • Você é alérgico a medicamentos semelhantes, como claritromicina, eritromicina ou telitromicina.

Para se assegurar de que a azitromicina é uma opção segura, informe o seu médico se você já teve:

  • Doença hepática;
  • Doença renal;
  • Miastenia grave
  • Arritmia;

É importante informar o quadro de saúde para que o médico possa avaliar se o medicamento realmente é o mais indicado para o seu tratamento.

Interações com outros medicamentos

Além dos quadros clínicos também não deve deixar de informar o profissional de saúde a utilização de medicação de uso contínuo.

Pois, alguns medicamentos podem alterar ou reduzir o efeito da azitromicina principalmente quando utilizados em conjunto. 

Portanto, informe o seu médico caso você esteja utilizando fármacos, como: 

  • Medicamentos para tratar enxaqueca 
  • Antiácidos
  • Outros antibióticos 
  • Antidepressivos
  • Antipsicóticos
  • Medicamentos para tratamento de cardiopatias
  • Imunossupressores
  • Medicamentos para epilepsia
  • Medicamentos para controle de coagulação sanguínea
  • Controle do colesterol

Desse modo, o profissional de saúde poderá avaliar a maneira como a reação medicamentosa entre ambos.

Azitromicina corta o efeito do anticoncepcional?

A azitromicina não corta o efeito do anticoncepcional, seja ele oral, injetável, anel vaginal, transdérmico, etc.

Portanto, ao fazer uso desse medicamento ele não aumenta os riscos de gravidez, entretanto é preciso lembrar que não existe qualquer método contraceptivo que seja  100% eficaz.

Agora você já sabe tudo sobre a azitromicina

Por meio desse conteúdo buscamos apresentar de uma maneira simples e objetiva os principais usos da azitromicina.

Lembre-se de que esse medicamento é um antibiótico de amplo espectro e por isso é necessário ter a indicação de um receituário médico para adquiri-lo nas farmácias.

Portanto, não deixe de marcar uma consulta com o clínico geral para que ele possa solicitar os exames e oferecer um tratamento adequado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Copy link
Powered by Social Snap