outubro 2023
Leitura: 14 min.
Compreender o que é Bromoprida para que serve esse medicamento vai ajudar você a aliviar sintomas gastrointestinais.
Portanto, se você está sofrendo de dor no abdome e o médico receitou a Bromoprida como um possível tratamento, é importante conhecer em quais casos ela deve ser usada e se esse medicamento tem ou não algum efeito colateral.
Por isso, preparamos um conteúdo completo para que você possa conhecer a Bromoprida e eliminar todas as suas dúvidas.
Sumário
Bromoprida para que serve?
A bromoprida é um medicamento com ação antiemética e procinético que é indicada para aliviar alguns sintomas de problemas e distúrbios relacionados ao trato gastrointestinal.
Desse modo, podemos dizer que é bastante eficaz para aliviar sintomas como:
- Distúrbios da motilidade gastrintestinal;
- Refluxo gastroesofágico;
- Náuseas e vômitos de origem central e periférica (cirurgias, metabólicas, infecciosas e problemas secundários ao uso de medicamentos).
Ou seja, a bromoprida serve para dor no estômago, pois é um medicamento que ajuda a acelerar o esvaziamento gástrico ao aumentar a força e a intensidade das contrações.
Esse medicamento também pode ser utilizado para facilitar os procedimentos radiológicos realizados no trato gastrointestinal.
Como a Bromoprida age no organismo?
Além de compreender para que serve a bromoprida, também é importante saber qual é a ação desse medicamento no organismo.
A Bromoprida age principalmente bloqueando o efeito da dopamina, que é um tipo de neurotransmissor que possui ação no sistema gastrointestinal e no cérebro.
Assim, podemos dizer que esse medicamento age estimulando as contrações musculares no estômago e contribui para o relaxamento do esfíncter, estrutura que separa o estômago do início do intestino.
Por isso a bromoprida para que serve trata problemas relacionados com a motilidade gastrointestinal ampliando o trânsito intestinal.
Bromoprida para que serve e como encontrá-la?
Um aspecto muito importante no entendimento de para que serve o remédio bromoprida é compreender que ele pode ser encontrado tanto em farmácias ou drogarias nas mais diferentes apresentações.
É possível encontrá-la da seguinte maneira:
- Cápsulas
- Gotas
- Comprimidos
- Injeção
Ele pode ser encontrado com os nomes comerciais de Digesan, na forma genérica com o nome de Bromoprida ou similares como Plamet ou Fágico.
Independentemente da classe de medicamentos que você comprar é importante seguir as orientações médicas quanto à dosagem do medicamento.
A apresentação do Bromoprida em injeção geralmente é aplicada apenas em hospitais sob a supervisão de um profissional de saúde.
Como tomar a Bromoprida?
A forma de uso da Bromoprida depende da apresentação do remédio e inclui:
Gotas pediátricas 4 mg/mL
Caso você esteja se perguntando a Bromoprida gotas infantil serve para que saiba que ela possui uma ação similar ao medicamento adulto, entretanto, apresenta uma concentração menor.
Uma vez que a bromoprida gotas pediátricas contém 4 mg de bromoprida em cada 1 mL da solução.
Geralmente ela é vendida em frasco de 20 mL, e deve ser tomada por via oral, respeitando a dosagem indicada pelo pediatra da criança.
A dosagem informada na bula geralmente é de 1 a 2 gotas por cada kg de peso corporal para crianças acima de 1 ano, tomados até três vezes por dia.
Solução oral 1 mg/mL
A solução oral da bromoprida para que serve é uma opção mais indicada para adultos, apesar de que também pode ser administrada em crianças.
Ela contém 1 mg de bromoprida para cada 1 mL da solução, e é vendida em frascos de 120 mL.
A dosagem recomendada poderá variar de acordo com a idade do paciente:
- Adultos: A dose de 10 mL da solução oral de bromoprida, tomada a cada 8 ou 12 horas, de acordo com a indicação do médico. Dosagem máxima de 60 mg por dia;
- Crianças com mais de 1 ano: Doses de 0,5 a 1 mg por cada kg de peso corporal, por dia, dividida em 3 tomadas diárias.
Mas esteja atento ao tratamento, pois o tempo de uso do medicamento deverá ser orientado pelo médico de maneira individualizada.
Comprimido ou cápsulas de 10 mg
A Bromoprida 10 mg para que serve é um remédio em comprimido ou cápsulas cuja indicação de uso é apenas para adultos.
Ela deve ser administrada oralmente respeitando a dosagem de 1 comprimido a cada 8 ou 12 horas, com dose máxima de 60 mg por dia.
Bromoprida injetável 10 mg/2 mL
A dose bromoprida para que serve no formato injetável de 10 mg/2mL é para aplicação diretamente na veia ou no músculo do braço ou glúteo.
A aplicação deverá ser realizada por um médico, enfermeiro ou ou profissional de saúde treinado.
Contraindicações da Bromoprida para que serve?
As contraindicações da Bromoprida são um grupo de pessoas que não estão em condições de receber a administração do medicamento.
Entenda algumas condições das quais o uso de bromoprida não é indica:
- Alérgicos a medicamentos: pacientes com antecedentes de alergia ao componentes da fórmula não devem utilizar o medicamento;
- Problemas gastrointestinais graves: pacientes que apresentem hemorragia, obstrução ou perfuração gastrointestinal não deverão utilizar o medicamento;
- Pacientes com epilepsia: Não deverão fazer uso do medicamento;
- Crianças com menos de 1 ano de idade: Não indica-se o uso da bromoprida.
- Lactantes: A bromoprida é excretada pelo leite materno, e não deve ser administrada em mulheres que estão amamentando.
- Grávidas: Deverão seguir a orientação médica quanto ao uso desse medicamento.
Além desse grupo de pessoas, também deverão ter cuidado com o uso da bromoprida, aquelas pessoas que estão em tratamento com medicamentos específicos:
- Medicamentos com ação anticolinérgicas e analgésicos opioides
- Sedativos, hipnóticos, narcóticos ou tranquilizantes
- Inibidores da monoaminoxidase
Por isso, é importante que você converse com o seu médico casa faça uso de qualquer medicamento para que ele possa avaliar os prejuízos a sua saúde.
Quais são os possíveis efeitos colaterais da Bromoprida
Além de compreender Bromoprida para que serve é importante estar por dentro dos principais efeitos colaterais que envolvem o uso deste medicamento.
Na grande maioria dos casos, a bromoprida é bem tolerada e não tem tendência de causar efeitos adversos.
Os efeitos colaterais mais comuns são:
- Inquietação
- Sonolência
- Cansaço excessivo
- Diminuição de forças
- Esgotamento
Alguns efeitos colaterais menos comuns são:
- Tremores
- Contrações musculares
- Dificuldade para andar
- Lentificação dos movimentos
- Agitação
- Convulsões
- Insônia
- Dor de cabeça
- Tontura
- Náuseas
- Formação de bolinhas na pele
A bromoprida também pode causar reações alérgicas graves, e por isso é importante ficar atento a eventuais sintomas como dificuldade para respirar, dor no peito, sensação de garganta fechada, inchaço na boca, língua ou rosto, ou urticária.
Caso o paciente apresente esses sintomas, é importante encaminhá-lo para emergência, pois uma crise alérgica pode evoluir rapidamente para um choque anafilático.
Existe algum tratamento auxiliar ao uso da Bromoprida?
Agora você já sabe como para que serve o remédio Bromoprida, dependendo do seu diagnóstico é possível adotar algumas medidas caseiras para amenizar o desconforto.
Aplicar sob o estômago ou a região abdominal uma compressa de água morna pode ajudar a melhorar a circulação sanguínea na região, uma vez que dilatam os vasos, e por isso ajudam na redução da dor.
Quem está sofrendo com sintomas como náuseas podem incluir no seu cardápio a ingestão de alimentos como a banana, que é rica em vitamina B6, além disso ela é uma fruta rica em fibras que ajudam a reduzir a probabilidade de vômitos.
Entretanto, é preciso consumi-la apenas moderadamente, uma vez que ele também pode causar problemas como a constipação.
E, não esqueça de se manter hidratado, a água ajuda a despressurizar o estômago e diminuir a ocorrência de refluxo, para uma boa ingestão beba água gelada em pequenos goles.
Entretanto, saiba limitar o consumo, uma vez que consumir água demais pode causar distensão abdominal e piorar as dores no estômago.
Mas lembre-se de que essas medidas não devem substituir o atendimento médico e nem o uso deste medicamento.
Agora você já sabe Bromoprida para que serve e quando usar
Através desse conteúdo buscamos apresentar a Bromoprida para que serve, qual é a sua indicação de uso, como utilizar e quais são as contraindicações e efeitos colaterais do uso do medicamento.
É muito importante que você siga as orientações do seu médico ao fazer uso da Bromoprida, pois ele saberá indicar a melhor dosagem com base na avaliação do seu histórico de saúde.
Além disso, apesar de ser um medicamento bastante eficaz, a loratadina apenas minimiza os sintomas provocados por alérgenos, por isso é importante que você saiba como reduzir as crises de alergia, evitando fazer o uso contínuo desse medicamento.
Esse conteúdo é apenas um informativo sobre o medicamento, e portanto não recomenda-se utilizá-lo para fins de auto diagnóstico ou automedicação.
Continue lendo mais
Mancha vermelha na pele: 21 principais causas
Antibiótico faz mal pro fígado e saiba o que ele afeta
Conheça mais de 40 alimentos ricos em zinco
Peso para musculação: 10 opções para o seu treino
Para que serve cerumin no ouvido?
Exame de próstata idade: Saiba quando fazer