março 2024
Leitura: 13 min.
Encontrar um colírio para conjuntivite infantil pode trazer um alívio causado por essa condição e também promover a melhora gradual da condição.
A conjuntivite é um tipo de inflamação que pode causar desconforto na região ocular e isso pode prejudicar a visão da criança.
Como a origem da conjuntivite pode ser atribuída a diversos fatores, é importante que a criança passe pelo pediatra para que ele faça uma avaliação detalhada e possa indicar melhor colírio para aliviar os sintomas.
Se você quer conhecer mais sobre as opções de colírio para conjuntivite infantil, saiba que preparamos um conteúdo completo sobre esse assunto.
Sumário
Por que buscar atendimento médico ao escolher um colírio para conjuntivite infantil?
Se você está em busca de um colírio para conjuntivite infantil é porque alguma criança próxima a você está precisando, certo?
Você provavelmente deve ter notado os sintomas comuns de conjuntivite que são olhos vermelhos e lacrimejantes, pálpebras inchadas, sensação de ter algo no olho, secreção amarelada ou purulenta.
Apesar desses serem sintomas clássicos de conjuntivite, existem outras condições que também podem ter sintomas similares, mas que exigem um outro tratamento.
A conjuntivite é um tipo de inflamação relativamente simples de tratar, quando não há outros fatores de risco, entretanto para receitar um colírio é preciso entender o que desencadeou a conjuntivite.
As principais causas da conjuntivite infantil são:
- Infecções virais: Causada majoritariamente por adenovírus, e altamente contagiosas;
- Conjuntivite alérgica: Reação alérgica a algum tipo de substância que pode desencadear reações nos olhos.
- Infecções bacterianas: Normalmente causadas por bactérias como Haemophilus influenzae e Streptococus pneumoniae.
- Conjuntivite química: É um tipo de conjuntivite que ocorre após o contato com produtos químicos.
Cada um desses tipos de conjuntivite vai demandar um tipo específico de colírio, por isso é importante que a criança seja levada ao pediatra, ou ao oftalmologista infantil para que ele possa realizar um diagnóstico adequado e afastar as suspeitas de outras condições com o mesmo sintomas.
A conjuntivite viral e bacteriana quando não tratadas adequadamente podem evoluir para uma doença mais grave, úlcera de córnea e até para a perda da visão.
Qual colírio para conjuntivite infantil?
Após examinar o paciente o médico indicará o melhor colírio para tratar a conjuntivite de acordo com a sua causa:
Colírio para conjuntivite bacteriana infantil
É causado por bactérias e geralmente é transmitida pela secreção contaminada, o que facilita sua disseminação em lugares como parquinhos, creches e escolas.
As bactérias são microrganismos, por isso devem ser tratadas com medicamentos que incluem antibióticos em sua formulação para eliminar esses agentes.
O uso do antibiótico deve seguir a orientação médica e é imprescindível seguir o tratamento até o final mesmo se a criança não apresentar sintomas, pois a conjuntivite bacteriana pode retornar.
Conheça as principais opções de colírio para conjuntivite infantil:
- Maxitrol: Colírio para os olhos a base de corticóide e antimicrobianos ;
- Tobrex: É um colírio antibiótico à base de tobramicina;
- Biamotil: antibiótico à base de ciprofloxacino;
- Cloranfenicol: medicamento à base do princípio ativo cloranfenicol;
- Polipred: medicamento à base de Sulfato de Neomicina + Sulfato de Polimixina B + Acetato de Prednisolona.
- Vigamox: Medicamento antibiótico à base de cloridrato de moxifloxacino, não indicado para menores de 1 ano.
Por serem medicamentos antibióticos, esse tipo de medicamento só pode ser comprado mediante a apresentação da receita médica.
Colírio para conjuntivite infantil viral
É provavelmente o tipo de conjuntivite mais comum e que normalmente não são necessários tratamentos longos, podendo desaparecer sozinha ou não.
Ela é transmitida por meio de vírus como o adenovírus que também são responsáveis pela gripe, bronquite, pneumonia e outras doenças.
Geralmente esse tipo de colírio para conjuntivite infantil ajuda a aliviar os sintomas como a coceira, vermelhidão e sensação de areia nos olhos, pois possuem ação anti-inflamatória.
Os principais colírios infantis para essa condição são:
- Flumex: é um anti-inflamatório corticoide à base de Acetato de Fluormetolona;
- Moura Brasil: Destinado para reduzir irritações, colírio à base de Cloridrato de Nafazolina e Sulfato de Zinco Heptaidratado;
- Lacribell: lubrificante ocular à base de Dextrano e Hipromelose.
Colírio para conjuntivite alérgica infantil
A conjuntivite alérgica se manifesta quando a criança possui alergia, e entra em contato com algum alérgeno em potencial, esse alérgeno pode ser:
A reação alérgica também pode vir acompanhada de outros sintomas, por isso é importante que o pediatra também indique outros medicamentos antialérgicos.
Os colírios antialérgicos mais utilizados são o Zaditen e o Patanol S, ambos são indicados para crianças com mais de 3 anos.
Como aplicar um colírio para conjuntivite infantil?
Aplicar um colírio para conjuntivite infantil pode ser um desafio principalmente porque crianças costumam ficar ansiosas durante a aplicação de medicamentos.
Entretanto seguindo algumas dicas fica mais fácil de realizar essa tarefa:
- Mostre o colírio para a criança e explique qual o procedimento a ser feito;
- Deite a criança em um local confortável, onde ela não passe por distrações;
- Peça para a criança fechar os olhos;
- Tenha ao lado uma toalha caso ocorra algum acidente ou caso a criança se assuste;
- Pingue o colírio no canto do olho da criança, próximo ao nariz;
- Peça para criança abrir os olhos cuidadosamente;
- Depois incline a cabeça da criança para frente até perceber que o colírio se espalhou;
Evite pingar o colírio com os olhos abertos, pois isso pode assustar os pequenos e dificultar as próximas aplicações.
E, não esqueça, lave bem as mãos antes e após a aplicação do colírio para evitar contaminação.
Cuidados para evitar novas infecções?
Melhor do que utilizar um colírio para conjuntivite pediátrica é orientar a criança para que ela evite novas contaminações.
As crianças geralmente são desatentas quanto a higiene pessoal, por isso, e principalmente se o seu filho frequenta a creche ou a escolinha, por isso é importante orientá-lo.
Por isso, ensine desde pequeno a importância de lavar as mãos depois de brincar na pracinha e de evitar coçar os olhinhos.
Além disso, não deixe que ele compartilhe com os coleguinhas toalhas de rosto, e se possível mantenha as toalhas limpas e higienizadas.
Em casa, você pode trocar as fronhas do travesseiro do seu filho com uma maior frequência para evitar a contaminação.
No caso de alergias, é importante também manter o ambiente livre de impurezas que possam estar no ar e causar irritação, considere adquirir um purificador de ar para o ambiente que o seu filho passa mais tempo.
Quando procurar atendimento médico?
Muitas vezes é possível confundir a conjuntivite com uma irritação no olho ou até mesmo um cílio que caiu e está incomodando, nem sempre é necessário atendimento médico.
Caso verifique um cílio no olho da criança, você pode fazer uma lavagem com soro fisiológico para tentar removê-lo.
Agora caso a criança apresente os sintomas descritos abaixo é importante consultar com um médico para que ele receite um colírio para conjuntivite infantil. Confira os sintomas:
- Dor nos olhos;
- Sensibilidade à luz ou visão turva;
- Vermelhidão intensa nos olhos;
- Coceira intensa;
- Olhos lacrimejando;
- Inchaço;
- Febre;
- Náuseas;
Mesmo se os sintomas de conjuntivite não apresentarem melhoras após o uso dos medicamentos, faça uma nova consulta com o médico.
Agora você já sabe tudo sobre conjuntivite
Através desse conteúdo apresentamos algumas das principais opções de colírio para conjuntivite infantil e também algumas dicas de como aplicá-lo.
O tratamento é muito importante, mas também é importante ensinar o seu filho regras de higiene para evitar não só a contaminação por conjuntivite, mas também por outros tipos de vírus e bactérias.
Continue lendo mais
Formigamento no corpo todo: O que pode ser?
Espinha interna virou um caroço duro: O que fazer?
Caroço no olho: 9 possíveis causas
Câncer de testículo: Sintomas e tratamento
Relaxante muscular: 10 melhores opções
Melhor tenis para treino: 10 opções para você!