abril 2024
Leitura: 14 min.
Encontrar maneiras de como diminuir o fluxo menstrual caseiro rápido é uma forma de acabar com a menstruação e seus sintomas sem precisar sair de casa.
A menstruação é um processo onde há descamação do tecido que reveste a parede uterina quando não há fecundação.
Esse processo resulta em sangramentos, que costumam ser regulares mensalmente. O fluxo menstrual pode variar ao longo da vida da mulher, e algumas vezes pode até mesmo impactar na sua rotina.
E para te ajudar a lidar com ele, elaboramos um conteúdo completo para que você possa entender se realmente existe uma forma de como diminuir o fluxo menstrual rápido caseiro e como regula-lo.
Sumário
Por que é importante conhecer o seu fluxo menstrual?
A menstruação é um processo biológico que ocorre em pessoas que possuem o sistema reprodutor geneticamente feminino.
Ela é resultado da descamação do tecido que veste a parede uterina, o útero é o principal órgão reprodutor feminino.
Ele é revestido endométrio, que é um tecido fundamental para proteger o óvulo quando há fecundação, entretanto quando não há fecundação, esse tecido descama e dá origem ao fluxo menstrual.
A menstruação e o fluxo menstrual são regulados por um conjunto de hormônios sexuais, como a progesterona e estrogênio.
Desse modo, podemos dizer que as alterações no fluxo menstrual estão frequentemente relacionadas a alterações hormonais e fluxos menstruais intensos, reduzidos, ou fora do padrão observados ao longo dos anos ou meses, podem indicar problemas hormonais ou de saúde uterina.
Cada mulher possui suas próprias características dentro do seu ciclo, e o autoconhecimento é fundamental para identificar prováveis problemas de saúde.
Quando consultar para diminuir o fluxo menstrual?
Caso você tenha notado uma mudança no seu fluxo menstrual, ou esteja passando por um fluxo menstrual intenso, saiba que a melhor maneira de lidar com isso é procurando um médico para verificar a sua saúde.
Esse problema se chama menorragia, e é caracterizado pela perda excessiva de sangue menstrual, muitas vezes ele causa perda na qualidade de vida física e emocional da mulher.
Essa alteração pode ser proveniente de mudanças hormonais, síndrome dos ovários policísticos, por doenças da tireoide, endometriose ou impactos significativos na saúde mental.
Por isso, é importante visitar o ginecologista que poderá solicitar exames para averiguar a saúde uterina e níveis hormonais.
E assim, indicar o melhor remédio para diminuir o fluxo menstrual, ou ajudar a regularizar os ciclos menstruais.
Lembre-se de que o fluxo menstrual caracterizado “normal” tem duração de 3 a 5 dias, quando se mantém por mais de 7 dias pode ser considerado uma alteração.
Portanto, não é normal ficar mais de 20 dias menstruada, ou então por um período acima dos 7 dias. É importante manter uma rotina de exames periódicos para evitar problemas de saúde no sistema reprodutor.
Como diminuir o fluxo menstrual rápido caseiro?
Para diminuir o fluxo menstrual rápido e caseiro você pode seguir algumas medidas que ajudam no controle da menstruação e também ajudam a regular o fluxo menstrual.
Uso de anticoncepcionais hormonais
Uma das melhores maneiras de aprender como diminuir o fluxo menstrual rápido e caseiro é adotando o uso de medicamentos anticoncepcionais.
Além de evitar gravidez não planejada, o uso do anticoncepcional corta a menstruação em alguns casos, e também contribuem com a redução do ciclo.
Algumas pílulas são de uso contínuo, ou seja, sem interrupção, elas geralmente cortam o fluxo menstrual e são uma ótima opção de remédio para não menstruar.
Elas devem ser tomadas diariamente, sempre no mesmo horário, e são distribuídas gratuitamente nos postos de saúde.
É importante ler a bula antes de fazer uso do medicamento para seguir as instruções de uso, mas o ideal mesmo é consultar com um ginecologista antes de começar a utilizá-lo.
Nos primeiros meses de uso do anticoncepcional é bem provável que você passe por irregularidades no fluxo menstrual.
Isso poderá acontecer, pois seu organismo ainda não estará adaptado a carga hormonal recebida pelos medicamentos.
Chá para diminuir o fluxo menstrual
Os chás são uma ótima forma de regular o ciclo menstrual que pode contribuir para diminuir o fluxo menstrual rápido caseiro, pois possuem diversas propriedades em sua composição.
Essas propriedades podem agir como estimulantes da produção de hormônios, espasmódicas, anti-inflamatórios que também ajudam a lidar com os sintomas da TPM.
Apesar de algumas apresentarem evidências científicas, a quantidade segura de consumo ou que assegurem sua eficácia não estão bem definidas. Conheça 4 principais opções de chá para diminuir o fluxo menstrual:
- Chá de manjerona: chá preparado com a planta origanum majorana, pode contribuir para regular a menstruação, principalmente em mulheres com síndrome dos ovários policísticos, pois melhora a sensibilidade à insulina e reduz os níveis de androgénios.
- Chá de canela: É um ótimo para quem quer saber como diminuir o fluxo menstrual caseiro rapidamente, pois ele ajuda a regular o ciclo menstrual, reduz a dor associada à menstrual e também pode reduzir o sangramento.
- Chá de agnocasto: É rico em flavonoides, óleos essenciais, iridóides e glicosídeos, que ajudam a equilibrar os hormônios femininos, o que pode ajudar a regular o ciclo menstrual.
- Chá de inhame-selvagem: Contém uma substância que tem um efeito semelhante ao estrogênio, pode ajudar a regular o ciclo menstrual, especialmente quando o ciclo é irregular devido a um desequilíbrio dos níveis deste hormônio no corpo.
Consuma alimentos ricos em vitaminas
A alimentação e a falta de vitaminas também podem influenciar o seu fluxo menstrual, portanto quem está em busca de como diminuir o fluxo menstrual rápido caseiro deve encontrar formas de equilibrar os nutrientes.
Durante a menstruação é importante que você reforce a alimentação principalmente o consumo de alguns nutrientes específicos:
Além disso, a falta de vitamina D pode causar alterações no níveis hormonais, e também atrasos na ovulação.
Além de contribuir com a regulação hormonal, elas também ajudam a reduzir os desconfortos causados pela menstruação durante o período menstrual.
Quem deseja saber como reduzir o fluxo menstrual rapidamente pode apostar no consumo das sementes de coentro e de cardo-mariano.
As sementes de coentro possuem compostos que são ativos naturais e ajudam a reduzir o sangramento menstrual intenso.
Essas sementes podem ser moídas ou utilizadas inteiras para dar sabor a molhos e preparos, além do seu consumo com chá.
Para acentuar ainda mais o sabor das sementes e liberar seus óleos essenciais, recomenda-se torrá-las na frigideira ou fritá-las em óleo.
Já o cardo-mariano possui um ingrediente ativo chamado silimarina que pode contribuir para dar suporte ao balanço hormonal.
Encontre formas de relaxar
Um fluxo menstrual muito intenso pode estar associado a disfunções psicológicas como estresse, ansiedade e até mesmo o esgotamento físico e mental.
Por isso, uma maneira de reduzir o fluxo menstrual caseiro é reduzir a tensão, pois ela influencia seus hormônios.
Focar na sua saúde e no bem-estar mental não vai fazer a sua menstruação parar, mas vai ajudar a regularizar o seu ciclo.
Portanto, pratique atividade física regularmente, tire um tempo para fazer coisas que gosta e também encontre maneiras de relaxar.
Se for necessário, você pode buscar um psicólogo online para ajudar a lidar com os problemas de uma forma mais branda.
Como parar a menstruação que já desceu?
Agora você já sabe como diminuir o fluxo menstrual rápido e caseiro, mas será que existe um remédio para cortar menstruação imediata caseiro?
A resposta para essa pergunta é não, depois que a mulher entrou no seu período menstrual é quase impossível cortar o fluxo menstrual ou acelerá-lo.
Por isso, é importante ter um calendário com o ciclo menstrual e saber como ele pode impactar a sua vida.
Entretanto, existem de minimizar os danos causados pela menstruação, por exemplo, muitas pessoas se perguntam: “como entrar na piscina menstruada” ou “vou viajar e não quero menstruar, o que faço?”
Se o seu intuito é diminuir o fluxo menstrual para viagem o aconselhável é fazer o uso de anticoncepcionais meses antes da data da viagem.
Se você não pode se preparar, você pode optar por utilizar um coletor menstrual, pois eles não permitem que o fluxo menstrual extravasa.
Inclusive existe uma opção de coletor menstrual para quem quer saber como cortar a menstruação para ter relação.
Pois é possível utilizá-lo durante as relações sexuais, ou seja, para quase todas as situações existe solução.
Agora você já sabe como diminuir o fluxo menstrual rápido caseiro
Através desse conteúdo buscamos apresentar algumas alternativas que podem impactar diretamente no fluxo menstrual e dicas de como diminuir o fluxo menstrual.
Agora, o importante é que você tenha consultas regulares e converse com a sua ginecologista para esclarecer suas dúvidas.
Continue lendo mais
Remédio para febre: qual usar e quando ir ao médico?
Remada alta com barra: Aprenda como fazer
Solidão emocional: É normal se sentir só?
Óleo de coco: Benefícios e como usar
Creme de Nutrição Capilar: Para que serve e como escolher?
Menstruação aguada ou líquida: O que pode ser?