janeiro 2024
Leitura: 13 min.
A dipirona injetável é um medicamento muito utilizado para proporcionar alívio da dor de diversas condições de saúde.
Apesar de também estar disponível no formato para a administração oral, a versão injetável costuma ser utilizada quando se deseja uma resposta mais rápida no organismo.
Ou seja, dependendo da urgência e da necessidade de uso ela pode ser a opção mais adequada para o seu tratamento.
Portanto, se você ainda tem alguma dúvida sobre o uso desse medicamento e de como ele pode ser um aliado eficaz no seu tratamento, preparamos um conteúdo completo sobre a dipirona.
Sumário
O que é dipirona injetável?
A dipirona injetável, ou a dipirona sódica, é um medicamento anti-inflamatório não-esteroidal com ação analgésica e antitérmica.
É um dos medicamentos mais utilizados no Brasil, podendo ser incluído no tratamento de uma série de condições de saúde.
Geralmente, a dipirona é receitada na sua apresentação de medicamento que deve ser administrado via oral.
Entretanto, a dipirona injetável, cuja administração é intravenosa, costuma ser uma opção quando há a necessidade de ter uma resposta mais rápida do organismo.
A dipirona injetável deve ser aplicada apenas por profissionais da área da saúde e em locais adequados.
Para que serve dipirona injetável?
A dipirona injetável é um medicamento com ação analgésica e antitérmica, isso significa que ela age no alívio da dor e também na redução da temperatura.
Ou seja, é um medicamento que é indicado para aliviar dores moderadas a intensas, dependendo do agente causador.
Desse modo, podemos dizer que a dipirona injetável é indicada para aliviar dores, como:
- Dor de cabeça comum ou enxaqueca;
- Dor de ouvido;
- Dor de dente;
- Dores causadas por gripe ou resfriado;
- Dores musculares;
- Dor de traumatismo;
- Dor nas articulações;
- Dor no pós-cirúrgico;
- Dor oncológica;
- Dores de cólicas menstruais, intestinal e renal;
E, por fim, sua ação antitérmica ajuda a combater a febre a partir dos 38 graus, por isso é muito utilizada em associação com outros fármacos para combater gripes e resfriados.
É importante destacar que a dipirona monoidratada age no alívio da dor, ou seja, apenas sob os sintomas, ela sozinha não é capaz de tratar uma condição.
Por isso, é fundamental seguir as orientações médicas e usar os medicamentos indicados como tratamento.
Dipirona injetável vende em farmácia? Onde encontrar?
A ampola dipirona injetável não é encontrada em farmácias, isso porque a venda deste medicamento é controlada.
Apenas podem obter essa apresentação do medicamento pessoas que possuem CNPJ da área da saúde, como Clínicas, Hospitais, Ambulatórios, etc.
Para realizar o pedido da dipirona injetável ainda pode ser necessário enviar as cópias do Alvará Sanitário, Certificado de Regularidade Técnica e o Contrato Social após a finalizar a compra.
Portanto, é bem provável que, caso haja a necessidade dessa apresentação do medicamento, ele seja vendido e em seguida aplicado.
Uma outra solução é utilizar a apresentação da dipirona por administração via oral, essa é vendida, sob as apresentações de:
- Comprimido de dipirona monoidratada 500mg;
- Comprimido de dipirona monoidratada 1g;
- Dipirona monoidratada 500mg/mL gotas;
- Dipirona monoidratada xarope 50mg/ml
Em caso de dúvidas, é importante conversar com o seu médico para esclarecimento acerca do seu tratamento.
Dipirona injetável posologia
A Dipirona injetável pode ser administrada por via intravenosa ou intramuscular, quando administrada pela via intravenosa, deve-se tomar cuidado com a velocidade de administração.
Nessas condições a velocidade de infusão não deve exceder 1 mL (500 mg de dipirona) /minuto, para prevenir reações hipotensivas.
A Dipirona não deve ser administrada em conjunto com outros medicamentos injetáveis, uma vez que pode ocorrer incompatibilidade.
Entretanto, poderá ter sua diluição em solução de glicose a 5%, solução de cloreto de sódio a 0,9% ou solução de Ringer-lactato.
O tratamento pode ter sua interrupção a qualquer instante sem provocar danos ao paciente, inerentes à remoção da medicação.
Observe abaixo as doses:
- Adultos e adolescentes acima de 15 anos: em dose única de 2 mL a 5 mL (intravenosa e intramuscular); dose máxima diária de 10 mL
- Crianças e lactentes (que estão sendo amamentadas): em crianças com idade inferior a 1 ano, administra-se a dipirona injetável somente pela via intramuscular.
As crianças devem receber dipirona Injetável pediatria conforme seu peso segundo a orientação deste esquema
- Lactentes de 5 a 8 kg: 0,1 – 0,2 mL
- Crianças de 9 a 15 kg: 0,2 – 0,5 mL
- Crianças de 16 a 23 kg: 0,3 – 0,8 mL
- Crianças de 24 a 30 kg: 0,4 – 1,0 mL
- Crianças de 31 a 45 kg: 0,5 – 1,5 mL
- Crianças de 46 a 53 kg: 0,8 – 1,5 mL
Assim, caso necessário, a dipirona Injetável poderá ter sua administração até 4 vezes ao dia.
Para garantir a segurança e também a eficácia consulte a dipirona injetável bula e realize a administração apenas pelas vias recomendadas.
Efeitos colaterais da dipirona injetável
Assim como qualquer tipo de medicamento, ela também pode desencadear certas reações no organismo, que são conhecidas como os dipirona injetável efeitos colaterais.
Eles costumam ser bastante similares aos efeitos da dipirona por administração via oral, com exceção dos efeitos que ocorrem diretamente no local da administração do medicamento.
Conheça alguns dos efeitos do medicamento:
- Redução leve da pressão arterial
- Alterações hematológicas
- Alterações renais
- Distúrbios vasculares
- Dor no estômago ou intestino;
- Má digestão;
- Diarreia;
- Coloração avermelhada da urina;
- Arritmias cardíacas;
- Ardência ou coceira na pele;
Embora problemas hematológicos e renais sejam raros, o uso indiscriminado do medicamento aumenta as chances de desenvolvimento.
No local da injeção pode ficar dolorido, apresentar uma coloração avermelhada ou ocorrer a inflamação da veia.
Além disso, a dipirona pode causar reações alérgicas graves e choque anafilático, por isso não recomenda-se o uso para quem tem alergias a medicamentos.
Ou seja, casos de reação alérgica muito intensa como dificuldade de respirar, tosse, inchaço da boca, língua ou do rosto, vermelhidão e formação de bolhas na pele deve-se encaminhar para atendimento de urgência.
Para quem é contraindicado?
Existem algumas pessoas das quais o uso da dipirona injetável pode representar riscos para a saúde, portanto não recomenda-se o uso.
Confira algumas dessas condições na listagem abaixo:
- Alérgicos a medicamentos: Pessoas que apresentem intolerância à dipirona ou a qualquer um dos componentes da formulação ou a outras pirazolonas ou a pirazolidinas, incluindo, por exemplo, experiência prévia de agranulocitose (diminuição acentuada na contagem de glóbulos brancos do sangue) com uma destas substâncias;
- Doenças relacionadas ao sistema imune ou a produção de células sanguíneas: Função da medula óssea prejudicada ou doenças do sistema hematopoiético;
- Pessoas que já tiveram broncoespasmo: o broncoespasmo consiste na contração dos brônquios levando a chiado no peito.
- Reações anafilactóides depois do uso de medicamentos para dor: Resultado de alergias, como urticária (erupção na pele que causa coceira), rinite (irritação e inflamação da mucosa do nariz), angioedema (inchaço em região subcutânea ou em mucosas);
- Porfiria hepática aguda intermitente: É uma condição metabólica que se manifesta através de problemas na pele e/ou com complicações neurológicas;
- Deficiência congênita da glicose-6-fosfato-desidrogenase (G6PD): Pelo risco de hemólise (destruição dos glóbulos vermelhos, o que pode levar à anemia);
- Especialmente as grávidas, são um caso especial onde o uso deverá passar pela a análise de um profissional de saúde, uma vez que pode incorrer riscos para o desenvolvimento do bebê.
Além disso, lactantes também devem evitar o uso da dipirona e consultar um profissional de saúde.
Agora você já sabe como o medicamento funciona
Através desse conteúdo buscamos apresentar o que é a dipirona injetável dá e como ela pode ser um aliado importante para aliviar os sintomas de dores de condições diversas
Apesar de ser uma opção cuja administração destina-se a tratamentos mais específicos, o uso da dipirona injetável é muito comum no ambiente hospitalar.
Desse modo, uma outra opção para quem deseja se beneficiar dos usos desse medicamento é fazer uso da opção por administração via oral, ou a versão em comprimidos.
Mas esteja atento, pois só recomenda-se utilizá-lo apenas quando há orientação médica, evite a automedicação, uma vez que ela pode representar riscos para a saúde.
Continue lendo mais
Alergia a amendoim: conheça os sintomas
Calendário vacinal infantil: Saiba quando vacinar
Melhor treino para hipertrofia: 5 principais opções
Barra de Access: O que é?
Pé de galinha rosto: O que é e como tirar?
Alimentos ricos em antioxidantes: 25 opções