dezembro 2023
Leitura: 15 min.
O Dolamin Flex é um importante medicamento principalmente por conta de sua ação analgésica.
Esse medicamento deve ser administrado via oral, e assim como outros medicamentos é importante seguir a orientação de um profissional de saúde.
Pois existem algumas contraindicações de uso, além de efeitos colaterais que podem surgir durante o uso deste medicamento.
Portanto, se você vai iniciar um tratamento utilizando esse medicamento é importante conhecer algumas de suas características.
Sumário
O que é Dolamin Flex?
O Dolamin Flex é um medicamento que possui uma potente ação analgésica e relaxante muscular.
A composição Dolamin Flex reúne clonixinato de lisina e cloridrato de ciclobenzaprina que são responsáveis por sua ação.
O clonixinato de lisina, um dolamin flex princípio ativo, é responsável pela ação analgésica observada durante o uso do medicamento e é eficaz para tratar diversas síndromes dolorosas.
Já o cloridrato de ciclobenzaprina é um agente que possui ação de relaxante muscular que é capaz de suprimir espasmo muscular e esquelético.
Esse medicamento pode ser encontrado em farmácias e não é necessária receita para a sua aquisição.
Para que serve Dolamin Flex?
O Dolamin Flex é forte e é indicado para o tratamento de diversas condições de origem musculoesquelética.
Principalmente quando acompanhada de contratura muscular, observadas em pós-operatórios, lombalgias, cervicobraquialgia, fibromialgia, sensibilidade em músculos, tendões e torcicolo.
Portanto, podemos dizer que esse medicamento auxilia no alívio da dor musculoesquelética, e promove o relaxamento muscular, o Dolamin Flex é antiinflamatório, por isso ajuda a controlar a dor.
Qual a diferença entre Dolamin e Dolamin Flex?
Um outro aspecto importante é que você deve tomar cuidado na hora de comprar o Dolamin Flex, pois existe um outro medicamento com o nome de Dolamin.
Apesar de ambos terem o Clonixinato de lisina (que tem ação analgésica e anti-inflamatória), o medicamento Dolamin não possui a combinação desta substância com o cloridrato de ciclobenzaprina (relaxante muscular).
Desse modo, o Dolamin não é indicado para o tratamento de dores de origem musculoesquelética como o Dolamin Flex, pois não age na contração muscular.
Ao invés disso ele é indicado para o tratamento da dor, seja esta o sintoma principal ou secundário, podendo ser administrado para o alívio das dores de cabeça, musculares, articulares, pós-traumáticas (fraturas, artroses, rupturas musculares), pós-cirúrgicas e cólicas.
Apresentações do Dolamin Flex
O Dolamin flex pode ser encontrado em farmácias vendido em embalagens contendo um blíster com 6, 12 ou 15 comprimidos.
Também é vendido sobre o nome comercial de Benziflex, que é uma outra marca para o medicamento.
Já o Dolamin flex genérico é conhecido como Clonixinato de Lisina + Cloridrato de Ciclobenzaprina e possui a mesma ação.
O preço desse medicamento vai variar de acordo com a concentração, por isso é importante seguir as orientações do seu médico.
Como tomar Dolamin Flex?
A posologia Dolamin flex deverá seguir a orientação médica, pois o profissional de saúde poderá ajustá-las conforme a necessidade.
Por isso, em caso de dúvida quanto à dosagem do medicamento, questione o seu médico ou então consulte a Dolamin flex bula.
A indicação da bula é tomar um comprimido três vezes ao dia, em intervalos regulares, sendo as doses ajustadas de acordo com a intensidade da dor.
Para aumentar a eficácia e reduzir a possibilidade de efeitos colaterais é importante seguir a orientação de seu médico, respeitando sempre os horários, as doses e a duração do tratamento.
A duração do tratamento com esse medicamento pode variar dependendo do tipo de dor, da sua intensidade e da evolução da doença.
Entretanto, saiba que não é recomendada a administração continuada desse medicamento por mais de duas ou três semanas.
Ao ingerir os comprimidos do remédio Dolamin Flex, não mastigue e consuma com o auxílio de líquidos.
Além disso, respeite a dose máxima diária que é de seis comprimidos, não sendo recomendado superar esse valor.
Se a dor persistir por mais de 10 dias ou aparecerem outros sintomas, o médico deverá ser informado e a situação clínica deverá ser reavaliada.
Quanto tempo para fazer efeito Dolamin Flex?
Quando administrado por via oral, demora cerca de meia hora ou 40 minutos para fazer efeito, podendo levar no máximo até 60 minutos.
O alívio dos sintomas ao utilizar o medicamento dura em média quatro e seis horas, dependendo da causa e da intensidade da dor.
Durante o uso do medicamento, é importante respeitar os horários indicados pelo seu médico para que você não corra riscos de tomar medicamentos a mais do que o indicado.
Além disso, para ajudar a reduzir a dor e desconforto muscular também é possível utilizar uma bolsa térmica na região afetada.
Dolamin flex efeitos colaterais
Assim como qualquer fármaco, o Dolamin flex pode causar alguns efeitos colaterais, entretanto quando administrado nas doses terapêuticas ele costuma ser bem tolerado.
Você pode conferir abaixo alguns dos efeitos colaterais comuns do uso de Dolamin Flex:
- Náuseas.
- Indigestão.
- Intestino preso.
- Alteração do paladar.
- Visão turva.
- Dor de cabeça e nervosismo.
- Gastrite.
Efeitos colaterais considerados incomuns, mas que podem ocorrer são:
- Fraqueza.
- Batimento rápido ou lento do coração.
- Pressão arterial baixa.
- Palpitações.
- Distúrbio alimentar.
- Vômito.
- Diarreia.
- Dor abdominal.
- Gastrite.
- Sede.
- Gases e disfunções no fígado (aumento de enzimas do fígado no sangue).
No caso de você sentir qualquer um dos efeitos colaterais causados pelo Dolamin Flex, é importante informar o seu médico imediatamente, principalmente em suspeita de reação alérgica.
Pois, reações alérgicas são graves e podem colocar em risco a vida do paciente evoluindo para um choque anafilático.
Portanto, caso você presencie algum desses sintomas, busque o atendimento de urgência o mais rápido possível:
- Dificuldade de respirar
- Enjoos
- Inchaço na boca, face, garganta
- Coceiras pelo corpo
- Erupções cutâneas
- Vômito
Dolamin Flex dá sono?
Devido à associação com ciclobenzaprina, um dos efeitos colaterais do Dolamin Flex pode se apresentar como sonolência, sensação de relaxamento.
Dolamin flex engorda ou emagrece?
Não há correlação do uso deste medicamento e ganho de peso, portanto o Dolamin Flex não é um medicamento capaz de realizar alterações nesse nível.
Contraindicações
Além dos efeitos colaterais, é preciso estar atento às contraindicações de uso do medicamento.
Desse modo, o uso do Dolamin Flex deve ser avaliado para pacientes que sejam portadores das seguintes condições:
- Pacientes com função renal reduzida
- Pacientes com cirrose hepática e síndrome nefrótica
- Pacientes que passaram por cirurgias e tiveram muita perda de sangue
- Pacientes desidratados
- Retenção urinária
- Glaucoma
- Sensibilidade a antidepressivos
- Grávidas
- Lactantes
Além disso, pessoas que trabalhem com direção ou com a operação de máquinas pesadas deverão conversar com o seu médico, pois durante o tratamento não recomenda-se dirigir veículos ou operar máquinas, pois sua habilidade e atenção podem estar prejudicadas.
Interações medicamentosas
O Dolamin Flex também é um medicamento que pode interagir com outros medicamentos diminuindo ou potencializando sua ação.
Por isso, se você estiver fazendo algum tipo de tratamento ou então faz uso de medicamentos contínuos informe o seu médico.
Ele pode interagir com os seguintes medicamentos:
- Anti-inflamatórios não esteroides ( ex., diclofenaco e ibuprofeno, incluindo o ácido acetilsalicílico): pode aumentar o risco de úlcera do estômago, do duodeno e hemorragias.
- Anticoagulantes orais ( ex., varfarina, ticlopidina, heparina e trombolíticos): aumenta o risco de hemorragia.
- Metotrexato: pode aumentar a toxicidade do metotrexato no sangue.
- Diuréticos ( ex., furosemida e hidroclorotiazida): os pacientes devem ser adequadamente hidratados, devendo a sua função renal ser controlada antes do início do tratamento.
- Medicamentos que controlam a pressão arterial (ex. betabloqueadores, como o atenolol e o propanolol, inibidores da enzima de conversão da angiotensina, como o captopril e o enalapril, vasodilatadores, como hidralazina, e diuréticos, como hidroclorotiazida e furosemida): Terão sua ação reduzida;
- Guanetidina e congêneres: Podem ter seu efeito bloqueado;
- Antidepressivos da classe dos inibidores da enzima monoaminoxidase (ex. fenelzina): pode ocasionar elevação da temperatura corporal, convulsões e evolução fatal.
Além disso, pacientes com problemas de alcoolismo devem passar por uma análise criteriosa, pois o remédio Dolamin Flex pode potencializar os efeitos do álcool sobre o sistema nervoso central, por isso, é importante evitar o consumo de bebidas alcoólicas durante o tratamento.
Ou seja, não use medicamentos sem o conhecimento do seu médico, pode ser perigoso para a sua saúde.
Agora você já conhece esse medicamento
Através desse conteúdo, buscamos apresentar de maneira simples e objetiva o que é o Dolamin Flex e para que serve esse medicamento.
Apesar de não ser necessária a apresentação de receita médica para comprar esse medicamento, é importante avaliar as condições do paciente, pois o uso indevido pode ser responsável por desencadear uma série de efeitos colaterais.
Desse modo, é indispensável consultar um profissional de saúde para que ele possa avaliar a necessidade de utilizar esse medicamento ou indicar um outro tratamento mais adequado.
Continue lendo mais
Dor na panturrilha: 13 Possíveis causas e como resolver
Chá matcha: Conheça os benefícios e como fazer
Avocado Toast: Benefícios e como preparar
Pode comer carne de porco tomando antibiótico?
9 Sintomas de gravidez silenciosa
Flacidez no Braço: Saiba como Melhorar