Alimentos ricos em carboidratos ruins: 14 opções

agosto 2023

Leitura: 17 min.

Os alimentos ricos em carboidratos ruins, ou os alimentos com carboidratos ruins, são conhecidos como os alimentos que não devemos consumir, principalmente se o nosso objetivo é perder peso.

Pois, além de promoverem o ganho de peso, esses alimentos, estão relacionados com o aparecimento de doenças e problemas sérios de saúde.

Por isso, para aqueles que desejam melhorar a qualidade da alimentação é necessário conhecer mais informações sobre esses alimentos. 

E, foi pensando nesse aspecto que preparamos um conteúdo completo sobre alimentos com carboidratos ruins. 

O que é carboidrato? 

Antes de conhecer quais são os alimentos com carboidratos ruins, é importante entender o que são os carboidratos e qual é a sua importância para o organismo.

Os carboidratos são biomoléculas constituídas de carbono, hidrogênio e oxigênio cuja principal função é fornecer energia para o nosso corpo. 

É a partir dessas moléculas de carbono, hidrogênio e oxigênio que são constituídos os principais tipos de açúcares presentes na natureza. 

Pois, ao ser ingerido, o carboidrato sofre uma reação química que faz com que ele seja quebrado em açúcar para liberar a energia que o organismo precisa.

E a absorção desse açúcar pode ser mais rápida ou mais lenta dependendo do tipo de carboidrato contido no alimento que você ingere.

E os açúcares que são absorvidos mais rapidamente podem são os principais responsáveis pelo ganho de peso. 

O que são alimentos ricos em carboidratos ruins?

Existem dois termos não oficiais para definir os alimentos ricos em carboidratos, confira:

Alimentos ricos em carboidratos ruins

Os alimentos ricos em carboidratos ruins, ou os carboidratos simples, na terminologia correta, são aqueles absorvidos e metabolizados pelo seu organismo de maneira rápida. 

São alimentos pobres em fibras, e assim que quebrados, durante sua metabolização, aumentando os níveis de glicose e promovendo um pico de insulina no organismo.

E consequentemente resulta no acúmulo de gordura e eleva as chances de obesidade, além do desenvolvimento de diabetes tipo 2.

Alimentos ricos em carboidratos bons

Em contrapartida, existem os alimentos ricos em carboidratos bons, ou os carboidratos complexos, que são carboidratos de absorção lenta, com maior concentração de fibras.

Para esses alimento a absorção ocorre de maneira gradual promovendo também a liberação de açúcar gradual e a partir disso garantem uma maior sensação de saciedade.

Por que eliminar o consumo de alimentos ricos em carboidratos ruins? 

Os alimentos ricos em carboidratos ruins são considerados perigosos, pois além de induzirem a liberação de insulina, eles também podem ser considerados um precursores de muitas doenças.

Apesar desse fato, nem todos os carboidratos são ruins para a saúde e devem ser, de fato, eliminados da sua alimentação. 

Pois, assim como as proteínas, os carboidratos são essenciais para manter o nosso organismo em pleno funcionamento.

Por isso, a indicação é que você saiba como diferenciar os alimentos bons dos ruins, e elimine da sua dieta e alimentação os alimentos ricos em carboidratos ruins e mantenha-os bons, principalmente para promover a perda de peso.

A dieta low carb, por exemplo, é uma dieta bastante saudável, quando feita da maneira correta, pois ela se baseia em manter a quantidade de alimentos com carboidratos baixa e eliminando o consumo de alimentos ricos em carboidratos ruins. 

Se você está em busca de perder peso, e do emagrecimento rápido, e não sabe ainda por onde treinamento, considere fazer um treinamento como o Desafio 19 dias.

Banner do Desafio 19 Dias com texto "Tenha o corpo que você sempre quis, entre para o desafio e mude de vida"

Além de conhecer treinos focados para a perda de peso, através deste treinamento, você também vai conhecer cardápios completos para uma alimentação saudável e livre de alimentos ricos em carboidratos ruins. 

Pois a ingestão desses carboidratos, promove um pico de insulina que é também a responsável por fazer o controle e armazenamento de gordura no sangue.

Desse modo, a insulina é liberada como maneira de reduzir o açúcar presente na corrente sanguínea e armazena esse açúcar em novas células de gordura.

Essas células de gorduras ficam acumuladas principalmente na região da barriga (gordura visceral), quadril e coxa, que geralmente são os locais onde existe um maior desejo de eliminação de gorduras. 

Lista de alimentos com carboidratos ruins

Agora que você já conhece a diferença entre alimentos com carboidratos ruins e bons, separamos uma lista de alimentos ricos em carboidratos ruins para que você possa evitar o consumo.

Cerveja

Consumir alimentos ricos em carboidratos ruins na forma líquida torna o ganho de peso mais provável, pois eles não estão relacionados com a saciedade e satisfação, principalmente a cerveja. 

Uma lata média de cerveja pode conter até 13 gramas de carboidratos, que é comparável com uma fatia de pão branco. 

Se você quiser consumir alguma bebida no lugar de cerveja, dê preferência pelo consumo de vinhos secos que são pobres em carboidratos. 

Arroz branco

O arroz é um alimento rico em carboidrato e um dos componentes básicos da alimentação brasileira. 

Apesar de possuir muitos nutrientes como sais minerais (cobre, selênio e zinco) e ações antioxidantes, a sua ingestão deve ser moderada para evitar o ganho de peso. 

Batata inglesa

A batata inglesa é uma opção de alimento rica em nutrientes como vitamina C, cálcio, fósforo e ferro. 

Ela apresenta uma grande versatilidade nas refeições podendo ser feita ingerida, cozida, assada, frita e até mesmo como purê. 

E por isso ela é um dos alimentos ricos em carboidratos mais consumidos, entretanto o seu consumo deve ser moderado, principalmente o consumo de batata-frita. 

Beterraba

É um dos alimentos ricos em carboidratos simples que também é uma importante fonte de vitamina A, cálcio e potássio. 

É uma opção fácil de ser encontrada, e trás muitos benefícios à saúde prevenindo as principais doenças do coração e crônicas.

Portanto, não elimine a beterraba do seu cardápio e busque apenas diminuir as quantidades ingeridas.

Sucos

Embora contenha algumas vitaminas e minerais valiosos, o suco é rico em carboidratos, como a glicose, a frutose e a sacarose, e pobre em fibras, o que pode dificultar a adaptação a uma dieta pobre em carboidratos.

Por exemplo, 344 mL de suco pode conter 42 gramas de carboidratos, que é mais do que  a mesma porção de refrigerante, que tem 39 gramas. 

Ele pode ser consumido, mas assim como todo alimento rico em carboidratos ruins, talvez não seja uma boa ideia consumi-lo diariamente.

Mel

O meu é um carboidrato com propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias ricas em vitamina C.

Sua composição também inclui pigmentos carotenoides e flavonoides e, em menor quantidade minerais, vitaminas e proteínas.

O aspecto negativo é que ele possui um alto índice glicêmico e também um baixo conteúdo de água. 

Massas

Quem pertence ao time das pizzas, massas e lasanhas também vai precisar reavaliar a ingestão desses alimentos com carboidratos ruins.

Eles possuem grande concentração de carboidratos de rápida absorção e que podem promover a glicemia, em apenas um copo pode conter até 151 gramas de carboidratos

Entretanto, por serem de absorção rápida pode fazer sentido ingeri-los para ganhar energia para treino ou competições.

Frutas

Apesar de serem indicadas para consumo e balanceamento de uma alimentação saudável, algumas frutas podem ser ricas em carboidratos ruins, por isso devem ter o consumo reduzido. 

Dentre essas frutas podemos citar a maçã, a banana, as passas e a manga.

Abóbora

Uma opção menos calórica do que o arroz, mas é preciso ter cuidado ao ingeri-la para não exagerar, pois assim como o arroz ela é fonte de carboidratos simples. 

Em sua composição ela também é fonte de vitaminas A e C, potássio e betacaroteno.

Chocolate

Determinados chocolates, como o ao leite, por exemplo,  contêm uma quantidade muito grande de açúcar e, consequentemente, carboidratos.

Além disso, o chocolate é uma alimentação cuja ingestão é muito fácil de exagerar, portanto se puder evite fazer estoques desse alimento na sua casa.

alimentos ricos em carboidratos

Refrigerante

Assim como a cerveja, o consumo de refrigerante é uma opção de alimentos ricos em carboidratos ruins, e que se consumido diariamente pode trazer problemas de saúde. 

Entre as principais podemos citar a obesidade, diabetes, hipertensão, cáries, gastrite e até mesmo câncer.

Portanto, evite consumir refrigerante todos os dias ou em excesso, pois um copo de refrigerante contém 26 gramas de carboidratos.

Guloseimas no geral

Guloseimas são alimentos ricos em açúcar como os doces, balas, bolos, sorvetes e uma outra infinidade de alimentos ricos em carboidratos ruins. 

De uma maneira geral, eles contribuem apenas para o aumento do açúcar na corrente sanguínea, não apresentando qualquer benefício para a saúde.  

Pães

A maioria dos pães possuem trigo em sua composição, um dos principais alimentos ricos em carboidratos ruins, grande fonte de carboidrato. 

Dentre as principais opções de pães estão: pão branco, pão integral, baguetes e tortilhas.

Por esses esses alimentos serem agradáveis e fáceis de encontrar sua ingestão pode acabar se tornando comum e pode levar ao acúmulo de gordura.

Leite

O leite é um alimento rico em cálcio e vitamina, mas que também é rico em açúcar, portanto isso faz dele um tipo de alimento com carboidratos ruins.

Apesar disso, beber leite em poucas quantidades, como uma xícara por dia, não deve ter um impacto realmente negativo na sua dieta. 

É possível também optar pelo consumo de substitutos do leite como leite de soja, amêndoa ou de coco. 

Doenças associadas a alimentos ricos em carboidratos ruins

Ao evitar o consumo de alimentos ricos em carboidratos ruins, você também estará prevenindo e evitando o aparecimento de algumas doenças, como:

Obesidade

Algumas pesquisas já mostraram que uma dieta rica em carboidratos ruins, e amido podem estar relacionadas ao sedentarismo e consequentemente a diminuição da atividade física. 

Desse modo, elas promovem o aumento do ganho de peso que pode levar o indivíduo a desenvolver obesidade.

Depressão

O ganho de peso e o aumento de açúcar na corrente sanguínea podem desencadear alterações hormonais que podem estar relacionadas com alterações psicológicas e o desenvolvimento de transtornos como a depressão e a ansiedade.

Diabetes

O ganho de peso excessivo decorrente do consumo de alimentos ricos em carboidratos ruins também pode estar associado com o desenvolvimento de diabetes.

Pois quanto maior a quantidade de açúcar ingerida, maior é a quantidade de açúcar que o corpo deve metabolizar.

Entretanto, ele pode não ter capacidade de metabolizar todo o açúcar ingerido.  

Doença cardiovasculares

Alimentos ricos em carboidratos e amidos são perigosos em potencial para quem já possui problemas cardíacos.

Pois podem causar entupimento de artérias provenientes do acúmulo e excesso de gorduras. 

Agora você já pode eliminar os alimentos ricos em carboidratos ruins da sua dieta

Neste artigo, buscamos apresentar quais são os principais papéis dos carboidratos na sua alimentação, como os alimentos ricos em carboidratos ruins se diferenciam dos carboidratos bons, e quais as principais doenças relacionadas a esses alimentos.

Se você estiver precisando de ajuda para manter uma dieta saudável e eliminar esses alimentos para perder peso, não hesite em contatar um nutricionista. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Copy link
Powered by Social Snap