maio 2023
Leitura: 13 min.
O naproxeno é um medicamento muito utilizado por conta da sua ação anti-inflamatória que ajuda a reduzir a dor.
Por conta disso, ele é amplamente utilizado e indicado para reduzir dores comuns causadas por quadros de febre, inflamação na garganta, dor de dente e até mesmo cólicas menstruais.
Portanto, se o seu médico receitou o uso do naproxeno e você deseja saber mais informações sobre esse medicamento, preparamos um conteúdo completo sobre ele.
Sumário
O que é naproxeno?
Naproxeno é um medicamento cuja indicação é para ajudar a reduzir a inflamação no organismo, atuando como um poderoso anti-inflamatório não esteroidal.
Ele foi aprovado para ser receitado com prescrição médica a partir do ano de 1970, entretanto posteriormente ele entrou na lista dos medicamentos isentos de prescrição.
Apesar disso, é importante utilizar o medicamento apenas sob orientação médica, pois a automedicação possui certos riscos;
Naproxeno para que serve?
O naproxeno é antiinflamatório, analgésico e antipirético que age reduzindo a produção de substâncias no corpo responsáveis por causar dor e um medicamento considerado bastante seguro e bem tolerado pelo organismo.
As indicações de uso do naproxeno são para o tratamento de febre e dores agudas decorrentes de inflamações, em especial nas seguintes situações médicas, como:
- Dores de garganta
- Dor de dente
- Dores abdominais, pélvicas, de cabeça;
- Dor pós-cirúrgica;
- Sintomas gripais ou de resfriados;
- Dores musculares e articulares;
- Dores reumáticas;
- Dor consequente a traumas como entorses, batidas e lesões esportivas.
- Cólicas menstruais
- Enxaquecas
O medicamento também é muito utilizado como ação preventiva a dores, e inclusive tem uma boa resposta na prevenção da enxaqueca.
Como o naproxeno funciona no organismo?
O Naproxeno atua diretamente na inibição da produção de um grupo de enzimas que participam da síntese de mediadores químicos que atuam nos processos de controle da dor e de processos inflamatórios.
Após ingestão, o fármaco é metabolizado pelo fígado, e posteriormente é excretado pela urina e pelas fezes.
A ação do medicamento se dá de 20 minutos a 1 hora após sua ingestão.
Naproxeno como tomar?
A administração no naproxeno deve ser realizada via oral, com o auxílio de um copo de água, antes ou após a refeição, entretanto saiba que a absorção pode ser retardada com alimentos.
O comprimido deve ser ingerido com um pouco de líquido, sem mastigar.
A dose de naproxeno indica, pode variar de acordo com a apresentação do medicamento, podendo ser seguida da seguinte maneira:
- Naproxeno 250 mg: Tomar 1 comprimido de 250 mg de 1 a 2 vezes por dia, ou conforme for orientado pelo médico;
- Naproxeno sódico 275 mg: Tomar 1 comprimido de 275 mg de 1 a 2 vezes por dia, ou conforme for orientado pelo médico;
- Naproxeno 500 mg: Tomar 1 comprimido de 500 mg, 1 vez ao dia, ou seja, 1 comprimido a cada 24 horas, ou conforme for orientado pelo médico.
- Naproxeno sódico 550 mg: Tomar 1 comprimido de 550 mg, 1 vez ao dia, ou seja, 1 comprimido a cada 24 horas, ou conforme for orientado pelo médico.
Atenção, durante o uso do naproxeno, pois idosos podem tomar o medicamento, entretanto deve-se considerar as doses mais baixas para esse grupo.
Crianças abaixo de 12 anos não devem fazer o uso do naproxeno, a não ser que o uso tenha prescrição do pediatra.
Para evitar o aparecimento de efeitos colaterais é indicado utilizar a menor dose eficaz de naproxeno.
Assim, caso os sintomas persistam após a administração do medicamento é imprescindível informar o médico.
O uso prolongado desse medicamento deve ser avaliado pelo profissional de saúde, desse modo o tempo de tratamento com naproxeno não deve exceder 10 dias, salvo orientação do médico.
Em caso de dúvidas sobre o uso do medicamento leia atentamente a naproxeno bula ou as instruções de consumo do medicamento
Naproxeno efeitos colaterais
Apesar de ser um medicamento bem tolerado pelo organismo, o uso do naproxeno pode ter alguns efeitos colaterais, a maioria dos efeitos são considerados leves, mas também há casos mais graves.
Efeitos comuns ao uso do naproxeno:
- Má digestão
- Constipação
- Sede excessiva
- Azia
- Cansaço
- Mudanças na visão
- Zumbido no ouvido
- Náusea
- Tontura
- Aumento das enzimas do fígado
- Aumento da pressão arterial
- Redução das funções dos rins
- Aumento do risco para sangramentos
- Úlcera gástrica
- Problemas de coagulação
O naproxeno ainda pode causar reações alérgicas graves, que podem necessitar de atendimento médico urgente, portanto esteja atento a alguns sinais de alerta:
- Dificuldade de respirar
- Tosse
- Dor no peito
- Sensação de garganta fechada
- Inchaço na boca
- Língua
- Dormência no corpo
- Formigamentamento
- Dificuldade de fala
Nesses casos, é fundamental procurar atendimento profissional imediatamente, pois o quadro pode evoluir rapidamente para um choque anafilático ou a pessoa sofrer um infarto ou AVC.
Contraindicações do Naproxeno
Para alguns grupos seletos de pessoas, o naproxeno pode não ser o medicamento mais indicado para tratar a inflamação. Conheça alguns grupos:
Grávidas e lactantes
Grávidas devem estar atentas quanto ao uso do naproxeno, pois o fabricante adverte que ele pode ser contra indicado o início da gravidez e também nas últimas semanas, quando pode ter efeitos no parto e também no sistema cardiovascular do bebê.
Para lactantes, o medicamento pode passar pelo leite materno, e por isso o seu uso pode ser desaconselhado.
Entretanto, o profissional de saúde poderá avaliar os riscos e também benefícios para a mãe quanto ao uso do medicamento.
Desse modo, na falta de opções mais seguras é possível utilizar o medicamento após a amamentação, aumentando o intervalo entre as mamadas.
Crianças e idosos
O naproxeno não pode ser utilizado em crianças menores de 12 anos de idade, entretanto o médico poderá avaliar o uso em dosagens menores.
O mesmo caso aplica-se a idosos, pois esse grupo está mais propensos a enfrentar os efeitos colaterais do medicamento.
Alérgicos
Pessoas que possuem alergias respiratórias como asma, rinite, ou apresentem a presença de pólipos nasais não devem utilizar o medicamento.
Pacientes que apresentem reações alérgicas ao naproxeno, naproxeno sódico ou qualquer outro anti-inflamatório não esteróide, como ácido acetilsalicílico ou ibuprofeno, não devem utilizar o produto.
Esse remédio também não tem indicação para uso em pessoas tenham ou já tiveram sangramento ou perfuração gastrointestinal causados pelo uso de anti-inflamatórios.
Além disso, o profissional de saúde não deverá indicar seu uso para pessoas com história de úlcera péptica no estômago, ou que tenham insuficiência cardíaca grave ou insuficiência renal.
Condições pré-existentes
Pacientes que já tenham histórico de doenças cardíacas, retenção de líquidos, problemas gástricos, problemas de coagulação ou sangramento, doenças do fígado ou dos rins.
Cabe ao profissional de saúde avaliar os benefícios do uso do naproxeno nessas condições, pois pode haver necessidade de reduzir a dosagem.
Tratamento de fertilidade ou tentantes
Se você está tentando engravidar, converse com o seu médico e evite o uso de naproxeno, pois ele pode resultar em redução da fertilidade, pois algumas substâncias podem ter efeito na ovulação.
Entretanto, esse estado é facilmente reversível após a interrupção do tratamento.
Uso de medicamentos
Algumas medicações não combinam com o naproxeno, podendo alterar ou reduzir o efeito do medicamento.
Por isso, é importante informar o médico se você estiver tradando alguma outra condição que envolva o uso dos medicamentos abaixo:
- Outros anti-inflamatórios não esteroidais (como o AAS)
- Inibidores da enzima conversora da angiotensina I (como o captopril)
- Antagonistas dos receptores da angiotensina (losartana)
- Antidiabéticos (glicazida)
- Diuréticos (furosemida)
- Estabilizantes de humor (lítio)
- Antimetabólicos (metotrexato)
- Antiepilépticos (fenitoína)
- Anticoagulantes (varfarina)
- Betabloqueadores
Agora você já sabe como usar o naproxeno
Através desse conteúdo buscamos apresentar de maneira objetiva e resumida como usar o naproxeno e quando o profissional de saúde deverá fazer sua indicação.
Portanto não esqueça que é importante seguir a orientação médica ao utilizar o medicamento, e também ler a bula para sanar quaisquer outras questões e dúvidas que possam surgir.
Além disso, A automedicação é perigosa podendo colocar a saúde do paciente em risco, portanto só utilize esse medicamento seguindo a orientação médica.
Continue lendo mais
Melhores planos de saúde: 12 opções para você
Aparador de pelos: 10 Melhores para comprar em 2024
Massageador elétrico: Como escolher o melhor?
Sola do pé coçando a noite: Veja as possíveis causas
Óleo de copaíba: para que serve?
Colher medidora: 10 Melhores para comprar em 2024