dezembro 2023
Leitura: 15 min.
A oxandrolona é um medicamento conhecido por sua ação que contribui para o ganho de peso e de massa muscular.
Apesar de sua principal função seja tratar alguns dos transtornos que se relacionam ao metabolismo, esse remédio se tornou bastante popular entre os atletas e praticantes de atividade física.
Entretanto, como qualquer outro medicamento, o uso exagerado ou sem orientação médica da Oxandrolona pode trazer diversos riscos para a saúde.
Por isso, se você pretende fazer uso desse medicamento, é importante estar informado e atento para os efeitos colaterais de uso contínuo da oxandrolona.
E, para que você possa eliminar todas as suas dúvidas sobre o uso desse medicamento, preparamos um conteúdo completo.
Sumário
O que é oxandrolona?
A oxandrolona é um tipo de esteroide hormonal que é derivado do hormônio testosterona, ou seja esse medicamento é conhecido por ser um esteroide anabolizante.
Este medicamento é produzido sinteticamente, a partir da mudança de uma ou mais ligações químicas na molécula de testosterona.
Quando foi desenvolvido, o remédio era muito utilizado para tratar a infertilidade masculina, entretanto seu uso se expandiu e hoje em dia é utilizado para série de condições médicas.
Esse fármaco pode ser encontrado no formato de cápsulas ou de comprimidos, além da opção como tratamento injetável.
E, ele só é vendido mediante a apresentação de receita médica, com retenção da mesma pela farmácia.
Para que serve oxandrolona?
Existem diversas condições que podem estar associadas ao uso da oxandrolona, principalmente condições que levam a déficit de testosterona no organismo.
Atualmente ele também é muito utilizado para tratar condições que estejam associadas a transtornos relacionados ao metabolismo.
Podemos citar algumas condições que envolvem o uso da oxandrolona como tratamento:
- Hepatite alcoólica
- Má nutrição calórica protéica moderada
- Falha no crescimento físico ou síndrome de Turner
- Queimaduras
- Osteoporose
- Pessoas que precisam ganhar massa muscular
Com o aumento do interesse em atividades físicas, e desenvolvimento da musculatura, a Oxandrolona também passou a ser prescrita para quem deseja ganhar massa muscular.
Uso da Oxandrolona para promover o ganho de massa muscular
A oxandrolona possui uma ação similar à da testosterona dentro do organismo, portanto ela possui um impacto considerável no aumento de massa muscular.
Principalmente quando associado a uma dieta hipercalórica e também atividade física, ele é capaz de estimular o desenvolvimento celular.
Sua atuação ocorre principalmente na síntese da fibra muscular, e por conta disso ela passou a ser utilizada por atletas e esportistas.
Entretanto, a Oxandrolona não foi criada com o propósito de melhorar a performance esportiva, ou para fins estéticos.
Ou seja, o seu uso não é aprovado pelo Conselho Federal de Medicina para quem pretende utilizá-la para ganhar massa muscular.
O uso da oxandrolona só é liberado para tratar pacientes com doenças crônicas, e que apresente perda de massa muscular por motivo de doenças.
Como tomar Oxandrolona?
Como mencionamos anteriormente o uso da oxandrolona para fins estéticos não é aprovado pelo conselho federal de medicina.
O uso para o tratamento de doenças deverá seguir as orientações profissionais, pois as doses devem ser adaptadas de acordo com o objetivo do tratamento, mas geralmente seguem o padrão:
- Adultos: 2,5mg a 20mg por dia, divididos entre duas e quatro doses
- Crianças: menos de 0,1mg por dia a cada quilo de peso corporal
- Idosos: 5mg duas vezes ao dia
- Em casos de Síndrome de Turner: 0,05 a 0,125mg por dia a cada quilo.
As dosagens máximas não devem exceder o valor diário de 20mg por dia. O tempo total é dividido em ciclos com pausas entre eles.
Contraindicações
O uso da oxandrolona não é indicado para o tratamento em pacientes que estejam enfrentando as seguintes condições:
- Pacientes hipertensos;
- Cardiopatas;
- Pessoas com alterações hepáticas;
- Portadores de distúrbios de coagulação;
- Gestantes;
- Lactantes;
- Pacientes com histórico de câncer de mama;
- Pacientes com histórico de câncer de próstata;
- Pessoas com diabetes (1, 2, 3).
Além disso, ela também não recomenda-se para grávidas, mulheres em amamentação, ou pessoas que apresentem alergia a esta substância ou a qualquer outro componente da fórmula.
Oxandrolona efeitos colaterais
Um dos principais motivos, pelo quais não incentiva-se o uso da oxandrolona para fins estéticos são os efeitos colaterais que estão associados a esse medicamento.
A oxandrolona pode causar problemas no fígado, que se manifestam através de sintomas, como:
- Náuseas
- Dor do lado direito superior da barriga
- Cansaço excessivo
- Perda do apetite
- Coceira no corpo
- Urina escura, fezes claras, pele ou olhos amarelados.
Além disso, existem outros efeitos colaterais do uso a longo prazo da oxandrolona, como:
- Leucemia
- Diminuição dos fatores da coagulação
- Diarreia
- Aumento de colesterol ruim
- Hipercalcemia
- Aumento do cálcio no sangue;
- Irritação na bexiga
- Insônia;
- Irritabilidade;
- Arritmia cardíaca;
- Aumento do risco de trombose;
- Surgimento de alguns tipos de cânceres (1, 2, 3)
- Aumento do risco de trombose;
O uso da oxandrolona engorda uma vez que ela pode estimular o apetite. Em homens, a oxandrolona pode causar hipertrofia prostática, aumento de pelos corporais, Atrofia testicular nos homens, Impotência sexual, desenvolvimento das mamas nos homens e queda de cabelo.
Quais são os efeitos da oxandrolona para mulher?
Mulheres que fazem uso do medicamento podem notar algumas mudanças corporais, uma vez que a testosterona é um hormônio masculino e mulheres possuem esse hormônio em baixas quantidades.
Alguns efeitos colaterais comuns para mulheres são:
- Virilização,
- Aumento do clitóris
- Calvície temporal
- Engrossamento da voz
- Perda de características do corpo feminino
- Redução do tecido mamário.
- Sensibilidade ou dores nos seios
- Alterações da libido
- Alterações do ciclo menstrual.
- Impotência sexual
- Aumento de pelos corporais;
Efeitos psicológicos da oxandrolona
Alguns efeitos psicológicos ao uso da oxandrolona não são incomuns, por isso é preciso uma atenção maior ao fazer uso do medicamento.
Eles podem estar relacionados principalmente a episódios de mania, hipomania, confusão mental, paranóia, depressão, bem como desencadear certos sintomas psicóticos agudos como alucinações e ilusões.
Além disso, o seu uso pode aumentar a ansiedade e servir de gatilho para alguns tipos de transtornos psiquiátricos.
Tomei oxandrolona e me arrependi, e agora?
O uso da oxandrolona para o ganho de massa muscular se popularizou, e muitas pessoas mesmo se a receita médica conseguem adquirir esse medicamento, o que é um grande perigo.
Pois além de não receberem a orientação de um profissional de saúde, muitas vezes não sabem lidar com os efeitos colaterais.
A interrupção do uso de oxandrolona pode trazer efeitos indesejáveis, como infertilidade masculina, falta de libido, problemas de ereção e até mesmo a diminuição dos testículos.
Ele pode levar à desregulação hormonal, uma vez que assim como outros anabolizantes ele acaba suprimindo a produção natural de testosterona no corpo.
Pode levar um tempo até que o corpo volte a produzir testosterona e estabilize os níveis hormonais.
Além disso, alguns sintomas de abstinência podem ser sentidos com a interrupção abrupta do medicamento como fadiga, depressão, insônia e diminuição da libido.
Por conta disso, não é aconselhável deixar de tomar a oxandrolona sem a orientação de um profissional de saúde.
Pois na maioria dos casos, os médicos recomendam que realize-se uma redução gradual da dose de oxandrolona, para minimizar os riscos.
Vale a pena correr riscos?
Se ainda sim, você pretende fazer uso da oxandrolona, é importante pedir a orientação de um profissional de saúde para que ele possa avaliar a sua condição de saúde e avaliar a real necessidade.
Existem muitos suplementos no mercado, que ajudam e auxiliam o ganho de massa magra, e que não causam alterações hormonais, e nem os mesmos efeitos colaterais.
Por isso, é preciso considerar o uso, caso você tenha autorização médica, e avaliar a relação risco-benefício.
Além disso, é bem provável que seja necessário realizar um acompanhamento regular com exames para avaliação do colesterol HDL e LDL, e enzimas hepáticas.
Como já comentado, muitas pessoas que utilizam a oxandrolona para fins estéticos acabam se arrependendo, pois não estão preparadas para lidar com os efeitos colaterais.
Portanto, se você quer uma maneira de ganhar massa muscular e sem colocar a sua saúde em risco, considere fazer uso de suplementos.
Um exemplo de suplemento que auxilia no ganho de massa muscular é o Carnibol que é um suplemento rico em proteínas isolada de carne bovina, e que também possui peptídeos de colágeno em sua composição.
Agora você já sabe para que serve esse fármaco
Através desse conteúdo, buscamos apresentar o que é a oxandrolona, para que serve esse medicamento, e porque o seu uso para fins estéticos e de ganho de massa muscular não possui recomendação.
Se você quer ganhar massa muscular e não quer colocar a sua saúde em risco você tem a possibilidade de trabalhar com profissionais de educação física, nutricionistas e nutrólogos para te auxiliar nesse processo.
O uso de suplementos também pode ser uma opção para acelerar o ganho de massa muscular, pois a oxandrolona não é um medicamento o qual a produção se destina para esse fim.
Continue lendo mais
Exercício funcional: 15 opções para fazer
Quantos litros de água devemos beber por dia?
Produtos industrializados que vão te ajudar na dieta
Remédio para dor no joelho: 11 opções para aliviar a dor
Colírio para conjuntivite infantil: Como escolher?
Terapia de casal online: 7 lugares para encontrar um terapeuta