Leitura: 16 min.
Utilizar pomada para queimadura é uma ótima maneira de aliviar a dor e o desconforto resultante de queimaduras causadas pelo contato da pele com o sol, calor ou até mesmo com o fogo.
Além da ardência, típica da queimadura, elas também se tornam um possível ponto de entrada e infecção de microrganismos.
Desse modo, uma pomada de queimadura além de aliviar os sintomas comuns também ajuda a proteger a pele e acelerar o processo de cicatrização.
Portanto, é importante conhecer quais são as principais opções de pomadas para queimadura disponíveis e que podem auxiliar na recuperação da pele.
Sumário
Quando usar pomada para queimadura?
Na maioria dos casos o uso de pomada para queimadura só é indicado quando sofremos queimaduras leves.
As queimaduras se classificam em três modalidades diferentes:
- Queimaduras de 1º grau: São queimaduras que atingem a camada mais superficial da pele, a lesão apresenta rubor, aspecto avermelhado, calor e é dolorosa.
- Queimaduras de 2º grau (superficiais): Geram bolhas de aspecto úmido e costumam ser bastante dolorosas, pois afetam a epiderme e a parte mais superficial da derme.
- Queimaduras de 2º grau (profundas): Costumam ser menos dolorosas, entretanto, as bolhas são brancas e secas, atingem toda a derme e podem precisar de intervenção cirúrgica.
- Queimaduras de 3º grau: Acomete todas as camadas da pele, são indolores, pois destroem os nervos da região e podem atingir os músculos causando deformidades. Precisam de tratamento específico e internação hospitalar.
É importante escolher qualquer tipo de pomada para queimadura para que você saiba identificar qual é o grau da sua queimadura, e qual necessidade de buscar o atendimento médico.
Queimaduras de primeiro grau são mais leves, embora possam ser dolorosas e não apresentam tanto risco, por isso são as opções ideais para o uso da pomada.
Enquanto queimaduras de 2° grau superficiais também podem se valer do uso de pomadas para queimadura quando orientadas por um profissional de saúde que poderá indicar qual a melhor pomada para queimadura.
Conheça as principais opções de pomada para queimadura
Separamos algumas das principais opções presentes no mercado para que você possa conhecer e ser indicado para tratar queimaduras leves.
Pantenol
O pantenol é um álcool pré-cursor do ácido pantotênico conhecido por seu efeito de aceleração da cicatrização e também formação de novas células da pele.
No mercado, pode-se encontrar o pantenol em pomadas como:
- Bepantol
- Bepantriz
- Probentol
A aplicação dessa pomada pode ser feita em queimadura de 1º grau e que ainda não formou bolha.
Ela cria uma camada protetora e nutritiva devida a vitamina B5 presente na sua composição e por isso ajuda na cicatrização da pele.
Pode ser utilizada como pomada para queimadura de sol, pomada para queimadura com óleo quente ou pomada para queimadura com água quente.
Sulfato de neomicina + bacitracina zíncica
A neomicina é um antibiótico de amplo espectro muito utilizado para o tratamento de infecções de pele.
Já a bacitracina é um outro fármaco também com ação antibiótica que é bactericida e que ajuda a evitar infecções bacterianas.
Esses dois fármacos em conjunto para pomada para queimadura podem ser encontrados com os nomes comerciais de:
- Nebacetin
- Cicatrisan
- Sulfato de neomicina + bacitracina zíncica
A combinação desses fármacos ajudam no tratamento de infecções causadas por microorganismos que contribuem para uma melhor cicatrização da pele.
Por serem medicamentos antibióticos, a sua aquisição só é possível mediante a apresentação de receita médica.
Desoximetasona
É um corticóide que possui ação anti-inflamatória e que ajuda a aliviar a vermelhidão e também reduzir o inchaço da pele.
É indicada principalmente para tratar queimaduras de 1º grau causadas principalmente pela exposição do sol.
Esse tipo de queimadura pode resultar em escaldamento e vermelhidão da pele, portanto, se você procura uma pomada para queimadura do sol, deverá buscar pelo nome comercial Esperson.
Entretanto, é importante seguir as orientações do seu profissional de saúde, pois ela pode causar reações alérgicas e efeitos colaterais.
Sulfadiazina de prata
Sulfadiazina de prata é um fármaco reconhecido pelo seu efeito bacteriostático, por isso é conhecido por sua atividade antibacteriana.
É possível encontrar a pomada para queimadura que contém sulfadiazina de prata com os nomes comerciais de Dermazine ou Dermacerium.
Elas também possuem propriedades anti-inflamatórias que contribuem para reduzir a dor e promovem a cicatrização da pele.
Essa pomada só pode ser adquirida mediante a apresentação de receita médica, e geralmente é utilizada para tratar queimaduras de 2º e 3º grau.
Acetato de clostebol + sulfato de neomicina
Acetato de clostebol é um esteróide que associado a neomicina, que é um antibiótico, promove controle de infecções e diminui o tempo de cicatrização das lesões.
É possível encontrar essa pomada para queimadura com o nome comercial de Trofodermin ou Neomicina.
Elas são indicadas principalmente para o tratamento de queimaduras de 2º e 3º graus, proporcionando uma melhor taxa de cicatrização.
Pois, elas estimulam a formação de novas células da pele, além de prevenir infecções bacterianas.
Sulfacetamida sódica + trolamina
A sulfacetamida é um fármaco que age como bacteriostático sintético de amplo espectro, desse modo ele é capaz de inibir a multiplicação bacteriana.
Enquanto a trolamina é um fármaco muito utilizado para manter a pele hidratada e reduzir o desconforto local.
É possível encontrar a combinação dessas substâncias na pomada para queimadura Queimalive.
Essa pomada combina ações preventivas e curativas de infecções, estimula a cicatrização e, ainda, proporciona alívio dos sintomas causados pelas queimaduras.
Emulsão com óleo de andiroba
O óleo de andiroba é rico em colágeno, vitamina A e E, que ajudam a hidratar a pele, reduzir a dor e o desconforto causado por queimaduras.
É possível encontrar a pomada para queimadura com óleo de andiroba conhecida pelo nome comercial de Tegum.
Estudos já comprovaram a eficácia do uso de óleo de andiroba como tratamento para queimaduras.
E ela é indicada principalmente para o tratamento de queimaduras causadas pela exposição ao sol, ou por tratamentos como radioterapia, peeling ou depilação com laser, por exemplo.
Lidocaína
A Lidocaína é um fármaco que auxilia na inibição dos impulsos nervosos responsáveis pela dor.
Desse modo, essa substância é indicada como um anestésico local de alívio temporário para a dor associada a cortes e queimaduras de pele de 1 º grau, principalmente causadas pela luz do sol.
É possível encontrar a pomada para queimadura de sol que contenha lidocaína com o nome comercial de Xylocaína.
Nitrofurazona
A Nitrofurazona é um composto antimicrobiano que é eficaz para combater infecções bacterianas oriunda de bactérias gram-positivas e gram-negativas.
Ela é utilizada como um tratamento complementar para pacientes com queimaduras de 2º e 3º que apresentam resistência bacteriana a outros medicamentos.
Portanto, o uso dessa substância é bastante restrito à indicação médica para casos específicos.
É possível encontrar a pomada para queimadura de 2º grau com o nome comercial de Nitrofural.
Acetato de hidrocortisona
O Acetato de hidrocortisona é uma substância antiinflamatória, que ajuda aliviar a dor e tratar a inflamação de processos alérgicos, dermatites e queimaduras de 1º grau e vermelhidão provocados pelo sol.
É possível encontrar uma pomada para queimadura com o nome comercial de Berlison Creme 1%.
A pomada age principalmente aliviando os principais sintomas de ardência e dor da queimadura.
Valerato de diflucortolona
O valerato de diflucortolona é um corticoide que atua inibindo a inflamação em condições inflamatórias e alérgicas da pele, além de também proporcionar alívio dos sintomas subjetivos como prurido, ardor e dor.
É possível encontrar a pomada para queimadura que contenha valerato de diflucortolona com o nome comercial de Nerisona.
Ou seja, essa é uma pomada cuja indicação é para auxiliar no tratamento de queimaduras de 1º grau, eritema solar entre outros.
Dicas para aplicação de pomada para queimadura
Agora que você já conhece algumas das principais pomadas para queimadura disponíveis no mercado confira algumas dicas de como aplicá-las:
- Higienize o local da queimadura: É importante que você siga as orientações médicas de higienização antes de aplicar a pomada. Além disso, higienize bem as mãos durante a aplicação.
- Camada fina: Aplique apenas uma camada fina sobre a queimadura, de modo que seja possível cobrir toda a área afetada. Evite excessos.
- Faça um curativo: Caso tenha a indicação de um profissional de saúde para realizar esse procedimento, faça curativos após a aplicação da pomada para a proteção da queimadura.
- Troque de curativos periodicamente: Se estiver utilizando curativos na sua queimadura, troque a cada nova aplicação, para evitar infecções. Também é importante deixar a pele respirar.
- Frequência: Leia a bula do medicamento e siga as orientações do seu profissional de saúde para saber com qual frequência aplicar.
- Acompanhamento médico: Mantenha o seu médico informado, principalmente se a queimadura for profunda e extensa.
- Não faça uso de produtos caseiros:Evite a aplicação de produtos caseiros, pois eles podem agravar e aumentar o risco de infecção.
É importante que você saiba que alguns medicamentos podem causar reações alérgicas que podem colocar a saúde em risco.
Portanto, se você já possui histórico de alergia a medicamentos, ou a outras substâncias converse com o seu médico.
Agora você já conhece pomada para queimadura
Através desse conteúdo buscamos apresentar algumas das principais opções de pomada para queimadura disponíveis no mercado.
Ressaltamos a importância de procurar um profissional especializado para avaliar o seu histórico de saúde e verificar a possibilidade de tratamento a fim de determinar um remédio eficaz.
Ou seja, esse conteúdo não substitui a avaliação de um especialista e não deve ser seguido com propósito de obter autodiagnóstico ou automedicação.
Continue lendo mais
Melhor chapinha: As melhores opções para comprar
Remédio caseiro para dor de dente: 11 melhores soluções
Cloridrato de metformina: para que serve?
Voz rouca: O que pode ser e como recuperar?
Barriga Inchada: O que pode ser?
Alimentos ricos em cálcio: 40 opções para você