agosto 2024
Leitura: 19 min.
Encontrar os melhores probióticos para o intestino vai ajudar você a ter um estilo de vida mais saudável e também equilibrar a microbiota intestinal.
Esses probióticos são na verdade microrganismos que fazem bem para a sua saúde, principalmente do intestino, e ajudam a fortalecer as suas defesas naturais.
Para saber como escolher a melhor opção de suplemento é preciso levar em consideração alguns aspectos.
Por isso, elaboramos um conteúdo completo para que você possa eliminar todas as suas dúvidas sobre esse assunto e ainda fazer a melhor escolha.
Sumário
O que são os probióticos para o intestino?
Se você já tomou leite fermentado, kombucha ou então fez cultivo Kefir, saiba que esses alimentos estão cheios de probióticos.
São chamadas de probióticos os microrganismos vivos, que quando administrados em quantidades adequadas, conferem benefícios à saúde do hospedeiro.
Esses microrganismos podem ser bactérias, como os Lactobacillus, ou então as leveduras, que são um tipo de fungo não filamentosos.
Eles geralmente estão presentes de maneira natural no nosso trato gastrointestinal e contribuem com o processo de digestão do nosso alimento e também na absorção de nutrientes.
Entretanto, para algumas pessoas pode ser necessário e até mesmo importante fazer a suplementação, pois elas conferem diversos benefícios para a saúde gastrointestinal.
Quais são as melhores cepas bacterianas encontradas em probióticos para o intestino?
Uma das principais características que você deve considerar na hora de escolher os melhores probióticos para o intestino é quais são as bactérias que compõem o probiótico.
Existem diversas espécies de bactérias que podem contribuir para a saúde do intestino, entretanto as que mais se destacam são:
- Lactobacillus acidophilus: Contribui com a digestão da lactose (açúcar do leite), podendo ser muito importante para pessoas com intolerância a lactose, por exemplo.
- Bifidobacterium lactis: Conhecida por favorecer a absorção de nutrientes oriundos da alimentação e também contribuir com a saúde gastrointestinal, geralmente encontrada em laticínios fermentados.
- Bacillus clausii: Contribui para o equilíbrio da microbiota intestinal, e é resistente aos antibióticos, que pode ser muito importante para pessoas que estão fazendo tratamento de infecções evitando diarréias e outros efeitos do medicamento.
Essas são as principais espécies de bactérias utilizadas em suplementos de probióticos para o intestino.
Enquanto alguns probióticos utilizam apenas uma espécie, outros podem conter mais de uma espécie em conjunto.
Melhores probióticos para o intestino
Conheça quais são os melhores probióticos para o intestino e saiba quais são as principais marcas disponíveis no mercado.
Enterogermina
Enterogermina Plus é um dos probióticos mais conhecidos no Brasil. Esse probiótico oferece uma tripla ação equilibrando a microbiota intestinal, restaurando e fortalecendo o sistema imune.
A cepa bacteriana encontrada nesse probiótico é o Bacillus clausii que é conhecida por ser resistente ao ácido gástrico, sendo capaz de chegar ao intestino sem sofrer alterações.
Além disso, o Bacillus clausii também estimula a produção de vitaminas do complexo B, contribuindo para uma melhor saúde geral.
A enterogermina pode ser consumida por pessoas de qualquer idade, principalmente crianças, pois é recomendada por especialistas.
Ele é um probiótico líquido e pronto para o consumo e que é prático para você levar aonde precisar. Não contém glúten, lactose ou açúcar.
Destaques:
- Probiótico de Bacillus clausi
- Suspensão oral
- Para crianças a partir dos 6 meses;
- Promove equilíbrio e reestruturação da microbiota intestinal;
- Sem glúten ou lactose;
- Sem gosto;
- Recomendado por pediatras;
Probiotic-10 25 billion
Esse produto oferece uma carga de 25 bilhões de unidades formadoras de colônia (UFC) por cápsula, proporcionando uma rica diversidade de cepas probióticas.
Esta quantidade assegura um regime de suplementação prolongado e consistente, que permite que o produto possa colonizar naturalmente o trato gastrointestinal humano.
Ou seja, é um produto diferenciado, uma vez que as cepas bacterianas são selecionadas e possuem comprovação clínica de benefícios.
A empresa Now Foods é uma empresa estrangeira que ganhou destaque no mercado, por ser uma empresa líder em suplementos.
Destaques:
- Pull de microrganismos
- 25 bilhões de UFC por cápsula;
- Quantidade ideal para suplementação prolongada;
- Produto importado;
Purabiotics Puravida
O Purabiotics está entre os melhores probióticos para o intestino, ele é um suplemento que fornece 18 bilhões de microrganismos em sua dose diária.
Dentre os principais estão Lactobacillus acidophilus, Lactobacillus paracasei e Bifidobacterium animalis subsp lactis que irão contribuir para reequilibrar a sua microbiota intestinal.
Essa concentração é dividida entre o consumo de 3 cápsulas diárias para promover o bem-estar geral e equilíbrio da microbiota intestinal.
Destaques:
- Cepas de Lactobacillus acidophilus, Lactobacillus paracasei e Bifidobacterium animalis subsp lactis;
- 3 cápsulas ao dia;
- 18 bilhões de UFC;
Vitafor – Simfort Plus
SImfort plus é uma combinação de quatro probióticos em alta concentração, Lactobacillus acidophilus, Bifidobacterium lactis, Lacticaseibacillus paracasei, Bifidobacterium lactis que contribuem com a saúde gastrointestinal, trazendo mais proteção e benefícios ao seu corpo.
Uma das principais vantagens do Simfort é a sua resistência ao pH estomacal, que garante que as bactérias cheguem ao seu intestino sem serem distribuídas.
Além disso, o produto contém 8,5 bilhões de microrganismos vivos por dose, o que garante sua eficácia na recomposição da microbiota.
Destaques:
- Contribui para a saúde do trato gastrointestinal
- 8,5 bilhões de microrganismos vivos por cápsula
- Cepas liofilizadas (processo que dispensa o acondicionamento em geladeira)
- Cápsula gastrorresistente
- Vegano
- Não contém glúten
FloraLiv – Sanavita
Floraliv está entre os melhores probióticos para o intestino , pois é composto por um mix de 4 probióticos, Lactobacillus acidophillus, Lactobacillus paracasei, Bifidobacterium lactis Bi-07TM e Bifidobacterium lactis B.
Ele contribui para promover o equilíbrio gastrointestinal, contribuindo também para aliviar os principais sintomas de intestino preguiçoso, como, barriga estufada, dores abdominais e até mesmo diarreia.
Esse probiótico contém 6 bilhões de UFC por cápsula, e o fabricante recomenda o consumo de 1 a 3 cápsulas por dia, conforme as orientações médicas.
Destaques:
- Mix de 4 probióticos;
- 6 bilhões de UFC por cápsula;
- Ajuda a promover o equilíbrio gastrointestinal;
- Minimiza dores abdominais, barriga estufada, entre outros;
Probi3 – Natunéctar
Esse probiótico para o intestino contribui para melhorar a saúde gastrointestinal e também no fortalecimento do sistema imunológico.
Possui 2 bilhões de microrganismos ativos por cápsula das espécies Lactobacillus acidophilus e Lactobacillus rhamnosus.
Destaques:
- 2 cepas de lactobacillus;
- 2 bilhões UFC por cápsula;
- Fortalece o sistema imunológico;
- Reequilibra o trato gastrointestinal;
Probiótico Saúde Digestiva – Culturelle®
Probiótico saúde digestiva está entre os melhores probióticos para o intestino, pois a Culturelle está entre as marcas mais confiáveis nos Estados Unidos.
O suplemento possui 10 bilhões de UFC da espécie Lactobacillus rhamnosus GG, e a vantagem é que ele é um produto sem adição de glúten, açúcar ou lactose.
A embalagem ainda é especialmente projetada para que o produto chegue até o consumidor, sem sofrer alterações.
Destaques:
- Sem glúten, sem açúcar e sem lactose;
- Prêmio de Marca Mais Confiável de 2022 da BrandSpark;
- 10 bilhões de UFC por cápsula;
- Embalagem projetada;
- Cápsulas vegetais;
- Adulto, Gestantes e Lactantes;
Probiótico Suplemento – Eno
Eno é uma marca muito conhecida no mercado Brasileiro, por trazer soluções para alguns dos mais conhecidos problemas gastrointestinais.
Ele possui uma fórmula de Probióticos com Lactobacillus acidophilus com 1 bilhão de UFC por cápsula, um suplemento alimentar tripla ação que atua na digestão, equilíbrio e restauração da microbiota intestinal.
A vantagem é que ele é um suplemento alimentar com uma alta tolerância aos ácidos do estômago, ou seja, as bactérias não sofrem alterações antes de chegar ao seu intestino.
Destaques:
- Lactobacillus acidophilus
- 1 bilhão de UFC por cápsula
- Tolerância contra a acidez estomacal
- Magnésio e multivitamínicos
- Sem glúten
Florplex probiótico
Florplex Flora apresenta uma formulação poderosa que integra probióticos e prebióticos em uma solução única.
A fórmula premium de Florplex Flora inclui 3 bilhões de microrganismos de Lactobacillus acidophilus e Bifidobacterium lactis, unidos com Frutooligossacarídeos (FOS).
Essa combinação não apenas fornece bactérias benéficas para o organismo, mas também oferece prebióticos que servem como alimento essencial para essas bactérias.
Destaques:
- Lactobacillus acidophilus e Bifidobacterium lactis;
- 3 bilhões de UFC por cápsula;
Probiotics Life
Suplemento alimentar entre os melhores probióticos para o intestino, pois contém uma combinação de Lactobacillus Acidophilus, Lactobacillus Reuteri, Lactobacillus Rhamnosus e Bifidobacterium Bifidum.
Desse modo, ele contribui com a saúde do trato gastrointestinal em adultos, contando com 4 bilhões de UFC por cápsula.
Destaques:
- Mix de microrganismos;
- 4 bilhões de UFC por cápsula;
Como escolher os melhores probióticos para o intestino?
Para não errar na escolha, elaboramos uma lista com alguns parâmetros que você pode levar em consideração na hora de escolher um probiótico:
Entenda as suas necessidades
No início desse conteúdo falamos da importância de escolher as cepas corretas de acordo com a sua necessidade.
E, isso é fundamental para que você possa alcançar os benefícios esperados com o consumo deste produto.
Cada pessoa possui uma microbiota específica, ou seja, o trato gastrointestinal funciona de maneira diferente para cada pessoa.
Isso quer dizer que embora possa fazer mais sentido escolher um probiótico que contenha várias espécies de bactérias, na verdade, pode não ser exatamente a sua necessidade.
Por isso, ressaltamos a importância de fazer a suplementação com o auxílio de um profissional de saúde, como o nutrólogo ou gastroenterologista.
Esteja atento a concentração
A concentração de bactérias em um suplemento probiótico para o intestino é expressa em UFC (Unidades Formadoras de Colônias).
Para escolher os melhores probióticos para o intestino é preciso que a escolha seja realizada em uma quantidade adequada, quanto maior a concentração, mais microrganismos você estará ingerindo.
Portanto, esteja atento a quantidade se são 1 bilhão, 6 bilhões, 10 bilhões de bactérias por dose.
Formato adaptável a sua rotina
Embora seja bastante comum o uso de probióticos para o intestino em cápsulas, existem outros formatos que podem se adequar ao seu estilo de vida.
Por exemplo, você sabia que existem também alimentos que são fontes naturais de probióticos?
Um exemplo é a kombucha, uma espécie de chá fermentado, que é vendido em mercados e lojas de produtos naturais que é uma fonte rica de probióticos.
Com a praticidade de consumo, pode ser uma ótima forma de repor os probióticos no verão.
Além disso, os produtos laticínios como iogurte, e algumas variedades de queijo também contribuem para a reposição desses microrganismos.
Considere o melhor custo-benefício
Ao escolher o melhor probiótico lembre-se de considerar o quanto você tem disponível para investir nesse produto mensalmente.
O custo-benefício leva em consideração não apenas o preço, mas também a qualidade, eficácia e a durabilidade do produto.
Produtos com mais qualidade, tendem a custar mais caro do que outros produtos, mas isso não é uma regra.
Portanto, leia os comentários de quem já utilizou os produtos e coloque todos esses fatores na balança para facilitar a sua escolha.
Agora você já conhece os melhores probióticos para o intestino
Através desse conteúdo, buscamos apresentar quais são os melhores probióticos para o intestino e como eles podem contribuir para melhorar a sua saúde.
Agora que você já sabe tudo sobre probióticos, não esqueça que para cultivar as bactérias boas é preciso fazer uso também dos prebióticos.
Continue lendo mais
15 Alimentos que Nunca Devem Faltar na Geladeira
Alimentos remosos: Quais devemos evitar?
Remédio caseiro para gases: 16 melhores soluções
Óleo de coco: Benefícios e como usar
8 Melhores opções bicicleta para exercícios de 2024
Solidão emocional: É normal se sentir só?