outubro 2024
Leitura: 15 min.
Buscar um relaxante muscular é a melhor maneira de aliviar a dor causada pelas contrações ou espasmos musculares.
Esses mesmos medicamentos, também podem ser indicados para o tratamento de outras condições de saúde, como pacientes com fibromialgia, e até mesmo crises de artrite reumatóide.
Ou seja, são indispensáveis para quem tem, ou já teve, histórico de dor músculoesqueléticas,
Assim como existem as opções de farmácia, também existem produtos naturais que podem ajudar a aliviar a dor, pois também agem promovendo o relaxamento da musculatura.
Para que você conheça quais são as opções disponíveis, elaboramos um conteúdo completo sobre as melhores opções de relaxantes musculares.
Sumário
Para que serve o relaxante muscular?
Os relaxantes musculares, também conhecidos como remédio para relaxar os músculos fazem parte de um grupo de medicamentos que atuam relaxando as fibras musculares, e assim reduzindo a dor.
Existem duas classes principais de remédio para relaxar os músculos:
- Relaxantes musculares de ação central: Agem diretamente no sistema nervoso central, são os mais comuns e geralmente são vendidos mediante a apresentação de receita médica.
- Bloqueadores neuromusculares, ou de ação periférica: Esses atuam diretamente no músculo e são mais utilizados em procedimentos cirúrgicos, tendo como a principal função a interrupção da transmissão do impulso nervoso.
Eles podem ser indicados para tratar diversos tipos de condições, como:
- Torcicolos;
- Contraturas.
- Dores crônicas;
- Fibromialgia;
- Esclerose múltipla;
- Disfunção no sistema nervoso;
- Lombalgia (dor lombar);
- Dores nas articulações;
- Dores na cervical;
- Artrite reumatóide;
- Dores de cabeça tensional;
- E outros…
Esses medicamentos, ainda podem conter outras substâncias em sua composição que contribuem para potencializar as sua ação, como cafeína, paracetamol, dipirona ou diclofenaco.
Por isso, é importante fazer uso desse tipo de medicamento apenas mediante orientação médica.
Qual é o melhor relaxante muscular?
O melhor relaxante muscular pode variar de acordo com o seu diagnóstico e também seu histórico de saúde, confira em nossa lista os mais utilizados:
Carisoprodol
É um tipo de relaxante muscular cuja indicação é para o tratamento de adultos, ou de adolescentes com mais de 14 anos, que sofrem de reumatismo, artrite reumatóide, dor na coluna lombar, cervical ou que sofrem inflamação muscular.
Esse fármaco, é um relaxante muscular de ação central, que começa a fazer efeito cerca de 30 minutos após sua administração.
Pode ser encontrado, em associação com outros fármacos como o paracetamol, a cafeína e o diclofenaco sódico.
Carisoprodol é um relaxante muscular que dá sono, e que em associação ao diclofenaco sódico também é relaxante muscular e anti inflamatório.
É possível encontrar esse medicamento pelos nomes comerciais de Mioflex, Torsilax, Tandrilax, Beserol ou Infralax.
Ao utilizar o medicamento lembre-se de seguir as orientações médicas e consultar a bula para saber quais são suas contraindicações.
Ciclobenzaprina
A ciclobenzaprina é relaxante muscular, também conhecida como cloridrato de ciclobenzaprina, pode ser um relaxante muscular ideal para tratar a dor lombar, a dor no pescoço causada por torcicolo, fibromialgia, periartrite no ombro, e etc…
A ciclobenzapina suprime o espasmo musculoesquelético de origem local, sem interferir na função muscular, é um medicamento de ação central.
Muitas vezes está associado com a cafeína, que contribui para potencializar sua ação, e é possível encontrá-lo em farmácias através dos nomes comerciais de relaxante muscular Miosan, Mitrul, Mirtax ou Musculare.
Ao utilizar o medicamento lembre-se de seguir as orientações médicas e consultar a bula para saber quais são suas contraindicações.
Citrato de orfenadrina
Esse medicamento é um relaxante muscular de ação central, que possui também propriedades anti-histamínicas fracas, isso quer dizer que ele é um relaxante muscular e também um anti-inflamatório.
É um relaxante muscular para torcicolo, contraturas musculares de origem traumática, ou então anti-inflamatória, cefaléia tensional, luxação e distensão muscular.
Geralmente, encontra-se esse medicamento em associação com dipirona ou paracetamol, pois esses ativos possuem ação analgésica, e também a cafeína que contribui para potencializar a ação do medicamento.
É possível encontrar esse medicamento pelos nomes comerciais de Dorflex, Dorilax, Miorrelax, Doricin ou Nevralgex, por exemplo.
Baclofeno
É um remédio forte para dor muscular cuja indicação é para alívio da dor ou rigidez muscular causados por esclerose múltipla, lesões na medula óssea, como a mielite, ou doenças cerebrais, como pós-AVC.
Desse modo, esse remédio promove relaxamento dos músculos, alivia a dor e melhora a capacidade de realizar movimentos do dia a dia e também exercícios de fisioterapia.
Por ser um remédio bastante específico, é preciso seguir as orientações médicas para uso, além de verificar as contraindicações do medicamento.
Tizanidina
Esse é um relaxante muscular para coluna que contribui no tratamento de distúrbios diversos, como após cirurgia de hérnia de disco ou osteoartrite do quadril, ou distúrbios neurológicos, como esclerose múltipla, AVC ou paralisia cerebral.
É possível encontrá-lo em farmácias com o nome comercial de Sirdalud, para uso exclusivo de adultos.
Diazepam
O Diazepam é um benzodiazepínico que atua principalmente como um calmante atuando principalmente no sistema nervoso.
Ele possui propriedades sedativas, hipnóticas e ansiolíticas que ajudam a prevenir espasmos musculares.
É possível encontrar esse medicamento pelos nomes de Ansilive, Calmociteno, Kiatrium, Noam, Somaplus e Valium.
Chá relaxante muscular
Além das opções de remédio para relaxar os músculos que citamos acima, também é possível fazer o uso de substâncias naturais para promover o relaxamento muscular. Confira:
Alecrim
O alecrim é uma planta que está frequentemente presente nos pratos como um tempero tradicional da comida brasileira.
Ele é conhecido por suas propriedades medicinais e principalmente por promover o relaxamento do corpo.
É possível realizar o preparo do chá para contribuir com o alívio da dor muscular e também as cólicas menstruais.
Valeriana
O chá de valeriana é preparado a partir das suas raízes secas, e contribui para aliviar a tensão no pescoço.
A planta também possui uma ação sedativa que ajuda a controlar a ansiedade e os distúrbios do sono, por isso pode ser indicada para promover o relaxamento reduzindo o estresse.
Além disso, a planta diminui os sintomas de ansiedade e também ajuda a promover o alívio do estresse.
Camomila
A camomila é uma das plantas mais conhecidas e utilizadas pelos seus efeitos medicinais e calmantes, desse modo é considerada um ótimo relaxante muscular.
Ela é capaz de minimizar as dores musculares, os cólicas menstruais, as tensões, cefaleias, ansiedade e também o estresse.
Ela ainda possui propriedades anti-inflamatórias que são capazes de aliviar sintomas de câimbras e reduzir a tensão nos músculos.
Passiflora
A passiflora é a flor do maracujá, e como você provavelmente já sabe, ela possui propriedades calmantes.
Ela é rica em compostos que possuem propriedades relaxantes e também analgésicas, podendo ser utilizada para melhorar a qualidade do sono, ou então para aliviar os espasmos musculares.
Além disso, ela é rica em antioxidantes, como fitoesteróis e flavonóides que ajudam a fortalecer o sistema imunológico.
Como potencializar o efeito do relaxante muscular?
Para contribuir com o seu tratamento e com o uso dos relaxantes musculares, você pode aplicar compressas de água morna no músculo dolorido.
Pois temperaturas mais quentes atuam promovendo o relaxamento dos músculos já que dilatam os vasos sanguíneos e facilitam a circulação.
O calor também contribui para aumentar o aporte de oxigênio e nutrientes das células por conta da vasodilatação.
Por isso, um banho quente e relaxante também pode ter um efeito positivo a curto prazo, pois atua na redução temporária da dor.
Mas lembre-se de não utilizar temperaturas muito elevadas, pois pode provocar queimaduras na pele.
Perguntas comuns sobre relaxante muscular
Reunimos algumas das principais dúvidas sobre relaxante muscular para esclarecer. Confira:
Quanto tempo depois do treino posso tomar relaxante muscular?
O uso de relaxante muscular após o treino não costuma ser recomendado, uma vez que ele pode ocultar a dor associada a problemas mais graves.
Além disso, não é possível saber se há uma lesão e isso pode fazer com que você volte a se exercitar e provoque uma lesão mais grave. Portanto, se puder evitar o uso de relaxante muscular, é o melhor a se fazer.
Qual relaxante muscular lactante pode tomar?
Lactantes poderão fazer uso de relaxante muscular desde que recebam orientação médica, pois alguns medicamentos podem passar para o leite materno.
Grávida pode tomar relaxante muscular?
Grávidas podem utilizar relaxante muscular desde que recebam orientação médica, além disso é preferível evitar o seu uso no primeiro trimestre da gravidez.
O médico poderá recomendar o uso de alguns analgésicos ou anti-inflamatórios para aliviar a dor.
Qual o melhor relaxante muscular infantil?
O uso de relaxante muscular infantil deverá ser acompanhado pelo pediatra.
Ibuprofeno é relaxante muscular?
Embora o Ibuprofeno faça parte da composição de alguns medicamentos com ação de relaxante muscular, ele não é considerado um remédio para relaxar os músculos.
Pois, o Ibuprofeno é um medicamento que possui ação analgésica e anti-inflamatória promovendo o alívio da dor.
Agora você já sabe quais são as opções de relaxante muscular.
Através desse conteúdo buscamos apresentar algumas das principais opções de relaxante muscular e também quais são os produtos naturais com ação relaxante.
Sempre que estiver em dúvida dê preferência por agendar uma consulta com um especialista em traumatologia para que ele possa fazer uma avaliação e indicar o melhor tratamento.
Continue lendo mais
Unhas brancas: Principais causas e o que fazer
Surto de gripe: O que é e como se proteger?
Remédio para dor na coluna: 15 opções
Cadeira de massagem: 6 Melhores para comprar em 2024
Discalculia: O que é e quais são os sintomas
Excesso de gases: 11 causas possíveis