abril 2024
Leitura: 19 min.
Encontrar uma ferida no nariz independentemente do tamanho pode gerar uma preocupação, uma vez que ela pode aparecer por diversas causas.
Apesar de incômodas, é importante não se desesperar, pois geralmente elas não estão relacionadas a condições difíceis de tratamento.
Entretanto, em caso de dúvidas é importante procurar por um profissional de saúde para que ele possa fazer uma avaliação e indicar a melhor forma de tratamento.
Se você encontrou uma ferida no nariz, e quer saber quais são as possíveis causas do seu aparecimento, elaboramos um conteúdo completo sobre esse assunto para que você possa eliminar as suas principais dúvidas.
Sumário
O que é uma ferida no nariz?
Uma ferida dentro do nariz é um tipo de machucado que pode surgir tanto na região interna quanto na região externa e sem motivo aparente.
Normalmente são percebidas por conta dos sintomas que a acompanham, como a dor, inchaço, vermelhidão local, sangramentos, formação de crostas, secreção, coceira, queimação e até mesmo ardência.
A ferida no nariz pode ser causada por diversas razões, desde as mais simples como um simples resfriado, ou até mesmo as mais complexas como câncer.
Geralmente estão associadas a causas mais simples, entretanto quando persistem por um longo período ou pioram com o passar do tempo necessitam de uma atenção maior.
A melhor maneira de tratar uma ferida no nariz é consultando com um médico que pode ser ou um otorrinolaringologista, ou um dermatologista se você achar que a causa da ferida está mais associada a problemas de pele.
Além disso, é importante evitar o uso de remédio caseiro para curar feridas no nariz, ou a automedicação sem a orientação médica, pois eles podem trazer riscos para a sua saúde ou agravar o machucado.
O que pode ser uma ferida no nariz?
Existem diversas situações que podem levar ao aparecimento de uma ferida no nariz, separamos algumas das causas principais para que você possa identificar a possível causa do aparecimento de uma ferida no nariz. Confira:
Arranhões
Arranhões são as principais causas do aparecimento de ferida no nariz por fora, ou até mesmo por dentro.
Geralmente os responsáveis pelo seu aparecimento são os animais domésticos, como gato ou cachorro, ou até mesmo bebês de colo que não dominam totalmente sua coordenação motora.
Não costumam representar riscos para a saúde e, normalmente, se caracterizam como lesões superficiais, por isso não necessitam de cuidados especiais.
Entretanto, se a lesão for na região externa é possível utilizar um anti-séptico para ajudar na cicatrização.
Arranhões podem ser causados por um animal doméstico, como gato ou cachorro, por exemplo, e podem provocar feridas dentro do nariz.
Lesões
Assim como os arranhões, as lesões podem ocorrer acidentalmente e são um tipo de ferida no nariz de criança relativamente comum.
Podem ocorrer durante as brincadeiras, em decorrência do atrito de esfregar o nariz, ou até mesmo como arranhões que citamos anteriormente.
Embora ocorram mais facilmente na região interna do nariz, por conta do tecido que reveste a área ser uma camada mais fina, são mais comuns na região interna.
Na maioria das vezes não se tratam de lesões profundas, por isso o cuidado mínimo com o antisséptico é o suficiente para ajudar na cicatrização.
Espinhas
Espinhas no nariz também são um tipo de ferida interna no nariz ou externa que está relacionada com a alteração hormonal ou então está relacionada a inflamação dos folículos pilosos causada por infecção de bactérias.
Em caso de inflamação, essa espinha pode aparentar inchaço, liberar pus e também causar dor e desconforto.
Para tratar a inflamação é recomendado ir até o dermatologista para que ele possa verificar o nível de inflamação.
Assim ele poderá indicar o uso de pomadas com antibiótico para eliminar as bactérias e reduzir o desconforto.
Herpes no nariz
O herpes é um tipo de infecção viral que é causado principalmente por uma infecção do vírus Herpes simplex, onde o sintoma mais comum é o aparecimento de feridas ao redor dos lábios.
Entretanto, pessoas que sejam portadoras do vírus poderão identificar o aparecimento de ferida no nariz por dentro ou por fora.
Elas se caracterizam em aparência por seu tamanho pequeno em formato de bolinhas doloridas que contém um líquido transparente em seu interior.
Quando estouram liberam o líquido e isso pode resultar no aparecimento de outras lesões em outras regiões do corpo.
Elas também são transmissíveis, por isso é importante evitar contato físico com outras pessoas enquanto estiver em uma fase aguda (que se caracteriza pelo aparecimento de bolinhas), e manter os hábitos de higiene.
É importante evitar tocar as feridas e consultar um médico como um clínico geral, infectologista ou um dermatologista.
Piercing
A colocação de um novo piercing na região nasal pode facilitar o aparecimento de ferida no nariz, principalmente quando ele está em processo de cicatrização.
Por isso todo cuidado com o piercing durante esse período para não criar machucados que possam interferir na cicatrização.
Além disso, pessoas com piercing podem notar uma bolinha próximo ao buraco do piercing que não necessariamente é uma ferida no nariz, mas sim um quelóide.
Embora não seja esteticamente bonito, quelóides não interferem na saúde, entretanto existem procedimentos que podem remover o queloide.
Se você colocou um piercing no nariz e notou que ele está demorando mais tempo do que o indicado para cicatrizar, visite o dermatologista.
Impetigo não bolhoso
O Impetigo não bolhoso é um tipo de infecção de pele causada pelas bactérias Streptococcus pyogenes ou Staphylococcus aureus.
O principal sintoma é o aparecimento de feridas no nariz, ou em outras regiões da pele. Essas feridas podem conter pus e formar uma crosta amarelada ou dourada.
É importante consultar com um dermatologista para que ele possa avaliar a lesão e indicar a melhor solução de tratamento.
Câncer
Uma ferida no nariz que não cicatriza, ou que não apresentem resposta a nenhum tratamento pode ser que se trate de um câncer.
Já foram identificados casos em que o aparecimento de uma ferida, semelhante a uma espinha interna, na verdade se tratava de um câncer no nariz.
Por isso, ressaltamos a importância de buscar um atendimento médico com um dermatologista para que ele possa avaliar e solicitar exames que ajudem a diagnosticar corretamente a causa da sua ferida no nariz.
Ambiente seco
Alterações de clima, principalmente mudanças de estações como a chegada do inverno podem facilmente afetar as mucosas e principalmente criar uma ferida interna dentro do nariz.
Embora não cause nenhum dano maior à saúde, pode ser desconfortável por conta da ardência causada pelas feridas no nariz.
Para minimizar o aparecimento de novas feridas, você pode optar por adicionar um umidificador de ar no seu quarto ou então na sua sala de trabalho. Além disso, passa a aumentar o consumo de líquidos para evitar o ressecamento da pele.
Uso de soluções nasais
As soluções nasais, como os descongestionantes, podem ressecar a pele e causar ferida no nariz por dentro.
Por isso, é importante evitar o uso prolongado dos descongestionantes, evitando também o efeito rebote que pode levar o organismo a produzir mais secreção, o tempo ideal de uso do descongestionante é de no máximo 5 dias.
Sinusite
A sinusite é um tipo de inflamação dos seios nasais que pode gerar sintomas como a dor de cabeça, corrimento nasal e sensação de peso no rosto.
Geralmente, ela causa excesso de secreção que é eliminado pelas vias respiratórias e esse quadro propicia o aparecimento de ferida no nariz.
É importante consultar um médico, principalmente caso a dor seja intensa, pois em alguns casos é preciso fazer o uso de antibióticos para resolver essa condição.
Rinite
A rinite é uma doença inflamatória das mucosas (revestimento interno) do nariz, com causas que podem ser alérgicas ou não.
A inflamação desencadeada pela rinite pode facilitar o aparecimento de feridas no nariz por dentro.
É importante saber identificar se a rinite foi causada pelo contato com uma substância que é um alérgeno em potencial ou se ela é decorrente de uma infecção viral.
Reações alérgicas
As reações alérgicas são as causas mais comuns de inflamação nas vias nasais e que pode resultar no aparecimento de ferida no nariz.
Existem diversas substâncias que podem desencadear respostas alérgicas entre elas podemos citar:
- Pelo de animais
- poeira ou pólen
- Produtos químicos
- E outras…
Além de identificar o agente causador da alergia por meio de um teste de alergia, você também deve procurar um médico para que ele possa receitar o uso de medicamentos anti-histamínicos.
Agentes irritantes
Produtos químicos em geral, podem causar irritação nas mucosas, principalmente produtos de limpeza que são de uso cotidiano.
Essa irritação nas mucosas pode resultar em feridas no nariz, principalmente na região interna.
Alguns produtos químicos podem causar sintomas a nível respiratório, como tosse e dificuldade para respirar.
Nesses casos, é importante interromper o contato com o agente químico e procurar um atendimento de saúde de emergência.
Fragilidade capilar
Algumas pessoas podem apresentar certa fragilidade capilar nos vasos que compreendem a região das mucosas como o nariz.
Por isso, pode ser que haja não apenas a formação de ferida no nariz, mas também sangramentos.
Embora possa estar associada a genética, esses sangramentos também podem advir de condições como a leucemia, deficiência de vitamina C e mais. Por isso é importante investigar a fundo o que pode causar a fragilidade capilar.
Infecção pelo HIV
Infecções causadas pelo HIV, podem facilitar o aparecimento de ferida no nariz que não sara ou que demora a responder ao tratamento.
Isso ocorre, pois o vírus diminui a imunidade no corpo deixando o organismo fragilizado e mais propenso a adquirir novas infecções.
Por isso, ao suspeitar de HIV é importante buscar por um médico infectologista para iniciar um tratamento baseado no uso de anti-retrovirais.
Uso de drogas ilícitas
O uso de drogas por inalação fragiliza, resseca e pode causar o aparecimento de ferida por dentro do nariz.
Essas feridas costumam demorar para curar, pois os danos ocasionados por produtos tóxicos são fortes e justamente porque uma pessoa viciada pode repetir o ato em sequência.
Vestibulite nasal
São infecções menores que podem ser causadas pela bactéria Staphylococcus. Geralmente ocorre por cutucar ou assoar o nariz excessivamente.
Se caracteriza principalmente pelo aparecimento de espinha nas bases dos pelos nasais e crostas ao redor das narinas.
Furúnculos nasais
Os furúnculos nasais podem se desenvolver devido a uma infecção disseminada sob a pele, e ocorrem principalmente na ponta do nariz.
É importante procurar um atendimento médico especializado, pois infecções na região da face podem se agravar e alcançar o cérebro.
Geralmente o tratamento é feito com o uso de antibióticos, via oral ou aplicação de pomadas, entretanto, também é possível realizar uma drenagem do furúnculo.
Qual é o melhor remédio caseiro para curar feridas no nariz?
Para auxiliar no processo de cura da sua ferida no nariz interna, o ideal é não deixar que a pele resseque na região, pois isso pode gerar ardência.
Por isso, beba bastante água para ficar hidratado e não permitir o ressecamento nasal que pode piorar uma condição já existente.
O umidificador de ar no quarto pode reduzir o aparecimento de feridas em decorrências de problemas respiratórios, já os purificadores de ar podem eliminar agentes alérgenos do ambiente.
Portanto, evite utilizar substâncias sem a orientação médica e evite a automedicação.
Quando procurar um médico por conta de uma ferida no nariz?
Como você deve ter percebido o aparecimento de uma ferida no nariz nem sempre é uma condição que deva resultar em grande preocupação.
Entretanto, o fato de você não observar melhora na ferida ao longo de um ou dois dias, ou perceber que a dor aumentou nesse período pode ser um indicativo de que é importante verificar com um médico.
Agora você já sabe o que pode ser ferida no nariz
Através desse conteúdo buscamos apresentar as principais causas de ferida no nariz, portanto é importante que você esteja atento aos sintomas e procure um médico para realizar o diagnóstico.
Continue lendo mais
Dor no estômago: 9 causas e como aliviar
Perder peso rápido: 12 dicas para emagrecer
Íngua na axila: O que pode ser e quais são os sintomas?
Constelação familiar: O que é e para que serve
Ferida no nariz: 17 prováveis causas
Ectomorfo, Mesomorfo e Endomorfo: Qual é o seu biotipo?