janeiro 2024
Leitura: 14 min.
Encontrar um remédio para mau cheiro nas partes íntimas pode ser um desafio, pois o mau cheiro nessa região geralmente está associado a infecções causadas por microrganismos.
Ou seja, é preciso identificar através de exames, ou da consulta médica, quem é o microrganismo patogênico que está causando o mau cheiro.
Apenas assim é possível encontrar uma opção de remédio para eliminar esse sintoma de uma vez por todas.
Existem diversas opções de remédios disponíveis que podem ser utilizados, e para que você possa conhecer quais são as opções elaboramos esse conteúdo.
Sumário
Como escolher um remédio para mau cheiro nas partes íntimas?
A escolha do remédio para mau cheiro nas partes íntimas é muito importante, pois frequentemente esse é um sintoma que indica infecção causada por microrganismos.
Microrganismos são organismos microscópicos que podem causar infecções, muitas delas podem ser transmitidas sexualmente ou através do contato com superfícies contaminadas.
As principais infecções que podem causar o mau cheiro geralmente são causadas por fungos e bactérias, mas também é possível ter infecções oriundas de vírus.
Portanto, a melhor maneira de escolher um remédio para eliminar o mau cheiro nas partes íntimas é consultando com o seu ginecologista, ou urologista.
Esses médicos irão solicitar exames e até mesmo fazer perguntas sobre os sintomas a fim de determinar qual é o microrganismo patogênico para então sugerir qual é a melhor opção de remédio.
Dentre as principais condições que precisam ser tratadas com um remédio para mau cheiro nas partes íntimas estão:
- Vaginose bacteriana: Causada pela bactéria do gênero Gardnerella sp., causa aparecimento de corrimento vaginal amarelo ou acinzentado de odor forte.
- Tricomoníase: É uma infecção sexualmente transmissível causada por parasita, caracterizada pelo aparecimento de um corrimento amarelo-esverdeado de cheiro forte. Em homens pode se apresentar como uma secreção espumosa.
- Gonorréia: É uma infecção sexualmente transmissível causada pela bactéria Neisseria gonorrhoeae, que causa o surgimento de corrimento amarelado semelhante a pus, e que às vezes pode apresentar cheiro ruim.
- Candidíase: causado pelo fungo Candida albicans, que aparece com outros sintomas associados como coceira, vermelhidão, inchaço da vulva e um corrimento mais esbranquiçado e espesso
Existem ainda outras condições que também podem causar mau cheiro e até mesmo a falta de higiene pode contribuir.
Por isso, é importante que a decisão do melhor remédio caseiro para mau cheiro nas partes íntimas masculina ou feminina seja tomada em conjunto com o seu médico.
Qual remédio tomar para mau cheiro nas partes íntimas?
Após consultar com o médico ele provavelmente irá indicar o tratamento mais eficaz para que você possa se livrar do mau cheiro e dos outros sintomas.
Lembre-se que o tratamento e a duração do mesmo podem variar de acordo com o tipo de infecção.
Confira quais remédios são bons para eliminar o mau cheiro resultante de infecções:
Metronidazol
O Metronidazol é uma das opções de remédio para mau cheiro nas partes íntimas, pois é um medicamento anti-infeccioso que é derivado nitroimidazol com atividade antiprotozoária que é eficaz no combate à Tricomoníase.
Além disso, ele também possui atividade antibacteriana, ou seja, é uma opção de tratamento para algumas das infecções originadas por bactérias como a vaginose.
Esse medicamento pode ser encontrado para uso oral ou então aplicação intravaginal, e a posologia deverá seguir a orientação médica.
Clindamicina
É um remédio para mau cheiro nas partes íntimas que é um antibacteriano de amplo espectro que pode ser encontrado no formato de creme para uso intravaginal.
Além da vaginose, ele também é utilizado para o tratamento de outros tipos de infecções bacterianas.
O uso da Clindamicina deve seguir a orientação médica de um profissional de saúde, pois pode variar.
Nistatina
A nistatina tem ação fungistática e fungicida contra uma grande variedade de leveduras, incluindo a Candida albicans.
Ou seja, ela é utilizada no tratamento das infecções causadas por essas espécies de leveduras, sendo mais comumente destinada ao tratamento da candidíase.
Entretanto, como tratamento para a candidíase, ela não costuma ser o medicamento de primeira escolha, pois existem opções mais potentes sendo indicada apenas para tratar casos leves.
Fluconazol
O Fluconazol é um medicamento antifúngico indicado para o tratamento de candidíase vaginal e outras condições.
É produzido por diferentes farmacêuticas e tem vários nomes comerciais, como Zoltec, Fluconan, Pronazol e Candizol.
Em comprimidos, a dose habitual do fluconazol é de 150 mg. A duração do tratamento varia de acordo com o tipo de infecção, podendo ser de uma dose única, semanal, mensal ou ao longo de vários meses.
Ciprofloxacina
Ciprofloxacina é um antibiótico do grupo das quinolonas, seu mecanismo de ação é através da inibição da síntese de DNA, especialmente contra bactérias gram-negativas.
Esse medicamento utiliza-se principalmente para o tratamento de duas infecções que podem resultar em mau cheiro nas partes íntimas, são elas a gonorreia e a clamídia.
Remédio para mau cheiro nas partes íntimas caseiro
Ainda que existam as opções de remédio para mau cheiro nas partes íntimas caseiro, não é recomendável utilizar esse tipo de tratamento sem a orientação de um profissional da área da saúde.
Isso porque o uso de medicamentos farmacêuticos tende a ser mais eficaz e também diminui o risco de recorrência.
Banho de assento com aroeira
A aroeira é uma planta muito conhecida por conta das suas propriedades medicinais, uma vez que possui atividade antimicrobiana e anti-inflamatória.
Ou seja, a casca da aroeira, onde se obtém a maior parte dessas substâncias, é uma ótima opção de remédio para mau cheiro nas partes íntimas caseiras.
Para utilizá-la, recomenda-se fazer um banho de assento a partir da casca por até 3 vezes ao dia.
Ingredientes
- 12 g de cascas de aroeira;
- 1 litro e meio de água.
Modo de preparo
- Primeiramente ferva a água e acrescente as cascas de aroeira;
- Coe e despeje a mistura em uma bacia grande o suficiente para você sentar;
- Quando estiver morno, sente na bacia sem roupa lavando as partes íntimas com a água.
Banho de assento com folhas de goiabeira
Uma outra opção de remédio para mau cheiro nas partes íntima caseiro é também utilizar as folhas de goiabeira para fazer um banho de assento.
As folhas de goiabeira são conhecidas por possuírem propriedades antibióticas, que podem auxiliar o tratamento contra infecções e consequentemente reduzir o mau cheiro.
Ingredientes
- 35 g de folhas de goiabeira;
- 1 litro de água.
Modo de preparo
- Primeiramente ferva a água e acrescente as folhas de goiabeira;
- Coe e despeje a mistura em uma bacia grande o suficiente para você sentar;
- Quando estiver morno, sente na bacia sem roupa lavando as partes íntimas com a água.
Banho de assento com pimenta rosa
A pimenta rosa é uma das opções de qual remédio para mau cheiro nas partes íntimas usar, pois ela possui propriedades antimicrobianas.
Ela pode ajudar a combater infecções causadas tanto por fungos ou por bactérias que podem causar mau cheiro.
Ingredientes
- 10 g de casca de pimenta rosa;
- 1 litro e meio de água.
Modo de preparo
- Primeiramente ferva a água e acrescente as folhas de goiabeira;
- Coe e despeje a mistura em uma bacia grande o suficiente para você sentar;
- Quando estiver morno, sente na bacia sem roupa lavando as partes íntimas com a água.
Qual é o remédio para mau cheiro nas partes íntimas por questões de higiene?
Se você não tem infecção e desconfia de que a causa do mau cheiro possa ser resultado da falta de higiene, saiba que existem sabonetes específicos que podem ajudar a melhorar a sua higiene íntima.
A região íntima tanto de homens quanto de mulheres precisa ser limpa pelo menos uma vez ao dia, isso porque eliminamos sais pela região, além do suor, umidade e também secreções naturais que podem propiciar o desenvolvimento de microrganismos.
Pode-se considera-los remédio para mau cheiro nas partes íntimas, pois possuem substâncias que ajudam a controlar a acidez local e consequentemente reduzir o desenvolvimento microbiano.
Mas vale o alerta de que esse tipo de sabonete não é preciso fazer seu uso todos os dias, o importante é lavar a região íntima com água e um sabão da sua preferência.
Mulheres em fases finais da menstruação podem sentir um mau cheiro por conta do sangramento, que não deve ser preocupante a não ser que o odor persista após a lavagem.
Agora você já conhece opções de remédio para mau cheiro nas partes íntimas
Através desse conteúdo buscamos apresentar algumas das principais opções de remédio para mau cheiro nas partes íntimas para que você possa conhecer os nomes.
Não esqueça que é importante consultar com um médico para que ele possa fornecer um diagnóstico e posterior tratamento contra essas infecções.
Embora o mau cheiro nas partes íntimas nem sempre esteja associado a infecções, elas na maioria dos casos elas são a principal causa e precisam receber tratamento de maneira adequada.
Evite utilizar medicamentos sem orientação profissional, pois a automedicação pode ser perigosa e colocar a sua saúde em risco.
Continue lendo mais
Melhor creme para área dos olhos: Top 17 opções
Bolinha anti stress: Quais são seus benefícios?
Lábios ressecados: 12 possíveis causas
6 Receitas de Chá Caseiro para Infecção Urinária
Diabetes tipo 2: O que é e quais os sintomas?
Carrinho de bebê: Os 8 melhores de 2024