dezembro 2022
Leitura: 17 min.
A dor na nuca pode indicar um problema de saúde grave, e estar principalmente relacionada com problemas de coluna e infecções.
Acompanhado desse sintoma, quem é acometido por esse tipo de dor costuma sentir desde uma rigidez intensa na região do pescoço, podendo sentir outros sintomas como febre, náuseas e dores de cabeça.
Por ser uma solução mais fácil e rápida, a maioria das pessoas que sofrem de dores na nuca preferem fazer a automedicação, sem procurar o auxílio de um médico especialista para obter o diagnóstico e iniciar o tratamento correto.
E, essa ação pode ser perigosa, pois ela pode acabar agravando o quadro de saúde do paciente, e gerando uma falsa sensação de que o problema foi resolvido.
Desse modo, é fundamental estar informado e entender quais são as possíveis causas da dor na nuca antes mesmo de passar por um médico.
Sumário
O que significa dor na nuca?
Antes de tudo iremos esclarecer o que é dor na nuca, e como você pode identificá-la como sintoma de algum problema de saúde.
A dor na nuca é uma dor que a comete na região traseira do pescoço e até o início das costas, ela pode ser uma dor localizada.
Ou ainda pode irradiar para outras localizações do corpo como a cabeça, ombros ou até mesmo a coluna.
Por isso, é muito comum que os pacientes sintam dor na nuca e pescoço em conjunto, ou até mesmo dor de cabeça na nuca e nos olhos, sendo que ela também pode estar acompanhada de outros sintomas.
Como a ânsia, a tontura, palpitações, rigidez do pescoço, enjoo, que podem surgir em decorrência de uma dor forte na nuca.
A dor pode ter diferentes intensidades, e variar em duração de acordo com a sua causa, podendo durar por semanas ou até mesmo meses quando não tratada.
O fato é que para descobrir o que pode ser dor na nuca é preciso conhecer as causas e então procurar um médico especialista para confirmar o diagnóstico e então indicar a melhor opção de tratamento.
O que pode ser dor na nuca?
Separamos uma lista com as principais possíveis causas da dor na nuca para que você possa conhecê-las e encontrar o melhor tratamento junto com o seu médico.
Má postura
A má postura é uma das causas mais comuns da dor na nuca, ela é mais comum em pessoas que trabalham sentadas ou em frente a um computador, mas pode acometer qualquer pessoa.
O motivo disso, é a postura errada ao sentar-se e também a falta de ergonomia no ambiente de trabalho que faz com que a musculatura se contraia e fique tensionada resultando na dor.
Quem tem dor por má postura pode sentir dor na nuca e pescoço, e dor na nuca e na cabeça e dor na nuca e ombros.
Pois, a tensão muscular pode fazer a dor irradiar para outras regiões do corpo, o tensionamento dos músculos também pode causar rigidez muscular.
Para tratar má postura é importante ter atenção à postura ao sentar, e é importante encostar totalmente as costas na cadeira, mantendo os pés apoiados no chão.
Também é fundamental que a sua tela esteja de 50 a 60 cm de distância e na altura dos olhos, podendo ser elevada por meio de um suporte específico.
Além disso, você pode consultar um ortopedista para receitar algum relaxante muscular que diminua a tensão.
Torcicolo
Essa também é uma causa em potencial da dor na nuca, são causados geralmente por carregar excesso de peso, má postura ou dormir em posições desconfortáveis.
O principal sintoma do torcicolo é a dor na nuca e pescoço principalmente quando se vira a cabeça para os lados ou ao abaixar a cabeça.
O torcicolo tende a piorar com o passar dos dias, e os movimentos podem acabar sendo limitados.
Neste caso, a melhor forma de tratar é procurar um ortopedista, pois ele pode indicar o uso de analgésicos, relaxantes musculares e uma tala para imobilizar o pescoço até a dor passar.
Covid-19
A COVID-19 é uma doença causada pelo coronavírus, e que já apresenta diversas variantes com sintomas variáveis e que podem se manifestar de acordo com a resposta do organismo.
Um dos sintomas mais comuns é a dor de cabeça na nuca COVID e febre, acompanhada de outros sintomas.
A dor na nuca e febre podem estar relacionadas com outras viroses, por tanto é importante que você faça os testes de COVID, e verifique se ela é acompanhada de sintomas comuns de resfriados.
É possível consultar um clínico geral para investigar a causa e buscar pelo tratamento adequado que envolve alívio dos sintomas.
Estresse e ansiedade
O estresse e ansiedade podem causar dor na nuca e enjoo, principalmente em pessoas que sentem desconforto estomacal em situações estressantes ou quando pressionadas.
Neste caso, é importante fazer atividade física, ou atividades que promovam o relaxamento da mente e alívio do estresse..
Isso contribui para que você se sinta menos tenso, além de também promover o seu bem-estar e saúde.
Você também pode visitar um psicólogo para ajudar a relaxar e superar as suas crises de ansiedade.
Sinusite
É uma inflamação na mucosa que provoca o acúmulo de secreções na região frontal do rosto, isso faz com você sinta cabeça pesada e dor na nuca.
Em alguns casos é comum, sentir até mesmo uma pressão no rosto, acompanhada de uma dor de cabeça muito intensa e congestão nasal.
O que você deve fazer caso a suspeita seja de sinusite, é buscar um clínico geral para que ele possa fazer o diagnóstico e indicar os antibióticos para tratar a sua sinusite.
Além disso, ele também pode prescrever o uso de antialérgicos e anti-inflamatórios, para contribuir com o alívio dos sintomas.
Pressão alta
A dor na nuca pressão alta ocorre quando há um aumento exagerado da pressão arterial, principalmente em situações estressantes, ou devido a alimentação inadequada.
A dor de cabeça na nuca é comum para quem tem pressão alta, além de outros sintomas como a visão turva ou embaçada.
O recomendado é procurar um cardiologista para avaliar o seu quadro clínico de saúde, obter um diagnóstico e um tratamento para te ajudar a manter a pressão arterial nos níveis adequados.
A dor na nuca em decorrência da pressão alta costuma ser passageira e não persiste mais do que 24 horas, caso ela se estenda é importante procurar orientação médica.
Por isso, invista em uma alimentação mais saudável evitando consumir alimentos ricos em sal e gorduras, e praticando atividade física.
Artrose
A artrose é uma doença que promove a degeneração de articulações, e como a nuca é uma região interligada com as articulações presentes entre as vértebras da coluna é comum sentir dor na nuca e costas.
Quando há degeneração nessa região a dor pode piorar a cada movimento do pescoço e com o repouso.
O indicado é procurar um ortopedista para que ele possa diagnosticar e receitar o uso de anti-inflamatórios, ou suplementos.
É importante evitar atividades que exijam um grande esforço físico e também levantar peso.
Meningite
A meningite é uma condição perigosa, podendo acometer crianças. Ela é causada por uma infecção decorrente de vírus, bactérias ou fungos.
Ela é a forma mais grave de dor na nuca pois pode colocar a vida do paciente em risco.
Alguns sintomas comuns da meningite são dor na nuca e tontura, enjoo, na cabeça e pescoço. A dor de cabeça em decorrência da meningite pode trazer uma pressão.
Em caso de suspeita de meningite, o diagnóstico e tratamento devem iniciar imediatamente, por meio de uma consulta com neurologista, e uma ida no pronto-socorro.
Aneurisma
É uma condição onde há a dilatação de um vaso sanguíneo no cérebro que pode se romper e desencadear o aparecimento de um AVC.
Os sintomas só surgem após o rompimento, e embora não seja tão comum ela pode acontecer dor na nuca, ela pode vir acompanhada de uma dor muito forte e repentina que piora ao longo do tempo.
No caso de suspeita de AVC ligue para uma ambulância ou encaminhe o paciente urgentemente para o hospital.
Pois o aneurisma pode causar sequelas e risco de vida.
Bruxismo
Bruxismo é uma condição caracterizada pelo apertamento dos dentes, de maneira não intencional durante o dia ou até mesmo durante a noite.
Pode acometer pessoas de qualquer idade, entretanto o grupo de risco são mulheres na faixa etária dos 20 aos 55 anos, por ser o maior período de atividade e propensão a estresse.
O bruxismo tende a ser caracterizado por dor na nuca e cabeça, também pode causar dor na lateral da cabeça, dificuldade de abrir e fechar boca, tontura e desgaste e dor nos dentes.
Em caso de suspeita de por bruxismo é importante consultar um dentista e também um psicólogo para auxiliar o tratamento e compreender as causas psicológicas.
Para tratar o bruxismo diurno é necessário contar com o auxílio de um dentista e médicos especializados. Geralmente, o tratamento é feito com o uso de dispositivos que evitam o ranger dos dentes.
Hérnia de disco
A hérnia de disco pode causar dor na nuca e cabeça, pois ela se caracteriza pelo deslocamento do disco cartilaginoso que fica entre as vértebras.
Essa condição é bastante dolorosa e pode requerer intervenção cirúrgica para que o paciente se recupere.
A dor não fica localizada só na nuca ela pode ser uma dor na nuca e ombros, braços e dígitos.
Para o tratamento de hérnia de disco o fundamental é procurar um ortopedista para que ele possa requerer exames de imagem, e iniciar o tratamento com medicamentos e fisioterapia.
Otite
A otite é uma infecção que afeta a orelha, e pode ser causada por diferentes agentes, como bactérias e vírus, provocando muita dor.
Acontece uma dor na nuca lado esquerdo perto da orelha, ou então dor na nuca lado direito perto da orelha, dependendo do ouvido, e uma dor aguda interna.
Um otorrinolaringologista pode diagnosticar e indicar um tratamento com base nos antibióticos.
Tratamento para dor na nuca
Como apresentamos anteriormente o tratamento para a dor irá depender do quadro do paciente, e o médico é o profissional de saúde que irá avaliar o seu quadro e indicar o melhor tratamento possível.
Os tratamentos para dor envolvem:
Tratamentos físicos para dor na nuca
Geralmente é indicado em casos como má postura, hérnias e torcicolos e envolvem fisioterapia, pilates e hidroginástica.
Eles irão auxiliar na correção postural ou então para que você possa fortalecer a sua musculatura.
Medicamento
Os medicamentos podem auxiliar tanto no aparecimento dos sintomas de dor na nuca quanto no tratamento.
Geralmente envolvem o uso de analgésico, relaxantes musculares e anti-inflamatórios.
Compressas quentes para dor na nuca
Uma maneira de aliviar a dor é fazer compressas quentes com bolsas ou toalhas para aliviar a dor local temporariamente.
Mudanças no estilo de vida
Pode ser que sua dor na nuca seja em decorrência do seu estilo de vida agitado ou estressante, e por isso, é necessário fazer mudanças.
A inclusão de uma atividade física e de um acompanhamento psicológico pode aliviar a sua dor.
Identificou o sintoma da sua dor na nuca?
Neste artigo, buscamos apresentar as principais causas da dor na nuca para que você possa identificá-la e buscar o médico adequado para oferecer o tratamento.
Lembre-se que ela pode ser decorrente de um problema sério de saúde, portanto evite a automedicação e procure o profissional de saúde.
Continue lendo mais
Cloridrato de fluoxetina: o que é e para que serve?
Alergia a medicamentos: o que é e como tratar?
Quais são os 20 alimentos que mais engordam?
Garganta inflamada: Como tratar? Causas?
Creme de Reconstrução Capilar: Como escolher?
Problemas na tireoide sintomas: os 12 principais