janeiro 2024
Leitura: 11 min.
A remada curvada é uma das variações de treino que vem se mostrando uma alternativa versátil e eficaz no fortalecimento dos músculos das costas, especialmente para quem deseja desenvolver o trapézio e latíssimo do dorso.
Por isso, através deste conteúdo vamos te mostrar os benefícios do stiff com halteres e como fazer:
Sumário
Para que serve a remada curvada?
Primeiramente, a remada curvada é um exercício multifuncional, ou seja, ele trabalha principalmente os músculos das costas, mas também envolve outros grupos musculares.
Além disso, a remada curvada é eficaz no fortalecimento da musculatura das costas como um todo, ela proporciona benefícios para a estabilidade dos ombros, para a postura e estética muscular.
Confira abaixo os músculos que a remada curvada trabalha:
- Desenvolve o latíssimo do dorso: Sobretudo, ela é conhecida por ser um excelente exercício para o desenvolvimento do latíssimo do dorso, que é o grande músculo em forma de leque que compõe a maior parte das costas.
- Músculos do trapézio: Além do latíssimo do dorso, a remada curvada também envolve os músculos do trapézio, especialmente a porção superior. Tendo como resultado o desenvolvimento da parte superior das costas.
- Romboides: Os músculos romboides, localizados entre as omoplatas, são ativados durante a remada curvada, ajudando a melhorar a postura e a estabilidade dos ombros.
- Eretor da espinha: O eretor da espinha percorre a coluna vertebral, ele é ativado durante o movimento de inclinação para frente e mantém a estabilidade da coluna durante o exercício.
- Braquiorradial e braquial: Os músculos do braço, como o braquiorradial e o braquial, são envolvidos durante a flexão dos cotovelos ao levantar a barra.
- Deltoides posteriores: A parte posterior dos deltoides, ou deltoides posteriores, também é envolvida, auxiliando no desenvolvimento da parte traseira dos ombros.
Remada curvada com halteres ou com barra? Qual a melhor?
Tanto a remada curvada com barra quanto a remada curvada com halteres são eficazes para trabalhar os músculos das costas, no entanto, há algumas diferenças entre eles. A escolhe vai depender das preferências individuais e dos seus objetivos específicos de treino.
Por isso, se o seu foco é levantar cargas mais pesadas e desenvolver força bruta, a remada curvada com barra pode ser a melhor escolha.
Se você procura uma amplitude de movimento maior, maior envolvimento dos músculos estabilizadores e menos estresse na região lombar, a remada curvada com halteres será mais adequada.
Remada curvada pronada ou remada curvada supinada?
Ela pode ser realizada com diferentes pegadas, o que vai influenciar na forma como os músculos das costas são recrutados. As duas mais comuns são a pegada pronada (com as palmas das mãos voltadas para baixo) e a pegada supinada (com as palmas das mãos voltadas para cima).
Primeiramente, a pegada pronada coloca uma ênfase maior no desenvolvimento do latíssimo do dorso. Ela também envolve os músculos do meio das costas, como os trapézios e os romboides.
Já a pegada supinada altera o ângulo da puxada e coloca maior ênfase na região superior das costas, principalmente no trapézio e na parte superior do latíssimo do dorso. Além disso, ela também pode envolver mais os músculos do bíceps.
Por isso, a escolha entre a pegada pronada ou supinada vai depender dos seus objetivos de treino e das suas preferências pessoais. Se o seu objetivo é desenvolver a largura das costas, a pegada pronada pode ser melhor. Se o seu foco é na parte superior das costas e trapézios, a pegada supinada será mais adequada.
Benefícios que esse exercício proporciona:
Sobretudo, a remada curvada é um exercício que oferece diversos benefícios para o nosso desenvolvimento físico.
Confira abaixo alguns dos benefícios da remada curvada:
- Desenvolve os músculos das costas: Ela é altamente eficaz para trabalhar os músculos das costas, especialmente o latíssimo do dorso, o trapézio e os romboides.
- Melhora a postura: Quando fortalecemos os músculos das costas, melhoramos a nossa postura. Além disso, os músculos dorsais fortes são essenciais para manter uma boa postura e prevenir problemas relacionados à má postura.
- Trabalho os músculos estabilizadores: A execução do exercício de forma correta, seja com barra ou halteres, requer o envolvimento de músculos estabilizadores, incluindo os músculos do core. Tendo como resultado uma melhor estabilidade e equilíbrio durante os movimentos diários.
- Envolve também os músculos do braço: A remada curvada também trabalha os músculos do braço, incluindo o bíceps e os músculos do antebraço, devido à flexão dos cotovelos durante o movimento.
- Variação de pegada: Dependendo da pegada utilizada (pronada ou supinada), é possível variar o foco nos músculos das costas, permitindo maior ênfase em diferentes áreas musculares.
- Se adapta a diferentes níveis de condicionamento: A remada curvada pode ser adaptada para diferentes níveis de condicionamento físico, desde iniciantes até atletas avançados. A quantidade de peso, número de repetições e intensidade podem ser ajustados conforme necessário.
- Aprimora a força funcional: O movimento de puxar na remada curvada é uma ação funcional que pode melhorar a força utilizada em atividades diárias, como levantar objetos do chão ou realizar tarefas domésticas.
- Ativa os deltoides posteriores: A remada curvada também envolve os deltoides posteriores, melhorando o desenvolvimento da parte traseira dos ombros.
- Variação de implementos: Além da opção tradicional com barra, você também pode realizar com halteres, oferecendo uma variação no padrão de movimento e na ativação muscular.
Como realizar o exercício?
Para realizar o exercício, você vai precisar de:
Passo a passo para realizar a remada curvada:
- Primeiramente, fique em pé, com eles afastados na largura dos ombros.
- Segure a barra ou os halteres com as mãos um pouco mais afastados que a largura dos ombros, mantendo a pegada pronada ou supinada.
- Em seguida, dobre os quadris para frente, mantendo as suas costas retas. O tronco deve ficar paralelo ao chão.
- Levante a barra em direção ao abdômen, mantendo os seus cotovelos próximos ao corpo. A barra deve se mover em linha reta em direção ao meio do abdômen.
- Quando levantar a barra, se concentre em contrair os músculos das costas.
- Por fim, desça a barra de volta à posição inicial de maneira controlada, evitando movimentos bruscos.
Agora que você já conhece a remada curvada e os seus benefícios
Esperamos que este conteúdo tenha te ajudado a entender como fazer a remada curvada, e os benefícios que esse exercício traz para o nosso físico.
No entanto, caso esteja sentindo dor durante os exercícios, é aconselhável suspender o treino e procurar um médico ortopedista para entender o que está acontecendo.
Por isso, consulte sempre um profissional para criar um plano de treino personalizado que atenda às suas necessidades específicas.
Continue lendo mais
Remédio para diarreia: 7 melhores opções
Alergia a suor: O que é, quais são os sintomas e tratamentos?
Exercício para lombar: 12 opções para fazer
Óleo de rosa mosqueta: Para que serve?
Melhor tenis para treino: 10 opções para você!
Qual o melhor minoxidil para cabelo feminino?