Astigmatismo o que é? Conheça as causas e os sintomas

maio 2024

Leitura: 11 min.

Entender astigmatismo o que é vai te ajudar a compreender se  você precisa procurar um oftalmologista.

Essa condição é bastante comum, embora não se escute falar muito dela, e é uma das principais responsáveis por atrapalhar a leitura das placas no trânsito tanto quanto a leitura de livros.

Pois o astigmatismo tira o foco tanto para a visão de perto quanto para longe, por isso, se você está com dificuldade de leitura, saiba que pode ser por conta do astigmatismo.

E, para que você possa eliminar suas principais dúvidas, elaboramos um conteúdo completo sobre esse assunto. 

O que é astigmatismo?

O astigmatismo é uma condição que ocorre principalmente quando um indivíduo apresenta irregularidades na superfície da córnea.

A córnea é o tecido transparente e translúcido que está localizado na parte da frente do olho e permite a incidência de luz, é através dela e também da íris (área colorida do olho) e da pupila que conseguimos focalizar uma imagem.

As irregularidades presentes na córnea de quem tem essa condição não permitem que a imagem na retina se forme da maneira correta. 

Desse modo, podemos dizer que a pessoa que possui a condição tem dificuldade de focalizar a imagem de maneira adequada e acaba gerando distorções.

Mulher consultando para saber astigmatismo o que é

O astigmatismo é perto ou longe?

Um dos aspectos importantes de compreender astigmatismo o que é, é entender a maneira que ele afeta a visão. 

Ao contrário da miopia, condição conhecida por afetar a visão de longe, e da hipermetropia, condição conhecida por afetar a visão de perto, o astigmatismo afeta ambos os campos, perto e longe.

Portanto, você provavelmente terá dificuldades de enxergar uma placa de trânsito, assim como também pode ter dificuldades de ler um livro.

Isso ocorre porque a córnea das pessoas com astigmatismo além de apresentar irregularidades em sua superfície também costuma ser mais ovalada.

Assim, a visão acaba tendo múltiplos pontos de foco, ao invés de focar apenas em um deles e isso acaba causando distorções na imagem tanto para perto quanto para longe. 

Portanto, é importante deixar claro que astigmatismo não é miopia ou hipermetropia, e sim uma condição independente. 

É possível ter miopia e astigmatismo concomitantemente, assim como astigmatismo e hipermetropia, portanto não confunda as condições.

O que causa astigmatismo?

Agora que você já sabe o que é astigmatismo na visão, vamos entender quais são as principais causas do astigmatismo. 

Dentre os principais fatores responsáveis pelo astigmatismo estão o formato irregular da córnea, do cristalino, ou da retina.

Diversos fatores podem alterar a conformação dessas estruturas, desde traumas no olho, ceratocone ou complicações de outras cirurgias.

O simples ato de esfregar os olhos ou coçá-los, por exemplo, pode causar deformações na córnea. 

Além disso, o astigmatismo é hereditário, podendo passar de pais para filhos e, por isso, nem sempre vai estar associado a um trauma. 

Quando herdado, ele pode se desenvolver logo ao nascimento, ou então com o passar dos anos.

Dependendo da causa, podemos classificar astigmatismo o que é em diferentes tipos, como:

  • Corneano: Os sintomas surgem devido a alteração na curvatura da córnea, sendo o tipo mais comum de astigmatismo.
  • Lenticular: Ocorre devido a anormalidades na curvatura do cristalino, que é estrutura transparente que se localiza atrás da pupila, e que funciona como uma lente natural do olho, permitindo o foco e a leitura.
  • Retiniano: Ocorre por uma alteração na posição da mácula no olho, que é a parte central da retina, ficando mais inclinada, resultando nos sintomas.
  • Regular: As duas linhas de curvatura da córnea, tornam-se perpendiculares, ou seja, a córnea é mais curvada em uma direção do que na outra, como se fosse uma bola de futebol americano.
  •  Irregular: A córnea curva-se em várias direções, é mais difícil de tratar e menos comum do que o astigmatismo regular.

Sintomas de astigmatismo

Entender os sintomas também ajuda a compreender astigmatismo o que é e como ele afeta a visão no dia a dia.

Os principais sintomas são:

  • Dificuldade de enxergar de perto ou de longe;
  • Visão embaçada;
  • Necessidade de apertar os olhos para enxergar melhor;
  • Visão distorcida ou dupla;
  • Confundir letras e números parecidos;
  • Piora da acuidade visual à noite;
  • Enxergar alos nas luzes;
Luzes vistas por quem tem astigmatismo
Luzes com alos

Essas são algumas das alterações que você poderá notar na sua visão, além dos sintomas na visão ele pode causar sintomas secundários, como:

  • Dor de cabeça;
  • Dor nos olhos;
  • Visão cansada;
  • Sensibilidade a luz;
  • Enxaqueca relacionada à exposição a luz;

É bem provável que a dor de cabeça esteja presente e que o astigmatismo esteja relacionado com a presença de enxaquecas frequentes.

No caso do astigmatismo infantil os sintomas podem ser mais difíceis de perceber, pois uma criança raramente vai saber descrever o que está sentindo.

É bem provável que ela não se queixe de problemas de visão, entretanto os pais podem observar alguns comportamentos na criança, como:

  • Se a criança aproxima muito os objetos do rosto para ver melhor; 
  • Coloca a face muito próxima a livros e revistas para ler; 
  • Cerra os olhos para ver melhor de longe; tem dificuldade de concentração na escola e notas baixas.

Astigmatismo é grave? 

Ao entender astigmatismo o que é, é bem provável que você queira saber se essa condição pode se agravar ou não.

É importante esclarecer que os maiores riscos associados a condição estão relacionados à qualidade de vida do paciente.

Quem não realiza o tratamento adequado pode sentir dificuldade para dirigir, e inclusive de executar tarefas diárias como ler, estudar, trabalhar ou praticar atividades físicas.

Caso não seja tratado adequadamente, a condição pode evoluir para condições oculares mais sérias, como a ambliopia anisometrópica e o ceratocone. 

Qual é o tratamento para astigmatismo? 

Agora que você já sabe tudo sobre o que é astigmatismo, vamos abordar quais são as possibilidades de tratamento para essa condição.

Assim como a miopia e a hipermetropia o astigmatismo também é medido em níveis e graus, veja abaixo:

  • Baixo: compreende a valores de até 3 graus;
  • Moderado: compreende valores de 3 a 6 graus;
  • Alto: Compreende valores acima de 6 graus;

Os graus de astigmatismo contribuem para que o oftalmologista possa oferecer a melhor opção para tratar o astigmatismo o que é.

As principais formas de tratamento são:

  • Uso de óculos: Corrigem a condição através de suas lentes cilíndricas, essas lentes têm diferentes possibilidades em diferentes meridianos para compensar a irregularidade na forma da córnea ou do cristalino;
  • Lentes de contato: são uma opção para corrigir as distorções causadas pela forma irregular do olho;
  • Cirurgia refrativa: pode ser uma opção para corrigir permanentemente a condição. A cirurgia a laser pode ser realizada para remodelar a córnea e corrigir as irregularidades que causam o astigmatismo e corrigem até 5 graus.

A recomendação da cirurgia deverá levar em consideração diversos fatores como a estabilização do grau, a espessura e o formato da córnea e a idade do indivíduo.

Agora você já sabe astigmatismo o que é

Através desse conteúdo buscamos apresentar o que é astigmatismo, quais são suas causas, sintomas e as melhores formas de tratamento.

Se você suspeita de ter essa condição, não perca tempo e marque uma consulta com o seu oftalmologista o quanto antes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Copy link
Powered by Social Snap