setembro 2025
Leitura: 8 min.
O clembuterol usado como anabolizante pode trazer risco a sua saúde, por isso é importante conhecer quais são os riscos para a sua saúde.
É preciso ainda levar em consideração que existem outros métodos que podem contribuir para que você ganhe massa muscular de uma maneira mais segura e saudável.
Para ajudar você a eliminar suas dúvidas, preparamos um conteúdo completo sobre esse assunto.
Sumário
O que é clembuterol?
O Clembuterol é um medicamento descongestionante com ação broncodilatadora, que é utilizado como tratamento para doenças respiratórias em cavalos.
Em alguns países, esse medicamento já foi empregado no tratamento de doenças respiratórias em humanos, mas atualmente seu uso se dá para o tratamento de crises de asma em cavalos.
Vale lembrar que esse medicamento não possui aprovação em uso para humanos.
Para que serve clembuterol?
O Clembuterol, apesar de ser utilizado majoritariamente para o tratamento de cavalos, ele é um medicamento muito semelhante em estrutura ao albuterol.
Isso faz com que ele tenha uma capacidade de aumentar o tecido magro, e diminuir a massa gorda, de modo geral, melhorar a eficiência do crescimento de animais.
Esses detalhes específicos sobre o uso do Clembuterol fizeram com que esse medicamento passasse a ser utilizado clandestinamente como anabolizante em humanos, por meio da administração ilegal do medicamento.
Entretanto, não existem comprovações de que o uso de Clembuterol aumente a massa muscular, ou reduza, de fato, o tecido adiposo. Por isso não se pode afirmar que Clembuterol emagrece.
Além disso, a administração desse medicamento é vedada em animais de corte. Há casos de contaminação pela ingestão da carne de animais que receberam a droga irregularmente.
Efeitos colaterais do Clembuterol
No organismo, o clembuterol atua de forma semelhante à adrenalina, ou seja os efeitos observados estão em sua maioria relacionados ao aumento do metabolismo, podendo envolver:
- Taquicardia;
- Arritmia;
- Tremores
- Febre;
- Tontura;
- Insônia;
- Calafrios;
- Náusea;
- Dor de cabeça;
- Convulsões;
- Sintomas psicóticos;
- Rabdomiólise;
Usar clembuterol causa prejuízos à saúde?
O efeito de exposição contínua a Clembuterol não é claro, mas existe uma preocupação para o aumento da probabilidade de infarto, tendo em vista que existe um caso de enfarte agudo do miocárdio num adulto de 26 anos que tinha tomado clembuterol e esteroides anabolizantes para a prática de culturismo ou bodybuilding.
Além disso, também não existe indicação de dosagem seguras, uma vez que não realiza-se testes em humanos.
A venda ilícita desse medicamento também propicia que ele seja vendido misturado a outras drogas.
Geralmente, as doses utilizadas entre atletas costumam ser muito maiores do que as administradas para animais.
O que é extremamente perigoso, pois o clembuterol é facilmente absorvido pelo organismo, e permanece no sistema.
Por isso, não recomenda-se utilizar esse medicamento, em hipótese alguma, os impactos do uso de clembuterol são conhecidos a partir de casos em que a ingestão levou à intoxicação, gerou sintomas ou mesmo levou à morte, como aponta o sindicato dos farmacéuticos.
O uso deste medicamento de maneira inadequada pode resultar em alterações cardiovasculares que podem levar a lesões irreversíveis às fibras cardíacas.
O coração pode sofrer hipertrofia, ou seja, aumentar de tamanho, condição capaz de levar à falência cardíaca.
Como ganhar massa muscular de maneira saudável?
Saiba que se o seu foco for a hipertrofia, existem diversas formas mais saudáveis de ganhar massa muscular, sem precisar utilizar medicamentos como o Clembuterol.
Você pode contar com um programa de treinos, que vai auxiliar esse processo de ganhar massa muscular atendendo às suas necessidades, como o Natfit.

Ou então pode melhorar o processo com a ajuda de um personal trainer que vai contribuir para a sua evolução durante a massa muscular.
Escolher os suplementos para ganhar massa muscular que estejam alinhados com o seu propósito também é muito importante.
Eles podem te ajudar a melhorar a sua resistência física, fazendo com que você consiga aguentar uma carga maior de treinos e exercícios.
Mas é importante estar atento, pois até esses suplementos devem ter cuidados no uso com sabedoria, uma vez que eles contém substâncias como a cafeína que podem alterar a frequência cardíaca.
Nesse sentido, é fundamental ter um acompanhamento médico e profissional tanto com cardiologistas, nutricionistas quanto com profissionais educadores físicos.
Agora você já sabe o que é o Clembuterol
Através desse conteúdo buscamos esclarecer algumas das principais dúvidas sobre o uso do Clembuterol como anabolizante.
Lembre-se que se o seu foco é ganhar massa muscular é fundamental consultar com um profissional para que ele possa te indicar o caminho mais curto para esse objetivo.
Continue lendo mais
Lash lifting: O que é e quanto custa?
Melhor creme para pés ressecados e rachados
Colírio para conjuntivite infantil: Como escolher?
Edamame: O que é e como fazer?
Azitromicina: O que é e para que serve?
Desinchá: O que é e para que serve