Colonoscopia: o que é e como se preparar?

outubro 2022

Leitura: 16 min.

A Colonoscopia é um exame cujo principal objetivo é avaliar a saúde do intestino grosso, reto e, em algumas ocasiões, o final do intestino delgado, por meio de um equipamento específico.

É através desse exame que se faz possível detectar a presença de alterações, doenças e lesões nas regiões previamente citadas, e que, na maioria dos casos, quanto antes detectadas mais fáceis de serem tratadas.

Apesar de ser um exame simples, muitos pacientes podem ter dúvidas, receios e até mesmo vergonha antes de realizá-lo.

Por isso, é fundamental se manter informado sobre o que é esse exame, como ele é feito e qual é a preparação que o paciente deve fazer para passar por ele.

Pensando nisso, preparamos um conteúdo cheio de informações para que você consiga se preparar para fazer esse exame.

O que é Colonoscopia?

A Colonoscopia, também conhecida com endoscopia digestiva baixa, é um exame  que envolve o uso de um equipamento chamado colonoscópio, para avaliar a saúde do cólon de um paciente. 

Esse equipamento é tubo fino, e bastante flexível, que possui uma luz e uma câmera na ponta, e que possibilita o registro de imagens e vídeos.

Esse registro é transmitido para uma tela para que o médico responsável possa realizar a avaliação em tempo real. 

Na maioria dos casos, através desse exame, o médico avalia a presença de alterações como: lesões, a presença de pólipos e dos tecidos inchados e até mesmo outras condições podem estar associadas a doenças da região colorretal.

Colonoscopia com biópsia

Quando há suspeita de câncer colorretal, é possível que o médico realize uma biópsia durante o exame.

Nesse caso, é removida uma amostra de tecido da região intestinal, e essa amostra é enviada a um laboratório para análise onde será possível fazer o diagnóstico da doença.

Qual é o valor da colonoscopia?

O exame de colonoscopia preço pode variar de R$400 a R$1.000, dependendo da região do país, da clínica onde é realizada e do procedimento que será feito.

Porém, depende do tipo de preparo pelo qual o paciente precisará passar, se ele realizará o preparo em casa ou no hospital.

Para ter certeza dos valores cobrados consulte a tabela de preços do local onde você fará o exame.

Quando o exame é indicado?

O exame é requisitado pelo médico com o objetivo de diagnosticar doenças no intestino grosso ou no reto.

Normalmente, é requisitado em casos onde os pacientes enfrentam algumas mudanças nos seus hábitos intestinais como:

  • Diarreia persistente;
  • Sangue nas fezes;
  • Dores abdominais;
  • Perda de peso sem motivo;
  • Alteração no formato das fezes.

Entretanto, o médico também pode requisitar a colonoscopia preventiva que é solicitada quando já existe algum caso de câncer colorretal na família do paciente.

Mesmo que o paciente não apresente sintomas é fundamental realizar o exame periodicamente, e 10 anos antes da idade em que o parente tenha recebido o diagnóstico ou a partir dos 35 anos.

Para quem não tem histórico familiar deve começar a realizar os exames a partir dos 45 anos, e para idosos a frequência pode ser maior.

A colonoscopia detecta quais doenças?

A colonoscopia pode detectar algumas alterações ou problemas como:

  • Presença de pólipos: Determinado pelo crescimento anormal de tecido do intestino em uma membrana mucosa;
  • Retocolite Ulcerativa: É uma doença intestinal crônica que causa inflamação e acomete o intestino grosso e o reto;
  • Doença de Crohn: É uma doença intestinal inflamatória, que pode envolver qualquer parte do trato digestivo;
  • Câncer colorretal: é um dos tipos mais comuns de câncer e que é potencialmente curável caso detectado em fase inicial.

A biópsia, que pode ser requisitada juntamente a colonoscopia, é um exame que melhora as chances de diagnóstico, e possibilita ao médico buscar o melhor tratamento. 

Preparo para a colonoscopia

Para a realização do exame de colonoscopia, é preciso seguir um tipo de alimentação específico, pois a realização do exame requer que o intestino esteja limpo.

Dessa forma, o paciente deve seguir uma dieta para colonoscopia rica em carboidratos, excluindo a ingestão de proteínas, pois são de difícil absorção, e incluir o uso de laxantes para promover a limpeza total do intestino. 

48 horas antes

A ingestão de carboidratos deve ocorrer nas 48 horas antes do procedimento, e pode ser feita através da ingestão de alimentos como:

  • Pão;
  • Arroz;
  • Massas brancas;
  • Líquidos;
  • Iogurte sem pedaços de frutas;
  • Peixes e ovos cozidos.

O seu médico e o laboratório podem fornecer as informações corretas sobre a restrição da sua alimentação durante o período de preparo para o exame.

24 horas antes

No preparo para colonoscopia de manhã, nas 24 horas anteriores ao procedimento, o paciente deve seguir uma dieta baseada na ingestão de líquidos.

A ingestão de líquidos ajuda a  evitar o acúmulo de resíduos no intestino grosso e permite a visualização de toda a mucosa intestinal.

Além disso, também pode ser recomendado pelo médico o uso de laxativos como o Manitol ou o Dulcolax e a ingestão mínima de 2 litros de água para limpeza e facilitação do exame.

Caso tenha dúvidas sobre a dieta ou sobre o exame, não deixe de consultar o seu médico, pois ele poderá te auxiliar da maneira correta.

O preparo inadequado para a colonoscopia pode inviabilizar a realização do exame, e consequentemente atrasar a entrega do resultado. 

Medicamentos restritos

Ainda é preciso ficar atento, pois alguns remédios de uso contínuo podem ser suspensos pelo médico durante a preparação de realização do exame. 

O médico pode solicitar a suspensão de medicamentos de uso contínuo como: 

  • Warfarina (Marevan e Coumadin), Clopidogrel, Prasugrel, Ticlopidina, Ticagrelor
  • Dabigatrana, Xarelto, Apixabana e Sulfato ferroso
  • Enoxaparina (Clexane) 
  • Ácido acetilsalicílico (AAS e Aspirina) 
  • Hipoglicemiantes 

Por isso, é necessário informá-lo sobre o uso de medicamentos contínuos para que ele possa avaliar a restrição ou suspensão dos medicamentos, bem como a sua condição de saúde. 

Colonoscopia como é feito o exame?

Agora você vai conhecer as diferentes etapas que ocorrem no dia do seu exame:

Acompanhamento

No dia do exame é preciso levar um acompanhante maior de 18 anos, enquanto crianças só poderão realizar o exame se estiverem acompanhadas de seus pais ou responsáveis legais. 

Portanto, o acompanhamento é fundamental para adultos, pois um dos sintomas comuns após colonoscopia é a sonolência ou o sono excessivo, e nesse caso é altamente contraindicado dirigir ou trabalhar após a sua realização. 

Durante o exame

Algumas pessoas evitam fazer colonoscopia por medo de sentir dor, ou de se sentirem constrangidos, por isso é importante saber que o procedimento é indolor e realizado sob o efeito de sedação.

Geralmente, realiza-se uma sedação endovenosa, através do uso de sedativos opióides para permitir que o paciente adormeça e não sinta qualquer tipo de desconforto durante o exame.

Após a sedação, o colonoscópio é introduzido através do ânus, guiado até o reto, e assim   as imagens são reproduzidas em uma tela ao longo do percurso para a análise médica.

Geralmente, a colonoscopia é um exame rápido, e demora cerca de 30 a 40 minutos, mas em casos onde há biópsia, ou outros procedimentos, ele pode ter uma duração maior.

Após o exame

Após a realização do exame, o paciente será encaminhado para a sala de recuperação, e permanecerá em repouso por, em média, 40 minutos.

Entretanto esse tempo pode variar dependendo da resposta è medicação sedativa, alguns pacientes podem demorar mais tempo para despertarem.

Após despertar é provável que o paciente receba um lanche, ou ele pode ser liberado para ir para casa mediante a presença de seu acompanhante. 

Ou seja, a total do paciente no local do exame é bastante variável. Levando de duas a três horas.

No geral, não é necessária a internação, ou algum suporte médico após o procedimento, e ele poderá retornar a realizar as atividades normais no dia seguinte à realização do exame.

Muitas pessoas se perguntam “o que comer após colonoscopia”, e é importante deixar claro que o paciente poderá reintroduzir a dieta normalmente, dando preferência a ingestão de alimentos mais leves e com menos gordura. 

Resultado

Com resultados rápidos e baseados na avaliação médica durante o exame, o paciente pode receber o resultado no mesmo dia em que o exame foi realizado.

Entretanto, caso haja a necessidade de biópsia, esse material é coletado e  enviado para a realização de um outro exame para avaliar a presença de células tumorais.

O resultado desse novo exame, pode demorar três dias em média para ser liberado.

Desse modo, o paciente deve se certificar de que realizou toda a preparação de maneira satisfatória, pois os resultados podem ser inconclusivos.

Nesses casos, é muito comum que ainda haja a presença de fezes no intestino, e por isso o resultado do exame acaba sendo prejudicado.

Ocorre a emissão de um laudo parcial, mas é bem provável que o paciente precise agendar e passar por todo o processo de preparação novamente. 

Exame de colonoscopia é perigoso? 

A colonoscopia é um exame invasivo e que não apresenta grandes riscos ou perigos para a saúde do paciente de uma maneira geral. 

Entretanto, como qualquer tipo de procedimento, existem riscos que, embora sejam raros, é importante conhecer:

  • Perfuração de cólon;
  • Complicações da sedação;
  • Disbiose intestinal;
  • Sangramento intestinal;
  • Resultado incorreto ou incompleto devido a má preparação do intestino;
  • Infecção causada pela manipulação inadequada do material.

Complicações mais comuns e menos preocupantes:

  • Dores abdominais
  • Cólicas
  • Gases
  • Fezes com sangue
  • Diarreia

As complicações podem surgir imediatamente ou tardias, por isso é importante o paciente ficar atento ao seu estado de saúde.

Na presença de fortes dores na região abdominal ou então distensão abdominal (barriga mais inchada), ele deve procurar o nosso serviço de emergência e contatar o seu médico.

Preparado para fazer a colonoscopia?

Nesse conteúdo, apresentamos um panorama geral sobre a colonoscopia para que você possa se sentir mais seguro e confiante ao realizar esse exame.

O gastroenterologista é o profissional especializado que pode fazer a requisição desse tipo de exame e avaliar o seu quadro de saúde para a realização do mesmo.

Em caso de suspeita de doenças relacionadas ao intestino, não deixe de procurar ajuda médica para garantir estar em dia com a sua saúde e bem-estar. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Copy link
Powered by Social Snap