agosto 2024
Leitura: 17 min.
A dor na panturrilha, ou na batata da perna, é um problema de saúde que pode surgir como uma dor aguda ou um formigamento.
Embora nem sempre esteja relacionada com problemas de saúde mais sérios, ela não pode ser ignorada.
Ou seja, é importante que você consulte com um profissional de saúde para que ele possa fazer uma avaliação completa do seu histórico de saúde, pois existem diversas causas que podem causar esse desconforto na panturrilha.
Para que você possa conhecer algumas delas, preparamos um conteúdo completo sobre esse assunto.
Sumário
A dor na panturrilha é preocupante?
A dor na panturrilha pode ser causada por diversos fatores, desde a fadiga muscular, até trombose e ruptura do tendão.
Para entender porque ela ocorre, é preciso saber que a panturrilha desempenha um papel primordial em nosso organismo.
Ela é composta por músculos, tendões, veias e artérias, além de desempenhar funções de manter o equilíbrio e garantir a postura do corpo ao andar, ela também ajuda na circulação sanguínea e no bombeamento do sangue venoso, impulsionando-o de volta para o coração.
Por isso, é importante ter em mente que apesar de na maioria das vezes não representar riscos à saúde, a dor na panturrilha também pode estar associada a problemas cardíacos e de circulação sanguínea.
Ou seja, é importante que você vá consultar com um especialista para que ele possa avaliar e solicitar exames quando necessário.
Geralmente, o médico a tratar de lesões na panturrilha é o ortopedista, entretanto quando relacionada a problemas de circulação pode ser que o cirurgião vascular seja a melhor opção.
O que pode ser dor na panturrilha?
Agora que você já sabe qual é a importância da panturrilha e como ela desempenha um papel primordial no seu corpo, vamos conhecer algumas das possíveis causas de dor na panturrilha.
Má circulação sanguínea
A má circulação sanguínea é um problema que pode acometer principalmente pessoas sedentárias, que trabalham por muito tempo de pé ou então sentadas, ou com mais idade.
A perda de massa muscular nas panturrilhas pode enfraquecer o fluxo sanguíneo na região fazendo com que ele tenha mais dificuldade de voltar para o coração.
Por esse motivo, é importante manter as panturrilhas saudáveis através da realização de atividade física regular.
Embora não seja tão preocupante assim, ela pode ser um tipo de dor bastante desconfortável podendo ser uma dor na panturrilha esquerda ou direita.
Além da dor, é comum sentir formigamentos, o pé ou os dedos mais frios do que o restante do corpo.
Para aliviar a dor na panturrilha decorrente da má circulação sanguínea é preciso praticar exercícios físicos regularmente ou fazer alongamentos ao final do dia.
Além disso, é possível utilizar meias de compressão para ajudar a melhorar a circulação enquanto você permanece sentado.
Reduzir a quantidade de sal consumida também pode contribuir para evitar a retenção de líquidos que pode ter um impacto negativo na circulação sanguínea.
Infarto
Se você está se perguntando se “Dor na panturrilha pode ser infarto?” saiba que a resposta para essa pergunta é sim.
Embora as dores do infarto se caracterizem como dores no peito que acomete predominantemente os membros superiores, também podem afetar os membros inferiores.
Portanto, cabe o sinal de alerta se você sente dor, ou formigamento nos pés e nas pernas não hesite em procurar um médico.
É importante que você consulte um cardiologista regularmente e faça exames a fim de verificar a saúde do seu coração.
Gravidez
A gravidez gera inúmeras alterações no corpo da mulher, portanto é normal sentir dor na panturrilha durante o período gestacional.
Isso ocorre, principalmente, por conta de um hormônio importante para a gestação chamado de progesterona que possui ação vasodilatadora.
Além disso, conforme a gestação avança e o bebê ganha peso, pode ser que haja compressão das veias do abdome, que pode dificultar o retorno do sangue venoso e causar edema nas pernas.
Mantenha o acompanhamento com seu obstetra, principalmente se você notar piora no quadro, além disso pratique atividade física regularmente para ajudar a melhorar a circulação.
Varizes
As varizes são uma condição bastante comum que acometem principalmente pessoas mais velhas e mulheres.
Elas ocorrem quando há um mal funcionamento nas válvulas dentro das veias, impedindo que elas funcionem normalmente e impedindo que o sangue flua e se acumule.
Assim, isso causa uma dilatação venosa que formam as varizes e os aspectos que observamos sob a pele.
Pessoas com varizes podem sentir dor na panturrilha e formigamento, além dos sintomas de peso e cansaço nas pernas.
Para tratar as varizes você pode buscar um cirurgião vascular, que poderá recomendar o uso de medicamentos para melhorar a circulação sanguínea, bem como praticar atividade física regularmente. Outras opções incluem a terapia a laser e também a cirurgia para eliminar as varizes.
Cisto de Baker
É uma bolinha dolorida que geralmente aparece atrás do joelho, pode causar dor, principalmente durante a movimentação do joelho, e também pode irradiar para a batata da perna, ou seja causar dor na panturrilha esquerda ou direita.
Embora não seja grave, pode causar bastante desconforto, por isso além do uso de meias de compressão, você também poderá investir em compressas geladas e fisioterapia.
Não deixe de consultar o seu médico, para que ele possa fazer uma avaliação e diagnóstico indicando a melhor maneira de tratar o cisto de Baker.
Trombose venosa profunda
É um tipo de distúrbio vascular que tende a acometer pessoas idosas, e além da dor na panturrilha, causa inchaço e endurecimento da região.
Ela ocorre quando um trombo, ou coágulo de sangue, entope uma das veias da perna, e assim causa um bloqueio da circulação a partir deste local.
O tratamento geralmente é feito com o uso de medicamentos anticoagulantes, e é indicado ir ao médico para que ele possa indicar os remédios corretos. Em alguns casos pode ser necessário a realização de um procedimento cirúrgico.
Celulite infecciosa
É um tipo de infecção profunda causada por bactérias que pode afetar diferentes camadas da pele e acometer qualquer região do corpo, incluindo as pernas.
Quanto acometem a panturrilha podem causar dor forte, com vermelhidão intensa, inchaço e calor na região afetada.
A celulite infecciosa é uma condição grave que deve ser tratada antes de que a infecção se espalhe para corrente sanguínea e consequentemente para o restante do corpo provocando sepse. O tratamento é feito através do uso de antibióticos.
Ruptura do tendão de Aquiles
A ruptura do tendão de Aquiles pode causar dor na panturrilha, perna e também no calcanhar, essa dor se caracteriza por ser muito intensa, dificuldade de caminhar e apresentar uma pressão constante no tendão.
É importante que você vá ao médico, pois é necessário engessar o pé e em alguns casos realizar uma cirurgia.
Cãibra muscular
As cãibras musculares se caracterizam como contrações involuntárias e bem dolorosas, de um grupo muscular ou então de um único músculo.
Elas podem acometer tanto as coxas, pés, pernas, braços e as panturrilhas, bem como outras partes do corpo.
A cãibra deve melhorar dentro de alguns minutos, e para ajudar você pode executar alongamentos e massagens no músculo podem ajudar no relaxamento da câimbra. A aplicação de calor ou frio na área também pode ajudar.
Distensão muscular
A distensão muscular é a ruptura que ocorre na região muscular, que pode ser uma lesão que danifica a estrutura interna do músculo.
Normalmente ela ocorre pela tensão ou pelo esforço exercido pelo músculo, do qual ele não pode suportar.
O tratamento pode incluir o uso de analgésicos, gelo ou talas, em casa é possível aplicar uma bolsa térmica com gelo.
Deficiência de minerais
Falta de minerais e nutrientes podem causar cãibras, e até mesmo temores no músculos, que podem ser responsáveis pela dor na panturrilha.
Por isso, é importante que você busque atendimento médico com um nutrólogo ou nutricionista a fim de identificar quais são as suas deficiências nutricionais atuais.
O potássio, por exemplo, auxilia diretamente na contração muscular. Sua falta pode causar cãibras e dores musculares.
Você pode utilizar suplementos para repor os níveis de potássio normais do seu organismo e assim evitar as cãibras.
Fadiga muscular
A fadiga muscular é um fenômeno comum nas atividades esportivas e diárias, resultando numa piora da performance motora.
A fadiga muscular é aquela que acontece quando a pessoa força demais o corpo em uma determinada atividade física e acaba por sentir um grande cansaço físico,
Para reduzir a fadiga muscular você pode regular seu sono, dieta saudável e exercícios frequentes podem ajudar a reduzir a fadiga. Consumir menos cafeína durante o dia e evitar a cafeína durante a noite também pode ser útil.
Dengue
Dor na panturrilha dormindo ou acordado, pode ser dengue, isso mesmo existe dor na panturrilha de dengue, a dengue é uma doença infecciosa que é causada pela picada de mosquitos infectados com o vírus da dengue.
Apesar de se apresentar em sintomas comum como a febre aguda, é possível que as pessoas acometidas por essa doença apresentem um amplo espectro clínico.
Estudos já demonstraram que o vírus pode alcançar o Sistema Nervoso Central causando diversas alterações metabólicas e inclusive quadros de miosite aguda.
A miosite é uma condição que se caracteriza pela dor na panturrilha e dificuldade de caminhar, podendo ser causada não só pelo vírus da dengue, mas por uma série de condições.
Como aliviar a dor na panturrilha?
Para aliviar a dor na panturrilha é preciso entender qual é a origem da dor, pois o tratamento vai variar de acordo com a causa subjacente.
Entretanto, a aplicação de gelo costuma ser bastante efetiva quando é uma dor decorrente de lesões musculares, por exemplo.
Já quando se trata de problemas de circulação é possível utilizar as meias de compressão e também realizar exercícios físicos.
Quando a dor na panturrilha é preocupante?
Ao sentir dor na panturrilha é altamente recomendado que você busque atendimento médico assim que possível, entretanto, pode ser considerado urgência médica quando:
- Inchaço significativo
- Inchaço assimétrico
- Alterações na cor da pele
- Dificuldade de caminhar;
- Histórico de coágulos sanguíneos;
- Dor recorrente ou crônica
- Dor intensa e súbita
Nesses casos, procure um atendimento de urgência para evitar prejuízo a sua saúde e também sequelas.
Agora você já sabe o que é dor na panturrilha
Através desse conteúdo buscamos apresentar algumas das principais causas da dor na panturrilha.
Agora você já sabe que ela não deve ser ignorada, e que, apesar, de nem sempre se tratar de um problema sério de saúde é importante consultar um médico para uma avaliação.
Continue lendo mais
Azitromicina: O que é e para que serve?
15 Alimentos que Nunca Devem Faltar na Geladeira
Caroço no saco escrotal: 9 possíveis causas e soluções
Alergia a suor: O que é, quais são os sintomas e tratamentos?
Melhor creme para cabelo cacheado: Top 13 opções
8 tipos de autocuidados para furúnculo