abril 2024
Leitura: 12 min.
O aparecimento de uma espinha interna virou um caroço duro, além de causar um desconforto visual também pode ser doloroso e causar preocupação.
Apesar de, na maioria dos casos, não se tratar de uma condição difícil de ser tratada, ainda sim é recomendável buscar auxílio de um especialista, pois pode se tratar de um cisto que foi confundido com uma espinha.
Pois, apenas o médico pode avaliar e diagnosticar uma espinha interna que virou um caroço duro e indicar a melhor forma de tratamento.
Entretanto elaboramos um conteúdo sobre o assunto para que você entenda melhor como ele surge e o que pode ser feito.
Sumário
A espinha interna que virou um caroço duro é motivo de preocupação?
A espinha interna que virou um caroço duro é uma condição mais comum do que se imagina, embora o seu aparecimento cause desconforto, na maioria dos casos ela evolui naturalmente depois de alguns dias.
O problema maior de uma espinha interna que virou caroço é quando surgem complicações por conta da inflamação e do inchaço.
Além disso, existem pessoas que tentam remover a espinha interna virou um caroço duro em casa, utilizando produtos químicos, espremendo ou até mesmo removendo com objetos cortantes.
Isso é errado é contraindicado pela sociedade Brasileira de dermatologia, pois além de ser ineficaz, aumenta o risco de infecção e sangramentos locais.
Também existem casos em que o caroço duro é oriundo de uma outra condição, desse modo, não se tratando realmente de uma espinha.
Por isso, ressaltamos que a melhor maneira de tratar a espinha interna que virou um caroço duro é procurando um profissional de dermatologia.
Ele poderá avaliar as causas e também a melhor forma de tratamento para eliminar ou reduzir a aparência do caroço duro.
Por que a espinha interna virou caroço duro?
A espinha interna é um tipo de acne que se caracteriza principalmente pelo aparecimento de caroços internos na pele, podendo acometer o rosto, as costas e também o tórax.
Geralmente ocorrem por conta de um desequilíbrio hormonal, por isso é mais comum em adolescentes, mulheres em fase menstrual, durante a gravidez ou na menopausa.
Homens também podem desenvolver uma espinha interna por conta da variação dos níveis de testosterona durante a adolescência, entretanto em menos comum se comparado com o sexo feminino.
Embora seja mais comum em adolescentes, o seu aparecimento em adultos também pode ser influenciado por fatores psicológicos como estresse e ansiedade, além de uma dieta rica em carboidratos e gorduras.
Agora você já sabe como a espinha interna surge, deve estar se perguntando: Mas por que minha espinha interna virou um caroço duro?
O que ocorre para que a espinha interna vire um caroço duro geralmente está relacionada a complicações na cicatrização, como:
- Inflamação profunda
- Acúmulo de sebo
- Infecção também bacteriana
- Má cicatrização interna
- Lesões no local na tentativa de espremer a espinha
Por isso ressaltamos a importância de não tentar espremer ou eliminar a espinha de maneira física ou com produtos químicos sem a orientação de um profissional formado.
Além de uma espinha interna, o que um caroço duro pode ser?
Se você percebeu o aparecimento de um caroço duro na pele, saiba que existem algumas condições que podem resultar no aparecimento de um caroço duro cuja origem não é a espinha interna.
Essas condições podem requerer uma atenção maior. Confira abaixo que condições são essas:
- Cistos sebáceos: É similar a um caroço e pode ter o aspecto da mesma cor da pele, esbranquiçado, amarelado ou avermelhado de tamanho variável, podendo conter pus que deve ser drenado por um profissional.
- Furúnculo: é uma infecção de pele, geralmente causada pela bactéria Staphylococcus aureus, que acomete o folículo piloso (pelo), a glândula sebácea e o tecido ao redor podendo formar um caroço duro na pele. O tratamento pode envolver o uso de antibióticos.
- Verrugas (HPV): O papilomavírus humano é um vírus transmitido sexualmente a infecção pelo HPV normalmente causa verrugas de tamanhos variáveis. No homem, é mais comum na cabeça do pênis (como uma espinha no pênis) e na região do ânus. Na mulher, os sintomas mais comuns surgem na vagina, vulva, região do ânus e colo do útero. As lesões também podem aparecer na boca e na garganta.
Ao consultar com o dermatologista ele poderá solicitar exames para averiguar o aparecimento do caroço.
Espinha interna virou um caroço duro, o que fazer?
Agora, se você tem quase certeza de que a espinha interna virou um caroço duro, o ideal é ser paciente, pois ela pode romper naturalmente.
Entretanto, esse processo pode demorar mais tempo para ocorrer, e por isso pode ser necessário realizar uma drenagem facial em uma clínica dermatológica.
Consultar um dermatologista para avaliar qual é a melhor opção é fundamental para uma boa recuperação e também evitar o aparecimento de manchas ou cicatrizes na região.
Espinha interna virou um caroço duro como tirar?
Para o tratamento da espinha interna que virou um caroço duro em alguns casos pode demandar o uso de antibióticos, ou como já comentamos realizar a drenagem em consultório.
Entretanto, existem algumas formas de amenizar os sintomas e tentar amenizar o processo de erupção e cicatrização.
Caso a espinha interna esteja inflamada não tome qualquer atitude e consulte com um dermatologista, pois algumas atitudes podem fazer com que a lesão fique mais inflamada.
Confira algumas dicas:
Aplicar compressa quente
Para reduzir a dor e o inchaço, saiba que você pode aplicar uma compressa de água quente na região utilizando uma bolsa térmica envolvida numa toalha limpa e seca.
É preciso ter cuidado para não queimar a pele, e o recomendado é deixar por 15 minutos em contato com a pele, e retirar por 10 minutos, repetindo esse procedimento por uma hora por dia até a espinha interna que virou um caroço duro desaparecer.
O vapor do banho também é eficaz nesse processo, pois ajuda a abrir os poros, portanto não tenha pressa para sair do chuveiro.
Lavar a pele com sabonete neutro
Para ajudar a reduzir a oleosidade da pele, que geralmente é um dos fatores que contribuem para o aparecimento de espinha interna que virou um caroço duro no rosto.
Por isso, é recomendado lavar o rosto pelo menos duas vezes ao dia, com água fria e sabonete para promover um maior controle da oleosidade da pele.
Manter a pele hidratada
Para estimular a renovação da pele, aposte no uso de máscaras de hidratação natural para ajudar a melhorar a integridade da pele.
Você também pode apostar no uso de protetor solar para reduzir o risco de manchas oriundos do processo de cicatrização da espinha.
Além disso, enquanto estiver com a espinha interna virou caroço, evite utilizar maquiagem ou outros produtos, pois elas podem aumentar a produção de sebo.
Renove a pele com esfoliantes
Esfoliantes ajudam a eliminar impurezas presentes na pele, pois promovem uma limpeza profunda, removem as células mortas e eliminam o excesso de oleosidade.
Por isso, saiba escolher um esfoliante ideal para o seu tipo de pele e que contenha, de preferência, ativos naturais, para não causar mais irritação ou inflamação na espinha interna que virou um caroço.
Agora tudo sobre espinha interna que virou um caroço
Através desse conteúdo, buscamos apresentar algumas informações para você que notou o aparecimento de uma espinha interna que virou caroço.
Lembre-se que além da consulta com o dermatologista ser importante, você também deve visitar outros especialistas como o endocrinologista para verificar se seus níveis hormonais estão normais.
Principalmente se você sofre com o aparecimento de espinhas internas ou externas com certa recorrência, por isso marque já a sua consulta.
Continue lendo mais
Quando a tosse é preocupante?
Narcisismo: O que é e Características
Caroço no peito: 8 possíveis causas
Furúnculo: O que é e como tratar?
Bruxismo: o que é, quais são os sintomas?
Hérnia inguinal: Sintomas e tratamentos