janeiro 2024
Leitura: 15 min.
As fezes verdes podem causar estranhamento e também muitas dúvidas a respeito de sua saúde, uma vez que não estão na cor “natural” que deveriam estar.
E, realmente existem diversas condições de saúde que podem contribuir para que haja essa mudança de coloração, mas nem sempre ela é um indicativo de um problema grave.
Portanto, é importante saber identificar quais são as possíveis causas das fezes verdes e quando você deve se preocupar e buscar um profissional de saúde.
Sumário
Preciso me preocupar com fezes verdes?
As fezes verdes são apenas uma das diferentes colorações que as fezes podem apresentar, como você provavelmente deve saber, as fezes se caracterizam por restos sólidos de alimentos que não são absorvidos e digeridos pelo nosso intestino.
Por isso, avaliar diferentes aspectos das fezes como a cor, o formato, odor e textura pode revelar muito sobre a nossa saúde e também sobre as condições gastrointestinais.
Geralmente, alterações na coloração e no formato estão relacionadas a alimentos que ingerimos ou a nossa dieta.
Entretanto, elas também podem estar relacionadas a doenças como infecções e até mesmo tumores, e por isso é muito importante analisar a presença de outros sintomas que podem surgir a mudança de coloração do marrom para fezes verdes.
Esses sintomas podem ajudar a identificar o que está errado no seu organismo, ou quando você deve procurar ajuda médica.
Por isso, esteja atento aos sinais, e sempre que possível porque atendimento médico profissional.
Fezes verdes o que pode ser?
Preparamos uma lista para que você possa conhecer quais são as principais causas das fezes verdes e quais são os outros sintomas que podem vir acompanhados a cada uma dessas causas.
Mudanças na dieta
Uma das causas mais comuns das fezes verdes é a mudança na sua dieta e a inclusão de alimentos verdes na sua alimentação.
Principalmente se você estiver passando por reeducação alimentar, é comum aumentar o consumo desses alimentos e diminuir o índice de carboidratos.
Portanto, caso você tenha mudado a alimentação e passado a consumir mais alimentos como:
- Brócolis
- Espinafre
- Agriação
- Alface
- Couve
Alguns alimentos também podem conter corante verde e podem alterar a coloração das fezes, como gelatina, picolés e doces decorativos.
Não significa que seja algo grave e que você deve se preocupar, entretanto vale o esforço de avaliar se o consumo desses alimentos que deixam as fezes verdes não está sendo excessivo, pois apesar de terem muitos nutrientes, podem causar outros efeitos adversos.
O ideal é reduzir a ingestão desses alimentos por um período de tempo até que as fezes voltem para sua coloração natural.
Infecção intestinal
As fezes verdes também podem ser sintomas de infecções intestinais que podem ser causadas por bactérias, vírus ou por parasitas.
Geralmente, elas vêm acompanhadas de uma série de sintomas como náuseas, dores abdominais, vômitos e diarreia.
Isso ocorre principalmente porque o trânsito intestinal fica mais rápido e impede a quebra da bile, que é uma secreção esverdeada, assim pode acontecer de você enxergar fezes verdes na sua ida ao banheiro.
A contaminação se dá por meio do consumo de alimentos contaminados, que podem estar mal cozidos ou crus.
Nesses casos, é importante procurar um gastroenterologista para que ele possa avaliar a sua condição de saúde e fazer um diagnóstico.
Ele poderá recomendar o uso de medicamentos de acordo com o microrganismo causador da infecção, além de repouso.
Caso esteja suspeitando de infecção intestinal é importante aumentar o consumo de líquidos para não desidratar o corpo.
Condições gastrointestinais
Existem diversos problemas gastrointestinais que podem estar relacionados ao aparecimento de fezes verdes.
Entre elas podemos citar:
- Doença de Crohn: É uma doença inflamatória séria do trato gastrointestinal, que pode afetar qualquer parte do trato gastrointestinal, seus sintomas são diarréia, cólica abdominal, às vezes febre, e sangramento retal.
- Síndrome do intestino irritável: É uma condição que afeta o intestino grosso, podendo causar dor de estômago, cólicas, distensão abdominal, prisão de ventre e diarreia.
- Intolerância à glúten: Reação imunológica à ingestão de glúten, uma proteína encontrada no trigo, na cevada e no centeio, a longo prazo pode danificar o revestimento do intestino delgado.
- Intolerância à lactose: Se caracteriza pela incapacidade de digerir totalmente o açúcar (lactose) de produtos lácteos, os sintomas podem incluir cólicas abdominais, distensão abdominal e diarreia.
Todos esses problemas podem causar má absorção de nutrientes no organismo, e consequentemente causar inflamações no trato gastrointestinal levando a produção de fezes verdes.
O melhor a fazer nessas condições é procurar um gastroenterologista para obter um diagnóstico, o tratamento vai depender muito da sua condição individual, mas, de uma maneira geral, vai requerer mudanças de hábitos alimentares.
Uso de medicamentos
O uso de alguns tipos de medicamentos também pode causar fezes verdes, pois eles podem modificar a composição da microbiota presente no intestino, principalmente antibióticos.
O uso de anestésicos e também suplementos, pode alterar as cor das fezes, e nesses casos não é preocupante, entretanto informe o médico caso as fezes não retomarem a coloração original após você finalizar o uso do medicamento.
Uso de suplementos de ferro
Mencionamos anteriormente que suplementos alimentares podem modificar a coloração das fezes, isso acontece principalmente se você estiver consumindo suplementos de ferro que são indicados principalmente para tratar a anemia por deficiência de ferro.
Normalmente o uso de suplementos de ferro costuma deixar as fezes mais escuras, o que indica que o ferro está sendo absorvido pelo organismo, entretanto no caso de suplementos orais ele nem sempre é absorvido completamente pelo intestino.
Bile
A bile é uma substância de coloração esverdeada cuja principal função é auxiliar o processo digestivo, ela é produzida pelo fígado e armazenada na vesícula biliar.
Quando você está com diarréia por algum motivo, seja pelo uso de medicamentos ou infecções, o trânsito intestinal se torna muito rápido e dificulta a absorção de nutrietes, isso faz a bile ser eliminada sem nem mesmo ter a chance de ter sido processada pelo organismo.
Por isso, é importante consultar com um gastroenterologista para que ele possa avaliar o seu estado de saúde e definir a origem da diarréia.
O que significa fezes verdes em bebês?
Se o seu bebê é um recém-nascido, não se desespere, pois é normal que nas primeiras horas de vida (24 a 36 horas após o nascimento) ele apresente fezes de coloração esverdeada.
Isso ocorre, pois a microbiota intestinal do bebê ainda não está completamente desenvolvida, e as primeiras 36 horas são um período que ele irá apresentar uma mudança tanto na coloração quanto na consistência das fezes.
É impossível determinar o tempo exato para que haja essa mudança e maturação do intestino, entretanto você deve observar e se caso não houver mudança, consulte com o pediatra.
Como é o tratamento para fezes verdes?
Agora que você já sabe porque as fezes ficam verdes é importante saber como tratar para que elas voltem a coloração normal.
Os primeiros passos para isso incluem uma análise detalhada da sua rotina, portanto siga os passos a seguir:
- Verifique seu cardápio diário: Como já mencionamos, mudanças na dietas podem influenciar diretamente na coloração das fezes, por isso é preciso analisar cuidadosamente tudo que você tem consumido para avaliar se há necessidade de realizar mudanças no seu cardápio.
- Revise seus medicamentos: Se estiver em tratamento, revise os rótulos e a bula dos seus medicamentos, pois geralmente eles informam na sessão de efeitos colaterais se é possível ter essa reação. Termine o tratamento conforme a orientação médica e observe se há mudanças.
- Faça repouso em caso de doença: Na maioria das vezes, a diarréia é causada por infecções no estômago é importante fazer repouso e se manter hidratado para que o seu corpo e sistema imunológico possam trabalhar e eliminar os patógenos.
Por último, não esqueça de consultar com o seu médico para que ele possa avaliar o seu estado de saúde individualmente e então obter um diagnóstico..
Quando consultar um médico por conta das fezes verdes
É importante estar atento a sintomatologia que acompanha o aparecimento das fezes verdes, pois elas irão indicar a necessidade de procurar um médico.
Em todo caso, obter atendimento de um profissional de saúde é sempre a melhor opção para afastar dúvidas e suspeitas.
Entretanto, se você estiver com os seguintes sintomas é ideal que procure um pronto atendimento:
- Diarréia por muitos dias;
- Mudanças nas fezes;
- Dor barriga intensa e persistente;
- Fezes com mau odor ou espumosas;
- Alterações na coloração ou formato das fezes;
- Presença de sangue nas fezes;
- Tontura;
- Enjoos;
- Vômito;
- Desmaio;
- Desidratação;
- Perda de peso;
E, ainda é importante estar alerta caso você tenha passado por algum desses cenários:
- Consumo recente de alimentos crus ou mal cozidos;
- Acampar ou viajar para o exterior;
- Frequentar zonas rurais e que tenham contato com animais silvestres;
Agora você já sabe qual pode ser a origem das fezes verdes
Através desse conteúdo buscamos apresentar a origem das fezes verdes, quais são as principais causas e também como você pode encontrar tratamento.
Não esqueça que se acompanhadas por dor, ou os sintomas descritas no tópico anterior é altamente recomendável que você consulte com um médico para que ele possa pedir exames a fim de diagnosticar e oferecer o melhor tratamento possível.
O conteúdo escrito nesse artigo, é apenas um conteúdo informativo e não recomenda-se utilizá-lo para fins de autodiagnóstico ou automedicação.
Continue lendo mais
Rosca direta com halteres: Como fazer e benefícios
Beneficios do abacate: 21 principais pra sua saude
Alergia a poeira: O que é? Quais são os sintomas?
Hérnia umbilical: Sintomas e tratamentos
Congelamento funcional: O que é e como tratar?
Formigamento nas mãos, o que pode ser?