Infecção urinária na gravidez: Como tratar? 

março 2025

Leitura: 9 min.

A infecção urinária na gravidez é algo relativamente comum para as futuras mamães durante a gestação. 

Entretanto, não quer dizer que ela deva ser ignorada ou deixada de lado, pois pode trazer riscos para a mãe e o feto.

Por isso, caso esteja sentindo os sintomas de infecção urinária é importante que a gestante procure um obstetra para  iniciar tratamento adequado.

E, para que você possa saber mais detalhes sobre a infecção urinária na gravidez, elaboramos um conteúdo completo sobre esse assunto.

O que é a infecção urinária na gravidez?

A infecção urinária na gravidez é uma condição que a maioria das gestantes vai enfrentar em algum estágio da gestação.

Ela é um tipo de infecção causada por bactérias presentes no trato urinário que por algum motivo passam a se multiplicar de maneira descontrolada.

Essas bactérias podem adentrar em diferentes partes do trato urinário, como bexiga, uretra e, até mesmo, rins, e causar complicações quando não tratadas, podendo aumentar o risco de morbidade materna e fetal.

Por isso, é importante que a gestante se atente aos sintomas de infecção urinária, sendo fundamental procurar auxílio médico imediato, realizar o diagnóstico e iniciar o tratamento. 

O que causa a infecção urinária?

Ela ocorre principalmente devido a alterações fisiológicas durante a gravidez, essas alterações podem surgir em decorrência de uma série de fatores que podem favorecer a colonização de bactérias no trato urinário. Desses fatores podemos destacar:

  • Mudanças hormonais: Aumento na produção de certos hormônios pode desencadear uma infecção urinária. 
  • Relaxamento dos músculos da pélvis e do trato urinário: Incluindo ureteres e bexiga que podem colonizar a região.
  • Obstrução do fluxo urinário: pelo aumento do tamanho do útero;
  • Alterações da microbiota vaginal, pelas alterações hormonais;
  • Redução da imunidade: reduzindo a capacidade do corpo combater infecções.

Quais são os sintomas de infecção urinária na gravidez?

O sintomas mais comuns da infecção urinária na gravidez são:

  • Dor ou ardor ao urinar;
  • Urgência para urinar;
  • Urinar várias vezes ao dia e em pequenas quantidades;
  • Dor ou desconforto na parte inferior do abdômen;
  • Urina turva e com cheiro forte;
  • Febre.

Em alguns casos, também pode ter sangue na urina, calafrios, náuseas, vômitos, dor nas costas ou na lateral das costas, ou mal estar geral.

Ao sentir esses sintomas consulte um médico imediatamente para evitar que possam haver complicações durante a gestação.

Existe também o chamado sintomas de infecção urinária silenciosa na gravidez que se refere a um quadro assintomático.

Ou seja, a gestante não percebe nenhuma alteração inicialmente só quando o caso já está mais avançado.

Por isso, esses casos estão associados a uma alta morbidade materna, em particular a pielonefrite, sendo então indicado tratá-la.

Como diagnosticar?

Para o diagnóstico da infecção urinária é importante que a paciente procure o ginecologista para que ele possa indicar o exame.

O exame de urocultura analisa o crescimento de colônias bacterianas na amostra de urina, e é realizada a sua quantificação. 

Como tratar a infecção urinária na gravidez?

O tratamento da infecção urinária na gravidez deve ser realizado com a orientação do obstetra, pois envolve o uso de antibióticos seguros durante a gestação.

Isso porque é importante evitar a exposição fetal à um antibiótico, mesmo que reconhecidamente seguro, mas cabe ao profissional de saúde definir qual é o melhor antibiótico.

Pois o tratamento de pacientes baseado em diagnósticos incorretos acaba gerando diagnósticos de repetição, que não são verdadeiros.

Geralmente, utiliza-se antibióticos como cefalexina, nitrofurantoína ou sulfametoxazol + trimetoprima, podendo variar com o semestre de gravidez que a gestante se encontra.

Em quadros onde a infecção se agravou e já atingiu os rins, a gestante pode precisar ficar internada no hospital para tomar antibióticos diretamente na veia.

Tratamento caseiro para infecção urinária na gravidez

A infecção urinária na gravidez não deve ser tratada em casa sem orientação médica ou com o uso de remédios caseiros, pois você pode colocar a saúde do bebê em risco tomando essa decisão.

Em casa, o que você pode fazer para ajudar a gestação é beber bastante água para ajudar na eliminação das bactérias, não segurar o xixi e buscar esvaziar a bexiga completamente.

Além disso, também é importante fazer repouso e tomar os medicamentos na hora certa e pelo tempo estipulado pelo médico. 

Principais riscos da infecção urinária

A infecção urinária quando não tratada da maneira correta pode causar complicações, colocando em risco a saúde da mãe e do bebê. 

Para o bebê os principais riscos são: 

  • Nascimento prematuro;
  • Restrição do crescimento intrauterino;
  • Baixo peso ao nascer;
  • Pneumonia;
  • Asma na infância;
  • Aborto espontâneo.

Ela também pode estar relacionada com o aumento da mortalidade pós parto, por isso é importante trata-la de maneira adequada. 

Já os riscos para a mãe envolvem algumas complicações, como: 

  • Ruptura prematura das membranas;
  • Síndrome do desconforto respiratório agudo (SDRA);
  • Anemia;
  • Coagulação intravascular disseminada;
  • Contrações e trabalho de parto prematuros;
  • Abscesso renal;
  • Anemia;
  • Sepse.

Dependendo do estado de saúde da mãe e do bebê a infecção urinária pode se tornar grave e deve ser acompanhada de perto pelo profissional de saúde. 

Quando tratada de maneira adequada há grandes chances de sucesso do tratamento e a mãe e o bebê não correm riscos, podendo ou não ter recorrência do quadro.

Infelizmente, não há nenhuma recomendação para prevenção da infecção do trato urinário baseada em evidências científicas.

Agora você já sabe o que é essa condição e como tratá-la

Através desse conteúdo buscamos esclarecer algumas das principais dúvidas sobre a infecção urinária na gravidez e quais são os riscos que ela representa para a mamãe e o bebê.

Lembre-se que é fundamental manter os exames em dia e realizar o pré-natal para que o seu bebê possa vir ao mundo com saúde. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Copy link