fevereiro 2024
Leitura: 12 min.
As manchas de leucemia são um sintoma bastante característico da doença, apesar de não se manifestar sempre.
Além dos hematomas, uma pessoa com leucemia pode enfrentar outros tipos de problemas de pele que requerem cuidado e atenção.
O aparecimento dessas manchas, em alguns casos, são o sintoma que levam o paciente a procurar o consultório médico para entender o que está acontecendo.
Por isso, se você está desconfiado, ou quer conhecer mais sobre os possíveis problemas de pele atrelados a essa condição, preparamos um conteúdo completo sobre esse assunto.
Sumário
O que é a leucemia e quais são seus sintomas?
Você provavelmente já sabe que as manchas de leucemia são um dos principais sintomas da doença, mas para entender melhor como elas surgem é preciso saber o que essa condição afeta.
A leucemia é um tipo de câncer que se desenvolve na medula óssea, local onde as células sanguíneas são produzidas, nosso sangue é composto por células brancas e também os glóbulos vermelhos.
As células brancas também são conhecidas pelo nome de leucócitos, e a leucemia afeta justamente essas células que se tornam incapazes de desempenhar as suas funções apropriadamente.
Quando as células brancas defeituosas passam a substituir as células boas, é que são verificadas a maioria dos sintomas de pele na leucemia.
Os sintomas de pele mais comuns em quem tem leucemia são:
- O aparecimento de petéquias
- Erupção cutânea com leucemia mieloide aguda (LMA)
- Aparecimento de feridas na boca e gengivas inchadas
- Leucemia cutânea
- Hematomas e sangramento fáceis
- Mudanças na cor da pele
- Outras infecções de pele devido a uma resposta imunológica reduzida
Como são as manchas de leucemia?
As manchas de leucemia podem ser variadas dependendo do estado de saúde do portador que pode vir a desenvolver diversas infecções de pele.
Separamos alguns dos tipos mais comuns de manchas para que você possa conhecer mais sobre a condição.
Petéquias
As petéquias são as primeiras manchas de leucemia de tamanho pequeno e tonalidade avermelhadas que ocorrem principalmente por conta de um trauma físico ou sangramento na pele.
O aparecimento de petéquias nem sempre se dá devido a alguma doença e são necessários exames para confirmar o diagnóstico, entretanto elas também são popularmente conhecidas como manchas de leucemia.
Em peles de tonalidade clara, as petéquias podem aparecer como pontos vermelhos, já em mais escuras elas adotam um coloração mais escura e são menos perceptíveis.
Petéquias são mais comuns de ocorrer onde há maior quantidade de sangue acumulado, como nas pernas, nos pés, nas mãos ou nos braços.
Em pessoas com leucemia elas ocorrem principalmente porque o seu corpo não possui a quantidade suficiente de plaquetas para reparar os capilares danificados.
Feridas na boca
Um outro tipo comum de manchas de leucemia que surgem com o avanço da condição é o aparecimento de feridas na boca.
Inclusive elas são consideradas um dos primeiros sinais da leucemia no corpo, e tendem a surgir por causa do número baixo de glóbulos brancos nas células ou por conta da anemia desencadeada pela condição.
Leucemia cutis
A leucemia cutis são um conjunto entre as manchas de leucemia e outros sinais que podem surgir quando as células circulam pelo corpo.
Os sintomas geralmente afetam a face, o tronco e também as extremidades e podem incluir:
- Aparecimento de pápulas (pequenas protuberâncias na pele) e nódulos (caroços sob a pele) que normalmente parecem firmes ou emborrachados
- Placas (manchas grossas)
- Mudanças na cor da pele
- úlceras e bolhas, em alguns casos
Mudanças na cor da pele
Além das manchas de leucemia que são na grande maioria dos casos manchas em tonalidade vermelha ou roxa, também pode ser verificada a mudança na coloração natural da pele.
Pessoas com leucemia costumam apresentar tonalidades de pele mais pálidas do que o natural por conta da anemia desencadeada pela condição.
Pessoas com cores de pele mais escuras podem verificar as mucosas do nariz ou da boca em uma tonalidade azul ou cinza.
A anemia desencadeada pela leucemia também pode causar outros sintomas como:
- Cansaço
- Fraqueza
- Respiração fraca
Quando uma pessoa tem leucemia, seu corpo produz muitos glóbulos brancos. À medida que continuam a crescer em número, eles expulsam as outras células do sangue, como os glóbulos vermelhos e as plaquetas.
Mastocitose
A mastocitose é um grupo de doenças que ocorrem em alguns tipos de leucemia e que é caracterizada pela proliferação de mastócitos e sua infiltração na pele.
Os mastócitos são um grupo de células que apresentam papel fundamental no sistema imune e estão presentes no tecido conjuntivo.
A patologia resulta principalmente da liberação de mediadores mastocitários, incluindo histamina, heparina, leucotrienos e várias citocinas inflamatórias.
A liberação causa sintomas semelhantes a uma reação alérgica que pode afetar vários sistemas do corpo, inclusive causar manchas de leucemia também pode ocorrer choque anafilático.
O choque anafilático é um tipo de reação alérgica estema que pode colocar a vida do paciente em risco.
Hematomas
Os hematomas são as manchas roxas de leucemia infantil e adulta que ocorrem principalmente pela quantidade baixa de plaquetas.
Em pessoas saudáveis, um hematoma resulta de um dano nos vasos sanguíneos que ficam abaixo da pele.
Entretanto, pacientes com leucemia não possuem plaquetas suficientes para impedir o sangramento dos vasos.
Os hematomas de leucemia parecem como qualquer outro hematoma, entretanto eles tendem a ser maiores do que o usual e surgir em partes do corpo menos comuns como costas e abdômen.
Infecções
Com o sistema imunológico mais debilitado não é incomum que pacientes com leucemia enfrentem ou passem por infecções de pele durante esse período.
O mais comum é o aparecimento de manchas de leucemia na pele que podem ser causadas tanto por fungos, vírus ou bactérias.
Geralmente as manchas são características de acordo com a sua patologia, e são necessários alguns exames para definir o tratamento.
As principais infecções são
- Tínea: Pode causar manchas circulares na pele que podem coçar.
- Infecções na unha: São decorrentes de infecções fúngicas e podem modificar a coloração das unhas e torná-las mais quebradiças.
- Candidíase: Pode causar manchas esbranquiçadas na boca, garganta ou nos órgãos sexuais.
- Foliculite: É um tipo de infecção causada por bactéria ou vírus que pode causar pápulas, pústulas e placas na pele.
- Vasculite: É um tipo de inflamação que pode causar o aparecimento de manchas roxas ou áreas mais escuras na pele.
Quando procurar um médico para manchas de leucemia?
Caso você esteja com suspeita de leucemia, lembre-se que as manchas provavelmente não serão o único sintoma a surgir.
Outros sintomas podem surgir, como:
- Febre
- Suores noturnos
- Perda de peso
- Aumento dos linfonodos
- Aumento do baço
- Cansaço
- Anemia
- Sangramentos
- Manchas roxas na pele
- Dor nos ossos e nas articulações;
- Aumento da frequência de infecções, principalmente urinária;
A melhor maneira de tirar a dúvida é consultando com um hematologista ou um oncologista para que ele possa solicitar os exames.
Se você já possui o diagnóstico e está em meio ao tratamento é importante informar o seu médico imediatamente ao reparar o aparecimento de manchas na pele.
As manchas podem se tratar tanto de infecções, quanto do avanço da doença, por isso é fundamental informar o médico.
Agora você já sabe o que são manchas de leucemia
Através desse conteúdo buscamos apresentar as principais causas de manchas de leucemia, essa condição de saúde é grave e, portanto, não é recomendável ignora-la.
Em caso de suspeitas, procure a unidade de saúde mais próxima para marcar uma consulta o mais breve possível.
Muitos pacientes com leucemia precisam realizar um transplante de medula, por isso precisam entrar em uma lista de espera até encontrarem um doador compatível.
Continue lendo mais
Ibuprofeno para que serve? Saiba mais!
Pontada no seio: O que pode ser?
Como Relaxar a Musculatura Pélvica? Conheça seus benefícios
Doença do carrapato: o que é? Dá em humanos?
Sertralina dá sono? Conheça os efeitos
15 Alimentos que Nunca Devem Faltar na Geladeira