Pontada na barriga: O que pode ser?

novembro 2023

Leitura: 19 min.

A pontada na barriga é um sintoma que pode indicar que algo não está bem com o seu trato gastrointestinal, ou então estar associada a outros problemas de saúde.

Embora, em alguns casos, ela não passe de uma sensação desconfortável que pode ser provocada pela própria digestão, a pontada na barriga deve ser investigada por um profissional de saúde.

O que ajuda a entender a origem desse desconforto são os sintomas que podem surgir em conjunto.

Foi pensando nisso que elaboramos um conteúdo completo para que você possa investigar a origem da sua pontada na barriga. 

O que é pontada na barriga?

A pontada na barriga é uma sensação de dor aguda ou incômoda que se localiza na região abdominal. 

Essa sensação pode variar tanto em intensidade, variando de leve a uma dor intensa, aguda e até mesmo debilitante.

A duração da pontada na barriga também é um fator variável, as pontadas podem ser transitórias ou persistentes. 

Além disso, quanto à localização, podem se manifestar em diferentes áreas da barriga, podendo ser central, no lado direito ou esquerdo, na parte superior ou inferior do abdômen.

A origem da pontada na barriga podem estar relacionadas a diferentes condições que vão desde ao desconforto gastrointestinal, a até infecções causadas por microrganismos.

Um fator relevante para identificar a origem da sua pontada, é entender a sintomatologia associada a ela, ou seja, os outros sintomas que também estão presentes. 

Pessoa sentindo uma pontada na barriga

O que pode ser pontada na barriga?

Para ajudar você a identificar as causas da sua pontada na barriga, e alguns dos outros sintomas que podem estar associados a essa condição, elaboramos uma lista onde apresentaremos algumas causas comuns desse sintoma. Confira:

Gravidez

A pontada na barriga pode ser gravidez, pois esse é um dos sintomas de mulheres nos primeiros meses do estágio gestacional.

A tendência é que a pontada na barriga na gravidez esteja localizada na região abaixo do umbigo e se deve ao aumento no tamanho uterino e também a alguns fatores hormonais.

Para saber se você está grávida é possível fazer um teste de gravidez de farmácia, que costumam ser bastante confiáveis.

Teste de gravidez

Caso você esteja com suspeita de gravidez, evite fazer o uso de chás ou medicamentos que possam afetar o desenvolvimento do bebê até a confirmação.

Gastrite

A gastrite é uma das principais causas de pontada forte na barriga, mais precisamente próxima a região do estômago,  e está associada a uma bactéria que vive naturalmente em nosso trato gastrointestinal, a Helicobacter pylori (H. pylori).

Principalmente o há um desequilíbrio da microbiota, a bactéria pode atacar a parede do estômago, e dificultar a digestão do alimento.

Por conta disso, o alimento pode permanecer mais tempo no estômago e resultar em alguns sintomas desconfortáveis.

Os principais sintomas podem incluir dor, mal estar, sensação de queimação no estômago e desconforto abdominal. 

É necessário consultar o gastroenterologista, pois ele irá indicar medicamentos específicos e também um cardápio personalizado, pois episódios frequentes de gastrite podem resultar em uma úlcera. 

Gases 

Se originam da nossa própria alimentação, principalmente do consumo de leguminosas (feijão, por exemplo), de carboidratos, carne vermelha, doces em geral e etc.

Quando há um acúmulo de gases, pode causar sintomas como estufamento, dor no estômago e gases.

Existem algumas opções de remédios que ajudam a eliminar gases, o chá de erva-doce, por exemplo.

Esse chá é uma opção natural que ajuda a eliminar gases e a soltar os gases presos no intestino e no estômago. 

Chá de erva doce

O acúmulo excessivo de gases nas alças intestinais pode causar dor e distensão abdominal e consequentemente pontadas ao longo de toda a região abdominal.

Gastroenterite

A gastroenterite é uma condição que ocorre principalmente quando há ingestão de microrganismos patogênicos em alimentos contaminados com esses microrganismos.

A condição causa inflamação do intestino que pode resultar em dor, diarreia, mal estar e dor de cabeça.

Geralmente há uma melhora da condição naturalmente, e recomenda-se fortemente aumentar a ingestão de líquidos para manter o corpo hidratado.

Em alguns casos pode ser importante consultar um profissional de saúde para uma avaliação mais detalhada. 

Síndrome do intestino irritável

Quem sofre de dor abaixo do umbigo e barriga inchada pode sofrer de uma condição chamada de síndrome do intestino irritável.

Essa síndrome é uma condição que causa inchaço abdominal, maior produção de gases, alternância entre períodos de diarreia e prisão de ventre.

É importante que seja realizada a avaliação com um gastroenterologista, pois essa condição não tem cura, entretanto o médico poderá receitar medicamentos que contribuam para reduzir o desconforto.

Além disso, também pode ser necessário realizar uma mudança nos hábitos alimentares para amenizar os sintomas e controlar as crises.  

Cólicas menstruais

As cólicas menstruais são um tipo de dor que se caracteriza por pontadas também podem originar pontadas na barriga na região inferior.

A intensidade dessa dor pode variar de mulher para mulher, e ainda pode ser mais intensa naquelas mulheres que sofrem de endometriose.

O chá de camomila ajuda a aliviar a dor e o desconforto causado por cólicas menstruais, uma vez que ele promove relaxamento dos músculos. 

Além disso, utilizar uma bolsa de água quente pode ajudar a promover o relaxamento muscular, aliviando a dor e o desconforto.

Bolsa térmica

Existem alguns fármacos que contêm paracetamol ou Ibuprofeno e que podem ajudar a aliviar a dor, pois são também remédios para cólica.   

Normalmente, as cólicas menstruais tendem a diminuir com o avanço e término do período menstrual.

Infecção no sistema urinário

Uma outra condição que também pode dar pontada na barriga é a infecção urinária, uma condição causada por bactérias que se multiplicam no trato urinário causando inflamação e dor. 

Essa dor pode vir acompanhada de uma sensação de peso no fundo da barriga, queimação na urina, febre, sangue na urina e sensação de bexiga cheia constantemente. 

É importante consultar um médico para que ele possa indicar o tratamento adequado uma vez que a infecção urinária deve ser tratada com o uso de medicamentos antibióticos. 

Apendicite

A apendicite é uma condição onde há a inflamação do apêndice, e consequentemente pode causar pontada na barriga lado direito, além de muita dor e desconforto.

A dor tende a piorar ao espirrar ou tossir, e pode ser caracterizada como uma pontada forte na barriga e uma dor aguda.

E pode vir acompanhada de outros sintomas, como falta de apetite, enjoos, febre, inchaço abdominal, prisão de ventre, diarreia e dificuldade de eliminar gases.

A apendicite é considerada uma emergência médica e seu tratamento deve ser realizado de forma cirúrgica.

Portanto, é importante que ao constatar sintomas de apendicite a pessoa seja encaminhada imediatamente para o hospital. 

Pedra na vesícula

A vesícula biliar é onde a bile que é produzida pelo fígado fica armazenada, ela ajuda na digestão e por isso tem um papel importante.

O colesterol alto e excesso de sais minerais do organismo, podem influenciar na formulação da bile, e resultar no surgimento de cálculos biliares ou pedra na vesícula.

Com ela podem surgir sintomas como pontada na barriga lado direito superior, geralmente após refeições, náusea, vômito, cólicas, inchaço, dor de cabeça e febre.

No caso de dores intensas são receitados anti-inflamatórios para auxiliar a redução da dor, ou também tratamento medicamentos específicos, casos graves necessitam de procedimento cirúrgico.

Pessoa sentindo uma pontada na barriga

Condições ovarianas

A presença de cistos no ovários, a síndrome de ovários policísticos e até mesmo abcessos no tubo ovariano podem causar pontada na barriga abaixo do umbigo.

A dor, quando presente, tende se apresentar de maneira mais ou menos intensa, e também pode haver o aparecimento de outros sintomas. 

Por isso, é importante que a mulher consulte o ginecologista periodicamente para fazer uma avaliação completa do seu sistema reprodutor.

Algumas condições podem evoluir para casos mais graves como o abscesso no tubo ovariano que é causado por bactérias sexualmente transmissíveis e precisa de um tratamento específico.

Prisão de ventre

A prisão de ventre é uma condição que ocorre principalmente por conta dos hábitos alimentares ou de algum problema gastrointestinal.

Ela pode vir acompanhada de dor abaixo do umbigo e barriga inchada, além de enjoos e excesso de gases que podem causar pontada na barriga. 

Por isso, é importante mudar os hábitos alimentares, consumir alimentos ricos em fibras e praticar atividade física regularmente para melhorar o trânsito intestinal.

Cálculos renais

Os cálculos renais são massa sólidas que se formam de cálcio ou sais ácidos que podem de aglutinar na concentração da urina.

Esses cálculos causam dor abdominal e nas costas, podendo irradiar para a pelve também é comum sentir náuseas, ter crises de vômitos e ardência ao urinar. 

Assim, o tratamento pode incluir o uso de analgésico e também a ingestão de muita água para ajudar a expelir a pedra.

Em alguns casos pode ser necessário procedimentos cirúrgicos para remover ou então quebrar as pedras maiores. 

Úlcera no estômago

A úlcera gástrica pode se originar de uma gastrite crônica devido à presença da bactéria H. pylori nesse órgão ou ser consequência da alimentação industrializada.

Assim, como consequência da formação dessa úlcera é comum que surjam alguns sintomas como pontada na barriga, náuseas, vômitos e desconforto abdominal.

Nesse caso, é imprescindível ter acompanhamento médico e seguir uma dieta livre de gorduras. 

Câncer de estômago

O câncer de estômago é uma condição que surge, em decorrência de uma  úlcera estomacal.

Os principais sintomas dessa condição são pontada na barriga com dor abdominal persistente, perda de peso sem causa aparente, vômito e fezes com sangue e perda do apetite.

No caso de câncer de estômago é preciso consultar com gastroenterologista, pois pode ser necessário remover parte do estômago e tratamentos quimioterápicos.

Como eliminar a pontada na barriga?

O ideal é ir ao médico assim que a pontada na barriga surgir, na maioria das vezes é indicado procurar um gastroenterologista para que ele possa solicitar os exames necessários para uma avaliação mais detalhada. 

Ele poderá avaliar a sua condição de saúde de maneira individual e em seguida obter um diagnóstico ou te encaminhar para um outro médico.

Entretanto, em alguns casos, quando a pontada na barriga não é frequente e a dor abdominal não for intensa, ou quando você já tem um diagnóstico pode não ser necessário a ida ao médico.

Se estiver com pontadas, você pode apenas repousar e evitar ingerir alimentos que sejam gordurosos e de difícil digestão, principalmente quando a causa for um desconforto gastrointestinal.

Por isso, opte por alimentos leves e também invista em chás como o chá de boldo, ou o chá de erva-doce.

Mas esteja atento caso os sintomas piorem ou caso você não note melhora na ponta da barriga, pois pode ser recomendado procurar um médico.

Quando procurar um médico para pontada na barriga?

Como você deve ter percebido, existem diversas condições cuja pontada na barriga é um dos sintomas, e em alguns casos as condições podem requerer atendimento médico.

Existem alguns sinais de gravidade da dor que podem servir como indicativos para que você procure a avaliação de um médico com gastroenterologista, urologista, ginecologista ou obstetra ou até mesmo a emergência.

Esses sinais são:

  • Dor abdominal intensa,
  • Presença de sangue nas fezes ou urina,
  • Febre acima de 38,3 °C,
  • Em grávidas: contrações uterinas e perda de sangue pela vagina,
  • Ejaculação dolorosa, dor nos testículos e pênis.
  • Presença de enjôos, náuseas, vômitos;
  • Dificuldade de respirar;
  • Diarréia e desidratação;

Agora você já conhece quais são as causas de pontada na barriga

Através desse conteúdo buscamos apresentar as principais causas de pontada na barriga para que você possa identificar outros sintomas e tentar entender a sua origem.

Não se esqueça que é muito importante buscar a opinião de um gastroenterologista para se certificar de que você não tenha nenhum problema de saúde grave que necessite de uma tratamento mais específico.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Copy link
Powered by Social Snap